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Comando & carburação

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  • #16
    Re: Comando & carburação

    Vou reformular minha pergunta.

    Quando falamos que um comando é de 270º, por exemplo, onde é medido esse ângulo? (se é que o termo 270º se refere a um ângulo, naturalmente.)

    Comment


    • #17
      Re: Comando & carburação

      A duração do comando. Um W-125 tem 301° de duração, logo, ele seria um comando 301°, sacou?1
      2100 aspro

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      • #18
        Re: Comando & carburação

        Não, não saquei. Voce inseriu mais um conceito, "duração", o qual eu não sei o que é. Poderia explicar o que é isso?

        Comment


        • #19
          Re: Comando & carburação

          Graduação = duração!
          2100 aspro

          Comment


          • #20
            Re: Comando & carburação

            Indo um pouco além...

            Graduação = Duração = Permanência = Ângulo de abertura das válvulas.


            Comigo uma vez ocorreu um caso curioso...

            Estava procurando por um comando esportivo para meu primeiro motor...
            Conhecia muito pouco a respeito e estava perguntando sobre os famosos P2, P3 e P4...
            Em determinado momento perguntei para o Vnededor de uma loja... E a duração deste comando qual é?
            E ele...

            Fica tranquilo!
            Este comando dura bastante... Voc~e vai retificar o motor e o comando ainda vai estar bom!

            Agradeci pela informação e sai da loja...
            Lá não dava para comprar né? hehehehe!!!
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

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            • #21
              Re: Comando & carburação

              Postado originalmente por Master Vader
              perguntei para o Vnededor de uma loja... E a duração deste comando qual é?
              E ele...

              Fica tranquilo!
              Este comando dura bastante... Você vai retificar o motor e o comando ainda vai estar bom!
              AHEUHEuHAUehAUehuAE
              Muito boa essa...!
              2100 aspro

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              • #22
                Re: Comando & carburação

                Muito bom o tópico Felipe, bem detalhando com relação ao Comando x Carb..

                Parabéns

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                • #23
                  Re: Comando & carburação

                  Postado originalmente por Master Vader
                  ..........
                  Graduação = Duração = Permanência = Ângulo de abertura das válvulas.
                  Pergunto:
                  1- Onde é medido esse ângulo?
                  2- Ele refere-se apenas a uma came (ou válvula) ou ao conjunto das duas cames admissão e escape (ou das duas válvulas) juntas?

                  Motivo:
                  Uma circunferência só tem 360º, se num comando citado de 301°, por exemplo, uma válvula (ou mesmo o par admissão-escape como um todo) ficar aberto enquanto o eixo de comando gira desse ângulo, a coisa está sem sentido.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Comando & carburação

                    Existem várias medidas num comando...graduação, overlap, levante...
                    A graduação indica qto tempo a adimissão fica aberta, entende?! Por exemplo: um comando W-125 fica aberto 301°/360° de volta, sacou?

                    Vc acha ilustrações facilemte na internet. Procure q vc vai ver o q estou falando
                    2100 aspro

                    Comment


                    • #25
                      Re: Comando & carburação

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Pergunto:
                      1- Onde é medido esse ângulo?
                      2- Ele refere-se apenas a uma came (ou válvula) ou ao conjunto das duas cames admissão e escape (ou das duas válvulas) juntas?

                      Motivo:
                      Uma circunferência só tem 360º, se num comando citado de 301°, por exemplo, uma válvula (ou mesmo o par admissão-escape como um todo) ficar aberto enquanto o eixo de comando gira desse ângulo, a coisa está sem sentido.
                      Ricardo
                      A válvula não fica aberta enquanto o comando gira.
                      O came do comando pressiona o tucho, o tucho pressiona a vareta, a vareta pressiona o balanceiro, o balanceiro por sua vez pressiona a valvula. Ufa!!
                      girando o comando.... nas costas do came a valvula esta fechada,....girando o comando a valvula vai "abrindo progressivamente" até seu ponto mais alto (lift,ponta do came,valvula totalmente aberta), aí a valvula começa a "fechar progressivamente" até chegar ao ponto inicial.

                      Este caminho de "abertura e fechamento progressivo" é denominado :
                      permanência, duração que é medido por sua vez em graus,....fiz me entender,,,,???
                      Last edited by callotafusca; 09-02-2009, 10:21 PM.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Comando & carburação

                        Postado originalmente por callotafusca
                        Ricardo
                        A válvula não fica aberta enquanto o comando gira.
                        O came do comando pressiona o tucho, o tucho pressiona a vareta, a vareta pressiona o balanceiro, o balanceiro por sua vez pressiona a valvula. Ufa!!
                        girando o comando.... nas costas do came a valvula esta fechada,....girando o comando a valvula vai "abrindo progressivamente" até seu ponto mais alto (lift,ponta do came,valvula totalmente aberta), aí a valvula começa a "fechar progressivamente" até chegar ao ponto inicial.

                        Este caminho de "abertura e fechamento progressivo" é denominado :
                        permanência, duração que é medido por sua vez em graus,....fiz me entender,,,,???
                        Veja se entendi bem o conceito, Em um comando de 284º, por exemplo, a abertura máxima da válvula vai ocorrer exatamente na metade da graduação? Ou seja, quando o comando atingir uma volta de 142º?

                        Abs.

                        Comment


                        • #27
                          Re: Comando & carburação

                          Ricardo,
                          Vou tentar exclarecer suas dúvidas....
                          Quando se diz "O comando modelo tal, tem 284º de duração". Como o nossos motores são à 4 tempos, o virabrequim gira 720º(duas voltas completas) durante os 4 tempos. O comando, sabe-se possui uma engrenagem maior que a do virabrequim, logo para 720º do virabrequim, o comando gira 360º.

                          Assim, a duração do comando, os tais "284º" sao referentes a graus do virabrequim, e não do eixo do comando de válvulas. Essa graduação nada mais é do que a medida do angulo "d"(na figura em anexa) multiplicada por dois.

                          A graduação é medida com um relógio comparador. Coloca-se o comando num suporte, onde ele gira em torno do seu eixo, e um relógio comparador em um suporte fixo, de maneira que a ponta aferidora fique em contato com o comando como mostrado na figura anexa. A graduação é medida com uma certa folga, por exemplo uma folga de 0.005". Assim, gira-se o comando no sentido anti horário(pode ser horário tb, escolhi o anti-horário pra facilitar a explicação, tendo em vista a figura em anexo). O comando gira até que a ponta aferidora do relógio comparador toca o ponto A(da figura anexa). A partir desse instante, o relógio começa a marcar o quanto o comando empurra o tucho. Considera-se a folga dita acima, e quando o relógio medir o valor da folga, comesa-se a medir quantos graus o comando girará(com a ajuda de um transferidor colocado na ponta do comando) até que o valor aparente no relógio decresça(após passar o pico do comando, onde há o levante máximo) até chegar novamente ao valor da folga (isso ocorrerá quando a ponta do relógio comparador estiver próxima do ponto B. Assim, com a leitura no transferidor, obtem-se a medida "d", mostrada na figura. Dobrando-se esse valor, obtemos a graduação do comando.

                          Quando se diz: "o comando w110 tem 284º" quer dizer que, quando você medir(como informei acima) o came da admissão ou o came do escape, ambos darão o valor "d" o qual: d x 2 = 284º.
                          Agora, existem comando assimétricos, por exemplo os de motores turbo, como o TCS10, cujas graduações são: "284º x 276º". Isso quer dizer que o comando tem 284º de graduação nos cames da admissão e 276º nos cames do escape.

                          Bem...é isso, espero não ter complicado ainda mais o assunto! ;)

                          Abraço!
                          Arquivos Anexos
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                          • #28
                            Re: Comando & carburação

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Bem...é isso, espero não ter complicado ainda mais o assunto! ;)

                            Abraço!
                            Não, que nada, entendi tudinho...

                            Brincadeira, Rafael, muito bem explicado, nunca tinha atentado para esse fato da relação do virabrequim com o comando, muito interessante.

                            Abs.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Comando & carburação

                              Grande Rafael_MO, excelente. É a explicação que eu precisava para entender definitivamente esse conceito, esclarecendo de forma objetiva, clara e concisa aspectos obscuros e que não faziam sentido.

                              Comment


                              • #30
                                Re: Comando & carburação

                                Falô Rafael!!!

                                Matou a cobra e mostrou o pau!!!!
                                Last edited by callotafusca; 10-02-2009, 02:00 PM.

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