Em construção!
Olá!
Este é, sim, mais um tópico sobre injeção. Sei que temos muitos, porém também percebi que essa diversidade acaba dificultando a coleta de informações. Andei lendo bastante sobre o assunto nos últimos tempos, depois que montei minha Megasquirt, pois estou planejando o próximo passo do meu fusca: os upgrades de motor. Então, depois de trocar umas idéias com o Rafael MO, decidimos criar esse tópico pra reunir as informações disponíveis em um único local, de modo a facilitar a pesquisa, evitar a criação de novos tópicos e tornar a informação o mais didática possível.
Minha idéia é ir editando as informações aqui na medida em que elas forem complementadas/corrigidas... Assim, vou incorporar essas informações acrescentadas no corpo do texto do post (citando os autores, claro), novamente com o objetivo de facilitar a leitura (evitar que as pessoas fiquem procurando sua informação no meio de um tópico de 335 páginas). Eventualmente essas informações podem ser compiladas, de tempos em tempos, em um PDF para download e impressão. Acho a criação de "pequenos livros" será mais um passo do clã F4E para excelência em informações sobre o air cooled boxer!
Aproveitando essa idéia, vou lançar publicamente uma idéia que vinha debatendo, via msn, com outros colegas do fórum: por que não fazermos um wikibook de fusca? Poderia ser hospedado junto ao F4E e ser editado por nós... seria uma forma de organizar o acesso à informação já consolidada pelas discussões. O que acham?
Já falei demais, agora vamos aos FATOS
Os sistemas de injeção eletrônica de combustível são uma realidade hoje e creio que ninguém em sã consciência discute que são insuperáveis em termos de eficiência. Esses sistemas são compostos por vários subcomponentes, como a ECU ("electronic control unit" - o cérebro da injeção), a linha de combustível, os TBIs ("throttle body injector" - corpo de injeção, também chamados de corpo de borboleta), além de diversos sensores que informam a ECU parâmetros utilizados para calcular as necessidades "alimentares" do motor. Temos diversas formas de fazer um fusca/derivado injetado (até mesmo usando um dos dois sistemas originais de injeção em fusca). O excesso de opções torna a escolha complicada! Para auxiliar nessa escolha, vamos detalhar as principais opções disponíveis.
Em termos de ECU temos as originais (últimas kombis/fusca mexicano ou bosh d-jetronic da década de 70, analógica) e as programáveis (his, fueltech, megasquirt). No entanto, irei começar a discussão pela "admissão" pois é um tópico com mais opcões possíveis, além de vital para o resultado final do motor.
Olá!
Este é, sim, mais um tópico sobre injeção. Sei que temos muitos, porém também percebi que essa diversidade acaba dificultando a coleta de informações. Andei lendo bastante sobre o assunto nos últimos tempos, depois que montei minha Megasquirt, pois estou planejando o próximo passo do meu fusca: os upgrades de motor. Então, depois de trocar umas idéias com o Rafael MO, decidimos criar esse tópico pra reunir as informações disponíveis em um único local, de modo a facilitar a pesquisa, evitar a criação de novos tópicos e tornar a informação o mais didática possível.
Minha idéia é ir editando as informações aqui na medida em que elas forem complementadas/corrigidas... Assim, vou incorporar essas informações acrescentadas no corpo do texto do post (citando os autores, claro), novamente com o objetivo de facilitar a leitura (evitar que as pessoas fiquem procurando sua informação no meio de um tópico de 335 páginas). Eventualmente essas informações podem ser compiladas, de tempos em tempos, em um PDF para download e impressão. Acho a criação de "pequenos livros" será mais um passo do clã F4E para excelência em informações sobre o air cooled boxer!
Aproveitando essa idéia, vou lançar publicamente uma idéia que vinha debatendo, via msn, com outros colegas do fórum: por que não fazermos um wikibook de fusca? Poderia ser hospedado junto ao F4E e ser editado por nós... seria uma forma de organizar o acesso à informação já consolidada pelas discussões. O que acham?
Já falei demais, agora vamos aos FATOS
Os sistemas de injeção eletrônica de combustível são uma realidade hoje e creio que ninguém em sã consciência discute que são insuperáveis em termos de eficiência. Esses sistemas são compostos por vários subcomponentes, como a ECU ("electronic control unit" - o cérebro da injeção), a linha de combustível, os TBIs ("throttle body injector" - corpo de injeção, também chamados de corpo de borboleta), além de diversos sensores que informam a ECU parâmetros utilizados para calcular as necessidades "alimentares" do motor. Temos diversas formas de fazer um fusca/derivado injetado (até mesmo usando um dos dois sistemas originais de injeção em fusca). O excesso de opções torna a escolha complicada! Para auxiliar nessa escolha, vamos detalhar as principais opções disponíveis.
Em termos de ECU temos as originais (últimas kombis/fusca mexicano ou bosh d-jetronic da década de 70, analógica) e as programáveis (his, fueltech, megasquirt). No entanto, irei começar a discussão pela "admissão" pois é um tópico com mais opcões possíveis, além de vital para o resultado final do motor.
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