Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

    Mas assim, se tem óleo entre uma engrenagem e outra, isso não faz com q uma deslize sorbe a outra e assim vc perde em movimento? E se tiver relamente atrito isso não desgasta a cabeça das engrenagens?

    Um, seria legal tbm usar uma juntinha de papel entre uma engrenagem e outra certo?

    Mas adorei a dica, mto boa mesmo alem de ser extremamente barata em relação a de circulação ou a 4 engrenagens da schadek!

    Com certeza vou fazer no meu só qeuria detalhes desse lance de como q faz uma engrenagem impulsionar a outra...

    Abs!

    Comment


    • #17
      Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

      Postado originalmente por TI_fuka
      Ia me esquecendo !!!

      Tem q usar a polia do vira menor e vai ter q cortar a lataria tbm, akela q vai atras da polia!!!

      Ta R$308,00 essa bomba na sportsystem!!!!

      Vc usando a sua velha mais a aquisição de uma nova, 40 e poukos reais, mais uns 20 da solda temos ai uma superbomba e muito barata!!!!

      ps. os prisioneiros o pessoal da retifica ate me deu!! aushaushuas

      Bom FDS!!!!!
      Agora entendi!!! Algumas duvidas persistem como o atrito entre uma engrenagem motora e outra... mas olha só ao invés de soldar os furos laterais de entrsada e saida se adapta niples. Ao inves de soldar os furos da engrenagem motora faz uma tosca ali e rosqueia uma tampinha...

      Galera tenho uma duvida:

      - Se fizer como na bomba Schadek onde tem 2 niples, uma de entrada outra de saida, esse óleo não fica circulando somente sobre a bomba de óleo mesmo ou o óleo que vem do radiador externo circula pra dentro do motor sorbe o circuito de óleo e depois vai pro carter e depois pra bomba?

      Abs

      Comment


      • #18
        Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

        Postado originalmente por MCIOLA
        Agora entendi!!! Algumas duvidas persistem como o atrito entre uma engrenagem motora e outra... mas olha só ao invés de soldar os furos laterais de entrsada e saida se adapta niples. Ao inves de soldar os furos da engrenagem motora faz uma tosca ali e rosqueia uma tampinha...

        Galera tenho uma duvida:

        - Se fizer como na bomba Schadek onde tem 2 niples, uma de entrada outra de saida, esse óleo não fica circulando somente sobre a bomba de óleo mesmo ou o óleo que vem do radiador externo circula pra dentro do motor sorbe o circuito de óleo e depois vai pro carter e depois pra bomba?

        Abs
        Boa pergunta, infelizmnte, não tenho conhecimento suficiente para respondê-la, mas gostei muito da idéia das tampas rosqueadas nos orificios da bomba externa, ficará ótimo, principalmente por ser reverssível, no caso de uma possível venda, retira-se tudo e pronto, ó o carro original de novo. Parabéns.

        Abs.

        Comment


        • #19
          Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

          Se pa.

          Eu queria entender pq mta gente usa o retorno de óleo das bombas de circulação ao inves na propria bomba eles retonam o óleo mais frio e filtrado (no caso se houver) no proprio bloco. Queria saber se é mais eficiente ou não.

          Alguem?

          Abs

          Comment


          • #20
            Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

            Postado originalmente por MCIOLA
            Se pa.

            Eu queria entender pq mta gente usa o retorno de óleo das bombas de circulação ao inves na propria bomba eles retonam o óleo mais frio e filtrado (no caso se houver) no proprio bloco. Queria saber se é mais eficiente ou não.

            Alguem?

            Abs
            Eu também gostaria de saber isso, vc diz furar o bloco para fazer o retorno não é? por que não utilizar o retorno da própria bomba? Acho até que ficaria menos trabalhoso, não é?

            Comment


            • #21
              Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

              baaa gente!!!
              fiko feliz pq todos gostaram das dicas!!!

              algumas informações como pressão de oleo em temperaturas de funcionamento eu naum sei dizer!! preciso perguntar para o preparador!!!

              mas no minimo deve dar 5 kg quente concertezaaa!!! Iria bem nessa situação um regulador de pressão para naum abusarmos tbm ne!! rsrsrs principalmente a frio!!!!

              Ele tinha me dito q onde tapei os furos da bomba, de circulação da carcaça (a externa) era so colocar niples e ligar as mangueira do radiador!! mas naum sei se iria circular oleo concerteza!! temos q avaliar!!

              Sempre q possivel passo por aki!!

              Abraços aehhh Dark side pra todosss!! hehe
              Novo projeto!
              1600 w140 4x2
              Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

              *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

              Comment


              • #22
                Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                O melhor de tudo é que é barato isso. E facil. Assim da pra qqer um arriscar e ver se circula óleo pro radiador. Bastava colocar um T no retorno da mangueira do radiador pra saber se a pressão de óleo está boa o suficiente. Qu eu saiba pressão na ml seria 1kg e conforme a RPM subisse a pressão acompanhava até uns 4,5~5kg...

                Comment


                • #23
                  Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                  Postado originalmente por celojr
                  Eu também gostaria de saber isso, vc diz furar o bloco para fazer o retorno não é? por que não utilizar o retorno da própria bomba? Acho até que ficaria menos trabalhoso, não é?
                  Exato. Pela lógica, o óleo resfriado pelo radiador, teria que ir para o primeiro ponto de onde a bomba de óleo original bombearia para lubrificar as partes móveis do motor (vira, comando, tuchos, camisas) e a bomba de circulação pegaria esse óleo quente ja usado pelo sistema do pocinho, bombeava pra fora do motor, ia pro radiador e voltava de novo. Se na propria bomba o niple de retorno se encarrega de mandar o óleo resfriado para o inicio do sistema blz, só acho que na propria bomba haveria ja uma troca de calor entre o óleo resfriado vindo do radiador e o óleo quente vindo do motor. Tem q ver melhor pq pessoas como o Galego Motorsports e o Chico Biela no seu fotoblog usaram o mesmo local no motor para retorno do óleo frio. É capaz de ali ser o inicio do sistema pq não adianta ser o fim do sistema (o ponto em q o fluxo de óleo ja está indo pra bomba pra ser bombeado pra fora pq a intenção é q haja troca de calor entre o motor quente e o óleo frio e se estabeleça uma temperatura média ideal, que segundo a Porsche está na casa dos 93ºC~96ºC.

                  Abs

                  Comment


                  • #24
                    Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                    Postado originalmente por TI_fuka
                    baaa gente!!!
                    fiko feliz pq todos gostaram das dicas!!!

                    algumas informações como pressão de oleo em temperaturas de funcionamento eu naum sei dizer!! preciso perguntar para o preparador!!!

                    mas no minimo deve dar 5 kg quente concertezaaa!!! Iria bem nessa situação um regulador de pressão para naum abusarmos tbm ne!! rsrsrs principalmente a frio!!!!

                    Ele tinha me dito q onde tapei os furos da bomba, de circulação da carcaça (a externa) era so colocar niples e ligar as mangueira do radiador!! mas naum sei se iria circular oleo concerteza!! temos q avaliar!!

                    Sempre q possivel passo por aki!!

                    Abraços aehhh Dark side pra todosss!! hehe

                    TI_FUKA,


                    Regulador ja existe, é só trocar a mola por uma com fator k menor. Mas pressão menor é menos oleo circulando no sistema, pois o regulador desvia parte do fluxo de oleo da bomba pro carter, derrubando a pressão.

                    []'s


                    Lucas

                    Comment


                    • #25
                      Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                      Fuca bala, sim sim !! vc esta correto!! mas pressões muito excessivas tbm naum fazem muito bem!! Qnto será q nosso radiadorzinho aguenta de pressão?? Alguem sabe??

                      Mciola vc fez um coment bom!! tem q ir uma juntinha sim entre elas. Quando se compra o kit de juntas do motor, vem algumas de bomba de oleo. Eu usei akela vermelha, de um papel mais fino do q os outros!!!


                      Dando mais uma informação pra galera

                      Ao montar a bomba, montea completa sem junta entre as duas e torquei normalmente! De varias voltas no motor para se houver um desalinhamento entre as bombas, havera uma retirada de material para o perfeito alinhamento!! Faça isso ate perceber q naum retirou mais nenhum material!!

                      Poderiamos centraliza-la pelo desbaste dos 4 furos, mas ao torquea-la tem q ter certeza de q esta centralizada, pq se naum arranca material e é aluminio pras galerias de oleooo!!!!



                      Abraço ai gente!!!
                      Novo projeto!
                      1600 w140 4x2
                      Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

                      *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

                      Comment


                      • #26
                        Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                        Muito da hora a dica, parabenz, TI_Fusca!!!

                        Alguém que fizer, coloca um manômetro de pressão na linha, e vamos ver qnt de pressão deu! hehehe

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #27
                          Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                          A idéia é ótima! Não quero parecer estraga prazeres, mas uma questão que poucos levam em conta é o fato de que pode ocorrer cavitação do óleo, ainda mais com as galerias estreitinhas originais. Espero que não ocorra!

                          Comment


                          • #28
                            Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                            Senhores, Já encomendei a minha bomba de 26 mm e comprei uma nova de 22 mm, vou montar essa super bomba com o radiador externo no parachoque dianteiro, já tenho até o fornecedor de mangueiras de pressão e onde adaptar os niples, só que olhando o sistema montado, realmente passa a impressão de que realmente existe o risco de manter a circulação entre a parte externa da bomba e o radiador externo, alguém tem idéia de como fazer para confirmar isso? Pois com o circuito todo fechado, não sei como verificar essa hipótese.

                            Alguma sugestão?

                            Comment


                            • #29
                              Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                              A de 22 vai circular óleo pra dentro da carcaça e puxar dela e a e 26 vai mandar óleo q veiuo da carcaça pro radiador e voltar pra carcaça... acho q não tem segredo senão ja teriam mudado isso.

                              Abs

                              Comment


                              • #30
                                Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                                Galera!!

                                Basta tomarmos base numa bomba de 4 engrenagens original!!!

                                e ver como ela trabalha???

                                Alguem sabe???
                                Novo projeto!
                                1600 w140 4x2
                                Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

                                *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

                                Comment

                                Working...
                                X