Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

Fabricio... O principal dessa pesquisa é como guiar o ar proporcionalmente para os cilindros! Alternador imagino tentar um até superior ao original do fusca!
    Eu tenho vontade de fazer um troço desses.... falta garagem para a vontade de quantidade de fuscas...
    Last edited by luismj; 04-02-2010, 08:49 PM.
    CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
    GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Postado originalmente por luismj
      Fabricio... O principal dessa pesquisa é como guiar o ar proporcionalmente para os cilindros! Alternador imagino tentar um até superior ao original do fusca!
      Eu tenho vontade de fazer um troço desses.... falta garagem para a vontade de quantidade de fuscas...

Guiar o ar é muito simples até no modelo original, digo isso porque esse sistema proporciona um deslocamento de ar muito grande sendo assim basta uma pequena lata do lado de cima curvada para a esquerda para haver um deslocamento jogando ar por igual nos cilindros 3 e 4.

Como disse antes o problema é a ventoinha ideal, aqui em minha cidade já rodei pelas auto peças e pelos desmanches, mas é tudo muito fraco de estoques o que dificulta encontrar um ventoinha que tenha 11 pás o mais parecido possivel do modelo original do porshe.

Se conseguimos descobrir qual o deslocamento de ar que essa ventoinha produz ficaria muito simples de fazer.!
      Pra mim falta tempo em minha oficina o que me deixa cada vez mais distante do projeto.!

Comment

Postado originalmente por Fabricio85
        Charles, é exatamente isso que a Rojão faz, a unica coisa que ainda não descobri é de qual carro que pertence essa ventoinha com várias pás que eles instalam.! Se eu conseguir a ventoinha a fabricação da capela é mole, mole.!
        olha gente !!ele muito amigo do sr. Paulo da phf 2000..
        quando eu frequentava la eu encontrei com ele,e o projeto estava no inicio.
        ele disse que estava usando a helice da trafique uma van da renalt.
        ela trabalha na mesma posição ...sera que ajuda?!!!
        abraços

Comment

Postado originalmente por sergio luiz
          olha gente !!ele muito amigo do sr. Paulo da phf 2000..
          quando eu frequentava la eu encontrei com ele,e o projeto estava no inicio.
          ele disse que estava usando a helice da trafique uma van da renalt.
          ela trabalha na mesma posição ...sera que ajuda?!!!
          abraços
          Estive olhando no catalogo de peças que tenho e a aparencia visual não bate exatamente com a do catalogo....

Mas pelo menos já temos um começo, vou tentar ver uma trafic e comparar...

Comment

Postado originalmente por Fabricio85
            Guiar o ar é muito simples até no modelo original, digo isso porque esse sistema proporciona um deslocamento de ar muito grande sendo assim basta uma pequena lata do lado de cima curvada para a esquerda para haver um deslocamento jogando ar por igual nos cilindros 3 e 4.

Como disse antes o problema é a ventoinha ideal, aqui em minha cidade já rodei pelas auto peças e pelos desmanches, mas é tudo muito fraco de estoques o que dificulta encontrar um ventoinha que tenha 11 pás o mais parecido possivel do modelo original do porshe.

Se conseguimos descobrir qual o deslocamento de ar que essa ventoinha produz ficaria muito simples de fazer.!
            Pra mim falta tempo em minha oficina o que me deixa cada vez mais distante do projeto.!
            ,

mas realmente, há necessidade da hélice ter 11 pás?

eu acredito que como o diâmetro da hélice é maior do que o do gol bx, e as pás também são maiores e com desenho que favorecem o deslocamento de ar pra dentro da capela, eu acho que uma hélice de 06 ou 07 pás já deve dar conta do recado.

até por que a hélice sendo acionada por correia e não por motor eletrico (uso normal em radiador), vai fazer com que ela desloque muito mais ar do que ela realemente foi projetada para radiador.

só aviso aos amigos que esse uso pode fazer com que a hélice de plástico se quebre, como já aconteceu com os kits da rojão racing, portanto, nada de acelerar o carro com a mão, após instalada essa ventoinha.

abraço a todos.
            saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
            miura 1979...................60% loading
            fusca 1977...................aguardando na fila
            sp2 1973.....................aguardando na fila
            Puma 1971...................aguardando na fila
            bianco 1977.................aguardando na fila
            projeto gordini boxer.....aguardando na fila

Comment

Postado originalmente por charles.marchi
              ,

mas realmente, há necessidade da hélice ter 11 pás?

eu acredito que como o diâmetro da hélice é maior do que o do gol bx, e as pás também são maiores e com desenho que favorecem o deslocamento de ar pra dentro da capela, eu acho que uma hélice de 06 ou 07 pás já deve dar conta do recado.

até por que a hélice sendo acionada por correia e não por motor eletrico (uso normal em radiador), vai fazer com que ela desloque muito mais ar do que ela realemente foi projetada para radiador.

só aviso aos amigos que esse uso pode fazer com que a hélice de plástico se quebre, como já aconteceu com os kits da rojão racing, portanto, nada de acelerar o carro com a mão, após instalada essa ventoinha.

abraço a todos.

O diametro pode até ser maior porem temo que lembrar que a rotação dessas ventoinhas com motores elétricos é superior e constantes comparado ao motor a combustão neh.

Comment

Bernie bergman está com um kit novo

saiu uma reportagem na revista Hot VW
                que está no site dele

http://www.bergmannvw.net/editorial-page-1.html
                Felipe Mori
                Osasco - SP
                --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                  Fabricio,
                  Acredito que o bloco não necessite muito de refrigeração, pois se necessitasse, teria uam maior superfície de roca de calor(ou seja, teria aletas). Aletas no bloco, só umas poucas e na parte debaixo dele, justamente pro armazenar óleo quente naquela região.
                  Logo, acredito que o mais itneressante a se refrigerar são camisas, cabeçotes e radiador de óleo.

Aiwpower,
                  Valeu pelas fotos! A do Fusca azul eu jah tinha visto, fico babando naquele motor...hehehe
                  E sim, serão de ótima ajuda!

Alguém aí, pelas andanças na net, nunca viu uma foto próxima ao tamanho real de uma ventoinha Porsche? Ou melhor, ninguém nunca viu uma ventoinah dessas com as respectivas medidas? Hehehe...

Estou tendo algumas idéias.....

Abraço pessoal!
                  A ventoinha do Porsche sozinha (sem o aro/Suporte) tem 245 mm
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                    Bernie bergman está com um kit novo

saiu uma reportagem na revista Hot VW
                    que está no site dele

http://www.bergmannvw.net/editorial-page-1.html
                    Legal esta do Bergman!
                    Filipe, abe o custo dela?

Abraço!
                    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                    Ignition: COP(Coil On Plug)
                    AFR controller: JAW Wideband
                    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Postado originalmente por bugtec
                      Legal esta do Bergman!
                      Filipe, abe o custo dela?

Abraço!
                      a última vez que vi estava por volta de 1000 dolares ...
                      Felipe Mori
                      Osasco - SP

Comment

E ai Jovens!

Segundo consulta ao site agora, o valor do kit sem aquecimento sai por módicos U$1595,00+frete, fora os impostos de importação.

Pode preparar o bolso...hehehe

[]s
                        (o\ ! /o) => Itamar Prata 94 Aspro 1915cc EFI+RF

BAURU/SÃO PAULO - SP

Comment

Postado originalmente por waidreas
                          E ai Jovens!

Segundo consulta ao site agora, o valor do kit sem aquecimento sai por módicos U$1595,00+frete, fora os impostos de importação.

Pode preparar o bolso...hehehe

[]s
                          Estou montando um kit com a ventoinha do Porsche, mas já são vários meses garimpando para conseguir achar as coisas a preços razoáveis.

consegui um alternador do porsche (Travado) por 20 dólares no e-bay

deve chegar em breve, aí vou tentar recondicionar por aqui, só interessa a carcaça mesmo ...
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP

Comment

Felipe,

Valeu pela medida!

Segue uma dica aqui pra você, tente achar um desses "pézinhos" da ventoinha de Porsche: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Porsc...item2eac688401

Pelo que entendi, ele deixa o fluxo de vento que vem da ventoinha mais próximo do laminar(sai de vortex para algo laminar, mais fácil de se trabalhar), o que ajuda no projeto da capela!

Isso meu deu mais idéias! hehehe

Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                              Felipe,

Valeu pela medida!

Segue uma dica aqui pra você, tente achar um desses "pézinhos" da ventoinha de Porsche: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Porsc...item2eac688401

Pelo que entendi, ele deixa o fluxo de vento que vem da ventoinha mais próximo do laminar(sai de vortex para algo laminar, mais fácil de se trabalhar), o que ajuda no projeto da capela!

Isso meu deu mais idéias! hehehe

Abraço!

esse por enquanto não rola hehehe

é dos mais modernos, usa a ventoinha de 12 "pás"

o que eu quero é arrumar/Fazer um desses

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eB...T#ht_790wt_932

para direcionar o ar para os cilindros
                              Felipe Mori
                              Osasco - SP

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                                esse por enquanto não rola hehehe

é dos mais modernos, usa a ventoinha de 12 "pás"

o que eu quero é arrumar/Fazer um desses

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eB...T#ht_790wt_932

para direcionar o ar para os cilindros
                                Felipe,

Bem, essa peça que você mandou não ´parece ter bem a função de direcionar o ar pelos cilindros... Pelo que ví é mais para não criar um vórtice(logo, região de baixa pressão) atrás do alternador. Esse tipo de região "puxa" o ar pra ela, e por isso tem-se os vórtices. Ou seja, essa região rouaria parte do ar que seria mandado para os cilindros. E também acho que ela não deixa muito(ou quase nenhum) vento ir para o bloco do motor em si, direcionando-os apenas a partes aletadas e radiador de óleo.

O que va direcionar é a estrutura da carcaça. Nesse modelo antigo(no qual vai essa peça), o suporte tme algumas pás no sentido contrário ao da ventoinha. Deve ser umas 4 pás, se não me engano. Ajudam um pouco a deixar o fluxo mais laminar(algo mais previsível de se intenter o comportamento, mais fácil de trabalhar). Mas a que postei é bem mais eficiente nesse quesito.

Essa peça que você está querendo arrumar/fazer compensa e muito ser feita! Você sabe se pras ventoinhas mais modernas tem algo parecido?

Abraço! thumbsup:
                                Last edited by Rafael_MO; 01-05-2010, 06:11 PM.
                                Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                                X