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Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

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  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Felipe,

    Bem, essa peça que você mandou não ´parece ter bem a função de direcionar o ar pelos cilindros... Pelo que ví é mais para não criar um vórtice(logo, região de baixa pressão) atrás do alternador. Esse tipo de região "puxa" o ar pra ela, e por isso tem-se os vórtices. Ou seja, essa região rouaria parte do ar que seria mandado para os cilindros. E também acho que ela não deixa muito(ou quase nenhum) vento ir para o bloco do motor em si, direcionando-os apenas a partes aletadas e radiador de óleo.

    O que va direcionar é a estrutura da carcaça. Nesse modelo antigo(no qual vai essa peça), o suporte tme algumas pás no sentido contrário ao da ventoinha. Deve ser umas 4 pás, se não me engano. Ajudam um pouco a deixar o fluxo mais laminar(algo mais previsível de se intenter o comportamento, mais fácil de trabalhar). Mas a que postei é bem mais eficiente nesse quesito.

    Essa peça que você está querendo arrumar/fazer compensa e muito ser feita! Você sabe se pras ventoinhas mais modernas tem algo parecido?

    Abraço! thumbsup:
    não sei se os mais modernos tb tem, acredito que sim
    vou procurar
    dá uma olhada nesse tópico do germanlook
    http://www.germanlook.net/forums/showthread.php?t=5973


    foi um dos que me fez criar coragem de partir para ventoinha do porsche

    qdo eu li eu vi um relogio que ele usou, usado em avioes aircooled, vai um fio (termometro) no meio das aletas de cada cabeçote e o relogio marca a temperatura de cada um.

    se eu achar eu posto aqui, pena q as fotos do cara estavam em photobucket da vida e espiraram, vou tentar contato com o cara p/ ver se ele me envia


    qto ao tamanho das ventoinhas tem lá nesse tópico

    Some pretty good info I found at our french sister-website www.germanlook.org :


    Early 911 245 mm fan with 1.3: 1 pulley ratio 1390 ltr/sec @ 6100 rpm

    1976-77 five bladed fan with 1.8:1 pulley ratio 1265 ltr/sec @ 6000 rpm

    1978-79 226 mm fan with 1.81:1 pulley ratio 1380 ltr/sec @ 6000 rpm

    Turbo fan with 1.68:1 pulley ratio 1500 ltr/sec @ 6000 rpm

    964 fan with 1.6:1 pulley ratio 1010 ltr/sec @ 6100 rpm

    New twin turbo with 1.8:1 pulley ratio 1210 ltr/sec @ 6100 rpm.

    Early 911 245 mm fan with 1.3: 1 pulley ratio 1390 ltr/sec @ 6100 rpm


    ..................diameter (mm).........rpm.........pulley ratio....speed (ft/sec)

    early 911................245..............6100.......... ..1.3 ..............334

    76-77 5 blade..........245..............6100............1. 8...............462

    SC.......... ...............226..............6100............1. 8...............426
    .
    930..........................245.............6100. ..........1.68...............431

    964/993................... 279.............6100............1.6............... 468

    993tt.........................279.............6100 ............1.8...............526


    1965-74/75...... 110 mm crank..................95 mm fan pulley
    1976-77... ........130 mm crank..................83 mm fan pulley
    1978-79............130 mm crank... ..............80 mm fan pulley
    1980-89............120 mm crank..................83 mm fan pulley

    fan sizes / blades / air flow:

    1965-74/75........245 mm / 11 pales.........1.3:1 ratio..1390 liters air/sec
    1975/76- 77......245 / 5 pales..................1.8:1 ratio....1265 l/sec
    1978-79............226 / 11 pales ...............1.8:1 ratio...1380 l /sec
    1980-89............245 mm / 11 blade.........1.67:1 ratio...1500 l/ sec
    964...............279mm / 12 pales......... 1.6:1 ratio..1010 l /sec (!)

    And the best part:

    An original 12-blade 964 fan uses only 8,1 hp at 6100 rpm!!
    I say that is WAY less than a type 1 fan at that rpm
    Last edited by felipedmori; 02-05-2010, 12:56 AM.
    Felipe Mori
    Osasco - SP
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    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

      O relógio era tipo esse
      http://www.bus-boys.com/bbvdo.htm#temphead

      cylinder head temp
      mas era só um relógio digital com 4 marcadores
      vou ver se encontro


      http://www.tangerineracing.com/images/WebPictures/CHT%20Install/CHT%20Gauge.jpg
      http://www.tangerineracing.com/images/EnginePics/AerospaceLogicEGTFace.jpg
      http://www.tangerineracing.com/images/EnginePics/AerospaceLogicEGTPackage.jpg
      Felipe Mori
      Osasco - SP
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      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

        Bacana Felipe!

        Vou ler esse tópcio. Tem muita coisa aí que me interessa!

        Fico pensando...quanto de vazão será que as ventoinhas, que o Pico da Rojão Racing usa, tem de vazão?

        Abraço!
        Last edited by Rafael_MO; 02-05-2010, 01:33 AM.
        Aos que não atualizaram ...

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        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

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        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

          Agora sim

          analógico
          http://www.emporiodigital.info/Produ...?ProdutoID=212

          digital
          esse é pirometro, não sei se tb serve para avaliar a ventilação dos cabeçotes individualmente por cilindro ...
          http://www.emporiodigital.info/Produ...?ProdutoID=112

          Acho que tem q ser o CHT ou os dois são a mesma coisa ????

          de qq forma é caro hehe
          Last edited by felipedmori; 02-05-2010, 02:02 AM.
          Felipe Mori
          Osasco - SP
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          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

            Qdo vc acha que já chegou no limite da insanidade, começa a procurar "relógios" de avião p/ colocar no Fusca hahaha
            Felipe Mori
            Osasco - SP
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            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

              Postado originalmente por felipedmori
              Qdo vc acha que já chegou no limite da insanidade, começa a procurar "relógios" de avião p/ colocar no Fusca hahaha

              SAHSUASHAUSASAH

              Acontece!
              Tem uns loucos que inventam de botar TBi de Yamaha R1 no Fusca! Roda fônica por imã "encrustrado" na polia de alumínio! hehehe

              Felipe, o CHT(Cilinder Head Temperature) é o que foi utilizado pelo gringo lá. os EGT(Exaust Gas Temperature) também é mais um indicativo quanto á mistura em si, e não a temperatura do cabeçote. Logo, o CHT(o analógico) seria o ideal em se usar.

              Não tenho certeza, mas acho que dá pra fazer algo assim usanco coisas bem simples! Tem uns multímetros digitais com escala de temperatura....quem sabe....

              Bem, vamos continuar as pesquisas. Um dia sai algo bem interessante daqui!

              Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

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              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                Postado originalmente por Rafael_MO
                SAHSUASHAUSASAH

                Acontece!
                Tem uns loucos que inventam de botar TBi de Yamaha R1 no Fusca! Roda fônica por imã "encrustrado" na polia de alumínio! hehehe

                Felipe, o CHT(Cilinder Head Temperature) é o que foi utilizado pelo gringo lá. os EGT(Exaust Gas Temperature) também é mais um indicativo quanto á mistura em si, e não a temperatura do cabeçote. Logo, o CHT(o analógico) seria o ideal em se usar.

                Não tenho certeza, mas acho que dá pra fazer algo assim usanco coisas bem simples! Tem uns multímetros digitais com escala de temperatura....quem sabe....

                Bem, vamos continuar as pesquisas. Um dia sai algo bem interessante daqui!

                Abraço!

                Será que com esses termometros infra vermelho
                http://produto.mercadolivre.com.br/M...quicompras-_JM

                dá para perceber diferença de uma camisa para outra ???

                tipo funciona o motor um pouco, vai de baixo do carro e aponta para cada cilindro para ver o qto tem de temp.


                voltando nos relogiod de avião hehe
                vi um que mede força G em dois eixos horizontal e lateral hehehe

                é que se colocar muito relógio começa a ir p/ o Xuning ....
                Felipe Mori
                Osasco - SP
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                • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                  Felipe,

                  Acredito que esse medidor seja insuficiente
                  Repare bem, ele lê só até 275ºC.... Sem chance.
                  Sem fala rque deve ser um saco ficar indo pra debaixo do carro pra medir isso....

                  A idéa dos mostradores, igual esse de avião, é boa, acho importante essa medida na fase de testes da refrigeração, pra ver se está indo tudo bem e etc. Para o dia-a-dia, acho que não....Para pista, acho interessante também.

                  Mas vamos ver se conseguimos alguma alternativa mais barata!

                  Abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

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                  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Felipe,

                    Acredito que esse medidor seja insuficiente
                    Repare bem, ele lê só até 275ºC.... Sem chance.
                    Sem fala rque deve ser um saco ficar indo pra debaixo do carro pra medir isso....

                    A idéa dos mostradores, igual esse de avião, é boa, acho importante essa medida na fase de testes da refrigeração, pra ver se está indo tudo bem e etc. Para o dia-a-dia, acho que não....Para pista, acho interessante também.

                    Mas vamos ver se conseguimos alguma alternativa mais barata!

                    Abraço.

                    esse foi só de exemplo, muito caro

                    olha esse,
                    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.35719

                    esse site chines tem um monte de tranqueiras desse tipo e manda com frete gratis ...

                    demora mais ou menos 1 mes mais chega


                    que temperatura será que chegam as camisas e cabeçotes ??

                    acho que só para a fase de testes até dá p/ ficar entrando em baixo do carro hehe

                    a duvida é que os cilindros são próximos e não sei se o calor de um não irradia para o outro no caso desse medidor infra vermelho, que não vai ter contato direto, mascarando uma incorreta distribuição de ar

                    olha esse
                    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.7286

                    edit:
                    esta acima com essa ponta deve ser o ideal
                    http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.3934
                    Last edited by felipedmori; 02-05-2010, 08:23 PM.
                    Felipe Mori
                    Osasco - SP
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                    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                      Felipe,

                      Sim, sao belos equipamentos. O penultimo link talvez seria o ideal, pois dá pra colocar aquele fio direto no cabeçote e puxar(se o tamanho do fio der, ou se tiver como esticá-lo) o aparelho pra dentro do cockpit, tendo visualização em tempo real.

                      A ultima ponta é uma boa também! E estão baratos!

                      Vai tentar? hehehehe

                      Abraço!
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                      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                        Postado originalmente por Rafael_MO
                        Felipe,

                        Sim, sao belos equipamentos. O penultimo link talvez seria o ideal, pois dá pra colocar aquele fio direto no cabeçote e puxar(se o tamanho do fio der, ou se tiver como esticá-lo) o aparelho pra dentro do cockpit, tendo visualização em tempo real.

                        A ultima ponta é uma boa também! E estão baratos!

                        Vai tentar? hehehehe

                        Abraço!
                        aí precisaria de 4 fios desses, e alternar o aparelho hehe
                        a principio ainda vou tentar medir por baixo hehehe

                        mais vou ter q esperar um pouco
                        "Item is temporarily sold out. "

                        mais como o motor não vai funcionar agora mesmo então dá p/ esperar mais um pouco


                        até pq se for fazer um kit para vender, tem q ser bem estudado, e meu motor será o "estudo de caso"
                        Felipe Mori
                        Osasco - SP
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                        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                          Vamos a parte técnica das idéias...

                          Fixar um termopar em cada camisa, fazendo um furo nas aletas "maiores" e encaixando o mesmo no devido local. Puxar os fios do termopar até um termômetro (pode ser de multímetro mesmo) e acompanhar a temperatura do carro em funcionamento normal. A idéia das latas que direcionam o fluxo de ar é boa.

                          Verificando os resultados, podemos melhorar o sistema.
                          Ominus Kaiser

                          "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                            Postado originalmente por Ominus Kaiser
                            Vamos a parte técnica das idéias...

                            Fixar um termopar em cada camisa, fazendo um furo nas aletas "maiores" e encaixando o mesmo no devido local. Puxar os fios do termopar até um termômetro (pode ser de multímetro mesmo) e acompanhar a temperatura do carro em funcionamento normal. A idéia das latas que direcionam o fluxo de ar é boa.

                            Verificando os resultados, podemos melhorar o sistema.
                            Talvez vcs ja conheçam o texto abaixo,mas vale a leitura....

                            http://www.aircooled.ro/fol809430/fo...lingSystem.pdf..

                            Alguns já tentaram..

                            Saludos

                            Odair
                            Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                            VW Fusca 1986 2.2
                            Megasquirt V2.2
                            Radiador de oleo Flex´o´Lite
                            Modulo Iginição MSD
                            Discos Powerbrakes

                            http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

                            Comment


                            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                              muito bom o arquivo......valeu
                              1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                              Comment


                              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                                Postado originalmente por Ominus Kaiser
                                Vamos a parte técnica das idéias...

                                Fixar um termopar em cada camisa, fazendo um furo nas aletas "maiores" e encaixando o mesmo no devido local. Puxar os fios do termopar até um termômetro (pode ser de multímetro mesmo) e acompanhar a temperatura do carro em funcionamento normal. A idéia das latas que direcionam o fluxo de ar é boa.

                                Verificando os resultados, podemos melhorar o sistema.

                                mais ou menos isso qeu eu tava pensando, qdo chegar na fase de montar o carro vou dar uma estudada. não sabia que o nome dos sensores era termopar, ajudou bastante na busca hehe



                                to esperando chegar o alternador (travado) e mais algumas coisas

                                é cruel ficar esperando essas coisas hehe


                                p/ quem não viu no tópico do meu carro, fotos da minha ventoinha

                                já lixei um pouco mais











                                como estava antes ...
                                foto do anuncio do the samba





                                veio da Inglaterra
                                Felipe Mori
                                Osasco - SP
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