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Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

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  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

    Postado originalmente por charles.marchi
    RAFAEL,

    quanto a fazer as pás em fibra de carbono eu tenho uma sugestão:

    já que tem gente fazendo a capela em fibra de vidro, podemos fazer a hélice em fibra de vidro também, usando como molde uma hélice de plastico injetado.

    claro que a helice de plastico serviria de base pois teriamos que deixar a helice de fibra de vidro com 11 pás.

    mas falo em usar uma de plastico como base por causa do centro dela e o alojamento das pás.

    estando pronto a helice em fibra de vidro, o proximo passo é colar com resina epoxi uma polia da preferencia do proprietario seja poli-v ou não.

    sugiro fibra de vidro pelo preço mais barato.

    se mesmo assim, vcs acharem que a resistência da fibra de vidro na hélice ficou baixa, pode-se reforçá-la com fibra de carbono.

    abraço a todos.
    Charles,

    A idéia da Fibra de carbono foi só insanidade! Mas ficaria bacan e super leve! hehehe

    Penso que seria muito mais viávle fazer em fibra de vidro. Dá pra se reforçar ela bastante, mantendo um baixo peso sem problemas.
    ão achei interessante a idéia de partir de uma ventoinha de plástico e ir adicionando pás...A geometria das pás de uma ventoinha é pensada pra que a ventoinha já tenha um numero determinado de pás. Sair aumentando, pode ser que acabe prejudicando o fluxo de ar gerado pela ventoinha.

    Alanbique,
    Qualdo falei de temperatura estava comentando no momento da solda. Ponteando aos poucos pode ser que esse problema seja satisfatoriamente minimizado minimizado. Mas teria que tomar cuidado na hora de fazer o cordão pra não "empenar" as pás.

    Com a ventoinha de porsche em mãos, dá pra se fazer um molde e tentar fundir, se for o caso, ou mesmo fazer de fibra de vidro.

    Abrço!
    Aos que não atualizaram ...

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    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

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    284º

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    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Charles,
      A geometria das pás de uma ventoinha é pensada pra que a ventoinha já tenha um numero determinado de pás. Sair aumentando, pode ser que acabe prejudicando o fluxo de ar gerado pela ventoinha.


      Abrço!
      Rafael..

      Tentei dobrar a quantidade de pás na ventoinha do Gol BX , e o que aconteceu ?

      Qdo gira em alta, dá impressao de estar cavitando, já que nao produz tanto efeito. O fluxo parece o mesmo ou menor..
      Precisaria de um anemometro, mas de "zóio" nao parece ajudar muito...

      Desnecessario mencionar que ficou parecendo uma margarida ou um girassol..Estética duvidosa.. acabei abortando o projeto







      Saludos

      Odair
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      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche






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        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

          Considerando as pás que a hélice possui, quanto maior seu nº, menor deve ser seu ângulo de ataque. Isso pra não gerar vácuo entre as hélices...

          Por isso a ventoinha original do fusca é radial...

          Já imaginou uma hélice com 26 pás???
          Ominus Kaiser

          "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

            Srs,

            Sobre uma ventoinha minhas sujestões:

            1 - Para medir o fluxo de ar pode medir a pressão após a ventoinha que acho ser mais fácil que medir o Vácuo na entrada. Pode medir com um esquema de U com água.

            2 - A questão da ventoinha cavitar na verdade não é cavitação, é a velocidade de stall. Tem um esquema para ver isso com o ventilador de casa mas não sei bem como se faz. Mas, praticamente, a velocidade do ar ao redor das pás fica muito alta, e, a ventoinha (ventilador) não consegue mais deslocar o ar. Quando você aumentou o número de pás sem um reprojeto, o que aconteceu, vc restringuiu o fluxo entre as pás e diminui o "espaço" para passar o ar, logo, com menos espaço para uma mesma vazão você aumenta a velocidade do ar, o que pode ter causado o stall e a perda de eficiência da ventoinha.

            3 - Sobre ventoinhas de carro, tem duas questões importantes:

            a) a velocidade máxima que ela suporta sem se deformar, tendo em vista que quanto maiores as pás, maior a aceleração nas extremidades dela, logo, quanto menos massa longe do centro (questão do reforço com anel em plástico) melhor pois é mais fácil de realizar o balanceamento da mesma. Acho que o anel reforça a ventoinha e proporciona um melhor fluxo;

            b) fica dificil saber a velocidade de stall da mesma, que, com certeza, quanto maior a rotação mais próxima ela está da rotação de stall.

            4 - Quanto a fundição, creio que não seja tão caro fundir a partir da ventoinha original. Unica coisa, acho que teria que tirar um modelo de madeira da mesma para produzir em série e assim consertar a pá quebrada. Minha sugestão talvez seria procurar o pessoal que fábrica as réplicas das porsche.

            Sds,

            Cristiano Zank.
            Cristiano A. C. Zank

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            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

              por essas fotos postadas podemos ver que a hélice é igual a do gol bx, a unica diferença é a capela.

              inclusive essa capela da foto é feita de aramida com fibra de carbono, tecido misto mais resistente que o carbono e antichamas.

              eu sugeri aumentar o numero de pás, pois sempre que se fala no uso da helice do gol bx todo mundo fala que o fluxo de ar da mesma é insuficiente.

              se o numero de pás não influencia em nada, mas sim o angulo de ataque da mesma, porque não usar uma dessas hélices como base para fazer uma reforçada com fibra de vidro?
              Arquivos Anexos
              saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
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              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                Postado originalmente por charles.marchi
                por essas fotos postadas podemos ver que a hélice é igual a do gol bx, a unica diferença é a capela.

                inclusive essa capela da foto é feita de aramida com fibra de carbono, tecido misto mais resistente que o carbono e antichamas.

                eu sugeri aumentar o numero de pás, pois sempre que se fala no uso da helice do gol bx todo mundo fala que o fluxo de ar da mesma é insuficiente.

                se o numero de pás não influencia em nada, mas sim o angulo de ataque da mesma, porque não usar uma dessas hélices como base para fazer uma reforçada com fibra de vidro?

                Esta das fotos é do Porsche de 5 pás, mais antigas um pouco que as de 11, depois vieram as de 12 nos mais novos
                Felipe Mori
                Osasco - SP
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                • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                  O cara que fez essa capela disse que é melhor usar a ventoinha da porsche, pra não ter o trabalho de ficar criando outra. Muito obviu isso né.
                  http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Porsc...Q5fAccessories

                  http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Porsc...Q5fAccessories

                  E criar uma usando a ventoinha do gol?
                  Fica feio?

                  Abraços.

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                  • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Charles,

                    A idéia da Fibra de carbono foi só insanidade! Mas ficaria bacan e super leve! hehehe

                    Penso que seria muito mais viávle fazer em fibra de vidro. Dá pra se reforçar ela bastante, mantendo um baixo peso sem problemas.
                    ão achei interessante a idéia de partir de uma ventoinha de plástico e ir adicionando pás...A geometria das pás de uma ventoinha é pensada pra que a ventoinha já tenha um numero determinado de pás. Sair aumentando, pode ser que acabe prejudicando o fluxo de ar gerado pela ventoinha.

                    Alanbique,
                    Qualdo falei de temperatura estava comentando no momento da solda. Ponteando aos poucos pode ser que esse problema seja satisfatoriamente minimizado minimizado. Mas teria que tomar cuidado na hora de fazer o cordão pra não "empenar" as pás.

                    Com a ventoinha de porsche em mãos, dá pra se fazer um molde e tentar fundir, se for o caso, ou mesmo fazer de fibra de vidro.

                    Abrço!

                    Talvez de para fazer a ventoinha em fibra e o cubo central de metal...

                    tirei umas fotos dela desmontada p/ vcs verem
                    ela pode virar molde ...

                    será que vale investir nisso ??

                    qto vcs acham que seria um valor bom p/ vender um kit desses ???????










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                    Felipe Mori
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                    • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                      Felipe,

                      Não sei um preço "viável"....Mas acho que perto dos R$3000 da capela do Rojão, provavelmente essa fica mais barata e muito mais bonita e eficiente.

                      Tente fazer um molde dessa ventoinha cara. Usa gesso(talvez aquelas gases com gesso) sei lá..tira da parte da frente e da parte de trás. Depois tenta njetar parafina dentro do molde(ou qualquer outra coisa) para testar e ver no que dá pra fazer. Pra ver se o molde tá bom e tudo mais.

                      Vou dar mais uma estudada aqui nos meus materias sobre processos metalúrgicos de fabricação e vejo o que podemos fazer!

                      Abraço!
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                      • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                        Postado originalmente por charles.marchi
                        por essas fotos postadas podemos ver que a hélice é igual a do gol bx, a unica diferença é a capela.

                        inclusive essa capela da foto é feita de aramida com fibra de carbono, tecido misto mais resistente que o carbono e antichamas.

                        eu sugeri aumentar o numero de pás, pois sempre que se fala no uso da helice do gol bx todo mundo fala que o fluxo de ar da mesma é insuficiente.

                        se o numero de pás não influencia em nada, mas sim o angulo de ataque da mesma, porque não usar uma dessas hélices como base para fazer uma reforçada com fibra de vidro?
                        Num dos posts aí atrás, eu linkei um texto gringo que fala o contrario.. que a capela do gol bx possui melhor eficiencia que a do proprio fusca...

                        Sera que eles consideraram o fato de que no gol ela fica virada para a frente e recebe ar direto?

                        Saludos

                        Odair
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                        Discos Powerbrakes

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                        • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                          Postado originalmente por Odair Teixeira
                          Num dos posts aí atrás, eu linkei um texto gringo que fala o contrario.. que a capela do gol bx possui melhor eficiencia que a do proprio fusca...

                          Sera que eles consideraram o fato de que no gol ela fica virada para a frente e recebe ar direto?

                          Saludos

                          Odair
                          Eu acho que a do gol só possui melhor eficiência no Gol ....
                          Felipe Mori
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                          • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                            Discussão: 5 pás x 11 pás
                            http://forums.pelicanparts.com/porsc...blade-fan.html

                            Podemos considerar que temos "apenas" 4 cilindros, porém, estamos num pais tropical.

                            Felipe, quanto aos custos, a muitos "dependes". Se precisar de nota Fiscal é mais caro. Depende de volume de produção também. O preço do Pico, que é de R$ 3.000 eu acho salgado pelo "produto", pois com esse valor da pra importar peças usadas e monta uma capela mais fiel a original, principalmente na questão da capela de fibra.

                            Bom mesmo seria organizar um fim de semana com essa galera pra trocar idéias hehehe
                            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                            1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                            "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                            Comment


                            • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                              Postado originalmente por alanbique
                              Discussão: 5 pás x 11 pás
                              http://forums.pelicanparts.com/porsc...blade-fan.html

                              Podemos considerar que temos "apenas" 4 cilindros, porém, estamos num pais tropical.

                              Felipe, quanto aos custos, a muitos "dependes". Se precisar de nota Fiscal é mais caro. Depende de volume de produção também. O preço do Pico, que é de R$ 3.000 eu acho salgado pelo "produto", pois com esse valor da pra importar peças usadas e monta uma capela mais fiel a original, principalmente na questão da capela de fibra.

                              Bom mesmo seria organizar um fim de semana com essa galera pra trocar idéias hehehe
                              Apesar de eu ter achado a do Pico até legal qdo vi pessoalmente, eu não compraria, nem se pudesse pagar hehe

                              não tem nada a ver com a do Porsche, só acredita quem nunca viu uma do de Porsche.

                              eu espero gastar menos que isso na montagem do meu, mas se o preço ficar próximo o meu ainda é origina Porsche

                              Foram meses procurando a ventoinha com um preço razoavel, ache no The Samba com um cara da Inglaterra vendendo esta, sem alternador e com uma "pá" com uma ponta quebrada

                              vamos ver o que sai ...
                              o alternador com defeito veio dos EUA e tem algumas coisinhas vindo da Australia hehe

                              o kit do Bergmann nos EUA tá quase U$ 1500 o que com frete e impostos deve chegar próximo dos 5 mil reais por aqui principalmente
                              Felipe Mori
                              Osasco - SP
                              --------------------------------------------------------

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                              • Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

                                Estive olhando as fotos da ventoinha e pensando:

                                Acho que a possibilidade de fazer de fibra pode ser eliminada. Pelas fotos, a ventoinha parece ser bem grossa e reforçada. Como será o peso dela?

                                Se ela fosse feita de fibra (de vidro ou carbono), seria mais leve e roubaria menos CV nas acelerações, afinal, é menos peso dinâmico. Se fosse viável, acho que a Porsche teria feito.

                                Se for feita, tem que ser de metal.

                                7000 rpm é muita coisa!!!!!!
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