Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volante: Aliviar ou não????

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Volante: Aliviar ou não????

    Caros Padawan

    A retirada de material do volante,às vezes é mal interpretada!
    Quando diminuimos sua massa, deixamos o motor com subida de rotação bem mais rápida, pois sua inércia diminui, isto com o veículo parado, porém quando o veículo está em movimento, temos o efeito combinado de inércia do veículo e do volante e demais componentes girantes do motor então o ganho sera na aceleração do veículo.
    O alívio de massa do volante acaba gerando um efeito de “alivio de peso do carro”.
    Quando se alivia o volante melhoramos um pouco a aceleração, porém pioramos levemente a regularidade da marcha lenta.
    Contudo devemos lembrar que motos praticamente não tem massa inercial, nem por isto tem marcha lenta elevada!
    Um alívio de 800 gramas deixa o motor com subida de giro mais rápida e não compromete em nada a marcha lenta.
    Hoje recomendo alívios na faixa de 800 gramas a 1200 gramas (sem medo de ser feliz!)
    Em casos mais radicais onde a regularidade da marcha lenta pouco importa, e o que queremos é subida de giro a Lá Hayabusa, podemos tirar mais peso.
    Meu motor que ficará pronto em no máximo 1 mês está com volante aliviado em quase 3,0 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Coisas que só o Lado Negro faz!!!!!!!!!

    []s,

    Vader
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    aliviei no meu

    qdo colokei dupla solex 32, ja aproveitei e aliviei o volante, saiu uns 900g quase 1kg...a lenta dele é perfeita!
    ele responde bem mais rapido do q antes!
    nao é canhao, mas ta espertinho!

    prox passo é comprar um comando, pretendo comprar o tcs-20, aliviar as saias dos pistoes e colocar a bomba de oleo de 26mm(ja tenho).

    e depois um kit turbo...mas isso mas tardais...hahaha

    flw...
    WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

    Comment


    • #3
      Estou longe de ser um mestre como o Vader, mas tenho mais alguma informação que pode enriquecer o tópico.

      Muitos fazem o alívio do volante do motor, mesmo com poucas gramas, e reclamam que o motor mudou do vinho para a água. Isso mesmo, mudou para pior.

      Na maioria destes casos houve retirada de material sem critério e não houve um balanceamento do volante e muito menos balanceamento do conjunto móvel.

      Então fica a dica: cuidado ao fazer o alívio do volante do motor e, muito importante, fazer o balanceamento.

      Abraços!
      Air Power 4ever!

      Comment


      • #4
        nossa vader, 3 kg!!!!! meu Deus!!!!!! quero ver esse little devil!!!!!!! vai ser espancador de APesados!!!!!!!!!1
        "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
        Juan Manoel Fangio.

        Comment


        • #5
          Esta é a idéia Thiago.

          O ronco do Fusca para mim é "animal".
          agora subindo de giro que nem moto...
          Deve ficar interessante né !?

          Vamos ouvir logo este ronco.

          []s,

          Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            O MEU MILENOVE TEVE POUCO MAIS DE 3KG RETIRADOS DO VOLANTE, PARECE MOTO BRAVA SUBINDO O GIRO. LINDOOOO!!!!!!!!!!

            Comment


            • #7
              Mestre Vader, faz um video que nem o Renato do puma 1.9T fez.... Quero soh sentir o barulho da criança....
              Ah, qual escape vc vai utilizar no seu carro? 4x1 dimensionado sem abafador(que nem o da Puma do Irineu,d e Brasilia)?
              Abraços!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Volante: Aliviar ou não????

                Estou querendo aliviar o do meu, mas dizem q se fizer isso é bom pra arrancada, pq para pista ele perde um pouco de final será verdade?

                Comment


                • #9
                  Pegue um carrinho daqueles de frição (aqueles que a gente empurra ... empurra e depois solta...)
                  Empurre-o uma única vez (ficou aí definida a velocidade de saída) e tente perceber a energia que você gastou para empurrá-lo.
                  Se ele não tivesse a frição (mecanismo com volante), a energia necessária para ele chegar a mesma velocidade seria bem menor.
                  È algo até intuitivo. Contudo se tiver um carrinho velho deste tipo, desmonte e faça este procedimento.

                  Lembre agora a energia necessária para impulsionar este carrinho sem a frição.
                  Imagine que você aplicará a mesma energia agora com a frição!!
                  A velocidade será muito menor.

                  Conclusão:

                  A retirada de massa do volante dentro dos valores que comentamos, faz a aceleração do motor ser maior, sem perda de potência. Se a potência não se altera, a velocidade máxima não será alterada, somente será alcançada mais rapidamente.
                  Somente teremos perda de desempenho, se (olhe o absurdo) retirarmos o volante.
                  Difícil de fazer, pois além de ser parte do sistema inercial, faz parte da embreagem e do sistema de partida (cremalheira), impossibilitando seu funcionamento. Mas se fosse possível o funcionamento do motor sem o volante, aí teríamos uma irregularidade muito grande de seu funcionamento, podendo diminuir sua potência.
                  Mas mesmo assim continuaremos com algum momento inercial, do peso do virabrequim por exemplo.

                  Se a baixa inércia do conjunto girante fosse limitadora de velocidade, as motos super esportivas não passariam por exemplo de 100km/h!!

                  A única situação em que o alivio do volante atrapalha, é quando se quer aproveitar o embalo adquirido numa reta plana, ao começar um aclive.Neste caso, se mantivermos a pressão do acelerador constante, teremos perda de velocidade mais rápida no carro com volante aliviado que naquele com volante original.
                  Agora se você afundar o pé nesta situação, o carro com volante aliviado recuperará velocidade mais rapidamente que o original mesmo na subida.

                  Em suma volante original é bom para quem anda sempre em marcha alta, tem preguiça de reduzir uma marcha de vez em quando.

                  No seu caso tire de 800 gramas a 1 Kg e terá uma diferença bem positiva.

                  []s,

                  Vader.
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #10
                    Então... como eu estava falando com o Renato no MSN... eu tirando umas 800g do meu já vai melhorar consideravelmente, levando em conta a preparação q eu to fazendo.

                    Isso?
                    Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
                    I miss you my little bug.

                    Comment


                    • #11
                      Com certeza vai!

                      []s,

                      Vader.
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

                      Comment


                      • #12
                        sobre volantes...

                        E ai pessoal, td bem???
                        Aff, acabei de arrancar o resto de graxa da mão, isso mesmo em plena terça-feira eu fuçando no fusketa, eu tava tentando por um parafuso do amortecedor trazeiro( lado do motorista), mas axo que ta espanado mesmo( o local de fixação do parafuso, o parafuso é novo), bom isso não vem ao caso.....
                        Aonde eu estou trabalhando atualmente( ehehe trabalho novo, mais $$$$), estão fazendo volantes de motor eu axo q da linha volk's, do fox e do Gol eu axo, emfim, sai em torno de uns 300 volantes por DIA!!!.... :shock: :shock: :shock:
                        ai eu e minha mente perturbada , estava pensando em usinar meu Volante de fusca, afinal as makinas estão montadas com o volante já,eheheh
                        ai eu gostaria de saber aonde eu retiro material do volante
                        Gostaria se posivel alguem da Comunidade aki postasse as medidas que fikaram o volante, a região da onde foi arrancada material,enfim se possivel ate fotos de um volante origianl e um aliviado...( forgadinhu eu néh....rs.)
                        Ate mais pessoal
                        []'s

                        Ps.: um colega do meu pai, ta vendendo uma braza que ele usava pa fazer trilha!!! :shock: , é ano 80, da pa usar: o motor é 1600 gasolina e dupla carburação,mais o câmbio...R$800, ta caro???????( ele tem até os documentos ainda!)

                        Comment


                        • #13
                          O material deve ser retirado na região atrás da cremalheira.
                          Não adianta utilizar como parâmetro o volante de outro carro, pois normalmente são de geometrias diferentes (planos ou copo).

                          Quanto a Brasília, acho que vale a pena sim, nem que seja para aproveitar as peças, ou fazer Um Buggy se ela tiver muito ruim.
                          Se tiver razoável, merece até uma reforma.
                          Eu tenho uma queda pela Brasília.
                          Foi numa destas que eu aprendi 80% do que sei em relação a VW a ar.

                          []s,

                          Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            E ai beleza....
                            não não Vader eu não vou utilizar os parametros do outros volante....vou apenas usar a makina ( torno CNC)...
                            Quanto a Brasa, não da nem reforma a desgraça...ta até soltando as latas, mas c tiver DIndin de sobra( bastante eu axo) axo q da pa reformar sim......
                            mas mesmo assim...valew

                            []'s

                            -Fusca4Ever-
                            Amo Muito TUDO isso!!!!

                            Comment


                            • #15
                              Este ano parece que na Copa Fusca 1600 de São Paulo é permitido aliviar o volante um pouco.

                              Regulamento Técnico ...

                              Artigo 4 – Motor
                              7 – Volante do motor (NOVA REDAÇÃO)
                              “ Proibido qualquer modificação no volante do motor, que deverá ter peso mínimo original de 7,300 kg com tolerância de + ou - 600 (seiscentos) g.”

                              Comment

                              Working...
                              X