Caros Padawan
A retirada de material do volante,às vezes é mal interpretada!
Quando diminuimos sua massa, deixamos o motor com subida de rotação bem mais rápida, pois sua inércia diminui, isto com o veículo parado, porém quando o veículo está em movimento, temos o efeito combinado de inércia do veículo e do volante e demais componentes girantes do motor então o ganho sera na aceleração do veículo.
O alívio de massa do volante acaba gerando um efeito de “alivio de peso do carro”.
Quando se alivia o volante melhoramos um pouco a aceleração, porém pioramos levemente a regularidade da marcha lenta.
Contudo devemos lembrar que motos praticamente não tem massa inercial, nem por isto tem marcha lenta elevada!
Um alívio de 800 gramas deixa o motor com subida de giro mais rápida e não compromete em nada a marcha lenta.
Hoje recomendo alívios na faixa de 800 gramas a 1200 gramas (sem medo de ser feliz!)
Em casos mais radicais onde a regularidade da marcha lenta pouco importa, e o que queremos é subida de giro a Lá Hayabusa, podemos tirar mais peso.
Meu motor que ficará pronto em no máximo 1 mês está com volante aliviado em quase 3,0 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!
Coisas que só o Lado Negro faz!!!!!!!!!
[]s,
Vader
A retirada de material do volante,às vezes é mal interpretada!
Quando diminuimos sua massa, deixamos o motor com subida de rotação bem mais rápida, pois sua inércia diminui, isto com o veículo parado, porém quando o veículo está em movimento, temos o efeito combinado de inércia do veículo e do volante e demais componentes girantes do motor então o ganho sera na aceleração do veículo.
O alívio de massa do volante acaba gerando um efeito de “alivio de peso do carro”.
Quando se alivia o volante melhoramos um pouco a aceleração, porém pioramos levemente a regularidade da marcha lenta.
Contudo devemos lembrar que motos praticamente não tem massa inercial, nem por isto tem marcha lenta elevada!
Um alívio de 800 gramas deixa o motor com subida de giro mais rápida e não compromete em nada a marcha lenta.
Hoje recomendo alívios na faixa de 800 gramas a 1200 gramas (sem medo de ser feliz!)
Em casos mais radicais onde a regularidade da marcha lenta pouco importa, e o que queremos é subida de giro a Lá Hayabusa, podemos tirar mais peso.
Meu motor que ficará pronto em no máximo 1 mês está com volante aliviado em quase 3,0 kg!!!!!!!!!!!!!!!!!
Coisas que só o Lado Negro faz!!!!!!!!!
[]s,
Vader
Comment