Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Re: Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

Postado originalmente por Odair Teixeira
    Num dos posts aí atrás, eu linkei um texto gringo que fala o contrario.. que a capela do gol bx possui melhor eficiencia que a do proprio fusca...

Sera que eles consideraram o fato de que no gol ela fica virada para a frente e recebe ar direto?

Saludos

Odair

Odair,

A capela do Gol tem eficiencia sim.! O problema de instalar no fusca é justamente por ser atrás onde no cofre do motor do fusca o fluxo de ar é baixo. Para resolver isso teria que ficar com a tampa aberta em cima ou embaixo e só retirando a lata que fica em cima do cambio não é suficiente.!

Outro detalhe que fiz no meu fusca é ter retirado o radiador de dentro da capela do gol e colocado para fora com um radiador maior e ventoinha elétrica onde ele disparava como se fosse um veiculo refrigerado a agua de tempos em tempos.!

Eu só não continuei com o projeto porque tive que vender meu fusca para investir na oficina e acabei ficando sem uma cobaia e a falta de tempo atrapalha muito tbm.!!

Comment

Postado originalmente por alanbique
      Estive olhando as fotos da ventoinha e pensando:

Acho que a possibilidade de fazer de fibra pode ser eliminada. Pelas fotos, a ventoinha parece ser bem grossa e reforçada. Como será o peso dela?

Se ela fosse feita de fibra (de vidro ou carbono), seria mais leve e roubaria menos CV nas acelerações, afinal, é menos peso dinâmico. Se fosse viável, acho que a Porsche teria feito.

Se for feita, tem que ser de metal.

7000 rpm é muita coisa!!!!!!
      A original de Aluminio sem o cubo central não pesa meio kilo, vou pesar p/ ver
      Felipe Mori
      Osasco - SP
      --------------------------------------------------------

Comment

Fala pessoal!

Acho que é possível sim fazer de fibra. Seria trabalhoso, mas dá pa copiar, inclusive com o mesmo desenho das pás, com essa espessura e tudo, mas seria muuuuito complicado, exigiria muita lixa, logo, um processo dmorado. Vai ver por isso que a Porsche abortou alguma idéia do tipo.

Acho que essa ventoinha não deve ser apenas alumínio. Pode ser uma liga de alumínio e magnésio..sei lá, algo ainda mais leve.

Temos que pesquisar mais!

Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Pessoal,

Tem uma pessoa em minha cidade que faz essa fundição em aluminio, se tiver o molde fica ainda mais facil.!

Vou tentar conseguir o contato dele e se o Felipe topar de emprestar a ventoinha esse projeto poderá desenvolver rapidinho.!

Abraços.

Comment

Postado originalmente por Fabricio85
            Pessoal,

Tem uma pessoa em minha cidade que faz essa fundição em aluminio, se tiver o molde fica ainda mais facil.!

Vou tentar conseguir o contato dele e se o Felipe topar de emprestar a ventoinha esse projeto poderá desenvolver rapidinho.!

Abraços.
            ....

fiz contato com algumas empresas de fundição ...
            to esperando respostas ...
            Felipe Mori
            Osasco - SP

Comment

O primeiro que respondeu já jogou um balde de água fria hehehe

Normalmente essas peças são fundidas em areia shell ou c02, (o acabamento fica excelente), um molde metalico para essa peça deve ficar por volta de 60 mil reais. aprox.
              confesso que nunca pesquisei nada, nem sei nada sobre fundição, mas não achei que fosse tão caro.

pela quantidade de peças a serem vendidas para repor o custo do molde mais o material empregado em cada uma teria que vender milhares de ventoinhas

estou esperando os outros que consultei responderem...
              Last edited by felipedmori; 17-05-2010, 01:14 AM.
              Felipe Mori
              Osasco - SP

Comment

Besteira pagar pra isso....

Tem uns caras de fundo de quintal que mandam bem nesse artesanato...

só preciso achar os cidadãos...
                Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

Postado originalmente por Ominus Kaiser
                  Besteira pagar pra isso....

Tem uns caras de fundo de quintal que mandam bem nesse artesanato...

só preciso achar os cidadãos...

Eu achei que este que respondeu era hehe

http://www.sitiodaarte.com.br/

se bem que deve ter outras opções de molde que não esse "um molde metalico"
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP

Comment

é, mesmo que o molde custe R$ 10.000, mais o custo da capela, miolo da ventoinha e alternador, vai chegar nuns R$ 2.500-3.000 cada kit.

Talvez é vantagem fazer "tudo" aqui, como capela, suporte, alternador pra casar com o kit, e importar as vetoinhas.

Ou achar outro jeito de fabrica-las.
                    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                      Eu achei que este que respondeu era hehe

http://www.sitiodaarte.com.br/

se bem que deve ter outras opções de molde que não esse "um molde metalico"
                      E qual foi o valor que ele pediu?

Comment

Postado originalmente por Fabricio85
                        E qual foi o valor que ele pediu?
                        eu tinha postado na msg anterior

Normalmente essas peças são fundidas em areia shell ou c02, (o acabamento fica excelente), um molde metalico para essa peça deve ficar por volta de 60 mil reais. aprox.
                        areia shell ou c02 são outras opções q não o molde metálico ???
                        não manjo nada hehehe
                        Last edited by felipedmori; 17-05-2010, 05:06 PM.
                        Felipe Mori
                        Osasco - SP

Comment

Postei no tópico da minha reforma mais vou repetir aqui ...

Depois de umas duas semanas de espera chegou o Kit para montar a ventoinha do 911

pensei muito, se valia a pena desenvolver por aqui ou importar um kit, aí pensand em copiar resolvi importar, provavelmente terei que modificar a fibra devido ao comprimento das minhas bielas 5.7", mas comprei o kit padrão para poder tirar o molde

comprei o Kit do Mike Sharp da Austrália, por isso demorou.
                          http://www.sharpbuilt.com.au/

Não foi barato uns 600 dolares australianos(que é menos que o americano) , mas ainda está saindo mais em conta que o do Bergmann
                          pena que fui TRIBUTADO , inclusive sobre o frete, mas ele declarou 200 dolares

a fibra parece ser bem legal, vou fazer o teste no motor 1300 (só visual)

Algumas fotos que tirei com o celular, depois tiro outras melhores

Quando montar o motor testarei a eficiência dela ...
                          Felipe Mori
                          Osasco - SP

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                            eu tinha postado na msg anterior

areia shell ou c02 são outras opções q não o molde metálico ???
                            não manjo nada hehehe
                            Felipe,
                            Sim, areia shell, senão me engano é molde de areia. Desenvolvendo um modelo bacana(do qual se faz o molde em cima) facilida e muito a vida. Depois pega o molde, tritura(é de areia mesmo) e volta a usar o material pra fundir mais peças.

O processo de cera perdida, você faz o modelo(ventoinha) em cera(parafina). E vai cobrindo ela com umas pastas refratárias com base em areia, ate fazer uma casca. Depois, só aquecer, pra dereter a cera, tirar ela de dentro do molde formado, e verter o aluminio fundido pra dentro. Dpeois, quebra-se essa "casca" e temos a peça pronta. Mais cimplicadinho...

Acho que dá pra fazer por fundição em areia mesmo. Só temos que desenvolver um bom molde, prevendo a alimentação de alumínio da maneira correta e canais para saída dos gases(para não termos problemas com bolhas dentro da peça).

Abraço!
                            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

tirei algumas outras fotos, agora com a maq e junto com a ventoinha

Felipe Mori
                              Osasco - SP

Comment

Felipe

Vai ficar animal... Mas como vc vai fazer o pezinho da ventoinha? Cortando uma do fusca e adaptando?

Sds

Odair
                                Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                                VW Fusca 1986 2.2
                                Megasquirt V2.2
                                Radiador de oleo Flex´o´Lite
                                Modulo Iginição MSD
                                Discos Powerbrakes

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

Comment

Working...
                                X