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Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

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  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

    Postado originalmente por felipedmori
    A ventoinha e a armação parecem ser de aluinio fundido ou outra liga qq
    a armação dá p/ fazer já adaptada para o alternador que será usado, talvez o original ????

    se olhar bem a ventoinha vera que ela tem um cubo que é parafusado nela, esse cubo é de um metal mais resistente
    talvez a ventoinha possa ser de plastico com o cubo em metal.

    Inclusive ouvi dizer que a do Pico andou quebrando, justamente pela ventoinha ser plastica, feita para funcionar com motores elétricos onde o funcionamento é suave e constantes, a nossa vai receber uma pancada vinda do virabrequim a cada acelerada e reduzida ...

    um tio da minha noiva tinha uma empresa que fabricava tomadas e interruptores em plastico injetado, e cada modificação nos moldes gastava uma fortuna ...
    Entendi, fazer o miolo de metal e a ventoinha plástica, presa por mais pontos de apoio, distribuindo as cargas de aceleração e desaceleração.
    Pode ser feita, quem sabe, de uma plástico menos rígido, que "trabalhe" um pouco (não achei a palavra ideal).

    Vou falar com meu cliente sobre custos de molde, mas ja to imaginando 4 casas decimais...

    Agora tive uma outra idéia. Mais simples quem sabe...
    Se fosse feito a base da hélice com as pás presas por parafusos/soldadas?
    Segue um exemplo, imagem mais próxima do que imaginei:


    Neste caso, os parafusos ficariam pro lado de "dentro" do motor.

    Ou será que viajei geral? hehehe
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

      Felipedmori,

      Dá pra fundir ela inteira em alumínio, usando molde de areita talvez...Ou se pensar mais à frente, molde do tipo "cera perdida".

      O fator "complicador" é como fundir o alumínio. Já fundí alumínio em "churrasqueira"(tinha um soprador de ar por baixo e era bem parruda)....muito trabalhoso, vai muito carvão pra se fundir uma quantidade relativamente pequena...Mas dá pra ser feito, com custo relativamente em conta. O negócio é ter tudo em mãos e tempo pr fazer isso.

      Felipe, tente tirar um molde da ventoinha, se for o caso, tenta prodzir alguma em cera(parafina de vela) pra ver como tá ficando o produto final. Pode ser uma boa.

      Tem que observar também se essa polia não é feita pro injeção do alumínio líquido no molde(matriz). Se for, fica ainda mais caro de se fazer desse jeito....

      Alambique,
      Fazer essa ventoinha com as pás aparafusadas é complicado, pq tem que estudar muito se essa estrutura vai aguentar.

      Fazendo ela em plástico com o cubo metálico, acho que seria uma boa. Mais simples. Talvez usano uma ventoinha tipo a que o Pico fez, só que com o cubo. É algo a se pensar.

      Abraço!
      Last edited by Rafael_MO; 11-05-2010, 05:17 PM.
      Aos que não atualizaram ...

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      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Alanbique e Felipedmori,

        Dá pra fundir ela inteira em alumínio, usando molde de areita talvez...Ou se pensar mais à frente, molde e cera perdida.

        O fator "complicador" é como fundir o alumínio. Já fundí alumínio em "churrasqueira"....muito trbalhoso, vai muito carvão pra se fundir uma quantidade relativamente pequena...Mas dá pra ser feito, com custo relativamente em conta. O negócio é ter tudo em mãos e tempo pr fazer isso.

        Felipe, tente tirar um molde da ventoinha, se for o caso, tenta prodzir alguma em cera(parafina de vela) pra ver como tá ficando o produto final. Pode ser uma boa.

        Tem que observar também se essa polia não é feita pro injeção do alumínio líquido no molde(matriz). Se for, fica ainda mais caro de se fazer desse jeito....

        Abraço!
        Por enquanto mandei uns e-mails para profissionais...
        algumas empresas de fundição que achei na net para ter uma idéia de quanto cobram para reproduzir a ventoinha

        dependendo do preço, talvez mais barato se fizer em quantidade vale a pena começar a produzir terceirizando a fundição a fibra com outro e etc ...

        Até quanto será que o povo está disposto a pagar por um kit desses de ventoinha porsche ?

        dependedo vale a pena fabricar em quantidade para baratear

        pelas minhas pesquisas não são muitos que fabricam no mundo ...
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

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        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

          Eu imaginei que vcs iriam usar a hélice da ventoinha do Omega, que é bem grande e "venta" pra cacete...

          Ela tem um aro de reforço ligando as pás...

          Seria uma idéia...
          Arquivos Anexos
          Ominus Kaiser

          "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

            Postado originalmente por Ominus Kaiser
            Eu imaginei que vcs iriam usar a hélice da ventoinha do Omega, que é bem grande e "venta" pra cacete...

            Ela tem um aro de reforço ligando as pás...

            Seria uma idéia...
            Pode ser uma boa idéia!
            Com esse aro, provavelmente a ventoinha não se deforme muito, quando o motor tiver em altas rotações.

            Abraço.
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            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Pode ser uma boa idéia!
              Com esse aro, provavelmente a ventoinha não se deforme muito, quando o motor tiver em altas rotações.

              Abraço.

              O problema são os trancos que o motor dá na ventoinha
              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

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              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                Com um cubo adequado, isso seria minimizado...

                Na realidade, nem seriam tantos trancos assim...rsrsrs

                Não sei se uma ventoinha dessas desmancha a 7000 RPM...
                Ominus Kaiser

                "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

                Comment


                • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                  Postado originalmente por Ominus Kaiser
                  Com um cubo adequado, isso seria minimizado...

                  Na realidade, nem seriam tantos trancos assim...rsrsrs

                  Não sei se uma ventoinha dessas desmancha a 7000 RPM...
                  Nem eu..Pra isso temos que testar! hehehe


                  Felipedmori,

                  Como disse acima, temos que testar. Mas como o nosso amigo Ominus kaiser disse, o cubo minimiza esse efeito. Sem falar que dá para se fazer alguns reforços nela, se for o caso...

                  Tive uma idéia maluca agora..Fazer a ventoinha em fibra de carbono(laminada, claro, colocar uma dessa no autoclave seria muitíssimo caro!).... Idéias... hehehe

                  Abraço!
                  Aos que não atualizaram ...

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                  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                    Postado originalmente por Ominus Kaiser
                    Eu imaginei que vcs iriam usar a hélice da ventoinha do Omega, que é bem grande e "venta" pra cacete...

                    Ela tem um aro de reforço ligando as pás...

                    Seria uma idéia...
                    Olha, eu não vi nenhum aro de reforço ligando as pás...
                    Esse aro é do suporte da ventoinha. As pás são presas somente pela base.
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                    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Alambique,
                      Fazer essa ventoinha com as pás aparafusadas é complicado, pq tem que estudar muito se essa estrutura vai aguentar.

                      Fazendo ela em plástico com o cubo metálico, acho que seria uma boa. Mais simples. Talvez usano uma ventoinha tipo a que o Pico fez, só que com o cubo. É algo a se pensar.

                      Abraço!
                      Pas parafusas é compicado por causa da rotação. Mas se elas forem soldadas creio que esse problema seja eliminado.

                      Ai é só balancear.
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                      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                        Postado originalmente por alanbique
                        Pas parafusas é compicado por causa da rotação. Mas se elas forem soldadas creio que esse problema seja eliminado.

                        Ai é só balancear.
                        Concordo que com solda é mais confiável.
                        Mas tem que saber dimensionar bem ela, afinal as pás da ventoinha tem uma certa massa, e estarõ girando rápido...se uma soltar, vai dar merda! hehehe

                        E outra, soldar as pás de modo que elas não se retorçam(por causa da temperatura), vai ser um serviço beeeem trabalhoso... Pois as pás tem que ter um angulo certo de "ataque".

                        Mas ainda é uma boa idéia!

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

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                        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                          Solda MIG!!!

                          Primeiro vai ponteando elas bem alinhas, depois solda definitivo.
                          Para alinhar elas, basta fazer um "guia" com base numa ventoinha da Porsche.
                          Problemas com a temperatura serão poucos, afinal ela só vai puxar ar fresco.

                          Quanto ao angulo, algumas pás são em curva, outras são retas. Se for reto é mais fácil ainda!!!
                          Last edited by alanbique; 12-05-2010, 01:08 PM.
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                          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                            Postado originalmente por alanbique
                            Solda MIG!!!

                            Primeiro vai ponteando elas bem alinhas, depois solda definitivo.
                            Para alinhar elas, basta fazer um "guia" com base numa ventoinha da Porsche.
                            Problemas com a temperatura serão poucos, afinal ela só vai puxar ar fresco.

                            Quanto ao angulo, algumas pás são em curva, outras são retas. Se for reto é mais fácil ainda!!!
                            Fazer uma cópia é muito simples, o problema e conseguir uma ventoinha do porshe.!

                            Se alguem tiver e me emprestar o problema da ventoinha fica resolvido.!!

                            Comment


                            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                              Postado originalmente por Fabricio85
                              Fazer uma cópia é muito simples, o problema e conseguir uma ventoinha do porshe.!

                              Se alguem tiver e me emprestar o problema da ventoinha fica resolvido.!!
                              Fala com o felipedmori, ele compro uma. Ta umas paginas ai atras...
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                              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Nem eu..Pra isso temos que testar! hehehe


                                Felipedmori,

                                Como disse acima, temos que testar. Mas como o nosso amigo Ominus kaiser disse, o cubo minimiza esse efeito. Sem falar que dá para se fazer alguns reforços nela, se for o caso...

                                Tive uma idéia maluca agora..Fazer a ventoinha em fibra de carbono(laminada, claro, colocar uma dessa no autoclave seria muitíssimo caro!).... Idéias... hehehe

                                Abraço!
                                RAFAEL,

                                quanto a fazer as pás em fibra de carbono eu tenho uma sugestão:

                                já que tem gente fazendo a capela em fibra de vidro, podemos fazer a hélice em fibra de vidro também, usando como molde uma hélice de plastico injetado.

                                claro que a helice de plastico serviria de base pois teriamos que deixar a helice de fibra de vidro com 11 pás.

                                mas falo em usar uma de plastico como base por causa do centro dela e o alojamento das pás.

                                estando pronto a helice em fibra de vidro, o proximo passo é colar com resina epoxi uma polia da preferencia do proprietario seja poli-v ou não.

                                sugiro fibra de vidro pelo preço mais barato.

                                se mesmo assim, vcs acharem que a resistência da fibra de vidro na hélice ficou baixa, pode-se reforçá-la com fibra de carbono.

                                abraço a todos.
                                saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                                miura 1979...................60% loading
                                fusca 1977...................aguardando na fila
                                sp2 1973.....................aguardando na fila
                                Puma 1971...................aguardando na fila
                                bianco 1977.................aguardando na fila
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