Se esta é a sua primeira visita, certifique-se de verificar o FAQ. Você deve se registrar
para poder postar. Para começar a ver mensagens clique na categoria desejada.
Bom, antes da catástrofe com o banco de dados do fórum, essa discussão já tinha evoluido bem... fazer um escape dá trabalho pra caramba, mas para suprir sua curiosidade acadêmica, achei alguns dos arquivos e links sobre o assunto que eu tinha achado na época...
É que o povo acha que dimensionar escape é só dizer qual a bitola que o escape vai ser! Hehehehe
Tá relacionado a ordem de explosão dos tubos, estudo de backpressure, de escoamento. Na verdade, temos "fenômenos de transporte" (pros engºs.) em aaaalta aí!
Os "dimensionados" vendidos por aí, são cópias de outros 4x1 e similares vendidos aos montes! Alguém fez os cálculos e "padronizou" as medidas.
Quer ver um dimensionado de verdade? Vejam o tópico do fusca do Plautos, um 61 feito na Totty Hot Toys de ctba. ALI SIM!!! Hehehe
NÃO ESTOU DIZENDO QUE OS QUE SÃO VENDIDOS POR AÍ NÃO SÃO DIMENSIONADOS, apenas estou dizendo que são cópias! Pq pra fazer estudo de fluxo, tem q ter pelo menos uns 5 anos de tensão em alguma escóla politécnica do meu brasil!
Acho que no caso deste escape daria para utilizar o capetinha, em vez do 4X1, na hora que cruza, sem os abafadores do capetinha, manda um abafador pra cada lado desta mesma maneira, daí ficaria totalmente dentro da saia traseira, tanto de fusca quanto de similares.
É que o povo acha que dimensionar escape é só dizer qual a bitola que o escape vai ser! Hehehehe
Tá relacionado a ordem de explosão dos tubos, estudo de backpressure, de escoamento. Na verdade, temos "fenômenos de transporte" (pros engºs.) em aaaalta aí!
Os "dimensionados" vendidos por aí, são cópias de outros 4x1 e similares vendidos aos montes! Alguém fez os cálculos e "padronizou" as medidas.
Quer ver um dimensionado de verdade? Vejam o tópico do fusca do Plautos, um 61 feito na Totty Hot Toys de ctba. ALI SIM!!! Hehehe
NÃO ESTOU DIZENDO QUE OS QUE SÃO VENDIDOS POR AÍ NÃO SÃO DIMENSIONADOS, apenas estou dizendo que são cópias! Pq pra fazer estudo de fluxo, tem q ter pelo menos uns 5 anos de tensão em alguma escóla politécnica do meu brasil!
O capetinha com os tubos cruzados antes de entrarem no abafador realmente é dimensionado.
Mas dimensionado para quê?
Esta deve ser a a pergunta:
Ele é dimensionado para um motor 1600cm3 original modelo torque.
Ou seja com uma determinada condição de projeto/montagem definida, ou seja:
Cilindrada
Diâmetro e curso dos pistões.
RPMs úteis
Comando de válvulas original (graduação definida)
Válvulas de escape de 30mm
Agora se mudarmos qualquer um destes parâmetros.
O escape deve mudar.
Se colocarmos um comando 284 e usamos o famoso capetinha, deixamos de ter na realidade um escape dimensionado.
O termo escape dimensionado, deve ser assim entendido...
Dimensionado para determinada configuração de motor.
Mudou a configuração, ele deixa de estar dimensionado.
Na prática um comando corretamente dimensionado pode gerar ganho de até 20% quando comparado a um escape original em que cuidados de fluxo são pouco cuidados (quase que 100% dos veículos produzidos).
Quando usamos este nosso capetinha num motor 1800cm3, com W110 e outras modificações, não estaremos usando um escape dimensionado , é verdade, porém ele se comportará bem, pois além do aspecto d dimensionamento (que leva em consideração diâmetro dos tubos e comprimento destes), a geometria (curvas suaves e tubos convergindo) e simetria (tubos primários de mesmo comprimento) ajudarão muito e nos proporcionarão uma sensação de ganho de potência, que se não chegar aos 20% da aplicação exata, será de pelo menos uns 10%.
Quando temos um escape bem feito, porém sem respeito ao correto dimensionamento do sistema, devemos chamá-lo na realidade de esportivo, pois em geral proporciona um ronco mais agressivo e prioriza um melhor desempenho, porém sem requintes de desenvolvimento técnico.
Se para um determinado motor, chegamos ao cálculo de um escape de tubos primários de 1000mm (1m), e tubo secundário de 450mm (45cm) (deixemos de lado os diâmetros nesta análise superficial), e por qualeur motivo decidimos modificá-lo, por exemplo com a adoção de um abafador, e com o abafador o tubo secundário (onde o abafador está incluído no cálculo) passa por exemplo para 80cm, todo o cálculo e rigor técnico foi deixado de lado.
Vai funcionar bem?
Sim, pois as curvas continuarão suaves, os fluxos dos gases convergem para se juntarem no tubo secundário, enfim auxiliará no desempenho, poré menos que se as medidas fossem respeitadas rigorosamente.
Os mais antigos devem lembrar quando eu falava.
Usem um 4x1 dimensionado de pista (deste comercial mesmo) e alterem o tubo secundário utilizando um abafador do tipo JK lateral com a saída de escape ficando praticamente paralela ao para choque traseiro.
Porque isto?
Estilo?
de forma alguma.
Com esta modificação, passamos a ter um escape com boas condições de funcionamento, praticamente sem alteração das frequências naturais de funcionamento e portanto sem prejudicar o dimensionamento do mesmo para um motor 1600cm3 com poucas alterações.
A título de curiosidade...
Todo veículo com motor dianteiro, ao receber um escape dimensionado nunca terá a saída do mesmo chegando até a traseira do veículo, a não ser que seja um Mini quem sabe (hehehe), pois o comprimento do escape em geral fica no máximo em 2m considerando o comprimento até mesmo do duto de escape no cabeçote, assim a saída ficaria em geral sob a porta dianteira.
Carros de corrida costumam ter o escape com a saída na lateral!
Modismo!
Na pista isto não costuma existir.
e para os que já tiveram Opalão...
hehehe!!
Aquele 6x2 maravilhoso com abafador duplo lá atrás. hehehe!!
Era na verdade um belo escape esportivo. Muito bem feito, mas com o dimensionamento todo comprometido.
Ótimo para a rua, pois leva o ronco para longe das janelas das portas, mas com o inevitável desperdício de energia e esquecendo totalmente o que é realmente dimensionamento.
Muitos compravam gato por lebre e nem sabiam disto.
O fato é...
Para comprar lebre, deveria se contentar com o escape ensurdecendo o passageiro do lado direito, ou torturando constantemente o motorista, com a saída mais para seu lado.
Outro ponto que levam em consideração em detrimento do desempenho e cagando totalmente no dimensionamento, é o fato de "esticar" o tubo secundário, de modo a além de jogar o ruído para trás, afastar os gases nocivos da região das janelas e portanto do habitáculo.
É até coerente, porém devemos desmistificar que isto seria dimensionado...
e o escape do itamar?
Eu tenho no meu,so que eu retirei o catalisador e coloquei um cano no lugar com um turbinho no final,ele naum fica debaixo do paralama,igaul do itamar,fica debaixo do motor mesmo!!
Me falaram que esse escape ficaria muito ruim para um 1600 com w110,porque ele é ''mal dimensionado''!!!
E eu gosto do ronco,nao queria trocar!!!
realmente atrapalha?
Porque se for o caso estava pensando em colocar o turbinho no lugar do catalisador, ai ele naum faria tantas curvas até chegar no fim!!
Fiquei na duvida!!
e o escape do itamar?
Eu tenho no meu,so que eu retirei o catalisador e coloquei um cano no lugar com um turbinho no final,ele naum fica debaixo do paralama,igaul do itamar,fica debaixo do motor mesmo!!
Me falaram que esse escape ficaria muito ruim para um 1600 com w110,porque ele é ''mal dimensionado''!!!
E eu gosto do ronco,nao queria trocar!!!
realmente atrapalha?
Porque se for o caso estava pensando em colocar o turbinho no lugar do catalisador, ai ele naum faria tantas curvas até chegar no fim!!
Fiquei na duvida!!
Ruim de dimenisonamento não!
Ele é péssimo em relação a dimensionamento.
Cada cilindro trabalha com um comprimento diferente de tubo, que é o maior crime de dimensionamento.
O original dos Fuscas mais antigos desde que Kadron é bem melhorque este.
Porém dá para usar com outros comandos sim.
Isto de que não é bom para determinado comando é besteira.
Ele não é bom para nenhum comando, porém uma vez que os diâmetros dos tubos não é tão restrito, e a cilindrada não vai aumentar, dá para usar.
Se depois comparar com um 4x1 mesmo dos comerciais, você verá que perde alguma coisa, assim como perderia num motor original.
No seu caso a escolha foi pelo ronco.
No meu carro uso um W120 com escape original de Fusca da marca Kadron (importante ser o da kadron). Não é o melhor escape, mas serve para meu propósito, que é o de disfarçar o carro, que tem fuel tech e mais algumas coisas.
Comment