Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca AP ou a ar?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Fusca AP ou a ar?

    Infelizmente fui muito mal interpretado!!

    Não critico todos os mecânicos, inclusive aqueles que não estudaram o assunto e aprenderam tudo na prática, pq estes podem não ter tido oportunidades de estudo. Eu critico é aqueles que aprenderam somente na pratica e se "gabam", desprezando os conhecimentos teóricos, deixando a entender que a prática vale mais que a teoria, e até falando algumas vezes que engenheiro (ou quem tem embasamentos teóricos) não entende o que o mecânico entende nem faz o que o mecânico faz. Esses sim eu critico muito. Estes usam estes argumentos porque desprezam as teorias, justicando que a prática é o mais importante.

    Para TUDO que acontece na mecânica existe uma explicação teórica.

    E porque estes desprezam a teoria?? Porque não a conhecem.
    Se conhecessem, não diriam "A PRÁTICA VALE MAIS QUE UMA GRAMÁTICA", tenho certeza disso.

    Acho que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mecânico tem designação distinta de engenheiro. Claro que uma pessoa pode ser as duas coisas.
    Em um curso de mecânica de automoveis, aprendemos a identificar e corrigir problemas mecânicos. Em curso de engenharia mecânica, se aprende a projetar componentes mecânicos. São funções bem distintas. Não se pode exigir de um engenheiro q se monte um motor, assim como não se pode exigir de um mecânico que faça um projeto de um novo motor.

    Teve coisas que fiz no meu novo motor que teve que ser escondido do meu mecânicos, pq ele deu chilique quando falei com ele o q eu queria. Foi a respeito dos ângulos nas valvulas, eu tentei explicar o que q era e como funciona, aí ele disse: "haaa Daniel esse negócio de teoria num sei não, eu sei q na prática num deve dá certo isso e q o melhor é fazer do jeito normal mesmo". Aí eu mandei por minha conta msm fazer os ângulos e já montei no cabeçote, pq eu havia compreendido muito bem a teoria da coisa e fui com fé total, e ele nem sabe, e ficou show. Freferi fazer assim pq se não qualquer coisa q desse ele poderia dizer q não fiz do jeito dele. Muito bom mecânico ele (meu tio), mas com pouca teoria, inclusive já ouvi ele dizer aquela frase ridícula.

    Nosso amigo disse que ótimos preparadores nunca estudaram e q não existe teoria para certos ajustes q só com prática se resolve. Certamente esses preparadores então são incapazes de responder porque aquilo é assim, pq só sabem daquilo que se vê aconcendo, e na maioria das vezes preparam motores seguindo receitinhas de bolo já feitas milhares de vezes por outros, e não são capazes de desenvolver uma coisa nova.

    Minha opinião é simples: teoria e prática devem sempre andar juntas. Nunca se deve desprezar nenhuma delas.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

    Comment


    • #32
      Re: Fusca AP ou a ar?

      Postado originalmente por DanielRS
      Infelizmente fui muito mal interpretado!!

      Não critico todos os mecânicos, inclusive aqueles que não estudaram o assunto e aprenderam tudo na prática, pq estes podem não ter tido oportunidades de estudo. Eu critico é aqueles que aprenderam somente na pratica e se "gabam", desprezando os conhecimentos teóricos, deixando a entender que a prática vale mais que a teoria, e até falando algumas vezes que engenheiro (ou quem tem embasamentos teóricos) não entende o que o mecânico entende nem faz o que o mecânico faz. Esses sim eu critico muito. Estes usam estes argumentos porque desprezam as teorias, justicando que a prática é o mais importante.

      Para TUDO que acontece na mecânica existe uma explicação teórica.

      E porque estes desprezam a teoria?? Porque não a conhecem.
      Se conhecessem, não diriam "A PRÁTICA VALE MAIS QUE UMA GRAMÁTICA", tenho certeza disso.

      Acho que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mecânico tem designação distinta de engenheiro. Claro que uma pessoa pode ser as duas coisas.
      Em um curso de mecânica de automoveis, aprendemos a identificar e corrigir problemas mecânicos. Em curso de engenharia mecânica, se aprende a projetar componentes mecânicos. São funções bem distintas. Não se pode exigir de um engenheiro q se monte um motor, assim como não se pode exigir de um mecânico que faça um projeto de um novo motor.

      Teve coisas que fiz no meu novo motor que teve que ser escondido do meu mecânicos, pq ele deu chilique quando falei com ele o q eu queria. Foi a respeito dos ângulos nas valvulas, eu tentei explicar o que q era e como funciona, aí ele disse: "haaa Daniel esse negócio de teoria num sei não, eu sei q na prática num deve dá certo isso e q o melhor é fazer do jeito normal mesmo". Aí eu mandei por minha conta msm fazer os ângulos e já montei no cabeçote, pq eu havia compreendido muito bem a teoria da coisa e fui com fé total, e ele nem sabe, e ficou show. Freferi fazer assim pq se não qualquer coisa q desse ele poderia dizer q não fiz do jeito dele. Muito bom mecânico ele (meu tio), mas com pouca teoria, inclusive já ouvi ele dizer aquela frase ridícula.

      Nosso amigo disse que ótimos preparadores nunca estudaram e q não existe teoria para certos ajustes q só com prática se resolve. Certamente esses preparadores então são incapazes de responder porque aquilo é assim, pq só sabem daquilo que se vê aconcendo, e na maioria das vezes preparam motores seguindo receitinhas de bolo já feitas milhares de vezes por outros, e não são capazes de desenvolver uma coisa nova.

      Minha opinião é simples: teoria e prática devem sempre andar juntas. Nunca se deve desprezar nenhuma delas.
      "...teoria e prática devem sempre andar juntas. Nunca se deve desprezar nenhuma delas..."
      Concordo plenamente com o que você disse!
      Conheço muitos Engenheiros mecÂnicos ( e de outras áreas), os quais nunca "meteram a mão na massa".
      Normalmente não resolvem nada, pois não conseguem utilizar sua teoria aplicando a mesma a algo prático... Chamo estes de Engenheiros de Prancheta!

      Graças a Deus, antes de Engenheiro sou mecânico e técnico em eletrônica!
      Tive sim a experiência antes da teoria, e hoje não deixo a teoria de lado em nenhum momento, pois ela comprova a prática!
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

      Comment


      • #33
        Re: Fusca AP ou a ar?

        Postado originalmente por Master Vader
        "...teoria e prática devem sempre andar juntas. Nunca se deve desprezar nenhuma delas..."
        Concordo plenamente com o que você disse!
        Conheço muitos Engenheiros mecÂnicos ( e de outras áreas), os quais nunca "meteram a mão na massa".
        Normalmente não resolvem nada, pois não conseguem utilizar sua teoria aplicando a mesma a algo prático... Chamo estes de Engenheiros de Prancheta!

        Graças a Deus, antes de Engenheiro sou mecânico e técnico em eletrônica!
        Tive sim a experiência antes da teoria, e hoje não deixo a teoria de lado em nenhum momento, pois ela comprova a prática!
        Perfeito.
        Não sou profissional da área de mecânica e nunca trabalhei com isso (sou de engenharia da computação) mas desde pequeno sou fanático por mecânica e pelo fusca, mais até do q minha profissão...hehe. Desde pequeno já lia muito sobre mecânica, e já cheguei a ter assinatura de 3 revistas do assunto ao mesmo tempo. Só de pouco tempo pra cá q comecei a por a mão na massa, ou seja, faço pouco, mas faço esse pouco sabendo profundamente o que estou fazendo. Estudei uma teoria massante, antes de pegar pra fazer, inclusive este fórum foi uma das maiores motivações q tive para isso, encontrei tanta ajuda aki q não tem preço!! Na verdade não importa muito como se aprende, seja primeiramente pela pratica ou pela teoria como eu fiz, mas sim que se deve valorizar e tentar andar com as duas coisas.

        Abraço.
        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

        Comment


        • #34
          Re: Fusca AP ou a ar?

          Excelências,

          Logo na primeira msg que nosso amigo posta no Forum, sobre um futuro Fusca que ainda nem foi adquirido, rola de tudo, o que devia e o que não devia, nisso a segunda msg dele ficou até desapercebida.

          Que comitê de recepção!

          Comment


          • #35
            Re: Fusca AP ou a ar?

            Mestre Vader, o Sr. tem aí alguma receita de cerca de 2.000 Reais mais ou menos, como por exemplo a que o amigo citou antes nesse tópico? Estou considerando colocar o motorzinho original da Fuca numa bancada e estufar algo mais potente na capela. Qual seria a sugestão?

            Comment


            • #36
              Re: Fusca AP ou a ar?

              Postado originalmente por realenemy
              Mestre Vader, o Sr. tem aí alguma receita de cerca de 2.000 Reais mais ou menos, como por exemplo a que o amigo citou antes nesse tópico? Estou considerando colocar o motorzinho original da Fuca numa bancada e estufar algo mais potente na capela. Qual seria a sugestão?
              A idéia básica é de montar um motor 1600 dupla carburação a álcool (de preferência), com algum trabalho nos cabeçotes (simples de fazer), e comando de válvulas mais esportivo.
              O ideal:
              Deve -se partir do motor modelo Torque, ou seja o que possui prisioneiros de 8mm na carcaça.
              Kit a álcool 1600 original
              Vira e bilas originais (de preferência as dos motores até 1983 1600)
              Comando (pode ser cópia) do comando W110 ou W120 (284 ou 294 graus).
              cabeçote com dutos de válvulas retiradas as rugosidades com lixa 120 e dado acabamento em duas etapas... lixa 240 e 400.
              Válvulas com modificação nos ângulos de assentamento, ficando a sede com os 45 graus originais e as válvulas com 44 graus, depois retificar somente até fazer um pequeno risco de assentamento, com no máximo 0,5mm de largura.
              Ignição original, porém com maior avanço inicial.
              Molas de válvulas do Opala e um escape dimensionado que pode ser o 4x2 capetinha com abafador ou sem, o 4x2 de speed ou o 4x1 com ou sem abafador ( o do Puma não é a melhor escolha, mas acaba sendo melhor que o original).

              Basicamente é isto, que somado à retífica das partes desgastadas do motor acaba dando por volta do valor sugerido, sendo capaz de chegar perto dos 100cv!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #37
                Re: Fusca AP ou a ar?

                "Comando (pode ser cópia) do comando W110 ou W120 (284 ou 294 graus).
                cabeçote com dutos de válvulas retiradas as rugosidades com lixa 120 e dado acabamento em duas etapas... lixa 240 e 400.
                Válvulas com modificação nos ângulos de assentamento, ficando a sede com os 45 graus originais e as válvulas com 44 graus, depois retificar somente até fazer um pequeno risco de assentamento, com no máximo 0,5mm de largura."


                Master, pegando carona:

                Aonde se encontra a cópia destes comandos?
                Válvulas 40 x 35,5 trazem muitos benefícios ou o custo e o risco de trincas não compensa?
                Dá pra ser o kit a gasolina e taxar o cabeçote?

                Eu estou montando outro motor, mas estou balançando muito pelo aspirado. O turbo é delicioso, mas eu não tenho muito tempo e dinheiro pra ficar montanto e desmontando. Sinceramente, enchi o saco.
                Sem falar que em caso de venda, a maioria torce o nariz, com razão...
                Obrigado Master.
                "May the force be with you!"

                Comment


                • #38
                  Re: Fusca AP ou a ar?

                  Postado originalmente por Maurício Queiroz
                  "Comando (pode ser cópia) do comando W110 ou W120 (284 ou 294 graus).
                  cabeçote com dutos de válvulas retiradas as rugosidades com lixa 120 e dado acabamento em duas etapas... lixa 240 e 400.
                  Válvulas com modificação nos ângulos de assentamento, ficando a sede com os 45 graus originais e as válvulas com 44 graus, depois retificar somente até fazer um pequeno risco de assentamento, com no máximo 0,5mm de largura."


                  Master, pegando carona:

                  Aonde se encontra a cópia destes comandos?
                  Válvulas 40 x 35,5 trazem muitos benefícios ou o custo e o risco de trincas não compensa?
                  Dá pra ser o kit a gasolina e taxar o cabeçote?

                  Eu estou montando outro motor, mas estou balançando muito pelo aspirado. O turbo é delicioso, mas eu não tenho muito tempo e dinheiro pra ficar montanto e desmontando. Sinceramente, enchi o saco.
                  Sem falar que em caso de venda, a maioria torce o nariz, com razão...
                  Obrigado Master.
                  Bom o Mestre me indicou a Samacar e foi lá q eu comprei meu W110 cópia, lá vc pede como comando 284 ou 294 se vc optar pelo W120. Os Tels são: 4576-7144 ou 4541-4417.




                  André Torneiro

                  Comment


                  • #39
                    Re: Fusca AP ou a ar?

                    [quote=André]Bom o Mestre me indicou a Samacar e foi lá q eu comprei meu W110 cópia, lá vc pede como comando 284 ou 294 se vc optar pelo W120. Os Tels são: 4576-7144 ou 4541-4417.


                    Valeu amigo! Já liguei pra lá!
                    Um abraço.
                    "May the force be with you!"

                    Comment


                    • #40
                      Re: Fusca AP ou a ar?

                      Desculpem mas tbm vou pegar carona.. hehehe
                      essa preparação mas com um comando TCS10 e uma dupla 40 de opala, aproveitando e fazendo o embuxamento pra prisioneiros finos, (visando no futuro um kit turbo) porem sem o trabalho nos cabeçotes, pois na minha região nao entendem nada de fusca só AP e motor de opala...
                      seria uma boa tbm??? Daria pra brincar com algum AP mechidinho??? E o consumo fiacaria razoavel??? (lembrando que será um aspirado com comando de "turbinado") digo isso porque eu tenho o pé pesado e eporadicamente farei algumas longass viagens na casa de 600km mas isso no max a cada 3 meses...

                      muito obrigado pela atenção e qualquer comentario será bem vindo!

                      Comment


                      • #41
                        Re: Fusca AP ou a ar?

                        Eu comprei meu comando W100 na samacar, lá eles fabricam todos. Tá ok até hoje.
                        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

                        Comment


                        • #42
                          Re: Fusca AP ou a ar?

                          Postado originalmente por Schmit
                          Desculpem mas tbm vou pegar carona.. hehehe
                          essa preparação mas com um comando TCS10 e uma dupla 40 de opala, aproveitando e fazendo o embuxamento pra prisioneiros finos, (visando no futuro um kit turbo) porem sem o trabalho nos cabeçotes, pois na minha região nao entendem nada de fusca só AP e motor de opala...
                          seria uma boa tbm??? Daria pra brincar com algum AP mechidinho??? E o consumo fiacaria razoavel??? (lembrando que será um aspirado com comando de "turbinado") digo isso porque eu tenho o pé pesado e eporadicamente farei algumas longass viagens na casa de 600km mas isso no max a cada 3 meses...

                          muito obrigado pela atenção e qualquer comentario será bem vindo!
                          alguem???

                          Comment


                          • #43
                            Re: Fusca AP ou a ar?

                            Postado originalmente por Schmit
                            alguem???
                            Com o TCS10 , vc vai ter bastante torque desde rotações mais baixas, já q vc não vai fazer retrabalhos nos cabeçoes faz pelo menos os angulos das valvulas, Solex 40 não é necessários um bom par de Solex 32, com bases 34 e retrabalho nas flautas , mais balanceamento das partes móveis, uma boa bomba de óleo e um escape com pouca restrição. Uma relação 8x31 ou até 8x33, vai ficar bom, nas estradas subidas não serão problema mesmo carregado. O consumo na cidade vai ficar na casa dos 5,5km/litro de alcool.



                            André Torneiro

                            Comment


                            • #44
                              Re: Fusca AP ou a ar?

                              Postado originalmente por André
                              Com o TCS10 , vc vai ter bastante torque desde rotações mais baixas, já q vc não vai fazer retrabalhos nos cabeçoes faz pelo menos os angulos das valvulas, Solex 40 não é necessários um bom par de Solex 32, com bases 34 e retrabalho nas flautas , mais balanceamento das partes móveis, uma boa bomba de óleo e um escape com pouca restrição. Uma relação 8x31 ou até 8x33, vai ficar bom, nas estradas subidas não serão problema mesmo carregado. O consumo na cidade vai ficar na casa dos 5,5km/litro de alcool.



                              André Torneiro
                              Muito obrigado André... a questão da solex 40 é que eu consegui duas bem em conta aki, e nao vou ter muito trabalho com modificações, será que só uma bomba de 26mm da conta ou seria melhor uma de 30mm , e depois se o mesmo for turbinado, e só comprar mais um radiador de oleo, e essa bomba seria aproveitada?

                              Comment


                              • #45
                                Re: Fusca AP ou a ar?

                                Postado originalmente por Schmit
                                Muito obrigado André... a questão da solex 40 é que eu consegui duas bem em conta aki, e nao vou ter muito trabalho com modificações, será que só uma bomba de 26mm da conta ou seria melhor uma de 30mm , e depois se o mesmo for turbinado, e só comprar mais um radiador de oleo, e essa bomba seria aproveitada?
                                compra o kit refrigeração na Crestana ou Sportsystem, algo em torno de R$360,00 que já vem com radiador+bomba de circulação externa+flange para filtro de óleo, senão, depois se for deixar aspirado mais forte ou turbinar a de 26mm não dá conta, nem a de 30mm se não usar o radiador da Kombi moderna. No meu Gol, se eu mantiver velocidades acima de 150km/h por tempo elevado, mesmo usando o kit acima a temperatura sobe que é uma beleza...andando abaixo disso, 100,120 com algumas aceleradas até o final ele está excelente, mas para fincar a bota estou com vontade de instalar mais um radiador ou por um maior de 900ml no mínimo e olha que nele o ar é frontal.
                                Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                                Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                                Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                                Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                                Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                                volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                                VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                                Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

                                Comment

                                Working...
                                X