Se esta é a sua primeira visita, certifique-se de verificar o FAQ. Você deve se registrar
para poder postar. Para começar a ver mensagens clique na categoria desejada.
Acho que essa ventoinha não deve ser apenas alumínio. Pode ser uma liga de alumínio e magnésio..sei lá, algo ainda mais leve.
Abraço!
Você tem razão. Veja essa resposta do fórum gringo
"The fan is already made of Magnesium, which is not exactly known for being heavy.
If the corrosion bugs you, get it powdercoated.
Tom"
Felipe, você poderia tirar as medidas exatas do ventilador? (diâmetro do centro e total, tamanho e ângulo das pás, etc). Acho que o primeiro ponto se estamos pensando em fazer um ventilador seria ter um modelo dele em CAD (preferencialmente em SOLID). Nosso amigo Rafael poderia providenciar um desenho... Poderíamos, eventualmente, fazer um que servisse em alternadores brasileiros (kombi ou gol) pra baratear os custos.
Com um modelo digital dessa peça poderíamos pensar em fazer um molde em CNC, por exemplo. Ou fazer um protótipo em Technyl ou outro material mais barato para tirar o molde (até alumínio mesmo). Molde pronto, fundir é o de menos!
Você tem razão. Veja essa resposta do fórum gringo
"The fan is already made of Magnesium, which is not exactly known for being heavy.
If the corrosion bugs you, get it powdercoated.
Tom"
Felipe, você poderia tirar as medidas exatas do ventilador? (diâmetro do centro e total, tamanho e ângulo das pás, etc). Acho que o primeiro ponto se estamos pensando em fazer um ventilador seria ter um modelo dele em CAD (preferencialmente em SOLID). Nosso amigo Rafael poderia providenciar um desenho... Poderíamos, eventualmente, fazer um que servisse em alternadores brasileiros (kombi ou gol) pra baratear os custos.
Com um modelo digital dessa peça poderíamos pensar em fazer um molde em CNC, por exemplo. Ou fazer um protótipo em Technyl ou outro material mais barato para tirar o molde (até alumínio mesmo). Molde pronto, fundir é o de menos!
Não manjo nada de CAD e etc ...
estou pensando em bolar um kit para usar o alternador do fusca mesmo, mas a ventoinha tem q ser modificada, tentei colocar ela no dinamo de um motor que tenho em casa (meu alternador está no mecanico) e a ventoina é muito "funda", encosta na torre do dinamo e fica ainda muito p/ frente da polia do vira, mas se deixar ela mais "rasa" tem que diminuir o tamanho das pás ....
deixa eu pegar meu alternador para fazer umas experiências
Felipe Mori Osasco - SP --------------------------------------------------------
Fala Felipe!
Não sugeri que vc desenhasse não... o Rafael faria isso (ou outro que tenha as habilidades necessárias). O que sugeri é que você medisse e mandasse as medidas pro povo aqui.
Em relação a usar peças nacionais (alternador ou dínamo) era para o caso de se fazer um ventilador aqui... se fosse pra fundir, ele poderia ser modificado pra servir em um alternador/dínamo diferente.
Como o Ernesto já me botou na fogueira..hehehe
Se precisar, posso da rum jeito de desenhar em solid. Não sou fera nisso mas conheço uns caras muito bons. mas acredito que tenha muita medida da ventoinha que não dê pra medir facilmente...Infelizmente. Mas se der certo, ajudo numa boa.
Quanto a fundir em magnésio, não sei falar como é a fundição do magnésio, se tem alguma peculiariade, mas posso testar.
Estou tentando bolar mentalmente uns moldes com os canais de alimentação e de saída dos gases de maneira que não complique muito o molde...É canseira, mas um dia sai algo interessante!
Abraço a todos!
Aos que não atualizaram ...
** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **
Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Felipe, você ve alguma posibilidade de adaptar esse aro e a ventoinha em uma capela de gol bx? É nítido que a ventoinha de 911 é maior, mas imagino que algum retrabalho seja possível (mas to falando de olhar fotos, nada específico).
Postado originalmente por felipedmori
tirei algumas outras fotos, agora com a maq e junto com a ventoinha
Felipe, você ve alguma posibilidade de adaptar esse aro e a ventoinha em uma capela de gol bx? É nítido que a ventoinha de 911 é maior, mas imagino que algum retrabalho seja possível (mas to falando de olhar fotos, nada específico).
Mas se tiver o aro e a ventoinha a capela é o de menos, a vetoinha nao dá p/ usar a ventoinha na torre do alternador original do fusca
Felipe Mori Osasco - SP --------------------------------------------------------
Eu to acompanhando o topico!
Realmente é algo interessante de se fazer!
O preço e o problema, sem duvidas!
Quanto a fundir em magnesio, seria um problema, visto que o magnesio "auto inflamasse" com o aumento da temperatura..
Eu acho que nao seria uma coisa ideia, visto que depois que pegou fogo, nao apaga mais!
Ja pensou?? hehe'
por acaso pega fogo no motor, magnesio aquece, inflama, dai fudeu! Deixa o carro inteiro queimar!
EU sou mais fazer em algum tipo de fibra, ou aluminio!
Mas voces que sabem aew..
To acompanhando!
Galera, tenho acompanhado a saga em Off aqui e agora no final de semana conversando com um conhecido ele me disse que tem uma fundição que está desativada no distrito industrial de minha cidade. Comentando com ele em uma possivel possibilidade de fazer a ventoinha do porshe ele me disse que poderia sim fazer nas horas vagas nossa mas que precisaria de uma peça para fazer o novo molde...
Gostaria de saber dos amigos acredito que seja o Felipe dono da ventoinha se ele poderia emprestar a peça para nós estarmos fazendo uma cópia e assim produzir novas peças para a galera aqui do fórum...
Vou ser bem sincero, não tenho intenção de estar ganhando dinheiro em cima disso não, meu maior interesse é ter uma ventoinha dessa na minha PUMA, já perguntei para meu conhecido se ele tem disponibilidade de fazer outras peças para o restante do pessoa e ele disse que sem problemas estaria fazendo qtas peças fossem preciso pois para ele não é vantagem deixar todo aquele maquina parado sem uso e se de vez enqdo estiver fazendo uso para ele estaria legal...
Agora vem a pergunta, nosso amigo FELIPE poderia emprestar a peça? Dificil dizer assim e todos acreditar neh mas vamos lá, sou uma pessoa de compromisso e honrada, e para aqueles que tbm frenquentam o Fórum Fusca Brasil me conhecem por lá com minha oficina de restauração Kafer Customs.... Bom é isso aguardo uma resposta do nosso amigo... Posso combinar com o Felipe caso ele empreste de mandar um kit a mais junto com a ventoinha original como um pagamento pelo emprestimo que fica por minha conta como agradecimento...
Pooooxaaaaa!!!! Uma oportunidade dessas não bate na porta todo dia!!! Já pensou fabricar aqui no Brasil essa peça, putz!!! Queria ver a cara do Pico da Rojão se isso acontecesse... Felipe, não te conheço, mas, acho que você é um cara sensato, pensa na galera, porém, em todo caso, apeça é sua né, e custou uma graninha, se vc não emprestar vou enteder... Mas fica aqui meu apelo!!!!
Pooooxaaaaa!!!! Uma oportunidade dessas não bate na porta todo dia!!! Já pensou fabricar aqui no Brasil essa peça, putz!!! Queria ver a cara do Pico da Rojão se isso acontecesse... Felipe, não te conheço, mas, acho que você é um cara sensato, pensa na galera, porém, em todo caso, apeça é sua né, e custou uma graninha, se vc não emprestar vou enteder... Mas fica aqui meu apelo!!!!
VAMOS LANÇAR UMA CAMPANHA:
EMPRESTA FELIPE!!!!!
O problema é que está muito longe .....
Será que não tem jeito de tirar um molde aí na sua cidade e mandar o molde. Afinal vc mora em Osasco-SP, uma cidade que tem este tipo de recurso, senão, na capital. Pensa direitinho...
Vou dar meu pitaco aqui...
A gente podia fazer uma vaquinha/ratatá/consórcio/etc... juntar o $ de importar uma ventoinha, mandar pro Fabrício tirar o molde... depois a gente vendia no ML e recuperava o $, talvez com uma pequena perda.
Vou dar meu pitaco aqui...
A gente podia fazer uma vaquinha/ratatá/consórcio/etc... juntar o $ de importar uma ventoinha, mandar pro Fabrício tirar o molde... depois a gente vendia no ML e recuperava o $, talvez com uma pequena perda.
Estou pesquisando como fazer, é que agora estou sem $$$
se fizer uma cópia fiel da ventoinha não dá p/ usar o alternador do fusca como o Pico (Rojão) faz.
se for incluir um alternador diferente no kit para vender fica bem caro
Comment