Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1600 + vz25

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • 1600 + vz25

    E aí galera, to disposto a iniciar esse projeto, mas devido as diferenças desse comando gostaria de saber:
    quais os cuidados a tomar?
    é mesmo necessario o uso de valvulas maiores, para aproveitar o que esse comando proporciona?
    varetas MWM, originais? se MWM algum trabalho nelas?
    refrigeração, só uma bomba de 30mm sera suficiente? ou é muito arriscado?
    e agora o pior de tudo... carburação, apesar de saber dos beneficios da dupla quero manter um unico carburador, a principio tentar adaptar um solex 35 de monza, o coletor original vai ferrar com tudo? sera que vai ser muito complicado pra adaptar?

    acho que por enquanto é isso...

    ps.: isso tudo vai ser feito em cima de um motor 1300, terei que trocar os prisioneiros, cabeçotes serão retificados e kit de pistões novos, vira do 1300, trabalho nas bronzinas.. e nao lembro de mais nada heheh

    Espero a ajuda dos amigos!

  • #2
    Re: 1600 + vz25

    Postado originalmente por Schmit
    E aí galera, to disposto a iniciar esse projeto, mas devido as diferenças desse comando gostaria de saber:
    quais os cuidados a tomar?
    é mesmo necessario o uso de valvulas maiores, para aproveitar o que esse comando proporciona?
    varetas MWM, originais? se MWM algum trabalho nelas?
    refrigeração, só uma bomba de 30mm sera suficiente? ou é muito arriscado?
    e agora o pior de tudo... carburação, apesar de saber dos beneficios da dupla quero manter um unico carburador, a principio tentar adaptar um solex 35 de monza, o coletor original vai ferrar com tudo? sera que vai ser muito complicado pra adaptar?

    acho que por enquanto é isso...

    ps.: isso tudo vai ser feito em cima de um motor 1300, terei que trocar os prisioneiros, cabeçotes serão retificados e kit de pistões novos, vira do 1300, trabalho nas bronzinas.. e nao lembro de mais nada heheh

    Espero a ajuda dos amigos!
    Quanto a valvulas depende do que quer do carro se colocar valvulas maiores vai andar melhor. varetas de aço acho besteira, um carburador só se for de corpo duplo, senão nem coloque comando, bomba de 30mm vai tranquilo, cabeçotes se for do 1300 também não convém colocor comando, como o comando é pra torque em giros mais altos e o cabeçote é pra toque em baixa um vai anular o outro, vira do 1300 esquece, é obrigatório o uso do 1600 senão é um tapa pra grudar.

    ah não esquece de um bom 4x1 (www.silenautto.com.br)

    Abraço

    Comment


    • #3
      Re: 1600 + vz25

      Amigo,
      Concordo com o Bob.
      Prefira dois carburadores(assim não terá um coletor tão longo, o qual prioriza torque em baixa mas piora a pulverização do combustível no ar, pois o combustível tenderá a condensar nas paredes internas do coletor).

      Bronzinas furadas, como no tutorial criado pelo Mestre Vader, vira de motor 1600 é mais recomendado(devido à maiores galerias de lubrificação nos colos de biela).

      Varetas de aço são interessantes para motores com molas de cabeçote de maior carga, o que provavelmente você terá que usar(talvez as de Opala, mas não sei lhe dar certeza se essas funcionarão bem e sem flutuar com esse comando). Varetas do motor MWM podem servir, talvez necessitando ser encurtadas.

      Cabeçotes do motor 1600(com dois dutos de admissão) são mais eficientes quanto à aspiração dos gases, gerando mais potência.

      Bem, acho que no mais é isso...

      Abraço e boa sorte!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: 1600 + vz25

        os cabeçotes serão do 1600...
        vira do 1300 com bronzinas trabalhadas ja vi o proprio Vader falar que ficam até melhores que os dos 1600 novos
        carburação, ta dificil sair da simples... os mecanicos aqui são muito preconceituosos com os fuscas... e acho que sera mais facil adaptar uma simples

        sobre as valvulas.. em algum topico o Vader fala que o levante deve ser 30% o tamanho da valvula, por isso questionei...

        mas muito obrigado pelos comentarios, e se puderem continuar ajudando ficarei muito grato!

        Comment


        • #5
          Re: 1600 + vz25

          Amigo,

          De fato, bronzinas trabalhadas geram melhor lubrificação. Mas se tivermos um vira de 1600 usando essas bronzinas, teremos uma lubrificação ainda melhor. por isso a dica. Já lí o Vader falando que vira de 1300 com bronzinas furadas fique bom, mas se puder, vá de vira 1600 como "segurança".

          Quanto ao carburador, se colocar um de tamanho bom, deve dar conta do recado. Só que provavelmente terá que ficar testando gicleurs e etc....Os mecânicos daí tem essa paciência?

          Abraço e boa sorte!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: 1600 + vz25

            Postado originalmente por Rafael_MO
            Amigo,

            De fato, bronzinas trabalhadas geram melhor lubrificação. Mas se tivermos um vira de 1600 usando essas bronzinas, teremos uma lubrificação ainda melhor. por isso a dica. Já lí o Vader falando que vira de 1300 com bronzinas furadas fique bom, mas se puder, vá de vira 1600 como "segurança".

            Quanto ao carburador, se colocar um de tamanho bom, deve dar conta do recado. Só que provavelmente terá que ficar testando gicleurs e etc....Os mecânicos daí tem essa paciência?

            Abraço e boa sorte!
            concordo com tudo!

            e pior que esses animais tem essa paciencia, preconceito é sinonimo de ignorancia, então ja sabemos como são esses "preparadores"

            Comment


            • #7
              Re: 1600 + vz25

              Pois é.....

              Por isso que penso, o que eu puder fazer outro não fará.

              E o projeto? Alguma dúvida? Tem uma galera nesse fórum que pode te ajudar. mutios com muito mais experiencia prática do que eu!

              Abraço!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: 1600 + vz25

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Pois é.....

                Por isso que penso, o que eu puder fazer outro não fará.

                E o projeto? Alguma dúvida? Tem uma galera nesse fórum que pode te ajudar. mutios com muito mais experiencia prática do que eu!

                Abraço!
                A minha maior duvida é em relação aos mexanicos... nao sei se posso confiar, eles sempre prepararam APs, Opalas etc... mas nao parecem ter nenhum conhecimento tecnico ou teorico da coisa, e eu tbm estou longe de ser um mecanico, no maximo vou repassar algumas informações.. só que como acompanho as evoluções do nosso amigo waidreas, ja vi o que aconteceu com o motor dele, mesmo com boas peças e bons mecanicos.. no meu caso a grana vai ser contada, então se algo de errado ocorrer, vo me quebra bonito..
                Por esses motivos queria saber de todos os cuidados que devem ser tomados, principalmente em relação ao comando que tem um alto lift.. e na carburação, que ja pensei em adaptar um coletor do tipo com camara plena.. Mas aí pode ficar mais complicado ainda..
                Falando nisso seria possivel contruir uma flange no coletor original para um solex 35? e a flange poderia ser de nylon?

                mais uma vez muito grato!

                Comment


                • #9
                  Re: 1600 + vz25

                  outra duvida é a seguinte: vou embuxar a carcaça do 1300 e pretendo usar pistões pra gasolina e quem sabe no futuuuro turbinar, então, que cabeçotes são os mais indicados? e algum problema em usar o kit de pistões da cofap?

                  Comment


                  • #10
                    Re: 1600 + vz25

                    Hoje o mecanico me ofereceu um 1600 moderno que ta parado na oficina, até me animei um pouco, o problema é que era usado em gaiola, ta todo embarrado, o preço ainda nao sei porque o mecanico tinha que ver com o dono...
                    Sera que vale a pena comprar esse e preparar? nao sei das condições do mesmo, o que sei é que assim vou economizar com algumas peças e serviços, por outro lado nao terei a mesma resistencia do vira e bielas do antigo, a carcaça sera outra e nao sei se terei problemas com a numeração, alem do que possivelmente terei que trocar muita coisa desse moderno, talvez os custos até se igualem...
                    o que me dizem???

                    AbS

                    Comment


                    • #11
                      Re: 1600 + vz25

                      Bom como nao tive retorno, e uma oportunidade boa apareceu, acabei comprando o motor do nosso amigo vagner.
                      _1600 alcool 12:1
                      _dupla solex trabalhada
                      _comando engle w110
                      _volante aliviado em aprox 2kg
                      _valvulas em inox de 40x32
                      _bomba de circulação e radiador externo
                      _escape 4x2 (capetinha)
                      _bomba de comb. eletrica...

                      e não sei se esqueci de algo...

                      perguntas: quanto eu devo gastar pra mudar a linha de combustivel ja que a bomba agora sera eletrica?
                      quanto custam as mangueiras de oleo pro radiador externo?

                      Mais duvidas irão surgir, mas por enquanto só lembro destas.. hehe

                      Vo fica com o cambio do 1300 mesmo, sera que vai anda?
                      no futuro pretendo trocar os balanceiros pros de 1.25, mas isso deve demorar, tenho que adaptar o carro pro novo motor, suspensão e freios..

                      Abraços

                      Comment


                      • #12
                        Re: 1600 + vz25

                        Postado originalmente por Schmit

                        perguntas: quanto eu devo gastar pra mudar a linha de combustivel ja que a bomba agora sera eletrica?
                        quanto custam as mangueiras de oleo pro radiador externo?

                        Abraços
                        Linha de combustível:
                        Bomba do monza (álcool)- R$150,00 (Delphi)
                        Dosador pequeno - R$40,00~50,00
                        Relé: Nem sei, bem barato (serve só pra ligar a bomba recomendação dos fabricante da bomba - uns nem usam)
                        Mangueiras - irrisório

                        Vc vvi precisar apenas um pouquinho de paciência no início pra acertar o quanto vai abrir o parafuso do dosador, pois ele pode dar falta ou afogar, dependendo da abertura do retorno do dosador.

                        Sobre mangueiras de óleo, veja os tutoriais sobre radiador e bombas de óleo etc. Tem bastante info lá.
                        Abraço

                        Comment


                        • #13
                          Re: 1600 + vz25

                          Só colocaria a seguinte cereja: escape 4x1, de 1 3/4' (o camarada Bob_8 aqui do forum vende)
                          No meu caso, em relação ao 4x2, foi da água pro vinho...
                          Abraços e boa sorte.
                          "May the force be with you!"

                          Comment


                          • #14
                            Re: 1600 + vz25

                            Que bom que esse topico deixou de ser uma monografia..
                            Lembrando, moro em Blumenau, mas o fusca fica em Fco Beltrão-PR 600km de distancia...
                            Bom, instalei o motor com a bomba eletrica do monza, dosador, retorno na linha mesmo, parece que ficou bom..
                            tive um problema com a mangueira de oleo que me tirou o sono, pois tive um fim de semana pra instalar o motor, aí fui pra minha cidade na sexta e fui a luta atras do que estava faltando, quase que milagrosamente achei um par de varetas pra dupla zerado, dentre outras coisas, mas não achava uma mangueira descente, e continuei na procura, quando cheguei na mecanica o motor ja estava instalado e esperando acerto, no sabado de manha ja estava "tudo" certo, primeira impressão do carro: MUITO DIFERENTE, embreagem reforçada, e muito dura, acelerador mais duro pois eu estava acostumado com a carburação simples. A lenta estava baixa, mas em baixa rotação o carro embolava bastante, não consegui ver em que rpm limpava, mas quando limpava o bixo ia muito forte de 1ª e 2ª... Depois de umas voltas pela cidade a tarde fui num amigo e tive que pegar a estrada, 3ª e 4ª não estavam rendendo muito, pensei que fosse pelo volante aliviado em combinação com o comando e o alcool, mas depois de falar com o antigo dono do motor percebi que os mecanicos é que parecem fracos, não tem experiencia com motores que não sejam originais...
                            Mas continuando depois de rodar uns 5 min na estrada intercalando as aceleradas, aliviei o pé numa descida, no fim da mesma a luz do oleo ascendeu e instantaneamente ja percebi que o carro morreu, como esta perto dum trevo, em cima duma lombada, bati o arranque e andei mais 50m o carro morreu de novo, saí para ver o acontecido, resultado OLEO pra todo lado, a listra vinha desde a lombada, pronto acabei com o meu fim de semana, só podia levar o carro puchado e esperar até segunda, quando os mecanicos voltariam a trabalhar, pensei que podia ter trancado o motor ou qualquer coisa, o nervosismo é fód...
                            passei o resto do fim de semana sem carro, na seg fui ver e era só a mangueira, logo mais gastos, mesmo sabendo que o erro era do mecanico, mas pra quem não tem tempo a perder nao adiantaria nada ficar discutindo... depois de arrumado fiquei mais receoso em acelerar, mas esse receio passou rapidinho
                            Outra coisa que tava dando problema eram as varetas, mesmo novas só prendendo com um arame ou fio, pra garantir que nao escapassem mais...
                            Bom na noite de vir embora pra Blumenau, na minha ultima puchada prevista, o carro morreu do nada, fiquei mais uma vez preocupado, ja estava quase na hora de embarcar no busão, dei uma olhada e não achava o problema, parecia afogado ou com problema na ignição... o fusca ficou na rua mesmo, e hoje fui saber ja aqui em Blumenau que era só um fio da bobina que soltou...
                            Que fim de semana ein....

                            Nem video não consegui fazer, mas na proxima quero acertar bem o carro e fazer muitos videos

                            Abs

                            Comment


                            • #15
                              Re: 1600 + vz25

                              Ah..
                              sobre o escape até pretenco comprar um 4x1 do bob, mas por enquanto tenho outras prioridades, e o 4x2 não prejudica o desempenho alem de dar um ronco animal, pelo menos por enquanto.. heheh
                              Mas são poucos que como eu são fãs do 4x2, o bixinho barulhento!

                              Mas pra quem anda com uma configuração parecida, o que me dizem o motor embola mesmo, ou falta regulagem? em 4ª marcha ta parecendo o 1300 original, a não ser na alta, que tambem não acho estar rendendo tudo o que devia...
                              lembrando que uso a relação 35x8, acho que devia ter força em 4ª...

                              Comment

                              Working...
                              X