Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

    Por favor opinião de todos estou bolando um jeito de adaptar uma injeção multiponto flex no fusca da família que é um 1500 gasolina mas com dois TBIs acionado por acelerador eletrônico ainda é uma idéia vaga mas já tenho em mente como fazer isso, só vai faltar verba, que no meu caso anda curta ( acho que p'ra todos).
    Pois teria de trocar os cabeçotes do 1500 pelos do 1600 que tem as mesma medidas então um serve no outro e adaptar duas tubagens do fusca 1600 gasolina para nelas colocar os bicos injetores além de fazer as flanges para os TBIs além de colocar o acelerador eletrônico no lugar do original adaptar a parte elétrica e ver o que acontece, além de flex não teria mais problemas com regulagens das varetas de acionamento do carburadores

    Um dia não muito distante espero fazer, opinião por favor são bem vindas obrigado
    Last edited by Netto; 07-06-2009, 09:15 PM.
    Netto
    Bauru - SP
    Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

  • #2
    Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

    Fala aí, Neto...

    Sua idéia é adaptar os bicos injetores aproveitando as TBI's ou mais abaixo, lá perto dos cabeçote?

    Estou perguntando porque pelo que entendi, sua idéia principal é que seja uma injeção multipoint, daí, talvez ao invés de dois coletores de fusca, um coletor de Kombi injetada resolva melhor, pois não precisará adaptar nem os bicos nele e nem as flautas, e sendo um TBI único, lá no início do coletor, é provavel que fique mais fácil para adaptar o acelerador eletrônico.

    Como minha sugestão é trocar apenas os dois coletores de fusca dupla carburação pelo coletor da Kombi IE e não pela injeção completa da Kombi, o maior fluxo de ar gerado pela dupla TBI poderia ser compensado pela TBI de Omega, que é de 60 mm.

    É apenas uma idéia... sem a menor pretensão de modificar seu projeto original...

    Abs.

    Comment


    • #3
      Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

      Postado originalmente por celojr
      Fala aí, Neto...

      Sua idéia é adaptar os bicos injetores aproveitando as TBI's ou mais abaixo, lá perto dos cabeçote?

      Estou perguntando porque pelo que entendi, sua idéia principal é que seja uma injeção multipoint, daí, talvez ao invés de dois coletores de fusca, um coletor de Kombi injetada resolva melhor, pois não precisará adaptar nem os bicos nele e nem as flautas, e sendo um TBI único, lá no início do coletor, é provavel que fique mais fácil para adaptar o acelerador eletrônico.

      Como minha sugestão é trocar apenas os dois coletores de fusca dupla carburação pelo coletor da Kombi IE e não pela injeção completa da Kombi, o maior fluxo de ar gerado pela dupla TBI poderia ser compensado pela TBI de Omega, que é de 60 mm.

      É apenas uma idéia... sem a menor pretensão de modificar seu projeto original...

      Abs.
      Minha idéa é fazer como se fosse dois carburadores nas lojas virtual da sportsystem e na crestana ele vende no mesmo esquema só que acionado com varetas e e usando full power, pandoo, HIS ou outras assim como das fotos (se é que fiz certo) mas no caso em vez de usar esse usar uma injeção original flex e TBIs eletrônicos mais o pedal de acelerador que faz o mesmo funcionar(não lembro o nome correto do pedal mas é um potenciometro)

      é que a idéia é montar como se fosem uma caburação dupla quanto a TBI pode ser GM ou VW no caso da VW tem se não me falha a memória do Golf 1.6 ou 2.0 também uma abertura maior

      OK
      Arquivos Anexos
      Last edited by Netto; 07-06-2009, 09:46 PM.
      Netto
      Bauru - SP
      Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

      Comment


      • #4
        Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

        Netto,

        Se você tem a idéia de montar um "fly-by-wire" acho melhor usar mesmo uma unica TBI. Acho que o Palio usa esse sistema e daria para ver como funciona.
        Eu mesmo já pensei nisso no passado mas não levei adiante.
        Se for montar um "fly-by-wire" o primeiro passo é estudar os TBI´s disponiveis, eu vou até dar uma olhada no que o Palio usa e ver de tamanho é.
        A vantagem de usar um TBI desses é que fica mais fácil adaptar e é só colocar o tBI no coletor do Fusca que já vai estar quase tudo o que precisa ali.
        Veja o projeto do Celo, ele fez isso.
        2276 FK8 .

        Comment


        • #5
          Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

          Postado originalmente por luiz
          Netto,

          Se você tem a idéia de montar um "fly-by-wire" acho melhor usar mesmo uma unica TBI. Acho que o Palio usa esse sistema e daria para ver como funciona.
          Eu mesmo já pensei nisso no passado mas não levei adiante.
          Se for montar um "fly-by-wire" o primeiro passo é estudar os TBI´s disponiveis, eu vou até dar uma olhada no que o Palio usa e ver de tamanho é.
          A vantagem de usar um TBI desses é que fica mais fácil adaptar e é só colocar o tBI no coletor do Fusca que já vai estar quase tudo o que precisa ali.
          Veja o projeto do Celo, ele fez isso.
          Luis isso eu já pensei também mas, como disse quero que ele fique como uma dupla carburação quanto ao trabalho de adaptação não será tão dificel,pelo mesnos a parte fisica do troço, pois as TBIs seja ela da Fiat, GM, Ford, VW ou outra pois hoje em dia todo o carro zero é assim "fly by wire" ou sem cabo de acelerador.
          O que seria mais complicado é fazer a ligação do chicote da centralina (ECU) da injeção nos dois TBIs e demais sensores além da roda fônica que vai depender do carro que vou tirar, sensor de velocidade e assim a fora. Mas no princípio estou querendo usar da linha VW a TBIs pode ser do Gol 1.0, 1.6 (não do ap mas do novo motor EA 111), 1.8 Audi, 2.0 Golf, 1.4 da Kombi flex todos "fly by wire" ou na VW "e-gas" mas como disse é um projeto em estudo, mas os TBI pode ser dois deste na foto um é do Renault Clio 1.0 e o outro é do Gol 1.0 mas como disse é um estudo


          Valeu pela idéia
          Arquivos Anexos
          Netto
          Bauru - SP
          Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

          Comment


          • #6
            Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

            Postado originalmente por Netto
            Minha idéa é fazer como se fosse dois carburadores nas lojas virtual da sportsystem e na crestana ele vende no mesmo esquema só que acionado com varetas e e usando full power, pandoo, HIS ou outras assim como das fotos (se é que fiz certo) mas no caso em vez de usar esse usar uma injeção original flex e TBIs eletrônicos mais o pedal de acelerador que faz o mesmo funcionar(não lembro o nome correto do pedal mas é um potenciometro)

            é que a idéia é montar como se fosem uma caburação dupla quanto a TBI pode ser GM ou VW no caso da VW tem se não me falha a memória do Golf 1.6 ou 2.0 também uma abertura maior

            OK
            Entendi,

            O caso é que comprar essas TBI's das fotos é um tantinho caro, reproduzí-las é batante complicado também... aparentemente vc estará utilizando as TBI's apenas como entrada de ar e terá que fazer uma bela modificação nos coletores da admissão para adaptar os bicos injetores individualmente, como nas TBI's que vc anexou (algo complicado também).

            Trabalheira por trabalheira, tenho outra sugestão...mantendo a colocação da dupla TBI como é o seu desejo... utilizando o mesmo coletor de Kombi IE, serrando eles nas bases logo após os orifícios de encaixe dos bicos e soldando os canos dos coletores para dupla carburação de fusca, ficará bem parecido com os que cv mostrou, só que acho que também dá uma trabalheira bem grande que, inclusive não trará grandes vantagens, além de ser um pecado inutilizar um coletor de Kombi injetada dessa forma.

            Com isso, continuo achando que o melhor a fazer é manter o coletor original da Kombi, adaptando o TBI com acelerador eletrônico em seu topo, escolhendo um que possua uma borboleta bem grande para gerar o fluxo de ar desejado.

            Lembre-se da Teoria KISSAI... e mesmo assim não será fácil elaborar esse seu projeto

            Abs.

            Comment


            • #7
              Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

              Postado originalmente por Netto
              Luis isso eu já pensei também mas, como disse quero que ele fique como uma dupla carburação quanto ao trabalho de adaptação não será tão dificel,pelo mesnos a parte fisica do troço, pois as TBIs seja ela da Fiat, GM, Ford, VW ou outra pois hoje em dia todo o carro zero é assim "fly by wire" ou sem cabo de acelerador.
              O que seria mais complicado é fazer a ligação do chicote da centralina (ECU) da injeção nos dois TBIs e demais sensores além da roda fônica que vai depender do carro que vou tirar, sensor de velocidade e assim a fora. Mas no princípio estou querendo usar da linha VW a TBIs pode ser do Gol 1.0, 1.6 (não do ap mas do novo motor EA 111), 1.8 Audi, 2.0 Golf, 1.4 da Kombi flex todos "fly by wire" ou na VW "e-gas" mas como disse é um projeto em estudo, mas os TBI pode ser dois deste na foto um é do Renault Clio 1.0 e o outro é do Gol 1.0 mas como disse é um estudo


              Valeu pela idéia
              Diga, Netto,

              Rapaz, bem dark esse seu projeto hein?

              Realmente, será bem complicado realizar a conexões dos sensoers com a ECU, principalmente em relação ao acelerador, pois serão dois aceleradores para apenas um pedal, não tenho certeza, mas acho que nem centrais programáveis conseguem essa façanha... vc já tem alguma ideia de com fazer isso, ligar os dois sensores em paralelo e conectá-los ao sensor no pedal? A vantagem dos cabos nesse caso, é essa, vc consegue acionar os dois simultaneamente.

              Já os outros sensores, acredito que vc não tenha problemas, emsmo utilizando centrais comerciais... a leitura de um lado apenas serve como referência para os cálculos.

              Fico aqui na torcida para que esse seu projeto saia da teoria para a prática o mais breve possível. Boa Sorte...

              Abs.

              Comment


              • #8
                Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                Postado originalmente por celojr
                Diga, Netto,

                Rapaz, bem dark esse seu projeto hein?

                Realmente, será bem complicado realizar a conexões dos sensoers com a ECU, principalmente em relação ao acelerador, pois serão dois aceleradores para apenas um pedal, não tenho certeza, mas acho que nem centrais programáveis conseguem essa façanha... vc já tem alguma ideia de com fazer isso, ligar os dois sensores em paralelo e conectá-los ao sensor no pedal? A vantagem dos cabos nesse caso, é essa, vc consegue acionar os dois simultaneamente.

                Já os outros sensores, acredito que vc não tenha problemas, emsmo utilizando centrais comerciais... a leitura de um lado apenas serve como referência para os cálculos.

                Fico aqui na torcida para que esse seu projeto saia da teoria para a prática o mais breve possível. Boa Sorte...

                Abs.
                Tenho um amigo que é técnico em eletrônica e ele me falou que tudo depende dos valores de resistência dos TBIs se eles forem ligados em séries ou em paralelo (como exemplo não sei se é possível) e as duas derem os mesmos valores de resistência de um TBI sozinho é possível fazer um cabo ligando os dois, lembrando que todo o comando passa pela centralina (ECU), pedal - centralina - TBI, e por isso tenho de ter cuidado para não queimar a centralina com isso. As TBI só tem duas funções:
                1 - Atuador de marcha lenta
                2 - Acelerador
                O tamanho dela é grande por causa do motor que vai fazer a borboleta funcionar, nem sensor de borboleta ele tem pois é o pedal que faz a função

                É na verdade a parte eletrônica é a mais complicada, mas tenho pareceres que dizem ser possível por pessoas que trabalham com isso... vamos ver.!?
                Netto
                Bauru - SP
                Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                Comment


                • #9
                  Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                  Postado originalmente por celojr
                  Entendi,

                  O caso é que comprar essas TBI's das fotos é um tantinho caro, reproduzí-las é batante complicado também... aparentemente vc estará utilizando as TBI's apenas como entrada de ar e terá que fazer uma bela modificação nos coletores da admissão para adaptar os bicos injetores individualmente, como nas TBI's que vc anexou (algo complicado também).

                  Trabalheira por trabalheira, tenho outra sugestão...mantendo a colocação da dupla TBI como é o seu desejo... utilizando o mesmo coletor de Kombi IE, serrando eles nas bases logo após os orifícios de encaixe dos bicos e soldando os canos dos coletores para dupla carburação de fusca, ficará bem parecido com os que cv mostrou, só que acho que também dá uma trabalheira bem grande que, inclusive não trará grandes vantagens, além de ser um pecado inutilizar um coletor de Kombi injetada dessa forma.

                  Com isso, continuo achando que o melhor a fazer é manter o coletor original da Kombi, adaptando o TBI com acelerador eletrônico em seu topo, escolhendo um que possua uma borboleta bem grande para gerar o fluxo de ar desejado.

                  Lembre-se da Teoria KISSAI... e mesmo assim não será fácil elaborar esse seu projeto

                  Abs.
                  Quanto a colocação dos TBIs nas tubagens de admissão seria feita através de flanges e os bicos fazendos corte e soldando suportes para os bicos e flautas e os sensores de temperatura e massa do ar colocaria na flange o de temperatura na carcaça ou no local da cebolinha do óleo o de velocidade já fui informado que tem um adaptador que vai na entrada do velocimetro junto com o cabo o de detonação daria sim um certo trabalho mas estou pensando em usar um tipo de coxim que prende o radiador do Gol/Passat/Voyage/Parati, que amorteceria os barulho do motor
                  Mais a sua idéia da tubagem da Kombi IE é boa posso usar na minha Variant num futuro mais distante quando eu não quiser mais que ela seja só alcool, valeu pela dica

                  Como disse o mais complicado é a eletrônica ... mas para falar a verdade o dificel é por as duas TBIs p'ra funcionar


                  Fora isso, tá fácil
                  Netto
                  Bauru - SP
                  Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                  Comment


                  • #10
                    Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                    Quanto ao preço já achei por R$ 120,00 (na Crestana R$ 350,00) cada, seriam R$240,00 ou R$ 700,00 as TBI, R$ 350,00 em média a centralina (na crestana), mais o chicote da centralina e os sensores que teria que pesquisar mas tudo tem um custo na vida
                    Netto
                    Bauru - SP
                    Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                    Comment


                    • #11
                      Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                      Senhores,

                      Desculpem-me, mas isso não é um tutorial, entendido como algo já pronto fisicamente ou um projeto ou idéia ainda que "no papel" para execução imediata, como por exemplo o carregador caseiro de baterias.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                        Fala Netto...

                        Sua idéia é bem legal, retirar aquelas varetas que vivem pulando ou pesando o pedal do acelerador, mas vou falar como um propríetário de um FIAT Palio com acelerador eletrônico: deixa disso!

                        Não gosto desse tipo de acelerador, ele tem um tempo de retardo do pedal até o motor de passo que irá mover o corpo de borboleta, e sabe do que mais gosto... andar com meu Fusca Itamar sem frescuras eletrônicas, gosto mesmo da boa e velha dupla carburação. Não vou negar que tive vários problemas com varetas paralelas do mercado de reposição, depois que consegui uma balança/torre + varetas originais VW "meus problemas acabaram"!

                        Boa sorte no seu projeto, procure seguir as dicas do pessoal do forum, e pense seriamente numa injeção de kombi da Crestana, acho que vale a pena!

                        Grande abraço.
                        Carlos - Pirituba - SP/SP

                        Comment


                        • #13
                          Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                          Postado originalmente por ricardo groetaers
                          Senhores,

                          Desculpem-me, mas isso não é um tutorial, entendido como algo já pronto fisicamente ou um projeto ou idéia ainda que "no papel" para execução imediata, como por exemplo o carregador caseiro de baterias.
                          Ricardo como havia dito a outro do forum sou novo e não sabia aonde por este tópico então foi lá em tutoria mas como eu disse isso é uma idéia por enquanto

                          Abç
                          Netto
                          Bauru - SP
                          Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                          Comment


                          • #14
                            Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                            Postado originalmente por cguimar1
                            Fala Netto...

                            Sua idéia é bem legal, retirar aquelas varetas que vivem pulando ou pesando o pedal do acelerador, mas vou falar como um propríetário de um FIAT Palio com acelerador eletrônico: deixa disso!

                            Não gosto desse tipo de acelerador, ele tem um tempo de retardo do pedal até o motor de passo que irá mover o corpo de borboleta, e sabe do que mais gosto... andar com meu Fusca Itamar sem frescuras eletrônicas, gosto mesmo da boa e velha dupla carburação. Não vou negar que tive vários problemas com varetas paralelas do mercado de reposição, depois que consegui uma balança/torre + varetas originais VW "meus problemas acabaram"!

                            Boa sorte no seu projeto, procure seguir as dicas do pessoal do forum, e pense seriamente numa injeção de kombi da Crestana, acho que vale a pena!

                            Grande abraço.

                            Agradeço pelo força mas eu também não era a fim de colocar injeção eletrônica na minha Variant até que de tanto um amigo mecânico já de saco cheio de ficar regulando vareta, carburador que falou de por a injeção e eu topei e agora não quero saber mais de carburador (normal pelo menos já os esportivos são outro papo) de tão bom que a Variant ficou e olha que ela é 1800 a alcool, ai eu pensei por que não o fusca 1500 mas flex


                            Valeu Abç
                            Netto
                            Bauru - SP
                            Volkswagem Variant 1973 1.800 injeção eletrônica digital refrigerado no ar é lógico

                            Comment


                            • #15
                              Re: Fusca com injeção flex e duplo TBI com acelerador eletrônica

                              Postado originalmente por Netto
                              Agradeço pelo força mas eu também não era a fim de colocar injeção eletrônica na minha Variant até que de tanto um amigo mecânico já de saco cheio de ficar regulando vareta, carburador que falou de por a injeção e eu topei e agora não quero saber mais de carburador (normal pelo menos já os esportivos são outro papo) de tão bom que a Variant ficou e olha que ela é 1800 a alcool, ai eu pensei por que não o fusca 1500 mas flex


                              Valeu Abç
                              Manda bala na injeção.
                              Vc pode montar um Fusca "Flex", mas na seguinte condição:
                              Motor a gasolina, com taxa não superior a 9,0:1 e radiador deslocado e 1 extra, com uma injeção que controle o ponto de ignição. Ai vc terá que montar um mapa para gasolina. Quando usar alcool, deverá ter outro mapa, com outro tempo de injeção, outra curva de ignição e andar testaxado, etc. Mas para trocar os combustíveis, terá quase que secar o tanque (e ai pode até montar um mapa para combustivel misturado, 50% gasolina e 50% alcool).

                              Nos atuais carros flex existem motores com taxas de 10 a 13:1 queimando gasolina, mas ai existem os sensores de detonação, que evitam batida de pino, mas esse sensor não da pra instalar no motor boxer, devido as barulhos que ele produz (Ex: tucho mecânico).

                              Eu pretendo montar um mapa a alcool na minha injeção, mesmo testaxado, só pra ver o rendimento e consumo do carro.
                              Last edited by alanbique; 09-06-2009, 03:09 PM.
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                              Comment

                              Working...
                              X