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Aumento de 135% de potência num motor original VW 1500. "Believe it or not".

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  • Aumento de 135% de potência num motor original VW 1500. "Believe it or not".

    Coisas do "arco da velha".

    Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.



    Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.

    Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html

    Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):


    http://perso.calixo.net/~dubois1/ddsintakebig.jpg

    Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.



    A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.

    Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.

    As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.

    Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.

    Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"

    http://www.clubvw.org.au/oldart015

    Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

    https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
    Last edited by Iran F. de Oliveira; 18-01-2019, 06:02 PM.

  • #2
    Esse vale a pena heim!!!!

    Dá pra fazer em casa! :P

    Porra... 100 cv num 1500 cabeçote simples?! Deveria ter mais fotos lá! :P

    Abração e valeu pela matéria!

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    • #3
      Postado originalmente por Iran F. de Oliveira
      Coisas do "arco da velha".

      Em novembro de 1969 a revista Hot Rod publicou um artigo intitulado "VW bolt-on horsepower" (~modificações aparafusáveis) feitas por Gene Berg (guru em VW's nos EUA) , Dean e Ken Lowry em um motor VW 1500, que inicialmente fornecia só 43 HP - aferidos em dinamometro, mas após troca de velas, regulagem de válvulas e do ponto, subiu para 58 HP (SAE supõe-se), com o escapamento original.



      Basicamente instalando um distribuidor Bosh 010, ajustando o ponto de acordo, instalando um carburador de corpo duplo Zenit 32NDIX em um coletor que tem um "plenum" na junção dos tubos (o "T" invertido do coletor da simples) - num antigo Blog do Chico Biela tem uma foto de um coletor -para 1600 cabeçote dupla entrada, modificado com este "plenum"; a potência passou para 67.8 HP.

      Coletor no blog Chico Biela na Foto: http://chicobiela.nafoto.net/photo20170909223709.html

      Provavelmente o coletor usado para o 32NDIX foi este modelo da Deano (do Dean Lowry):


      http://perso.calixo.net/~dubois1/ddsintakebig.jpg

      Instalando um escapamento dimensionado Deano Dyno-Soars a potência passou para para 74.1 HP.



      A próxima modificação - que não é pratica para uso normal em transito urbano, foi a substituição da polia do motor, originalmente de 7" de diametro por uma de 6", o que beneficia o motor em alta RPM, evitando o despedicio de potencia que seria gasto para girar a ventoinha em volocidade excessiva, causando cavitação das pás e perda de eficência; a potência passou para 79HP.

      Tais modificações teriam custado 237 dolares na época.

      As modificações seguintes - já mais trabalhosas e caras, foram a remoção dos cabeçotes para otimização dos dutos, instalação de novos balancins, molas, aumento da taxa de compressão... elevaram a potência para 101.5 HP.

      Um aumento de potência de 135% sobre a condição inicial do motor - possivelmente medidos na bancada e não nas rodas.

      Um resumo deste artigo esta na página do Club VeeDub da Austrália, sob o título. "Would You Believe ‘Stock’ 1500 = 100 bhp?"

      http://www.clubvw.org.au/oldart015

      Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

      https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
      Eu sempre acreditei que um motor bem trabalhado e com melhorias em alimentação e exaustão dariam resultados excelentes agora imaginem essas melhorias no 1600 deve virar um canhão, a propósito achei interessante a mudança do diâmetro da polia será que a refrigeração continua a mesma.

      Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

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      • #4
        Agora com as fotos ficou legal demais a postagem!!

        Polia melhor atrapalha sim.. pouco, mas atrapalha. Mas compensa a perda de muitos cavalos em alta! :P

        Também basta não usar banguela e não usar marcha alta com velocidade baixa!

        Abração!

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Iran F. de Oliveira Ver Post
          ...
          Neste comparativo da Flat4ever, o 32 NDIX apresentou resultados comparavéis a um Weber 40 HPMX.

          https://www.flat4ever.com/carbus-centraux-sur-1600/
          Mais um link, com os resultados da carburação simples e da dupla:

          https://www.flat4ever.com/doubles-carbus/

          Entre o custo de uma Weber central + coletores ou uma dupla Solex 32 (no teste usam a 34), custo benefício para as Solex!!!
          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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