Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

    Postado originalmente por MCIOLA
    A de 22 vai circular óleo pra dentro da carcaça e puxar dela e a e 26 vai mandar óleo q veiuo da carcaça pro radiador e voltar pra carcaça... acho q não tem segredo senão ja teriam mudado isso.

    Abs
    Pois é Ciola, só que não teremos essa separação entre as bombas, não será uma de 22 mm e outra de 26 mm senão elas não encaixam uma na outra, cada engrenagem de 22 tem que casar com uma das engrenagens de 26 mm, será apenas uma bomba de 48 mm, com 4 orificios, dois no interior da carcaça e mais dois fora (nos quais conectaremos o radiador externo).

    Abs.

    Comment


    • #32
      Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

      Senhores,

      Tive que baixar meu motor hj para trocar os calços do cambio, daí dei uma boa olhada nessa parte da bomba.

      Foi dito aqui que a polia tem que ser trocada por uma menor, realmente, com a roldana da polia original não caberá essa superbomba.

      Minha pergunta é trocar por qual polia para poder abrir o espaço necessário para a bomba e quais consequencias teremos no funcionamento do motor e alternador com essa polia menor?

      Abs.

      Comment


      • #33
        Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

        ja aproveito pra perguntar se for trocada a polia do vira nao vai desalinhar com a do dinamo/alternador!

        Comment


        • #34
          Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

          Num pega nada. A polia menor é quela de aluminio que vende na ancona ou lojinhas. Justamente rpa usar bomba de 30mm pra cima. E não desalinha, na verdade cada vez que vc reinstala a polia vc tem q dar uma conferida no alinhamento do dinamo. MAs ach oq se for pra trocar polia, ja bota uma dentada de uma vez com esticador.

          Abs

          Comment


          • #35
            Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

            Celojr,

            Acredito que usando uma polia do vira menor, por cosnequenai a polia do alternador/dínamo terá um numero menor de voltas por qnt de tempo...logo, girará mais devagar.(lembra das aulas de ísica do colégio? w= velocidade angular? hehehhee).
            Isso pode dificultar na refrigeração e carga da bateria.

            Abraço a todos!
            Last edited by Rafael_MO; 29-11-2008, 10:06 PM.
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #36
              Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

              o unico efeito colateral de diminuir a polia é que vai girar menos o alternador, e consequentemente girar menos a ventoinha

              diminuindo a polia do alternador o efeito é contrario

              se diminuir as duas pode uma compensar a outra

              pensem em como funciona o cambio das bicicletas de marcha é o mesmo efeito
              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

              Comment


              • #37
                Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                Postado originalmente por celojr
                Senhores,

                Tive que baixar meu motor hj para trocar os calços do cambio, daí dei uma boa olhada nessa parte da bomba.

                Foi dito aqui que a polia tem que ser trocada por uma menor, realmente, com a roldana da polia original não caberá essa superbomba.

                Minha pergunta é trocar por qual polia para poder abrir o espaço necessário para a bomba e quais consequencias teremos no funcionamento do motor e alternador com essa polia menor?

                Abs.
                Celo, as polias de aluminio para o vira, geralmente tem o diametro menor.
                e ao utilizá-la, vc deverá tambem trocar a polia do alternador, pois a velocidade da mesma, em funçao do menor diametro da polia do vira, será menor, o que comprometerá a eficiência da refrigeração, principalmente no transito urbano.
                Existem polias menores para o alternador tambem em aluminio, mas ao utilizar as mesmas, vc terá que instalar esticador para a correia.
                Sei da utilização de uma correia ainda menor, que fica justa quando se usa as polias de aluminio, não sei sua dimensão, porém para instalá-la, será necessário retirar o alternador, colocar a correia na polia, e depois forçar a volta do alternador para o seu devido lugar, eu não acho isso viável, prefiro utilizar o esticador.
                Achei o lance da bomba de óleo muito legal, e deve ser sim muito eficiente.
                Abraço, e boa sorte,
                Carlão

                Comment


                • #38
                  Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                  Senhores,

                  O que pensei foi o seguinte: trocar apenas a polia do virabrequim é algo impensável, devido as questões a respeito de recarga de bateria e refrigeração do motor. Dessa forma o correto é trocar as duas polias, mas existe uma relação de funcionamento entre elas, então penso que o ideal seja manter essa relação, uma simples regra de três resolve esse cálculo (diâmetro original da polia do vira está para o diâmetro original da polia do alternador, assim como diâmetro da nova polia estará para X, que será o diâmetro da nova polia do alternador).

                  Aí é que está, com esses novos diâmetros, ambos menores, as duas polias girarão com velocidades maiores e essa é a minha preocupação, quais as consequencias disso, em parte vai ser bom pois aumentará a refrigeração e a bateria terá mais carga, mas o eixo do alternador aguenta esse incremento de velocidade? O próprio alternador suporta esse aumento de carga? se as respostas a essas perguntas forem sim, ótimo, o negócio será sair a caça desses novas polias que respeitem ou pelo menos se aproximem da relação de trabalho entre elas, em contrapartida, se obtivermos respostas negativas, daí lascou, pois, pelo menos eu, não saberia calcular o diâmetro da nova polia do alternador para que fosse respeitada a velocidade máxima de trabalho dela.

                  Abs.

                  Comment


                  • #39
                    Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                    Celojr,
                    Acredito que, se manter a relação entre as polias, para cada giro(velocidade angular do virabrequim = "Wv") do motor, você terá uma velocidade angular correspondente ao alternador...
                    Firaria assim, para a polia do virabreuqim:
                    Vc = "Wv" * "R"
                    Onde Vc= velocidade linear da correia e R = raio da polia do vira.
                    Sabe-se que nas duas polias, a velocidade da correia será amesma, logo:
                    Vc= "Wa" * r
                    Onde "Wa" = velocidade angular no alternador, e r= raio da polia do alternador. Igualando-se Vc, nas duas equações, temos:
                    "Wv" *R = "Wa" * r
                    Agora, pensando no motor girando a uns 1500 rpm, por exemplo, se você diminuir o raio da polia do vira e a do alternador, mantendo a relação do projeto ideal, você terá sempre no alternador a "Wa" que será sempre proporcional ao "Wv" que o motor está girando...

                    Compliquei demais? Se sim, me desculpe....ops:

                    Abraço pessoal.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #40
                      Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                      Aí é que está, com esses novos diâmetros, ambos menores, as duas polias girarão com velocidades maiores e essa é a minha preocupação, quais as consequencias disso, em parte vai ser bom pois aumentará a refrigeração e a bateria terá mais carga, mas o eixo do alternador aguenta esse incremento de velocidade? O próprio alternador suporta esse aumento de carga? se as respostas a essas perguntas forem sim, ótimo, o negócio será sair a caça desses novas polias que respeitem ou pelo menos se aproximem da relação de trabalho entre elas, em contrapartida, se obtivermos respostas negativas, daí lascou, pois, pelo menos eu, não saberia calcular o diâmetro da nova polia do alternador para que fosse respeitada a velocidade máxima de trabalho dela.

                      Abs.[/quote]

                      Celo,
                      Se vc diminuir as polias na mesma proporção, as polias continuarão à girar na mesma velocidade.
                      Apenas se houver a diminuição do tamanho da polia do virabrequim, e mantiver o tamanho da polia do alternador, é que comprometerá a eficiência da refrigeração.
                      Nesse caso também não haverá comprometimento significativo do alternador em relação á carga da bateria, pois o mesmo será capaz de suprir a demanda, desde que o consumo seja o normal, ou seja, sem som pesado, faróis auxiliares, essas coisas.
                      Mas o ideal é, sim, manter a mesma proporção entre o tamanho das polias, principalmente pelo fato da refrigeração.
                      E pra isso existem as polias de aluminio para uso no alternador, que são vendidas como que indicadas para o gerador, ou dinamo.
                      Sim, são aquelas que são vendidas, como se fossem otimizadoras para os geradores.
                      Agora, se vc tem algum comando no seu motor, que faz com que atinja velocidades acima de 5.000 e utiliza ainda gerador ou dinamo, não se recomenda a utilização da polia menor pro gerador, pois o risco de incendiá-lo é fato. ( não se pode generizar, mas é bom evitar ).
                      Abraço,
                      Carlão

                      Comment


                      • #41
                        Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                        seriam esse tipo de polia!
                        http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81553658-_JM

                        Comment


                        • #42
                          Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                          olhem este kit que bala!! se tivesse grana!!
                          http://produto.mercadolivre.com.br/M...ilia-kombi-_JM

                          Comment


                          • #43
                            Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,
                            Acredito que, se manter a relação entre as polias, para cada giro(velocidade angular do virabrequim = "Wv") do motor, você terá uma velocidade angular correspondente ao alternador...
                            Firaria assim, para a polia do virabreuqim:
                            Vc = "Wv" * "R"
                            Onde Vc= velocidade linear da correia e R = raio da polia do vira.
                            Sabe-se que nas duas polias, a velocidade da correia será amesma, logo:
                            Vc= "Wa" * r
                            Onde "Wa" = velocidade angular no alternador, e r= raio da polia do alternador. Igualando-se Vc, nas duas equações, temos:
                            "Wv" *R = "Wa" * r
                            Agora, pensando no motor girando a uns 1500 rpm, por exemplo, se você diminuir o raio da polia do vira e a do alternador, mantendo a relação do projeto ideal, você terá sempre no alternador a "Wa" que será sempre proporcional ao "Wv" que o motor está girando...

                            Compliquei demais? Se sim, me desculpe....ops:

                            Abraço pessoal.
                            Beleza Rafael, entendí, mantendo a a mesma relação da original, não teremos problemas.

                            Postado originalmente por Carlos Roberto
                            Celo,
                            ...
                            Agora, se vc tem algum comando no seu motor, que faz com que atinja velocidades acima de 5.000 e utiliza ainda gerador ou dinamo, não se recomenda a utilização da polia menor pro gerador, pois o risco de incendiá-lo é fato. ( não se pode generizar, mas é bom evitar ).
                            Abraço,
                            Carlão
                            Mas com o alternador não existe esse risco de incêndio, não é?

                            Abs.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                              Pessoal

                              Olha aí a bomba 30 mm da Crestana a venda no mercado livre:

                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...-exclusivo-_JM

                              Perguntei a eles se com essa bomba não ficaria encostando na polia do virabrequim, vamos esperar a resposta.

                              Abs.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Bomba Oleo 4 Engrenagens Caseira!!!

                                Tem também essa outra de 26 mm:

                                http://produto.mercadolivre.com.br/M...iola-buggy-_JM

                                Agora, não achei nenhuma com os 48 mm que estamos sugerindo.

                                Mas pensem, se existem essas a venda com entradas e saídas externas, é porque deve funcionar, vejam a pergunta do comprador e a resposta do vendedor:

                                Postado originalmente por Mercado Livre
                                "08/11/2008 17:30 boa tarde com essa bomba posso usar radiador na frente? HERCOBRAS...(0)
                                10/11/2008 10:48 Bom Dia ! Sim essa Bomba é especifica para utilizar Radiador de Oleo, 167MotorSports a Disposição"
                                Abs.
                                Last edited by celojr; 30-11-2008, 06:02 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X