Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

    Postado originalmente por RickRock
    Oi Rafael,
    Se voce não tem problemas com temperatura é o melhor a fazer realmente. Procure um filtro de boa resistência a pressão, pois como relatei anteriormente tive problemas explodindo filtros, e minha bomba é de 26 mm.
    Acho que com a mola e pistãozinho original não vai ter problema. Passei a ter depois de trocar a mola por uma de um kit desses (pressure Booster).
    Dentre as ações para solucionar o problema (foram 5 filtros e muitos litros de óleo), diminuí a pressão da mola rebaixando ela.
    Eu havia trocado por que a outra, instalada na ocasião que o motor foi feito, tinha uma ponta viva que arranhava o alojamento, agarrando o pistãozinho. O sintoma era parecido com o descrito por um membro no tópico do Tremilika. Acelerava, quando tirava o pé a pressão caia, e quando acelerava de novo ele não subia, caia mais.(provavelmente o pistãozinho agarrava na posição de alívio e a pressão não subia.)
    Esse sistema que voce mostrou já usei. Precisa tapar o furo de saída da bomba(abrindo rosca e instalandoum plug allen), e abrir rosca na carcaça para botar um niple no lugar do plug de aluminio que veda a galeria. Se for fazer com o motor montado (não aconselho), muito cuidado para que nenhuma limalha entre na galeria. Usa graxa na broca e no macho, e muita paciência e asseio.
    Rick,
    Seu problema de explodir filtros ocorreram com o óleo ainda frio?
    Conversando com um amigo ele disse que tem alguns filtros com bypass interna. Segundo ele, servem para caso o filtro fique entupido(muita sujeira na região de filtragem) a bypass libera o óleo para passar da entrada do filtro direto para a saída, evitando que exploda o mesmo. Acredito que seria uma boa opção, pelo menos mais barata que as tampas da bomba de óleo com bypass da JayCee ou CSP.

    Só vou fazer a adaptação do FullFlow quando abrir o motor. Só o furo do sensor de temperatura(pra injeção) que vou ter que fazer com o motor aberto mesmo....

    Abraço.
    Last edited by Rafael_MO; 03-12-2010, 05:29 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #47
      Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Rick,
      Seu problema de explodir filtros ocorreram com o óleo ainda frio?
      Conversando com um amigo ele disse que tem alguns filtros com bypass interna. Segundo ele, servem para caso o filtro fique entupido(muita sujeira na região de filtragem) a bypass libera o óleo para passar da entrada do filtro direto para a saída, evitando que exploda o mesmo. Acredito que seria uma boa opção, pelo menos mais barata que as tampas da bomba de óleo com bypass da JayCee ou CSP.

      Só vou fazer a adaptação do FullFlow quando abrir o motor. Só o furo do sensor de temperatura(pra injeção) que vou ter que fazer com o motor aberto mesmo....

      Abraço.
      Acho que ele se refere aos filtros com valvula....
      Hamilton Nicoletti
      Santo André - SP
      1969 EFI 5 speed
      1915T
      1968 RAT Coming...

      Comment


      • #48
        Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

        Postado originalmente por hjn
        Acho que ele se refere aos filtros com valvula....
        Hjn,

        Vi denovo no site da CSP a tampa da bomba de óleo com bypass deles. Lá eles recomendm usar "filtros reforçados como os Fram HP1", palavra deles.

        Olhei no sie nacional da Fram e não encontrei esse filtro. Aguém já viu pra vender aqui? Ou sabe de algum similar?

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #49
          Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

          Oi Pessoal,
          Meus filtros explodiram tanto com o motor frio quanto quente. A solução já descrevi anteriormente.
          O filtro HP1 não encontrei por aqui.
          O filtro que uso é o do Uno Turbo, que tem by pass interno. Uso esse sómente por que era o tipo que tinha em mão quando torneei a bolacha de adaptação.
          Existe também opções de filtros desmontáveis com elementos internos trocáveis. Vi num estande no SEMA Show mês passado. Eu trouxe o catálogo, mas está lá no trabalho. Amanhã eu posto o endereço deles.
          Last edited by RickRock; 05-12-2010, 08:31 PM.
          No final tudo dá certo!
          Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

          Comment


          • #50
            Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

            Galera,
            Achei o filtro "HP1" aqui no Br: http://sportsystem.com.br/loja/produ...vjv66onlk50lu3

            Não é original Fram, é da EMPI, me parece ser uma cópia dos Fram.

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #51
              Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

              Felipe Mori
              Osasco - SP
              --------------------------------------------------------

              Comment


              • #52
                Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                Postado originalmente por felipedmori
                Lindo, mas só da trabalho.... não filtra, nao esfria e joga a pressão total na galeria principal, o que segundo os Gringos não é bom.

                Continuo perdido....
                Hamilton Nicoletti
                Santo André - SP
                1969 EFI 5 speed
                1915T
                1968 RAT Coming...

                Comment


                • #53
                  Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                  É empi, é esparro!
                  AHEUAHeuAHeuAHEUAe
                  2100 aspro

                  Comment


                  • #54
                    Lubrificação e Refrigeração dos Cabeçotes

                    Pessoal,
                    Não sei se vocês já tiveram oportunidade de conhecer as modificações propostas pelo Bob Hoover. Tava acessando o thesamba outro dia e acabei caindo no blog dele. Segue o site http://bobhooversblog.blogspot.com.
                    Ele propõe uma série de alterações em balancins, tuchos e carcaça pra fazer com que mais óleo chegue aos cabeçotes (principalmente para o cabeçote do lado direito, onde ficam os cilindros 1 e 2). Segundo ele, com as modificações os cabeçotes receberiam até 8 vezes mais óleo que na condição original. Seguem algumas figurinhas dos artigos dele pra ilustrar o fórum:





                    O óleo só chega aos balancins e cabeçotes (passando pelos tuchos e caminhando pelas varetas) somente durante 8% de todo o tempo (quando o tucho está sendo acionado pelo comando), conforme também mostrado nessa próxima figura:


                    Então, a primeira coisa que ele propõe é fazer 3 rasgos em cada tucho:





                    Depois, é uma modificação nos balancis (que, se não me engano, eu já vi no blog do chico biela):





                    Ele modifica também o eixo dos balancis, fazendo 4 rebaixos no eixo


                    E há uma outra modificação que ele extende uma galeria (de alimentação dos tuchos) para interceptar um furo feito no mancal 3 do comando (o mais próximo da polia, creio eu). Essa modificação deve ser feita na metade direita da carcaça. Não entendi muito bem essa.



                    Segue link direto para o artigo: http://bobhooversblog.blogspot.com/2.../hvx-mods.html

                    São questões bem interessantes. Será que funcionam? Tentei procurar no thesamba se alguém já tinha tentado mas não achei muita coisa não.

                    Abraço!
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #55
                      Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                      No artigo ele cita as melhorias como "copias" das alterações feitas para os type 4, 1302 e 1303.
                      Não conheço nem os detalhes do fusca, imagina os de porsche...

                      Comment


                      • #56
                        Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                        Fabgode,

                        Muito interessante essas informações. Fiquei curioso para saber se relmente funcionaria legal em nossos motores.

                        A alteração no balancim acho que também já ví no blog do chico biela.

                        Se alguem achar mais informações ou feedbacks sobre essas alterações, por favor, poste aqui.

                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #57
                          Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                          Informações sobre este esquema mesmo no thesamba não existem (também não encontrei muita coisa - poucos posts mesmo), parece até "lenda urbana" (não que não funcione, mas poucos a fizeram e menos ainda postaram resultados).
                          Então, só adiantará se, tipo um vader ou biela falar que funfa ou para opinar se é pertinente ou não tais ideias.

                          Comment


                          • #58
                            Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                            Postado originalmente por rappel
                            Informações sobre este esquema mesmo no thesamba não existem (também não encontrei muita coisa - poucos posts mesmo), parece até "lenda urbana" (não que não funcione, mas poucos a fizeram e menos ainda postaram resultados).
                            Então, só adiantará se, tipo um vader ou biela falar que funfa ou para opinar se é pertinente ou não tais ideias.

                            Bom, to montando com tuchos c/ furos para lubrificação, varetas com furos para lubrificação e balancins com essa modificação mencionada, ou semelhante...

                            Acho que o efeito esperado pode ser o mesmo.... uma melhor lubrificação do trem de valvula.

                            Abraço
                            Hamilton Nicoletti
                            Santo André - SP
                            1969 EFI 5 speed
                            1915T
                            1968 RAT Coming...

                            Comment


                            • #59
                              Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                              Pois é pessoal, realmente não achei muitos feedbacks no thesamba. Tem uns 2 ou 3 caras que falaram que usam a mais de 20 anos com sucesso.

                              O Vader poderia dar um parecer a respeito, se ele já ouviu falar e tal... e se tem fundamento mesmo! hehehe...

                              Me pareceu serem bem lógicas as modificações. Mesmo o Bob Hoover sendo um cara dos "aircooled in the air" (hehehe) creio que as modificações não são só destinadas aos motores aeronáuticos. E como o Rappel bem lembrou, essas modificações são melhorias que a própria vw implementou nos Type 4, por exemplo.

                              Hamilton, como você fez a alteração nos balancins? Foi na dremel mesmo?

                              Abraço!

                              Comment


                              • #60
                                Re: Lubrificação Melhorada, Bypass e etc...

                                Postado originalmente por fabigode
                                Pois é pessoal, realmente não achei muitos feedbacks no thesamba. Tem uns 2 ou 3 caras que falaram que usam a mais de 20 anos com sucesso.

                                O Vader poderia dar um parecer a respeito, se ele já ouviu falar e tal... e se tem fundamento mesmo! hehehe...

                                Me pareceu serem bem lógicas as modificações. Mesmo o Bob Hoover sendo um cara dos "aircooled in the air" (hehehe) creio que as modificações não são só destinadas aos motores aeronáuticos. E como o Rappel bem lembrou, essas modificações são melhorias que a própria vw implementou nos Type 4, por exemplo.

                                Hamilton, como você fez a alteração nos balancins? Foi na dremel mesmo?

                                Abraço!

                                Cara, comprei feito.

                                http://www.thesamba.com/vw/classifie....php?id=475548

                                veja na descrição: Bronze bushed rocker arms are also drilled for proper oiling.
                                Hamilton Nicoletti
                                Santo André - SP
                                1969 EFI 5 speed
                                1915T
                                1968 RAT Coming...

                                Comment

                                Working...
                                X