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Ajuda na preparação do 1300

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  • Ajuda na preparação do 1300

    Motor 1300cm3 (Preparação leve – Dupla Carburação – Comando 276 graus)

    1- Gasolina
    2- Dupla carburação Solex 32 com venturis 24 mm e gicleurs principais 165, ar 115 e lenta 52,5
    3- Comando W100 de 276 graus Engle ou cópia da Sam Cams ou mesmo Federal Mogul
    4- Cabeçotes de entrada simples porém com dutos trabalhados com apenas as rugosidades retiradas. Feito com lixa Grana 220 e final com Grana 400 (acabamento) sem polir após isto!
    5- Válvulas com retífica assimétrica (simulando praticamente o mesmo efeito de 3 ângulos na sede e válvula) 45 graus na sede e 44 graus na válvula, esmerilhando até formar uma marca de assentamento de no máximo 1mm!
    6- Folgas de válvulas a frio de 0,05mm!
    7- Avanço inicial mais agressivo podendo ficar em 15 graus. Como a mistura estará um pouco mais rica dificilmente detonará, ainda mais com comando mais esportivo que diminui a pme em rotações críticas para detonação!
    8- Escape dimensionado 4x1 com tubo após junção de aproximadamente 40 a 50cm (pode ser substituído por um abafador JK com ponteira desde que o comprimento não ultrapasse os 50cm)
    9- Volante e embreagem de 200mm (original do 1600cm3) para agüentar o ganho de torque
    10- Taxa de compressão original (pode-se aumentá-la, porém o ganho não é tão perceptível quanto o que se terá com as outras modificações)

    Diante dessa preparação, eu tenho duas dúvidas:
    01. Qual a melhor caixa que eu poderia utilizar?
    02. Ao invés da dupla solex 32, eu poderia utilizar um carburador central de corpo duplo, como um weber?

    Grato.

  • #2
    Re: Ajuda na preparação do 1300

    Postado originalmente por cassio_antonio13
    Motor 1300cm3 (Preparação leve – Dupla Carburação – Comando 276 graus)

    1- Gasolina
    2- Dupla carburação Solex 32 com venturis 24 mm e gicleurs principais 165, ar 115 e lenta 52,5
    3- Comando W100 de 276 graus Engle ou cópia da Sam Cams ou mesmo Federal Mogul
    4- Cabeçotes de entrada simples porém com dutos trabalhados com apenas as rugosidades retiradas. Feito com lixa Grana 220 e final com Grana 400 (acabamento) sem polir após isto!
    5- Válvulas com retífica assimétrica (simulando praticamente o mesmo efeito de 3 ângulos na sede e válvula) 45 graus na sede e 44 graus na válvula, esmerilhando até formar uma marca de assentamento de no máximo 1mm!
    6- Folgas de válvulas a frio de 0,05mm!
    7- Avanço inicial mais agressivo podendo ficar em 15 graus. Como a mistura estará um pouco mais rica dificilmente detonará, ainda mais com comando mais esportivo que diminui a pme em rotações críticas para detonação!
    8- Escape dimensionado 4x1 com tubo após junção de aproximadamente 40 a 50cm (pode ser substituído por um abafador JK com ponteira desde que o comprimento não ultrapasse os 50cm)
    9- Volante e embreagem de 200mm (original do 1600cm3) para agüentar o ganho de torque
    10- Taxa de compressão original (pode-se aumentá-la, porém o ganho não é tão perceptível quanto o que se terá com as outras modificações)

    Diante dessa preparação, eu tenho duas dúvidas:
    01. Qual a melhor caixa que eu poderia utilizar?
    02. Ao invés da dupla solex 32, eu poderia utilizar um carburador central de corpo duplo, como um weber?

    Grato.
    Sua idéia de como faze um 1300 equilibrado e mais próximo dos motores modernos se parece com a minha.
    Tenho convicções sobre seus questionamentos...

    01. Qual a melhor caixa que eu poderia utilizar?
    R - De Brasília, 33:8

    02. Ao invés da dupla solex 32, eu poderia utilizar um carburador central de corpo duplo, como um weber?
    R - Sim para gasolina talvez para o álcool, dependendo do sistema de aquecimento do coleror adotado. Eu mesmo estou pensando em um miniprigressivo preparado e aquecimento por óleo, tomando fluxo antes do radiador deslocado.

    Então, álcool ou gasolina??

    Comment


    • #3
      Re: Ajuda na preparação do 1300

      Postado originalmente por azeitona
      Sua idéia de como faze um 1300 equilibrado e mais próximo dos motores modernos se parece com a minha.
      Tenho convicções sobre seus questionamentos...

      01. Qual a melhor caixa que eu poderia utilizar?
      R - De Brasília, 33:8

      02. Ao invés da dupla solex 32, eu poderia utilizar um carburador central de corpo duplo, como um weber?
      R - Sim para gasolina talvez para o álcool, dependendo do sistema de aquecimento do coleror adotado. Eu mesmo estou pensando em um miniprigressivo preparado e aquecimento por óleo, tomando fluxo antes do radiador deslocado.

      Então, álcool ou gasolina??
      Azeitona, o carro será movido à gasolina. Se eu posso utilizar um carburador de central de corpo duplo, qual o modelo que eu posso utlizar? O coletor seria longo ou curto?
      Last edited by cassio_antonio13; 03-04-2009, 09:54 AM.

      Comment


      • #4
        Re: Ajuda na preparação do 1300

        Postado originalmente por cassio_antonio13
        Azeitona, o carro será movido à gasolina. Se eu posso utilizar um carburador de central de corpo duplo, qual o modelo que eu posso utlizar? O coletor seria longo ou curto?
        Obviamente o coletor seria longo (vide a distância do centro da carcaça para os cabeçotes).
        Eu estou pensando em adotar o Weber Miniprogressivo. Creio que seria o ideal para o 1300.
        Eu penso em fazer um coletor especial usando 2 coletores originais de 1300/ 1500.
        Arquivos Anexos

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        • #5
          Re: Ajuda na preparação do 1300

          Acho que a carburaçào central de corpo duplo vai sair mais cara para adaptar e será menos ecônomica. Por conta do comprimento do coletor até os cabeçotes a carburação dupla seria mais econômica e mais fácil de conseguir

          Comment


          • #6
            Re: Ajuda na preparação do 1300

            Postado originalmente por Fuscão71
            Acho que a carburaçào central de corpo duplo vai sair mais cara para adaptar e será menos ecônomica. Por conta do comprimento do coletor até os cabeçotes a carburação dupla seria mais econômica e mais fácil de conseguir
            O coletor mais longo vai gerar uma curva de torque mais plana e portanto deve privilegiar a economia.
            Quanto ao trabalho, tem gente por aí rodando com Miniprgressivo, com 2E, com TLDZ... apenas usando flange... Isso não sai caro de jeito nenhum.
            Um carburador duplo recondicionado sai por uns R$ 300.00, o mesmo que uma dupla de 32 em bom estado.
            A grande vantagem da dupla fica por conta do volume de informação disponível para quem opta pelas solex 32.
            Atualmente é mais uma questão de optar por esta ou aquela solução.
            Há ainda a possibilidade de aquecer o coletor com gases de descarga e/ou óleo e tornar o motor ainda mais eficiente.
            A maior vantagem do carburador duplo sobre o par de carburadores é não ter que equalizar.
            Last edited by azeitona; 03-04-2009, 11:49 PM.

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            • #7
              Re: Ajuda na preparação do 1300

              O Problema da flange no uso desta carburação, é o estrangulamento que se tem logo na entrada do coletor original para carburação simples.
              O Coletor longo para carburação central, pode sim privilegiar o torque e até mesmo a potência dependendo do comprimento desde a garganta do venturi até a garganta da válvula de admissão.
              Este comprimento define uma frequencia natural que pode estar ou não sintonizada com a rotação máxima (rotação de potência máxima ) desejada.
              caso isto ocorra, haverásem dúvida algum ganho.
              Em contra partida, tem-se dois efeitos negativos!
              O primeiro, a maior perda de carga pelo maior comprimento destes dutos.
              Um efeito pequeno é verdade, pois a viscosidade da mistura ar combustível é bvem baixa.
              O segundo a condensação do combustível no coletor, podendo gerar perda de homogeneidade da mistura, alguns pequenos engasgos podem portanto ser sentidos em retomadas.
              O segundo aspecto pode ser resolvido com aquecimento do coletor para melhorar a vaporização do combustível e consequentemente a homogeneidade da mistura, porém aí perde-se um pouco de potência, pois o aquecimento será enviado também ao ar admitido, o qual se expande e portanto apresentará menor densidade.
              Um efeito contrário (porém em menor escala), ao que se consegue com um interccoler.

              Daí eu aho mais interessante a dupla solex 32 mesmo!
              Mais simples de se regular, sem os inconvenientes de coletores muito longos, com receitas mais simples e já avaliadas.

              Porém logicamente...
              Gosto é gosto e aícabe também a disposição para se criar uma calibração adequada para o carburador duplo progressivo escolhido fazendo o matching com o seu motor!

              Boa sorte e conte sempre conosco nas dúvidas.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

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              • #8
                Re: Ajuda na preparação do 1300

                Postado originalmente por Master Vader
                O Problema da flange no uso desta carburação, é o estrangulamento que se tem logo na entrada do coletor original para carburação simples.
                O Coletor longo para carburação central, pode sim privilegiar o torque e até mesmo a potência dependendo do comprimento desde a garganta do venturi até a garganta da válvula de admissão.
                Este comprimento define uma frequencia natural que pode estar ou não sintonizada com a rotação máxima (rotação de potência máxima ) desejada.
                caso isto ocorra, haverásem dúvida algum ganho.
                Em contra partida, tem-se dois efeitos negativos!
                O primeiro, a maior perda de carga pelo maior comprimento destes dutos.
                Um efeito pequeno é verdade, pois a viscosidade da mistura ar combustível é bvem baixa.
                O segundo a condensação do combustível no coletor, podendo gerar perda de homogeneidade da mistura, alguns pequenos engasgos podem portanto ser sentidos em retomadas.
                O segundo aspecto pode ser resolvido com aquecimento do coletor para melhorar a vaporização do combustível e consequentemente a homogeneidade da mistura, porém aí perde-se um pouco de potência, pois o aquecimento será enviado também ao ar admitido, o qual se expande e portanto apresentará menor densidade.
                Um efeito contrário (porém em menor escala), ao que se consegue com um interccoler.

                Daí eu aho mais interessante a dupla solex 32 mesmo!
                Mais simples de se regular, sem os inconvenientes de coletores muito longos, com receitas mais simples e já avaliadas.

                Porém logicamente...
                Gosto é gosto e aícabe também a disposição para se criar uma calibração adequada para o carburador duplo progressivo escolhido fazendo o matching com o seu motor!

                Boa sorte e conte sempre conosco nas dúvidas.
                Muito obrigado a todos que deram sugestões
                Last edited by cassio_antonio13; 04-04-2009, 04:23 PM. Razão: excluir

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                • #9
                  Re: Ajuda na preparação do 1300

                  · Comando de válvulas W110 (284 graus) da Engle ou cópia da Sam Cams ou Federal Mogul
                  · Dupla carburação Solex 32 modificada (gicleurs principais 164,4; venturis 28mm; borboletas 35mm)
                  · Taxa de compressão aumentada para 9:1
                  · Brunimento fino das camisas, feito com lixa Grana 400/500
                  · Válvulas com retífica assimétrica (simulando praticamente o mesmo efeito de 3 ângulos na sede e válvula) 45 graus na sede e 44 graus na válvula, esmerilhando até formar uma marca de assentamento de no máximo 1mm!
                  · Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha). Não é o do Puma
                  · Bobina de ignição de alta potencia (Bosch Azul ou Vermelha KW)
                  · Folga das válvulas reguladas a frio com 0,05mm
                  · Avanço de ignição em 15 graus iniciais
                  · Combustível: gasolina

                  Thenho duas dúvidas nessa preparação que fiz:
                  01. O avanço de ignição e a folga das válvulas estão corretas?
                  02. Quais as medidas dos gicleurs de ar e da lenta?
                  Last edited by cassio_antonio13; 04-04-2009, 04:24 PM.

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