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Capelinha e Ventoinha estilo Porsche

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  • #31
    Fala galera.
    Também vi na Autopower essa ventoinha, e achei linda!
    Vi esses dias na rua, um GOLF MK3(os de 95), a ventoinha era bem parecida, se nãoi for a mesma dessa!
    MAs o seuginte, acho melhor ouytra ventoinha, mais ret,a que parecça mais a do Porsche. Alguem sabe de alguma???
    A fização dela, não parece ser coisa muito complicada não. Parece que é prensada entre o alternador e a polia...Não sie ao certo.
    Lembrando que o poder de refrigeração dessa ventoinha é muito forte. No caso do desse Fusca, turbo e com mmiolo original, ele não passa de 72°C...
    Abraço!
    Aos que não atualizaram ...

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    • #32
      Postado originalmente por Rafael_MO
      Fala galera.
      Também vi na Autopower essa ventoinha, e achei linda!
      Vi esses dias na rua, um GOLF MK3(os de 95), a ventoinha era bem parecida, se nãoi for a mesma dessa!
      MAs o seuginte, acho melhor ouytra ventoinha, mais ret,a que parecça mais a do Porsche. Alguem sabe de alguma???
      A fização dela, não parece ser coisa muito complicada não. Parece que é prensada entre o alternador e a polia...Não sie ao certo.
      Lembrando que o poder de refrigeração dessa ventoinha é muito forte. No caso do desse Fusca, turbo e com mmiolo original, ele não passa de 72°C...
      Abraço!
      72ºC??? não é uma temperatura muito baixa para o óleo???
      Outra coisa que acho interessante é o seguinte: a ventoinha do Fusca "rouba" 17 cv a 6000 rpm. Creio que esta ventoinha "roube" menos cavalos.
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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      • #33
        Postado originalmente por alanbique
        72ºC??? não é uma temperatura muito baixa para o óleo???
        Outra coisa que acho interessante é o seguinte: a ventoinha do Fusca "rouba" 17 cv a 6000 rpm. Creio que esta ventoinha "roube" menos cavalos.
        É sim cara...É um,a temperatura muuuuit9o baixa!
        Por isso, que deve-se tomar uidados com ela.
        Eu tava olhando as fotos das ventoinhas de gol BX(do nosso amigo EDU-KAFER), e das fotos da revista....Vejam a parte atrás do distribuidor(aquela caidinha que via pros cilindros/cabeçotes):
        http://www.autopower.com.br/images/g...2_fusca_13.jpg
        http://forum.fusca4ever.com.br/attac...2&d=1163033566
        Realmente, são muito parecidas, o que reforça a tese dele ter feito em cima de uma refrigeração do BX.
        Abraço!
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        • #34
          Postado originalmente por Rafael_MO
          É sim cara...É um,a temperatura muuuuit9o baixa!
          Por isso, que deve-se tomar uidados com ela.
          Eu tava olhando as fotos das ventoinhas de gol BX(do nosso amigo EDU-KAFER), e das fotos da revista....Vejam a parte atrás do distribuidor(aquela caidinha que via pros cilindros/cabeçotes):
          http://www.autopower.com.br/images/g...2_fusca_13.jpg
          http://forum.fusca4ever.com.br/attac...2&d=1163033566
          Realmente, são muito parecidas, o que reforça a tese dele ter feito em cima de uma refrigeração do BX.
          Abraço!

          E aew Rafael..!!

          Cara eu digo que é pezinho original do Fusca por experiencia propria... tenho a refrigeração do Gol a ar no meu motor e é diferente o pezinho pelo seguinte, em volta da ventoinha tem um arco de ferro e o respiro do óleo é curvo diferente do original do Fusca..
          Segue um fotinha para que vc possa ver..!!





          Flw Abraços..!!

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          • #35
            Uhm.interessante, Fabricio 85!
            Bem reparado. Dei mauis uma olhada na foto da revista, e parece que o pexinho sobe bem reto, para cima, e fixa no alternador. Acho que aquela capa de metal, que fica ao redor da ventoinha, fixada direto naquela capa vermelha... Já nos Gol BX, esse metla qeu envolvia a ventoinha era do próprio pezinho do alternador...
            Vaçeu por esclarecer!
            Abraço!
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            • #36
              Pessoal, alguma novidade quanto as ventuinhas???????

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              • #37
                Tava pensando em manter minha capela original(kombi injetada) com o radiador deslocado e adaptar o suporte(pé) do alternador com a borda da ventuinha do BX, só acho a ventuinha do BX muito feia, teria que conseguir outra que coubesse...Assim ficaria garantida a ventilação e resfriamento(original) com a aparência do Porsche...é apenas uma idéia!!!!
                O que acham???

                Comment


                • #38
                  Postado originalmente por lmwiener
                  Tava pensando em manter minha capela original(kombi injetada) com o radiador deslocado e adaptar o suporte(pé) do alternador com a borda da ventuinha do BX, só acho a ventuinha do BX muito feia, teria que conseguir outra que coubesse...Assim ficaria garantida a ventilação e resfriamento(original) com a aparência do Porsche...é apenas uma idéia!!!!
                  O que acham???
                  Fala cara, blz?
                  Então, a sua idéia é boa. Mas e mais fácil pegar todo o sistema de refrigeração do Gol BX, refazer aquele arco de alumínio que envolve a ventoinha(fazer um de diâmetro maior, e aparafusar ou soldar no suporte original) aumentando o tamanho da ventoinha também. Aí sim, fciaria com cara de Porsche!
                  Abraço!
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                  • #39
                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Fala cara, blz?
                    Então, a sua idéia é boa. Mas e mais fácil pegar todo o sistema de refrigeração do Gol BX, refazer aquele arco de alumínio que envolve a ventoinha(fazer um de diâmetro maior, e aparafusar ou soldar no suporte original) aumentando o tamanho da ventoinha também. Aí sim, fciaria com cara de Porsche!
                    Abraço!
                    bom dia pessoal !!! Não sei se alguém ae já respondeu, não tive paciência p/ ler todas as respostas, mas que já está desenvolvendo essas "engine porsche fan" aqui no Brasil é o pico da rojão racing, eu liguei p/ ele e na época ele tava pedindo 2500 no kit completo.....

                    t+


                    Fernando / German Look 74
                    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

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                    • #40
                      Postado originalmente por sedan74turbo
                      bom dia pessoal !!! Não sei se alguém ae já respondeu, não tive paciência p/ ler todas as respostas, mas que já está desenvolvendo essas "engine porsche fan" aqui no Brasil é o pico da rojão racing, eu liguei p/ ele e na época ele tava pedindo 2500 no kit completo.....

                      t+


                      Fala cara, tudo bem?
                      Então, os links que a gente tinha postado, erma justamente desse Fusca. na matéria da Autopower em que ele foi mostrado. MAs R$2500 reais tá muito caro...
                      Reparando nas fotos que você mandou, parece que ele usa a apela do Gol BX, e altera. Repatrem na foto lateral da capela da Rojão Racing... A menos que eue steja enganado. Alguem aí que conheça de perto uma ventoinha de Gol a ar pode nos dar uma esclarecida?
                      E sinseramente, me parece que fazer essa capela não é complicado... Só que talvez tenha que tirar o radiador de óleo original do Fusca, e usar um externo.
                      Abraço!
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                      • #41
                        Capela e ventoinha do Gol Bx

                        Olá pessoal!
                        A capela do gol bx, embora parecida, não é igual a essa não.
                        A ventoinha do gol bx é menor, e a parte central tem maior diâmetro, o que acaba fazendo com que ela tenha um menor fluxo de ar. Isto se justifica, por que ela foi pensada para resfriar o motor apenas em marcha lenta. Quando aceleramos o carro (gol bx), o fluxo de ar gerado pelo seu movimento entra pela capela, auxiliado pelo maior giro da ventoinha, promovendo o resfriamento dos cilindros...
                        Se vc ficar acelerando o gol bx parado por muito tempo, vai fritar tudo no motor...é capaz até de derreter um pistão.
                        Vejam que além de ter um maior diâmetro externo, a ventoinha das fotos tem um núcleo pequeno (parte onde esta a polia) e um maior número de hélices. Isto gera um maior fluxo de ar, que refrigera o motor adequadamente.
                        Espero ter ajudado, abraços!
                        Ominus Kaiser

                        "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                        • #42
                          Postado originalmente por Ominus Kaiser
                          Olá pessoal!
                          A capela do gol bx, embora parecida, não é igual a essa não.
                          A ventoinha do gol bx é menor, e a parte central tem maior diâmetro, o que acaba fazendo com que ela tenha um menor fluxo de ar. Isto se justifica, por que ela foi pensada para resfriar o motor apenas em marcha lenta. Quando aceleramos o carro (gol bx), o fluxo de ar gerado pelo seu movimento entra pela capela, auxiliado pelo maior giro da ventoinha, promovendo o resfriamento dos cilindros...
                          Se vc ficar acelerando o gol bx parado por muito tempo, vai fritar tudo no motor...é capaz até de derreter um pistão.
                          Vejam que além de ter um maior diâmetro externo, a ventoinha das fotos tem um núcleo pequeno (parte onde esta a polia) e um maior número de hélices. Isto gera um maior fluxo de ar, que refrigera o motor adequadamente.
                          Espero ter ajudado, abraços!
                          Fala cara, blz?
                          Então, eu estava comentando só sobre a capela(a parte em vermelho, no motor desse Fusca da Rojão Racing). Eu penso que o Rojão pegou uma capela de motor de Gol BX, usou suporte de alternador de Fusca(como nosso colega nos esclareceu), e colocou uma ventoinha maior e com mais pás do que a de Gol BS, a fim de ganhar maior fluxo.
                          Mas o que você acha? Acredita que a capela, em vermelho, é a capela de Gol BX mexida?
                          Abraço.
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                          • #43
                            Essa capela foi baseada na do gol bx, usada torre e alternador do fusca (kombi injetada talvez) e a hélice (ventoinha), do golf novo, lembrando que foi BASEADA na do gol e feita de fibra (atentem às medidas/proporções).
                            Na minha opinião uma ótima imitação tupiniquim, rsrs.

                            Comment


                            • #44
                              Postado originalmente por Judson
                              Essa capela foi baseada na do gol bx, usada torre e alternador do fusca (kombi injetada talvez) e a hélice (ventoinha), do golf novo, lembrando que foi BASEADA na do gol e feita de fibra (atentem às medidas/proporções).
                              Na minha opinião uma ótima imitação tupiniquim, rsrs.
                              Conversei com Pico por telefone quando saiu essa edição e como já foi citado o preço é R$2500,00 por essa capela, muita grana p/ uma cópia que segundo ele é da porsche. Tenho uma capela dessa completa que usei por um tempo no meu carro mas tirei por causa da alta temperatura e esta guardada. Na fusca&cia nº11 tem um fusca azul que usa essa capela e a ventoinha parece não ter sofrido modificações. Sera que usando a capela do bx como base p/ fazer uma outra capela de fibra com diametro p/ usar ventoinha do golf resolveria o problema de aquecimento?

                              Comment


                              • #45
                                Postado originalmente por Karlos Alberto
                                Conversei com Pico por telefone quando saiu essa edição e como já foi citado o preço é R$2500,00 por essa capela, muita grana p/ uma cópia que segundo ele é da porsche. Tenho uma capela dessa completa que usei por um tempo no meu carro mas tirei por causa da alta temperatura e esta guardada. Na fusca&cia nº11 tem um fusca azul que usa essa capela e a ventoinha parece não ter sofrido modificações. Sera que usando a capela do bx como base p/ fazer uma outra capela de fibra com diametro p/ usar ventoinha do golf resolveria o problema de aquecimento?
                                Fala Karlos!
                                É o que eu estava pesando em fazer. usar a capelinha de metal do Gol BX, como base. Via modificando ela na lata, com solda, ventoinha de diãmetro maior, até ficar mais ou menos parecia com a do porsche, e testa para saber se o carro está esquentando muito ou não.
                                Daí usa-se a capela de lata modificada do BX, e faz uma forma, para depois ir fazendo a fibra da capela final...
                                Acho que daria um resultado muito bom! O que vocês acham?
                                Na matéria desse Fusca da Rojão, na revista falava que o óleo não passava de 72°C..Temperatura baixa demais. Ou seja, refrigera bem(até mais do que o necessário), daí só aumentar o diãmetro da polia da ventoinha, pra ela girar menos, e mandar um pouco a menos de ar pra refrigerar o motor.
                                Abraço!
                                Aos que não atualizaram ...

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