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galera, sou novo aqui no fórum e preciso de algumas dicas para montar meu 1600, sou apaixonado pelos VW's e resolvi encarar uma preparação de leve, minha ideia é um 1600, com leve trabalho nos cabeçotes, comando, dimensionado e dupla weber, minhas duvidas são as seguintes, meus cabeçotes são 8 aletas, vou trocar as válvulas, 40mm para admissão, e para escape, uso 32mm ou 35,5mm? qual comando seria o mais indicado? o motor vai ser de uso misto (cidade/estrada) e gostaria de uma boa relação torque/velocidade e será alimentado com uma dupla weber 44, qualquer dica será bem vinda.
Já andou lendo alguns tópicos de outros foristas e tal?! Tem bastante informação embutida e por ae vai hehe! O principal que você deve definir antes de começar a brincar com aircooled:
1- tem quanta grana reservada pra INVESTIR?
2- vai comprar as peças de uma vez ou comprar aos poucos?
3- é carro de uso diário? É seu único carro?
4- prefere álcool ou gasolina?
5- é você quem vai preparar e montar?
6- vai vender depois?
Agora a explicação:
1- "Mais vale um gosto que um troco no bolso!". Preparar vw a ar é tão caro quanto preparar um V8. Uma retífica geral + kit 1600 novo sai por 2500 reais em média, sem mão de obra. Ainda falta preparar os cabeçotes, escapamento, comprar o comando, carburadores/injeção, etc...
2- As peças (e serviços) são caras e normalmente são compradas aos poucos, a não ser que você tenha o bolso bem provido. A maioria das pessoas acaba vendendo as peças antes de completar o projeto. E dificilmente recuperam o valor investido.
3- Se for seu único carro e para uso diário não compensa aumentar cilindrada e assim como não compensa turbinar. Se for carro de brinquedo, vale a pena injetar e turbinar. Gastar com aspirado é bobagem e perda de grana. Com turbo injetado e baixa pressão você aumenta muito mais a potência gastando menos que um aspirado (e que rende menos).
4- Preço de cada um na sua região. Álcool é ruim pra viajar por ex, pela baixa autonomia e tal. Também é ruim se for carro de final de semana ou até mesmo quinzenal..
5- Mão de obra para mexer com vw a ar é cara e escassa. Tem que fazer com quem manja, e quem manja cobra seu valor. Já um "zé mané" tem alguns, mas você acaba levando ferro depois.
6- Se for carro de negócio ou que você pensa em vender algum tempo depois, largue tudo pra lá..nem comece, pois não vai recuperar a grana investida.
No mais, recomendo um 1622cc (taxa 8:1 na gasosa ou 12:1 no álcool), escape 4x1 silenautto ou uemaster, volante aliviado 1 kg, válvulas 38x32, câmaras e duto fortemente trabalhados, comando w110 ou w120, injeção pandoo com distribuidor aranha sem avanços, ou sua weber 40/44.
Sugestão: levante o preço das peças e tome um chá de camomila pra acalmar hehe!
Já andou lendo alguns tópicos de outros foristas e tal?! Tem bastante informação embutida e por ae vai hehe! O principal que você deve definir antes de começar a brincar com aircooled:
1- tem quanta grana reservada pra INVESTIR?
2- vai comprar as peças de uma vez ou comprar aos poucos?
3- é carro de uso diário? É seu único carro?
4- prefere álcool ou gasolina?
5- é você quem vai preparar e montar?
6- vai vender depois?
Agora a explicação:
1- "Mais vale um gosto que um troco no bolso!". Preparar vw a ar é tão caro quanto preparar um V8. Uma retífica geral + kit 1600 novo sai por 2500 reais em média, sem mão de obra. Ainda falta preparar os cabeçotes, escapamento, comprar o comando, carburadores/injeção, etc...
2- As peças (e serviços) são caras e normalmente são compradas aos poucos, a não ser que você tenha o bolso bem provido. A maioria das pessoas acaba vendendo as peças antes de completar o projeto. E dificilmente recuperam o valor investido.
3- Se for seu único carro e para uso diário não compensa aumentar cilindrada e assim como não compensa turbinar. Se for carro de brinquedo, vale a pena injetar e turbinar. Gastar com aspirado é bobagem e perda de grana. Com turbo injetado e baixa pressão você aumenta muito mais a potência gastando menos que um aspirado (e que rende menos).
4- Preço de cada um na sua região. Álcool é ruim pra viajar por ex, pela baixa autonomia e tal. Também é ruim se for carro de final de semana ou até mesmo quinzenal..
5- Mão de obra para mexer com vw a ar é cara e escassa. Tem que fazer com quem manja, e quem manja cobra seu valor. Já um "zé mané" tem alguns, mas você acaba levando ferro depois.
6- Se for carro de negócio ou que você pensa em vender algum tempo depois, largue tudo pra lá..nem comece, pois não vai recuperar a grana investida.
No mais, recomendo um 1622cc (taxa 8:1 na gasosa ou 12:1 no álcool), escape 4x1 silenautto ou uemaster, volante aliviado 1 kg, válvulas 38x32, câmaras e duto fortemente trabalhados, comando w110 ou w120, injeção pandoo com distribuidor aranha sem avanços, ou sua weber 40/44.
Sugestão: levante o preço das peças e tome um chá de camomila pra acalmar hehe!
Abração ae!
bom vamos lá:
1-ja tenho certo capital para investir(sei que vai grana);
2-vou comprando aos poucos, a ideia é botar pra rodar inicio do ano que vem;
3-não será uso diario, nem é meu unico carro, uso para dar umas voltas finais de semana, viajar para algum encontro as vezes;
4-combustivel nao tenho preferencia pois aqui qualquer um é caro, talvez pelo clima ser frio e andar pouco seria melhor gasolina(sei que um motor mexido bebe);
5-sim, eu mesmo que vou encarar a missão de montar, assim não me preocupo com mão de obra.
6-não irei vender.
a ideia é mais ou menos essa, a principal duvida é de quais válvulas usar nos cabeçotes, pois estou trabalhando neles(pretendo terminar até final de outubro), andei lendo alguns tópicos nos fóruns, de onde tirei a ideia de aumentar as válvulas pois vi bastante gente falando em 40mm na admissão. com o alivio do volante eu não perderia muito torque em baixa? ou com bom dimensionamento de válvulas com um comando eu tenho um bom resultado? vou alimentar com as weber mais por questão financeira pois só preciso de coletores e acionadores, para injetar eu precisaria comprar tudo, o que elevaria bastante o custo do projeto, mas não descarto essa possibilidade futuramente.
Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
Potência – 84cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 12,6 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Boa tarde, adicionando a esta lista os balanceiros 1.25, trariam quantos cavalos a mais?
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