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Volante: Aliviar ou não????

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  • #76
    Re: Volante: Aliviar ou não????

    Postado originalmente por Delriobr
    Fala AC!! Qual é a configuração do seu motor?!
    fla delrio.Configuração do legacy buras 34 dark side,escape puma,comando gol a alcool,cabeçotes 6 aletas dutos polidos,cabos accell,sistema de C.A.I.,volante aliviado,combustível 70%alcool e 30%gasolina pódium.Claro tudo bem acertadinho pra render bem né hehehehe.Abraços
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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    • #77
      Re: Volante: Aliviar ou não????

      Galera, alguem me indica um lugar em Curitiba que faça alívio e balanceamento de volante por um preço bom?! valeww
      _______________________________________________

      Max Barth

      Laranja >>> 1600 / W100 / EMPI40 central / balanceiros 1.25 / Volante aliviado

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      • #78
        Re: Volante: Aliviar ou não????

        Já postei em outro tópico falandro sobre um motor que tive no meu fusca a muitos anos atrás, que o Vader conhecia bem. Este motor já foi pra sucata a anos! Porém, o volante aliviado continua no carro até hoje, sendo que já é o quarto motor em que ele é instalado. O alívio foi de 1,8 Kg, sendo um passe de faceamento nas costas do volante de 2 mm e o restante diminuido no diâmetro ao lado da cremalheira (não lembro as medidas). A peça obviamente continua resistente, e o desempenho do motor não é prejudicado em nenhuma circunstância de forma sensível. Eu recomendo...

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        • #79
          Re: Volante: Aliviar ou não????

          comprei um volante de 4,5 kg de aço na displatec, sexta-feira deve ficar pronto, deve chegar segunda e posto os resultados.. hehe
          Breve rodando: 2276 cm³, w130, 48 IDA.

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          • #80
            Re: Volante: Aliviar ou não????

            ja tive alivio de 1,5kg..hj ando com + de 3kg de alivio no volante....andando sozinho a pegada é seca....com o carro carregado...é foda de andar...percebe-se q tem alguma perda

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            • #81
              Re: Volante: Aliviar ou não????

              Aliviei o meu em 1Kg (original 7,8kg). Confesso que agora estou na dúvida se fiz o correto, considerando ser um brasília, mais pesado que fusca, acredito. Será que vai perder muito em subidas a ponto de prejudicar ao invés de melhorar?

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              • #82
                Re: Volante: Aliviar ou não????

                O Vader tinha o volante da Brasília aliviado. Só melhorou com o alívio! Só há perda sensível em subidas muito longas, onde você terá que reduzir marcha, mas só em terceira ou quarta marcha...

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                • #83
                  Re: Volante: Aliviar ou não????

                  Conforme disse anteriormente...
                  O volante gera inércia ao motor, assim ele demora mais para subir de giro e também para cair de giro.
                  Quem quer andar sempre no "embalo", aproveitando os aclives sem redução de marcha, terá alguma perda com o alivio de volante, porém se o objetivo é acelerar mais rápido, o ganho é expressivo.
                  Um volante aliviado numa subida só ajuda se o motor não tiver força suficiente para vencê-la, aí a energia armazenada no mesmo será utilizada de modo a manter a velocidade.
                  Contudo uma reduzida de marcha seria o correto, e neste caso o motor equipado com volante aliviado vencerá este aclive mais rapidamente que se estivesse equipado com volante original.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                  • #84
                    Re: Volante: Aliviar ou não????

                    Postado originalmente por Master Vader
                    Conforme disse anteriormente...
                    O volante gera inércia ao motor, assim ele demora mais para subir de giro e também para cair de giro.
                    Quem quer andar sempre no "embalo", aproveitando os aclives sem redução de marcha, terá alguma perda com o alivio de volante, porém se o objetivo é acelerar mais rápido, o ganho é expressivo.
                    Um volante aliviado numa subida só ajuda se o motor não tiver força suficiente para vencê-la, aí a energia armazenada no mesmo será utilizada de modo a manter a velocidade.
                    Contudo uma reduzida de marcha seria o correto, e neste caso o motor equipado com volante aliviado vencerá este aclive mais rapidamente que se estivesse equipado com volante original.
                    SEM MAIS!!!

                    apesar de nao ter aliviado o meu! hehehe
                    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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                    • #85
                      Re: Volante: Aliviar ou não????

                      Na minha opinião o volante de motor a ar é estupidamente pesado, judia demais dos mancal. aliviei 1 kg no fusca e 2kg no gol e não me arrependo, ou melhor recomendo a todos. o gol mesmo com caixa longa tem um puta torque na subida não perde embalo.
                      só uma coisa é importante, se alivir tem que balancear.

                      do gol ficou assim


                      no meu caso unica coisa de achei ruim aliviar 2kg é quando o motor ta frio, assim como ele sobe muito rápido o giro ele baixa muito rapido o giro tbm quando ta frio ele desce o giro rapido e apaga, mas isso no caso do alcool e em dias frios, depois que o motor ja está em meia temperatura ja não faz mais, nada que encomode.
                      Last edited by bob_8; 04-08-2009, 06:02 PM.

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                      • #86
                        Re: Volante: Aliviar ou não????

                        Amigos...

                        O volante do meu fusca está aliviado em 3Kg... Tá subindo de giro igual moto... http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=160

                        Confesso que não prestei muita atenção a isso de perder potência, mas não notei diferença nenhuma em subidas com o carro cheio, se tivesse ocorrido alguma perda maior de potência, acredito que mesmo sem prestar muita atenção eu teria notado...

                        Mas a lenta fica um pouco irregular mesmo, como o Vader falou, mesmo com a TBI monoponto que estou usando.

                        Só que no asfalto... fica um espetáculo.

                        Abraço

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                        • #87
                          Re: Volante: Aliviar ou não????

                          Buenas a todos,

                          Sou adepto incondicional do alívio de massa do volante. No meu 1600cc o volante perdeu uns 2kg. No 1915cc de um amigo pedeu 2,5kg, deixamos a cremalheira com 6mm apenas... é um doce como sobe de giro com um W125 e duas weber 446.

                          Bom a nova idéia é a seguinte, se é que alguém já não fez isso: Usar o volante do 1300cc, aquele com disco de 180mm, pois o alívio seria bastante maior. Para não precisar usar uma prensa com duas membranas no chapéu chinês (e ficar com a perna esquerda maior que a direita) penso em usar disco com pastilhas de cerâmica. Lembro de ter lido em algum lugar aqui no fórum o Vader falando do coeficiente de atrito ser bastante superior ao dos discos originais com lonas, não precisando aumentar demasiadamente a força da prensa para sustentar o torque da máquina. Não vi ainda nenhum disco com 3 pastilhas cerâmicas com diâmetro 180mm... talvez tenhamos que fazê-lo. Portanto tá aí uma solução insana!!!

                          Abração,

                          Evandro Goltz.

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                          • #88
                            Re: Volante: Aliviar ou não????

                            vou ter que abrir o motor e com certeza não monto ele sem aliviar o volante !!!

                            Comment


                            • #89
                              Re: Volante: Aliviar ou não????

                              Postado originalmente por cameran
                              vou ter que abrir o motor e com certeza não monto ele sem aliviar o volante !!!
                              Não vai se arrepender!!

                              Só lembrando, do mesmo jeito que sobe de giro rápido, cai de giro rápido tbm, não é uma desvantagem ao meu ver, o 'freio motor' melhora.
                              _______________________________________________

                              Max Barth

                              Laranja >>> 1600 / W100 / EMPI40 central / balanceiros 1.25 / Volante aliviado

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                              • #90
                                Re: Volante: Aliviar ou não????

                                Postado originalmente por Barth
                                Não vai se arrepender!!

                                Só lembrando, do mesmo jeito que sobe de giro rápido, cai de giro rápido tbm, não é uma desvantagem ao meu ver, o 'freio motor' melhora.
                                É verdade, só alegria...

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