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Custos com preparação de um 1600.

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  • Custos com preparação de um 1600.

    Não sei se essa é a secção correta a fazer a postar este tópico. Mas , após juntar todos os papéizinhos gostaria de compartilhar o qto gastei com o Azulão para todos os q estão com seus projetos em andamento possam saber qto mais ou menos tem q reservar pra isso.

    Relembrando a configuração antiga do Azulão:

    Motor 1600, com comando gasolina, carburação simples , cabeçotes do Gol a ar e kit de pistões e camisas moderno, queimando gasolina.


    Configuração após "anabolizantes":


    Motor 1621cc, W110, Dupla 34 retrabalhada, alcool, cabeçotes retrabalhados , com molas de Opala, escape capetinha 4X2, balanceamento estático e dinâmico, brunimento fino nas camisas, bomba de óleo de 26mm.



    Preços:


    Par de Solex 32 alcool => 200,00(usados)
    Bases 34 => 100,00(usados)
    Venturis 26mm => 50,00
    Coletores altos de ferro => 40,00(usados)
    Balanceiros => 40,00(usados)
    Suporte radiador desloc.=> 20,00(usado)
    Suportes com filtros de ar=> 42,00
    Pistões Mahle 86,5mm => 300,00
    Camisas já brunidas => 130,00(usadas)
    Tuchos => 50,00
    Bobina KW Bosch => 68,00
    Tampa Pist. => 18,00
    Juntas => 20,00
    Bronzinas biela => 16,00
    Bronzinas Mancal => 50,00
    Capas de Tucho => 21,00
    Cola 3M => 3,00
    Velas Bosch grau 9 => 30,00
    Correia alternador => 13,00
    Cabo de vela => 40,00
    Filtro de combustível => 4,00
    Tampas de vávulas => 20,00(usadas)
    Grampo das tampas => 8,00 (usados)
    Capela deslocada => 40,00(usada)
    Comando 284 Samacar => 170,00
    Retífica => 150,00
    Cabeçotes antigos => 250,00(usados)
    Preparação cabeçotes => 450,00
    Mão de Obra do preparador=> 800,00
    Freios Discos,pastilhas, panelas e lonas com M.O. => 300,00
    Amortecedores dianteiros de Chevette (dianteira) => 180,00
    Amortecedores dianteiros de D-20 (traseira) => 120,00
    2 Pneus Goodyear Ultra Grip 195/60 R15 (meia vida) => 200,00
    2 Pneus Continenal 185/65 R15 (meia vida) => 160,00

    Não somei esses valores pq pra falar a verdade enho até medo de saber qto gastei. Pra chegar a montar o motor foram 2 longos anos e a primeira coisa q comprei e mandei fazer foram os cabeçotes, aconselho todos a começar por eles tb. São a parte mais cara e no meu ver determinam boa parte do rendimento do motor.



    André Torneiro

  • #2
    Re: Custos com preparação de um 1600.

    André o que foi feito nos seus cabeçotes? E onde você fez?
    Um dia arrumo uma kombi hood, vou mesmo!!!!

    Comment


    • #3
      Re: Custos com preparação de um 1600.

      André, como está andando o seu motor?
      Quando limpa, qdo começa a ter pegada e até qtos RPM ele gira forte?
      Desculpe a pergunta, mas é que estou fazendo a mesma preparação pra minha gaiola com o 284 da Samacar. Mas como ainda n encomendei, fico no aguardo pra eliminar de vez a idéia de colocar um 294 (minha maior preocução é a deficiência das 32 pra 294°)
      Obrigado
      Gabriel CTBA

      Comment


      • #4
        Re: Custos com preparação de um 1600.

        Postado originalmente por julianoaccioly
        André o que foi feito nos seus cabeçotes? E onde você fez?
        Qdo eu mandei fazer , tinha um tiozinho conhecido como "Tatu" q trabalhava em uma retifica de cabeçotes na ZL aki de SP. Ele era um ex- funcionário da Paula Faria. Ele fez o polimento dos dutos, camaras e angulos de válvula. Só q eu não faço idéia de onde ele está agora. Indiquei ele pra um amigo mas ele não trabalha mais nessa retifica e os caras lá não falam onde ele está.



        André Torneiro

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        • #5
          Re: Custos com preparação de um 1600.

          Postado originalmente por Gabriel CTBA
          André, como está andando o seu motor?
          Quando limpa, qdo começa a ter pegada e até qtos RPM ele gira forte?
          Desculpe a pergunta, mas é que estou fazendo a mesma preparação pra minha gaiola com o 284 da Samacar. Mas como ainda n encomendei, fico no aguardo pra eliminar de vez a idéia de colocar um 294 (minha maior preocução é a deficiência das 32 pra 294°)
          Obrigado
          Gabriel CTBA
          Olha Gabriel anda bastante! É até mais q eu esperava principalmente o torque em subidas. Ele limpa em 2500RPM e empurra forte até 7000RPM isso na 1ª e 2ª....na 3ª chega mais fácil até 6500RPM. Pq vc não coloca as bases 34? Ele quase q não embaralha por causa das bases 34 e venuri 26.




          André Torneiro

          Comment


          • #6
            Re: Custos com preparação de um 1600.

            André,
            Fiz as contas, e vi que você pagou um preço justo na sua preparação.
            Acredito que um dos principais redutores de gasto foi o uso do motor que você já tinha como base. A preparação fica cara para quem tem que comprar carcaça nova....Dae já viu...

            Acho que a melhor dica pra quem quer uma preparação boa, com baixo custo é partir de um motor bom(leias-se carcaça, virabrequeim e bielas boas, com medidas adequadas o mais próximo da Standart).

            Mas tá de parabéns, André!

            Abraço.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

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            • #7
              Re: Custos com preparação de um 1600.

              Oi André, tenho acompanhado o site e aprendido muito com vocês. Esse tópico era exatamente o que eu estava procurando. Tenho um fusca 84 a álcool dupla solex 32, todo original. Ele está passando por uma reforma completa de latarias e pintura. Pensei: já que estou mexendo no carro e gastando dinheiro, vou dar uma anabolizada no bicho. Vendo um outro post seu, vi o quanto vc havia gastado no seu e fiquei super animado.
              Bom... aí veio a realidade... Fui a duas oficinas aqui da ZO (moro em Pinheiros) Bally Power (Lapa) e Kompressor (Rio Pequeno). Foi bastante desanimador... Ambos, pra começarmos a conversar, partiríamos de R$5000,00 a R$6000,00. Se fosse injetar, partiria de R$10.000,00...
              Será porque procurei em oficinas daqui? Imagino que aluguéis, etc. sejam mais caros por aqui e que isso seja repassado ao preço dos serviços, mas pera lá, né? Além disso, falaram que pra um 1600 atingir 100Cv é muito difícil, que teríamos que passar pra 1800...
              Enfim... queria entrar pro darkside, mas desse jeito tá difícil...
              Vocês têriam outros lugares pra me indicar?

              Comment


              • #8
                Re: Custos com preparação de um 1600.

                Postado originalmente por André
                Olha Gabriel anda bastante! É até mais q eu esperava principalmente o torque em subidas. Ele limpa em 2500RPM e empurra forte até 7000RPM isso na 1ª e 2ª....na 3ª chega mais fácil até 6500RPM. Pq vc não coloca as bases 34? Ele quase q não embaralha por causa das bases 34 e venuri 26.
                André Torneiro
                Valew André!
                Fiquei mto animado com os seus comentários!
                Fechei hj com a Samacar e fds que vem espero estar com o motor montado pra testar.
                Como o meu mecânico tá fazendo tudo, n sei qto isso vai custar.
                Assim que eu souber, eu aviso vcs.
                E sobre o desempenho eu tbém dou uma resposta.

                Só outra dúvida André, vc tá com válvulas 35,5 e 32 ou mudou?

                Abraços!
                Gabriel CTBA

                Comment


                • #9
                  Re: Custos com preparação de um 1600.

                  Postado originalmente por fgdalmei
                  Oi André, tenho acompanhado o site e aprendido muito com vocês. Esse tópico era exatamente o que eu estava procurando. Tenho um fusca 84 a álcool dupla solex 32, todo original. Ele está passando por uma reforma completa de latarias e pintura. Pensei: já que estou mexendo no carro e gastando dinheiro, vou dar uma anabolizada no bicho. Vendo um outro post seu, vi o quanto vc havia gastado no seu e fiquei super animado.
                  Bom... aí veio a realidade... Fui a duas oficinas aqui da ZO (moro em Pinheiros) Bally Power (Lapa) e Kompressor (Rio Pequeno). Foi bastante desanimador... Ambos, pra começarmos a conversar, partiríamos de R$5000,00 a R$6000,00. Se fosse injetar, partiria de R$10.000,00...
                  Será porque procurei em oficinas daqui? Imagino que aluguéis, etc. sejam mais caros por aqui e que isso seja repassado ao preço dos serviços, mas pera lá, né? Além disso, falaram que pra um 1600 atingir 100Cv é muito difícil, que teríamos que passar pra 1800...
                  Enfim... queria entrar pro darkside, mas desse jeito tá difícil...
                  Vocês têriam outros lugares pra me indicar?

                  cprocura pelo Bravox aqui do fórum ele tem amigos de uma oficina que acho que é genéricos e parece que fica no butantã

                  pelas fotos que eu vi e pelo que ele falou parece ser bem legal o trampo dos caras
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #10
                    Re: Custos com preparação de um 1600.

                    Postado originalmente por Gabriel CTBA
                    Valew André!
                    Fiquei mto animado com os seus comentários!
                    Fechei hj com a Samacar e fds que vem espero estar com o motor montado pra testar.
                    Como o meu mecânico tá fazendo tudo, n sei qto isso vai custar.
                    Assim que eu souber, eu aviso vcs.
                    E sobre o desempenho eu tbém dou uma resposta.

                    Só outra dúvida André, vc tá com válvulas 35,5 e 32 ou mudou?

                    Abraços!
                    Gabriel CTBA
                    Cabeçote antigo com as válvulas originais 35,5 admissão e 32 escape. Mas se vc optar por trocar melhor ainda...vai poder colocar giclês menores , pq a "respiração" do motor vai ser melhor. E pode esperar resultados ainda melhores q o meu!



                    André Torneiro
                    Last edited by André; 02-10-2008, 08:10 PM.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Custos com preparação de um 1600.

                      Postado originalmente por fgdalmei
                      Oi André, tenho acompanhado o site e aprendido muito com vocês. Esse tópico era exatamente o que eu estava procurando. Tenho um fusca 84 a álcool dupla solex 32, todo original. Ele está passando por uma reforma completa de latarias e pintura. Pensei: já que estou mexendo no carro e gastando dinheiro, vou dar uma anabolizada no bicho. Vendo um outro post seu, vi o quanto vc havia gastado no seu e fiquei super animado.
                      Bom... aí veio a realidade... Fui a duas oficinas aqui da ZO (moro em Pinheiros) Bally Power (Lapa) e Kompressor (Rio Pequeno). Foi bastante desanimador... Ambos, pra começarmos a conversar, partiríamos de R$5000,00 a R$6000,00. Se fosse injetar, partiria de R$10.000,00...
                      Será porque procurei em oficinas daqui? Imagino que aluguéis, etc. sejam mais caros por aqui e que isso seja repassado ao preço dos serviços, mas pera lá, né? Além disso, falaram que pra um 1600 atingir 100Cv é muito difícil, que teríamos que passar pra 1800...
                      Enfim... queria entrar pro darkside, mas desse jeito tá difícil...
                      Vocês têriam outros lugares pra me indicar?
                      É amigo as vezes pra pagar certos luxos (como estar em um bairro nobre) paga-se aluguel e IPTUs mais caros e isso tem q sair pra algum lugar, é provável q eles praiquem esses preços por se dedicarem a só trabalharem com preparação , o mecânico com quem fiz, ele em muita experiência com preparação inclusive em carros de pista. Qto a chegar a 100CVs chega sim...e o torque tb fica bom! Se vc kiser o contato dele fica meio longe de vc aki na ZL se vc kiser bate um papo com ele , é o Sr. Amélio 6911-7191.




                      André Torneiro

                      Comment


                      • #12
                        Re: Custos com preparação de um 1600.

                        Obrigado, Felipe, vou procurar sim.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Custos com preparação de um 1600.

                          Postado originalmente por André
                          É amigo as vezes pra pagar certos luxos (como estar em um bairro nobre) paga-se aluguel e IPTUs mais caros e isso tem q sair pra algum lugar, é provável q eles praiquem esses preços por se dedicarem a só trabalharem com preparação , o mecânico com quem fiz, ele em muita experiência com preparação inclusive em carros de pista. Qto a chegar a 100CVs chega sim...e o torque tb fica bom! Se vc kiser o contato dele fica meio longe de vc aki na ZL se vc kiser bate um papo com ele , é o Sr. Amélio 6911-7191.




                          André Torneiro
                          É verdade, André... e são duas ótimas oficinas. O trabalho dos caras é impecável... e, claro, o conhecimento e especialização devem ser valorizados. A questão é que simplesmente não tenho essa grana, hehe. E outra saída óbvia é fazer um bom planejamento e ir comprando as peças devagar. O duro é segurar a ansiedade, né?
                          Aliás, por falar em ansiedade, amanhã vou passar no funileiro pra ver como anda a reforma. Não acaba nunca, parece...
                          Valeu pela dica. Vou falar com o Sr. Amélio sim.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Custos com preparação de um 1600.

                            Muito legal você colocar os preços pra gelera que ta pensando em montra esse tipo de motor que, na minha opnião, é o melhor para unir confiabilidade e desempenho a um custo/benefício interessante.
                            AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                            SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

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                            Comment


                            • #15
                              Re: Custos com preparação de um 1600.

                              Postado originalmente por AIRpower
                              Muito legal você colocar os preços pra gelera que ta pensando em montra esse tipo de motor que, na minha opnião, é o melhor para unir confiabilidade e desempenho a um custo/benefício interessante.
                              Concordo Vinicius, é o motor certo pra andar no dia-a-dia, dar umas puxadas de vez em qdo e de quebra pegar estrada sem maiores preocupações.É praticamene um motor original salvo o comando e as molas de Opala. Meu carro faz 5,5km/litro de alcool, sendo q eu rodo diariamente em média 100km. É importante sempre estar de olho nas trocas de óleo, eu particularmente to trocando a cada 3000km já q não tenho filtro de óleo. Regulagem de válvulas tb é importante. Eu to fazendo a regulagem a cada 2 trocas de óleo. Alcool com 15% de gasolina. Contrariando o q muia gente diz , sim é possível vc usar um carro com este nível de preparação pro dia-a-dia, pra pegar transito pra ser o carro da família, etc.


                              André Torneiro

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