Postado originalmente por maikinhounforgiven
Se mecânico soubesse o que um comando mais forte faz pelo motor, ele teria um pé no título de preparador. IAnda teria um longo caminho, mas pelo menos já teria tirado as "traves" de seus olhos.
Não adinata comentar sobre comando esportivo com mecânico...
Se quiserem mais detalhes, pesquisem com pessoas que trabalham com preparação.
Mecânico bom, sabe trocar peças e diagnosticar defeitos e ponto final. Não são habilidosos a ser criativos e gerarem modificações.
Não podemos exigir de um cozinheiro , que desenvolva um computador, são coisas diferentes.
O fato do mecânico saber a função primária do comando de válvulas, não determina que ele saiba quais são as secundárias, tais como controlar curbvas de torque, consumo, emissões tendência a detonação, índice de Mach rendimento volumétrico, etc.
Não podemos exigir isto deles.
No máximo, devemos chegar com o comando escolhido e falar monta isto aí e ponto...
Se abrir o bico eu vou em outra oficina.
É isto, pode paraecer que estou sendo radical, mas esta é a situação.
Não dá para comparar um pedreiro com um Engenheiro civil ou com um arquiteto, suas profissões estão ligadas, mas suas preocupações e níveis de conhecimento são diferentes.
Não peça para o pedreiro fazer uma colunacom 3 ao invés de 5 barras de ferro de 1/2 polegada, porque ele dirá que não aguentará. Não adianta voc~e dizer que utilizou os mais avançados simuladores de resist~encvia dos materiais. Se bobear, voc~e verá que ele colocou as 5 barras de ferro a seu contragosto e ainda esperará um agradecimento seu por ter sido tão cauteloso.
O mecânico é a mesma coisa. eu já passei por isto.
Quando não tinha ainda tanta experiência (e tempo), pedi para um mecânico (muito conceituado por sinal), que me fechasse um motor. Levei tudo, inclusive um comando W140 cópia que eu possuía.
O cara simplesmente levou o comando numa retífica, "mediu ele com um paquímetro", e montou um original no meu motor.
Quando fui pegar o carro, ele tava uma verdadeira bosta (original pra mim era uma bosta hehehehe!) e o meu grande amigo mecânico disse com tom de grande entendedor:
Olha... Você iafazer uma grande burrada em colocar aquele P3...
Eu medi ele, e ele era muito "bicudo".. Ocara da retífica disse que comando assim somente para trator...
Santa heresia...
Chamar meu W140 de P3!!!!
Dizer que era para trator!!!
E colocar um original VW retificado!!!!
Lógico que perdeu um Cliente...
Lógico que nunca mais fui em mecânicos para situações que possa contoornar com as ferramentas que possuo...
Lógico que em matéria de preparação só pergunto e peço auxílo de pessoas do meio e que tenham alguma noção/experiência no que estão falando.
Cuidado com os mecânicos...
Cuidado com os pedreiros...
Leiam bastante, inclusive matérias americanas sobre preparação, pois o que estamos fazendo com a Fusca 4 ever de desmistificar os segredos básicos da preparação de motores (utilizando como exemplo o nosso amado Fusca), já é feito pelos americanos a muito tempo. Apesar de não ser fã dos gringos, tiro o chapéu para a postura que eles tem.
Pedreiro faz a parede, quem determina a espessura, material e quantidade debarras de ferro é o engenheiro. Quem determina se terá uma janela elíptica ou hexagonal sem alterar as condições estruturais é o arquiteto.
respeitemos os pedreiros e mecânicos, mas devemos exigir respeito sobre o que definimos e temos conhecimento.
Estourar motor a gente estoura com qualquer comando...
è só naõ saber usar...
Não é um comando ainda manso como um W100 ou W110 que vai fazer isto.
[]s,
Master Vader.
Comment