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Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

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  • #46
    Postado originalmente por Rafael_MO
    Fala Karlos!
    É o que eu estava pesando em fazer. usar a capelinha de metal do Gol BX, como base. Via modificando ela na lata, com solda, ventoinha de diãmetro maior, até ficar mais ou menos parecia com a do porsche, e testa para saber se o carro está esquentando muito ou não.
    Daí usa-se a capela de lata modificada do BX, e faz uma forma, para depois ir fazendo a fibra da capela final...
    Acho que daria um resultado muito bom! O que vocês acham?
    Na matéria desse Fusca da Rojão, na revista falava que o óleo não passava de 72°C..Temperatura baixa demais. Ou seja, refrigera bem(até mais do que o necessário), daí só aumentar o diãmetro da polia da ventoinha, pra ela girar menos, e mandar um pouco a menos de ar pra refrigerar o motor.
    Abraço!
    Essa ventoinha usada pelo Pico é o ventilador do radiador de água do ford ecosport com ar condicionado, uma hélice cheia de pás plásticas, não é importada, acha-se nas lojas da ford. Vi na ecosport de meu concunhado. Existe uma com menos pás, 7 no total, do ford fiesta, que também pode ser usada e já se acha em desmanches (já comprei uma).

    O Pico mandou fazer um cubo novo que prendesse o ventilador e tivesse o "V" para a correia. Aliás, muito apertado em relação ao turbo que foi montado, como vi no encontro no pátio da VW em São Bernardo. Se quebrar a correia, tem que empurrar o turbo de lado para que a nova possa ser encaixada na polia do virabrequim.
    Chico Biela

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    • #47
      Ventoinha...

      Postado originalmente por Chico Biela
      Essa ventoinha usada pelo Pico é o ventilador do radiador de água do ford ecosport com ar condicionado, uma hélice cheia de pás plásticas, não é importada, acha-se nas lojas da ford. Vi na ecosport de meu concunhado. Existe uma com menos pás, 7 no total, do ford fiesta, que também pode ser usada e já se acha em desmanches (já comprei uma).

      O Pico mandou fazer um cubo novo que prendesse o ventilador e tivesse o "V" para a correia. Aliás, muito apertado em relação ao turbo que foi montado, como vi no encontro no pátio da VW em São Bernardo. Se quebrar a correia, tem que empurrar o turbo de lado para que a nova possa ser encaixada na polia do virabrequim.
      Olá amigo, seja bem vindo!
      Como imaginei, a ventoinha em questão é diferente...hehehehe.
      Busquei em minha pesquisas por adaptação de ventoinhas e acabei indo parar nos sites japoneses de preparação para drift...
      Lá, eles preparam os Laurel e Cefiro para drift, mas devidop ao alto regime de trabalho do motor, têm que adaptar uma refrigeração mais eficiente...é como no nosso caso com o fusca. Dá pra fazer, fica bom (como num porsche), mas não sai mais que o valor do próprio carro...
      A questão que li em um artigo é que deve existir um sistema de monitoramento para garantir o investimento...imaginei um tipo de cebolão de óleo que disparasse quando a temperatura do óleo fosse crítica.
      No mais para a capela, o caldeireiro aqui (rsrsrsrsr) poderia ajudar.
      Para se utilizar fibra, acho que dá sim, penso que fica bom, só que a aparência final é que seria o problema...aplicar massa pra alisar é que não me parece boa idéia.
      Até mais pessoal, aguardo novos comentários!
      Abraço!
      Ominus Kaiser

      "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

      Comment


      • #48
        Postado originalmente por Ominus Kaiser
        Olá amigo, seja bem vindo!
        Como imaginei, a ventoinha em questão é diferente...hehehehe.
        Busquei em minha pesquisas por adaptação de ventoinhas e acabei indo parar nos sites japoneses de preparação para drift...
        Lá, eles preparam os Laurel e Cefiro para drift, mas devidop ao alto regime de trabalho do motor, têm que adaptar uma refrigeração mais eficiente...é como no nosso caso com o fusca. Dá pra fazer, fica bom (como num porsche), mas não sai mais que o valor do próprio carro...
        A questão que li em um artigo é que deve existir um sistema de monitoramento para garantir o investimento...imaginei um tipo de cebolão de óleo que disparasse quando a temperatura do óleo fosse crítica.
        No mais para a capela, o caldeireiro aqui (rsrsrsrsr) poderia ajudar.
        Para se utilizar fibra, acho que dá sim, penso que fica bom, só que a aparência final é que seria o problema...aplicar massa pra alisar é que não me parece boa idéia.
        Até mais pessoal, aguardo novos comentários!
        Abraço!


        Venho esclarecer que para fazer uma peça em fibra de vidro com molde bem feito e o profissional que fizer a peça for bom não se faz necessário utilização de massas poliéster, pq a peça praticamente sairá do molde pronto para pintura ou não, pq para poderá utilizar a camada inicial do Gel Coat na cor que desejar.
        Para confeccionar uma capela de boa qualidade:
        1. Duas camadas de Gel Coat na cor que desejar;
        2. Uma camada de tecido 350gr, laminada com Resina Isofitalica;
        3. Uma camada de Manta, não aconselho utilização de Roving apesar de o custo ser menor pq a Manta irá trazer uma melhor resistência, laminada com Resina Isofitalica.
        Está peça ficará leve e com muita resistência até mesmo com calor e ficará com uma espessura de + 3,5 mm.


        .................................................. ............................

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        • #49
          Capela em fibra...

          Olá amigo...tudo bem?
          Li sua resposta, pensei um pouco e pesquisei sobre fibra. De fato, vc tem razão, a peça pode ser obtida da forma que vc comentou. No entanto, li nos artigos que encontrei que para tal seria necessário um molde (por isso se usa Gelcoat); como a produção desta capela não seria seriada, ou seja, cada membro faria a sua, não vejo muita vantagem...haveria a dificuldade de se desenvolver este molde pra posteriormente poder laminar a capela.
          Li também que, é possível se laminar sobre a capela do gol e depois alterá-la, mas mesmo assim, seria necessário certa experiência com a fibra.
          Trabalhei em empresas que fabricam geradores eólicos aqui em sorocaba, e suas carenagens e pás são fabricadas em fibra. Para mim, o problema é que não encontro quem forneça tecido a preços módicos...a manta se encontra, mas o valor é algo sensurável.
          De toda forma, avançamos um pouco com a ajuda do Chico Biela e a sua...
          Só precisamos pensar sobre o suporte agora e depois dar forma a nosso "sonho"...hehehehe...
          Se puder, amigo, diga-me onde consegue e quanto sai a fibra pra vc (tecido e manta)...
          A resina que consigo por aqui é poliéster...como não trabalhava com a química da mistura, só laminava, gostaria de saber se serve...
          Obrigado, desde já!!!
          Até mais, abraço!
          Ominus Kaiser

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          • #50
            Bem vindo Chico Biela, muito bom te-lo conosco.

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            • #51
              Postado originalmente por Ominus Kaiser
              Olá amigo...tudo bem?
              Li sua resposta, pensei um pouco e pesquisei sobre fibra. De fato, vc tem razão, a peça pode ser obtida da forma que vc comentou. No entanto, li nos artigos que encontrei que para tal seria necessário um molde (por isso se usa Gelcoat); como a produção desta capela não seria seriada, ou seja, cada membro faria a sua, não vejo muita vantagem...haveria a dificuldade de se desenvolver este molde pra posteriormente poder laminar a capela.
              Li também que, é possível se laminar sobre a capela do gol e depois alterá-la, mas mesmo assim, seria necessário certa experiência com a fibra.
              Trabalhei em empresas que fabricam geradores eólicos aqui em sorocaba, e suas carenagens e pás são fabricadas em fibra. Para mim, o problema é que não encontro quem forneça tecido a preços módicos...a manta se encontra, mas o valor é algo sensurável.
              De toda forma, avançamos um pouco com a ajuda do Chico Biela e a sua...
              Só precisamos pensar sobre o suporte agora e depois dar forma a nosso "sonho"...hehehehe...
              Se puder, amigo, diga-me onde consegue e quanto sai a fibra pra vc (tecido e manta)...
              A resina que consigo por aqui é poliéster...como não trabalhava com a química da mistura, só laminava, gostaria de saber se serve...
              Obrigado, desde já!!!
              Até mais, abraço!
              Uma dica para quem quer somente tirar uma peça ou até mesmo alguns, já que a idéia seria utilizar a capela do Gol com as devidas alterações para dar encaixe da nova ventoinha, utilize a própria para molde, somente terá que ter a parte de dentro totalmente lisa sem defeitos ou mossas, retire totalmente a existência de tinta ou graxa na parte de dentro deixando-a totalmente lisa e limpa, aplique 6 camadas de cera de carnaúba (vendida em casas de fibra R$ 9,00 a lata), aplicação deverá ser uma a uma com espaço de tempo de 15 min., sendo que não dê polimento na peça e sim na própria cera, depois uma camada somente uma de PVA (vendida em casa de fibra R$ 5,00 – 500 ml) que ficará um filme de plástico, depois deste processo para a peça a ser retirada facilmente do molde (peça em metal), agora temos a confecção da peça em si, duas camadas de Gel Coat Isofitalico na cor que desejar (vendida em casa de fibra R$ 26,00 kg), sua aplicação deverá ser com pincel de seda de 1” ou pistola com bico de 4 mm, mas terá que diluir o Gel 5% com monômero de estireno (vendida em casa de fibra R$ 10,00 litro), cada camada não poderá exceder 1 mm de espessura, quando estiver seco ao toque aplicar a segunda camada, agora vamos a primeira laminação com tecido de 350 Gr o mesmo que é utilizada na fabricação de pranchas de surf (vendida em casa de fibra R$ 6,00 o metro), utilizando resina poliéster isofitalica (vendida em casa de fibra R$ 14,00 kg + - 900 ml), não utilize a poliéster ortofitalica, a isofitalica irá agüentar mais a caloria, por ultimo faça mais uma laminação com manta de fibra de vidro (vendida em casa de fibra R$ 16,00 kg), aconselho a retirar do molde após 48 horas, a cura total se dará por + uma semana.



              .................................................
              Last edited by marcus; 11-11-2007, 12:36 AM.

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              • #52
                Fala Galera!
                Chico-Biela, muito obrigado pelas informações!
                Mas eu estava pensando em arrumar uma ventoinha mais parecida com as do Porshce mesmo(mais retas).
                Pelo que você disse, nnão parece complicado bolar esse sistema de refrigeração....

                Markus,
                Valeu pelas dicas! Muito técnicas!
                Quando mexi com fibra, foi commanta e uma resina que se misturava com um catalziador. E depois lixamos, pra dar acabamento(pqp, que cocera que dava..)
                Tava pensando em, pra facilitar, usar manta com resina mesmo e lixa rpra dar acabamento.Depois aplicar o gel e pintar. O que acha?

                Abraço.
                Aos que não atualizaram ...

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                284º

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                • #53
                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Fala Galera!
                  Chico-Biela, muito obrigado pelas informações!
                  Mas eu estava pensando em arrumar uma ventoinha mais parecida com as do Porshce mesmo(mais retas).
                  Pelo que você disse, nnão parece complicado bolar esse sistema de refrigeração....

                  Markus,
                  Valeu pelas dicas! Muito técnicas!
                  Quando mexi com fibra, foi commanta e uma resina que se misturava com um catalziador. E depois lixamos, pra dar acabamento(pqp, que cocera que dava..)
                  Tava pensando em, pra facilitar, usar manta com resina mesmo e lixa rpra dar acabamento.Depois aplicar o gel e pintar. O que acha?

                  Abraço.
                  A resina que vc está falando deverá ser a ortofitalica que normalmente vendida até mesmo em lojas de tintas, tem seu preço na faixa de R$ 10,00 kg, todas as resinas tipo poliéster (isofitalica, ortofitalica, cristal, etc.) utilizam o catalisador tipo mek, ainda tem uma resina melhor a epóxi que seu custo é muito elevado, no sistema que indiquei é uma forma mais simples possível e que ficará uma peça perfeita, sem ondulações e defeitos, evitando assim massas e o lixar, que convenhamos é f...., principalmente na parte das partículas de vidro entrar nos poros e criar irritações (coceiras), quando tenho que lixar alguma peça tenho um macacão próprio para tal que somente fica as mãos expostas e o fundamental é utilização de mascaras até mesmo na laminação.
                  Aplicação de Gel após ter feito a peça é complicado e aja braço para lixar, usamos está técnica de aplicação de Gel após laminação para peças individuais personalizadas como painel e afins, mas para facilitar este tipo de técnica utilize que chamamos de véu, um tipo de manta bem fina, que irá lhe facilitar o lixamento, sendo que não passe o Gel com pincel e sim o dilua um pouco mais que 5% e derrame em cima da peça, ficará bem mais fácil e menos defeito.



                  ........................

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                  • #54
                    Ressuscitando o tópico

                    Faz tempo que esse tópico está parado mais eu achei algumas informaçoes legais sobre os kits importados que dá pra ver mais em detalhes.

                    o site do Bernie Bergmann foi atualizado tem algumas fotos
                    http://www.bergmannvw.net/911_kits.htm

                    e nesse site alemão tem um kit que usa a ventoinha e o alternador porsche original
                    só que é bem caro 1499 euros e 1649 euros em fibra de carbono


                    http://www.csp-shop.de/shop2/frame_n...ooling+Systems

                    estou colocando o manual de instalação dela em anexo, tem umas fotos com uma resolução legal

                    já o do Bernie Bergmann é um kit fabricado por ele, bem mais parecido com o porsche que o do pico, e o preço está U$ 1095 dependendo de qto sair o frete saí mais barato que o do pico, ainda mais que o dolar está caindo "Ou não"
                    Arquivos Anexos
                    Felipe Mori
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                    Comment


                    • #55
                      Postado originalmente por Ominus Kaiser
                      Olá pessoal!
                      A capela do gol bx, embora parecida, não é igual a essa não.
                      A ventoinha do gol bx é menor, e a parte central tem maior diâmetro, o que acaba fazendo com que ela tenha um menor fluxo de ar. Isto se justifica, por que ela foi pensada para resfriar o motor apenas em marcha lenta. Quando aceleramos o carro (gol bx), o fluxo de ar gerado pelo seu movimento entra pela capela, auxiliado pelo maior giro da ventoinha, promovendo o resfriamento dos cilindros...
                      Se vc ficar acelerando o gol bx parado por muito tempo, vai fritar tudo no motor...é capaz até de derreter um pistão.
                      Caro Ominus Kaiser...

                      isso que voce comentou do motor do Gol BX travar se acelerar muito forte é para quando ele está instalado na traseira ( em Fusca ) ou acontece mesmo quando instalado no Gol? Agora fiquei preocupado, pois entao nao dá nem para subir serra com transito pesado no Gol BX porque ele pode travar!!! É assim mesmo?
                      schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                      ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                      Edkäfer,

                      OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                      Comment


                      • #56
                        Essa capela foi feita em cima dakelas capelas gringas, de aluminio, que não tem o radiador de oleo dentro, elas tem um caimento pro lado esquerdo, n sei se voces lembram !!!! Certeza que o cara usou a torre e o alternado do fusca, so precisava fazer o molde da carenagem.
                        O ideal seria um profissional da area que quisesse investir nisso e tivesse algum conhecimento do q precisa ser feito. Fazia um molde de MDF mesmo, todo emassado e era so lamirar e tirar as peças e vender !!!!

                        Vo ver se axo uma foto da ventoinha que estou falando !!!

                        Igual essa

                        http://images.thesamba.com/vw/classi...ix/1470814.jpg

                        O cara so teve de fazer o acabamento em volta da ventoina, e as laterais que cobrem os cilindros e os cabeçote.

                        Mas isso o cara pode fazer laminando em cima de um motor montado !!! Depois de tirar uma peça ele tira o molde dessa peça e vouala !!! So encomendar !!!
                        Last edited by Bacin; 29-01-2008, 07:07 AM.

                        Comment


                        • #57
                          Tais capelas não são recomendadas...
                          Há um extenso debate no thesamba acerca desses modelos de capela e ninguém as recomenda, pois as mesmas não refirgeram o motor de forma adequada. (preguiça de postar o tópico do thesamba, mas procurem por lá )
                          Há uma opção menos cara (e menos estética) e muito mais eficiente, eh a DTM para motores Type1. Elas custam quase 500 dólares, mas prometem fazer milagres...Disponivel no site do massivet4 ou coisa parecida.
                          Abçs
                          2100 aspro

                          Comment


                          • #58
                            Postado originalmente por FILIPE A
                            Tais capelas não são recomendadas...
                            Há um extenso debate no thesamba acerca desses modelos de capela e ninguém as recomenda, pois as mesmas não refirgeram o motor de forma adequada. (preguiça de postar o tópico do thesamba, mas procurem por lá )
                            Há uma opção menos cara (e menos estética) e muito mais eficiente, eh a DTM para motores Type1. Elas custam quase 500 dólares, mas prometem fazer milagres...Disponivel no site do massivet4 ou coisa parecida.
                            Abçs
                            tem um cara que fala mais ou menos isso no site dele
                            http://www.tunacan.net/t4/tech/upright-911.shtml

                            essa abaixo é a DTM (foto eh um type 4 mais a outra debaixo eh pro nosso type 1)




                            mais detalhes http://www.aircooledtechnology.com/cooling/index2.shtml
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
                            --------------------------------------------------------

                            Comment


                            • #59
                              É justamente essa a capela que promete milagres,e de acordo com quem usa, os cumpre!
                              Só que gastar + de 1000 joules numa capela...é tenso! Prefiro uns radiadorezinhos de óleo
                              2100 aspro

                              Comment


                              • #60
                                O pessoal da rojão racing faz esse tipo de ventoinha. Inclusive com o kit turbo deslocado para tras do motor.
                                www.rojaoracing.com.br

                                Germano

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