Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

    Postado originalmente por nando do fusca
    O que vc chama de "socar ponto" ...atrasar ou adiantar? Sei que no caso de turbo as coisas mudam, assim, no meu caso que moro no interior de SP (clima quente e seco) o que vc sugeria em termos de acerto?
    Atualmente meu carro esta com acerto de quando eu morava no litoral (clima úmido, frio e maior pressão atmosféria) por isso, havia lhe dito que meu carro deveria estar "gordo e atrasado".
    Abraço.
    Nando,

    Fui pesquisar e comecei ler o manual da FT, sinceramente EU (desculpe o grifo mas atualmente tenho que ser bem claro) nao usaria FT para controle de injeçao.

    Se fosse para usar FT ou carburador usaria o segundo sem duvida. Explico:

    No setup de ajuste dos injetores tem que escolher entre "pequeno, medio ou grande"

    Como assim, o que eh um injetor medio? 20 Lb, 26Lb, 15Lb ???

    E outra o ajuste eh por "pressao" vulgo KPa ... voce tem varias vezes a mesma "pressao" em diversos faixas de rotaçao.

    E outra voce mesmo disse que seu injetor trabalhado nao tem laudo e voce nao tem a minima ideia de vazao!!!

    E outra tirando o Dalton de Atibaia nao vi ninguem confiavel em trabalhar injetores, quando voce meche na vazao modifica o leque tem varios casos que o injetor deixa de ser injetor e vira um MIJADOR

    Veja no caso a Megasquirt veja a tabela abaixo:



    Cada celula corresponde uma determinada "capacidade de trabalho", veja que cada celula eh calculada por Kpa (pressao) x RPM

    Para este calculo entre outras coisas tem que ter o valor de vazao correto, dead time (tempo de latencia do injetor) e diversos fatores para um calculo matematico.

    E de posse deste calculo ainda tem uma outra tabela similar a esta como "refencia" de AFR, o motor trabalha em funçao dela e quem manda as informaçoes para calculo e correçao?

    A sonda lambda que a FT NAO TEM !

    E quanto a sua duvida de pressao atmosferica no litoral eh teorico 100kpa, aqui em Atibaia, cerca de 900m acima do nivel do mar eh por volta de 91Kpa...

    Se voce ver na tabela acima estas duas grandezas (100 e 90kpa) estao muito proximas e nao eh a fonte de seu problema.

    Comment


    • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

      No manual da FT, fala-se sobre valores de deadtime, e algumas coisas com relação a explicação de alguns parametros, mas ainda sim ainda é um pouco técnico pra mim, então, vou assimilando aos poucos.

      Sobre altitude concordo que não seja o fator implicante mesmo, talvez no máximo, somado a outros detalhes reflita em alguma coisinha.

      Sobre os bicos, sei que a fazão não é insuficiente, ma pode ser que esteja demasiada, não sei.

      Concordo que a FT hoje, não seja o bicho, acompanho o pessoal daqui falar em megasquirt, wideband, "pró" sei lá o que...mas pra carrinho de rua e motor pequeno (no caso o meu é milinove), acho que ela tem que servir.

      Mas ta limpo...vou arrumar umas coisinhas no meu "manco" (gostei desse termo)...rsrsrsr, e ir fazendo uns testes e vou postando aqui.
      Acontece que tenho que ser prudente, pra não derreter nada entendeu? Por isso vou lendo...pesquisando...porque pra mim, esse negócio de acerto é pisar em ovos ainda.
      Valeu.
      Porsches & VW air cooled, that's what I like!
      www.floripaboxer.blogspot.com

      Comment


      • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

        Evidentemente que voce nao precisa "jogar fora"...

        Conselho, começo pelo certo adquira injetores nao trabalhados para a potencia maxima de seu motor.

        Compre uma sonda wideband com controlador, eh o dedo duro, o nariz eletronico do motor, suas respostas sao muito rapidas.

        Com a WB sem duvida voce nao ira fritar seu motor... mistura rica demais amarra o motor e muito.

        Acredite o ajuste nao eh bicho de sete cabeças.

        Comment


        • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

          Conselho, começo pelo certo adquira injetores nao trabalhados para a potencia maxima de seu motor.

          *tenho 4 bicos originais...acho que de vw AP...originais servem ou são insuficientes?

          Compre uma sonda wideband com controlador, eh o dedo duro, o nariz eletronico do motor, suas respostas sao muito rapidas.

          **O que é dedo-duro? Shift light? Pode me passar ideia estimada de custos fora instalação, de uma WB?

          Com a WB sem duvida voce nao ira fritar seu motor... mistura rica demais amarra o motor e muito.

          **Notei.

          Acredite o ajuste nao eh bicho de sete cabeças.[/QUOTE]

          **Eu sei...mas como ja falei com vc antes, por alguns motivos fui largando meu fusca de lado...jája eu volto a ativa.

          **Obrigado.
          Porsches & VW air cooled, that's what I like!
          www.floripaboxer.blogspot.com

          Comment


          • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

            Nando

            Tenho controlador da ODG, bom preço e muito bom produto.

            Quanto aos injetores qual o combustivel e potencia teorica requerida?

            Comment


            • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

              Postado originalmente por Museu Ver Post
              Nando

              Tenho controlador da ODG, bom preço e muito bom produto.

              Quanto aos injetores qual o combustivel e potencia teorica requerida?
              O combustível é alcool, os bicos vou me informar e te passo.

              Quanto a potencia, em 2005 eu passei ele no dinamômetro, e apontou 192cv na roda. Mas é claro que hj ele esta um pouquinho mais rodado, embora eu cuide, rodo pouco e tal, não tem mais a mesma compressão de anéis, etc. Mas com todo mundo que eu converso, inclusive o próprio Mater uma vez por telefone, considera um motor desses bem acertado, esperar de 200cv até 220 cv é normal. mas nem ligo mais pra isso a essa altura, mas sei que meu motor esta muito desejar pra configuração que tem, isso eu tenho certesa.

              Me passe detalhes desse controlador ODG, por favor.
              Abraço.
              Porsches & VW air cooled, that's what I like!
              www.floripaboxer.blogspot.com

              Comment


              • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                Postado originalmente por nando do fusca Ver Post
                O combustível é alcool, os bicos vou me informar e te passo.

                Quanto a potencia, em 2005 eu passei ele no dinamômetro, e apontou 192cv na roda. Mas é claro que hj ele esta um pouquinho mais rodado, embora eu cuide, rodo pouco e tal, não tem mais a mesma compressão de anéis, etc. Mas com todo mundo que eu converso, inclusive o próprio Mater uma vez por telefone, considera um motor desses bem acertado, esperar de 200cv até 220 cv é normal. mas nem ligo mais pra isso a essa altura, mas sei que meu motor esta muito desejar pra configuração que tem, isso eu tenho certesa.

                Me passe detalhes desse controlador ODG, por favor.
                Abraço.
                Sonda bosch WB adquirida a parte

                http://www.odginstruments.com.br/wideband_x2.php

                Comment


                • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                  Postado originalmente por Museu Ver Post
                  Nando,

                  Fui pesquisar e comecei ler o manual da FT, sinceramente EU (desculpe o grifo mas atualmente tenho que ser bem claro) nao usaria FT para controle de injeçao.

                  Se fosse para usar FT ou carburador usaria o segundo sem duvida. Explico:

                  No setup de ajuste dos injetores tem que escolher entre "pequeno, medio ou grande"

                  Como assim, o que eh um injetor medio? 20 Lb, 26Lb, 15Lb ???

                  E outra o ajuste eh por "pressao" vulgo KPa ... voce tem varias vezes a mesma "pressao" em diversos faixas de rotaçao.

                  E outra voce mesmo disse que seu injetor trabalhado nao tem laudo e voce nao tem a minima ideia de vazao!!!

                  E outra tirando o Dalton de Atibaia nao vi ninguem confiavel em trabalhar injetores, quando voce meche na vazao modifica o leque tem varios casos que o injetor deixa de ser injetor e vira um MIJADOR

                  Veja no caso a Megasquirt veja a tabela abaixo:



                  Cada celula corresponde uma determinada "capacidade de trabalho", veja que cada celula eh calculada por Kpa (pressao) x RPM

                  Para este calculo entre outras coisas tem que ter o valor de vazao correto, dead time (tempo de latencia do injetor) e diversos fatores para um calculo matematico.

                  E de posse deste calculo ainda tem uma outra tabela similar a esta como "refencia" de AFR, o motor trabalha em funçao dela e quem manda as informaçoes para calculo e correçao?

                  A sonda lambda que a FT NAO TEM !

                  E quanto a sua duvida de pressao atmosferica no litoral eh teorico 100kpa, aqui em Atibaia, cerca de 900m acima do nivel do mar eh por volta de 91Kpa...

                  Se voce ver na tabela acima estas duas grandezas (100 e 90kpa) estao muito proximas e nao eh a fonte de seu problema.
                  Puxa vida Museu, não desanima a gente não, acabei comprando uma.
                  2276 FK8 .

                  Comment


                  • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                    Postado originalmente por luiz Ver Post
                    Puxa vida Museu, não desanima a gente não, acabei comprando uma.
                    Que isso Luiz !!!

                    Nao eh desanimar nao, todo lugar que vou e percebem que eh injetada de testa perguntam

                    Eh "futek" (nao a pronuncia o cidadao sabe), devido ao marketing todo mundo so pensa nela.

                    Funciona? Sim sem duvida mas tem limitaçoes, quem migra de carburador para FT eh so alegria (em alguns aspectos).

                    E olha que a comparaçao eh para a MS1, a mais "basica"... so que este basico tem coisas que nao vou usar nunca...

                    Comment


                    • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                      Postado originalmente por Museu Ver Post
                      Que isso Luiz !!!

                      Nao eh desanimar nao, todo lugar que vou e percebem que eh injetada de testa perguntam

                      Eh "futek" (nao a pronuncia o cidadao sabe), devido ao marketing todo mundo so pensa nela.

                      Funciona? Sim sem duvida mas tem limitaçoes, quem migra de carburador para FT eh so alegria (em alguns aspectos).

                      E olha que a comparaçao eh para a MS1, a mais "basica"... so que este basico tem coisas que nao vou usar nunca...
                      Eu sei Museu, só para descontrair mesmo.
                      Eu usava Mega no meu carro e você deve se lembrar, acontece que um dia ela queimou os drivers de saída dos bicos e eu não tinha a quem recorrer a não ser a mim mesmo. Aí já viu foram quase 2 meses só para conseguir montar a minha giga de teste aqui outra vez.
                      Como não tenho tempo para nada, resolvi cair na vala comum mesmo. Se der alguma zica eu jogo na mão dos caras e eles que virem para arrumar.
                      Outro problema é com relação ao acerto, sempre tive que fazer e isso toma um tempo que eu não tenho.
                      Eu com certeza iria de Mega em outra condição, inclusive cogitei uma MSracing.
                      Mas teria que eu a instalar tudo, na verdade eu quero andar com o meu carro, coisa raramente tenho feito.

                      Agora se você quiser abraçar o meu Fusca e instalar a Mega nele de novo com certeza eu ficaria muito feliz pois sei que vai ser mexido por alguém que realmente estudou o produto a fundo.
                      2276 FK8 .

                      Comment


                      • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                        Postado originalmente por Museu Ver Post
                        Que isso Luiz !!!

                        Nao eh desanimar nao, todo lugar que vou e percebem que eh injetada de testa perguntam

                        Eh "futek" (nao a pronuncia o cidadao sabe), devido ao marketing todo mundo so pensa nela.

                        Funciona? Sim sem duvida mas tem limitaçoes, quem migra de carburador para FT eh so alegria (em alguns aspectos).

                        E olha que a comparaçao eh para a MS1, a mais "basica"... so que este basico tem coisas que nao vou usar nunca...
                        A velha história: parafraseando o velho Chacrinha - QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA! e acaba indo de futreco!
                        E agora virou moda comprar a FT400 só por causa do painel...é mole!
                        Augusto Cesar Nunes

                        Pesquisador
                        Mecânico Entusiasta
                        Analista em Informática
                        gutocesa@hotmail.com
                        gutocesa@terra.com.br

                        Comment


                        • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                          Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                          A velha história: parafraseando o velho Chacrinha - QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA! e acaba indo de futreco!
                          E agora virou moda comprar a FT400 só por causa do painel...é mole!
                          Guto,

                          Não é essa a questão, eu fui um dos primeiros a usar Mega aqui no F4E, vou de Fueltech por questões de facilidade de encontrar alguém para montar e acertar para mim.
                          Eu rodava com Mega em 2008 a 4 anos atrás.

                          Vídeo do meu motor funcionando com Megasquirt, era 1600 ainda.

                          http://www.youtube.com/watch?v=0Gy3U...e_gdata_player
                          Last edited by luiz; 23-07-2012, 03:23 PM.
                          2276 FK8 .

                          Comment


                          • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                            Postado originalmente por luiz Ver Post
                            Eu sei Museu, só para descontrair mesmo.
                            Eu usava Mega no meu carro e você deve se lembrar, acontece que um dia ela queimou os drivers de saída dos bicos e eu não tinha a quem recorrer a não ser a mim mesmo. Aí já viu foram quase 2 meses só para conseguir montar a minha giga de teste aqui outra vez.
                            Como não tenho tempo para nada, resolvi cair na vala comum mesmo. Se der alguma zica eu jogo na mão dos caras e eles que virem para arrumar.
                            Outro problema é com relação ao acerto, sempre tive que fazer e isso toma um tempo que eu não tenho.
                            Eu com certeza iria de Mega em outra condição, inclusive cogitei uma MSracing.
                            Mas teria que eu a instalar tudo, na verdade eu quero andar com o meu carro, coisa raramente tenho feito.

                            Agora se você quiser abraçar o meu Fusca e instalar a Mega nele de novo com certeza eu ficaria muito feliz pois sei que vai ser mexido por alguém que realmente estudou o produto a fundo.
                            Como meu motor esta aos pedaços ainda e estou mudando para wasted spark... arranquei todo o chicote, havia emendas em fios (soldados mas eh emenda) e outros faz e desfaz...

                            Estou partindo do zero todo o chicote com alguns extras que a experiencia ensina.

                            Teria imenso prazer em montar e acertar seu carro, duro eh a falta de espaço.

                            Realmente a MSracing eh uma boa para quem tem seus problemas.

                            Quanto aos drivers nao eh comum "queimar" so ocorre com erro de montagem ou superar a capacidade de "corrente" dos mesmos.

                            Como sou ex-tecnico em eletronica fica mais simples para mim detectar falhas.

                            Comment


                            • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                              Postado originalmente por Museu Ver Post
                              Como meu motor esta aos pedaços ainda e estou mudando para wasted spark... arranquei todo o chicote, havia emendas em fios (soldados mas eh emenda) e outros faz e desfaz...

                              Estou partindo do zero todo o chicote com alguns extras que a experiencia ensina.

                              Teria imenso prazer em montar e acertar seu carro, duro eh a falta de espaço.

                              Realmente a MSracing eh uma boa para quem tem seus problemas.

                              Quanto aos drivers nao eh comum "queimar" so ocorre com erro de montagem ou superar a capacidade de "corrente" dos mesmos.

                              Como sou ex-tecnico em eletronica fica mais simples para mim detectar falhas.
                              Eu demorei para remontar o simulador, depois disso matei fácil.

                              Tenho duas coisas em comum com você

                              Técnico em eletrônica e corintiano
                              2276 FK8 .

                              Comment


                              • Re: Injeção Eletrônica - Tópico "definitivo"

                                relendo o tópico lembrei que o coletor da kombi com corpo de omega(fabricio) fui eu que fiz; muito bom, se alguém precisar tenho mais um desse com flautas em aluminio e distribuidor a venda;
                                Magoo,

                                monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

                                ponto 50;drag race
                                rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                                pirituba Chacará inglesa;SP

                                fone: 011 9605.47.24
                                ID 11*41569

                                Comment

                                Working...
                                X