Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas no meu 1600 com W100

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

maikinhounforgiven, comprei o comando pelo telefone.
    Fiz um DOC de R$190,00 incluindo o frete para a ProHeads e no dia seguinte liguei dando meu endereço e apesar de um atraso de dois dias na postagem por falta do comando na loja, recebi sem problemas.

Agora, poderia ter ficado a ver navios já que Estou no Rio e a Loja é em SP; por sorte deu tudo certo, pelo menos comigo.

Mestre Vader, ta anotado o modelo da bobina e do resistor para eu comprar já que a minha ta pingando um pouco de óleo.
    Já fiz a regulagem do platinado em 0,15mm (aproximado), aumentei um pouco o ponto (minha polia só tem a marca de 15º) e fiz o trabalho na caneta do meu carburador, só um dos quatro furos que acabou abrindo um pouquinho, nada demais.

Reparei algo interessante olhando o motor que se eu estiver dentro do carro não percebo: Quando vou acelerando o carro manualmente chega um ponto que o motor começa a chacoalhar, mas continua acelerando, apesar de parecer q ta embolando um pouco depois desse ponto. Ele fez isso antes e depois das mudanças.

Comment

Postado originalmente por JamesTKirk
      maikinhounforgiven, comprei o comando pelo telefone.
      Fiz um DOC de R$190,00 incluindo o frete para a ProHeads e no dia seguinte liguei dando meu endereço e apesar de um atraso de dois dias na postagem por falta do comando na loja, recebi sem problemas.

Agora, poderia ter ficado a ver navios já que Estou no Rio e a Loja é em SP; por sorte deu tudo certo, pelo menos comigo.

Mestre Vader, ta anotado o modelo da bobina e do resistor para eu comprar já que a minha ta pingando um pouco de óleo.
      Já fiz a regulagem do platinado em 0,15mm (aproximado), aumentei um pouco o ponto (minha polia só tem a marca de 15º) e fiz o trabalho na caneta do meu carburador, só um dos quatro furos que acabou abrindo um pouquinho, nada demais.

Reparei algo interessante olhando o motor que se eu estiver dentro do carro não percebo: Quando vou acelerando o carro manualmente chega um ponto que o motor começa a chacoalhar, mas continua acelerando, apesar de parecer q ta embolando um pouco depois desse ponto. Ele fez isso antes e depois das mudanças.
      E andando percebeu alguma diferença?
      Lembre das velas que são de grau adequado para álcool, mas muito frias para gasolina, o que acarreta falhas do tipo carbonização em baixa e engasgos em alta.

[]s,

Master Vader.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

vader

meu motor 1600 com w110
        dupla 32
        é taxa da gasolina em torno de 7:2
        só q to usando alcool..
        qual vela vc axa q melhor ?
        vlww...

Comment

Dei umas voltas com o carro e achei mais pesado, fraco; não acho que foi por causa do trabalho na flauta mas por causa do avanço que pelos meus calculos eu coloquei entre 18 e 20º. Não bateu pino e nem girou pesado na partida mas ficou um pouco mais fraco em todas as rotações. Hj cedo vou diminuir o ponto e volto a postar

Comment

Postado originalmente por fuzaro turbo
            meu motor 1600 com w110
            dupla 32
            é taxa da gasolina em torno de 7:2
            só q to usando alcool..
            qual vela vc axa q melhor ?
            vlww...

A vela depende na prática só da taxa de compressão do motor (desde que seja aspirado), assim para o motor VW a ar com taxa de compressão 7,2:1 a mais indicada é a BP5HS (rosca curta do cabeçote de 8 aletas), ou BP5ES (rosca longa do cabeçote de 6 aletas).
            Mantida um determinada taxa de compressão, a vela independe do combustível que se está usando.
            Prova disto, sõa os motores Flex, queusam uma vela única independentemente do combustível utilizado, e seu grau térmiconão é controlado por módulos eletrônicos.

[]s,

Master Vader.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW

Comment

Hoje de manhã andei uma distancia razoavel e ainda percebi o carro um pouco mais fraco. Infelismente não pude verificar a velocidade final pois to rodando com o estepe na traseira porque quinta passada um pneu traseiro estourou e meu estepe é aquele pneu biscoito original e o carro ta rabiando demais. Amanha vou tentar de novo pra ver se a velocidade final mudou, até porque, mudei o ponto para +-10º e meu motor parou de chacoalhar em todas as rotações, não entendi porque mas parece estar com um funcionamento mais suave.

Comment

Hoje de manhã andei uma distancia razoavel e ainda percebi o carro um pouco mais fraco. Infelismente não pude verificar a velocidade final pois to rodando com o estepe na traseira porque quinta passada um pneu traseiro estourou e meu estepe é aquele pneu biscoito original e o carro ta rabiando demais. Amanha vou tentar de novo pra ver se a velocidade final mudou, até porque, mudei o ponto para +-10º e meu motor parou de chacoalhar em todas as rotações, não entendi porque mas parece estar com um funcionamento mais suave.

Um detalhe que continua sem agente discutir:
                Porque você estáusando velas graus 7??
                Tente as BP5HS, que são adequadas para a taxa do gasolina.
                Lembro que detonações ocorrem mais fortemente em comandos mais mansos,pois a pressão média efetiva na câmara é alta em rotações baixas a médias, justamente as críticas para detonação. Com o aumento da graduação do comando a tendênciua de detonação vai diminuindo progressivamente, daí os fabricantes de comandos recomendarem taxas cada vez mais altas conforme mais "forte" é o comando.
                Uma vezque você já usa um comando mais forte, não existe motivo para temer detonações, ainda mais com taxas originais e ponto não tão adiantado.
                Para se ter uma idéia o avanço que eu uso é de 20 graus em 1000rpm chegando na faixa de 50 às 7000 rpm!!! E sem nenhuma detonação. Velas BP5HS!!

[]s,

Master Vader.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW

Comment

tenho um jogo de vela desses aqui praticamente novo que quando comprei meu fusca troquei pensando estar ruim e quando comprei o jogo novo recebi na loja as velas BP7HS, vou tentar trocar hoje, depois que meu motor esfriar.

Uma conclusão que to começando a tirar: o fusca é um pouco chato com a refrigeração; hoje andei à 120Km/h por +- 5 minutos e a temperatura do óleo passou ligeiramente dos 110ºC; mesma coisa do motor 1500 anterior que dele só aproveitei o distribuidor e o alternador; troquei todas as borrachas do motor e amassaei as chapas para encaixarem-se perfeitamente entre elas e to vendo que o problema não é meu carro e sim o projeto.
                  Pelo menos com o motor novo minha luz do óleo não pisca mais na lenta com o motor super quente. Acho que só não aqueceu mair por falta de velocidade e tempo.

Comment

tenho um jogo de vela desses aqui praticamente novo que quando comprei meu fusca troquei pensando estar ruim e quando comprei o jogo novo recebi na loja as velas BP7HS, vou tentar trocar hoje, depois que meu motor esfriar.

Uma conclusão que to começando a tirar: o fusca é um pouco chato com a refrigeração; hoje andei à 120Km/h por +- 5 minutos e a temperatura do óleo passou ligeiramente dos 110ºC; mesma coisa do motor 1500 anterior que dele só aproveitei o distribuidor e o alternador; troquei todas as borrachas do motor e amassaei as chapas para encaixarem-se perfeitamente entre elas e to vendo que o problema não é meu carro e sim o projeto.
                    Pelo menos com o motor novo minha luz do óleo não pisca mais na lenta com o motor super quente. Acho que só não aqueceu mair por falta de velocidade e tempo.
                    Um óleo de boa qualidade (20W50SJ), trabalha muito bem a 120°Celsius, um de ótima como o 5W30Sl suporta mais de 130° Celsius sem perda de suas propriedades, além de possuir viscosidade cinemática superior aos 20W50 SJ e SL do mercado.
                    Um óleo de baixo IV (Indice de Viscosidade), não tem obrigatoriamente baixa viscosidade, o que realmente vale é como a viscosidade cinemática varia com a temperatura.
                    O óleo 5W30 Sl Havoline Energy apresnta grau de proteção em altas temperaturas muito superior aos 20W50 SJ ou Sl e mesmo que alguns sintéticos 10W40 0W30 (SL) , situação esta que avaliei em dinamômetro.

Não considero a temperatura de 110° Celsius absurda, muito pelo contrário, é uma tempeartura adequada para o óleo (desde que de boa qualidade).

[]s,

Master Vader.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW

Comment

Mestre Vader ..... diquinha macumba essa sua, o carro passou facilmente dos 140Km/h, nâo fui muito alem porque ta rabiando muito e eu estava com + 4 pessoas no carro. Pode ter sido impressão minha mas achei o carro mais "explosivo" depois dos 120Km/h e foi assim até mais de 140Km/h!!!

Valeu mesmo pela dica, nunca vi meu carro com tanta disposição em alta!

Só que por estar mais pesado e o tempo aqui no Rio deve estar beirando os 40ºC hoje, ou +, cheguei em casa com o motor a 120ºC. Mais uma vez só não esquentou mais por falta de espaço e tempo. Mas estou para trocar o óleo e como é a segunda vez que voce me recomenda esse oleo, dependendo do preço, vou usa-lo!

Mais uma vez, valeu mesmo pela ajuda.
                      Last edited by JamesTKirk; 18-11-2006, 11:51 AM.

Comment

Mestre Vader ..... diquinha macumba essa sua, o carro passou facilmente dos 140Km/h, nâo fui muito alem porque ta rabiando muito e eu estava com + 4 pessoas no carro. Pode ter sido impressão minha mas achei o carro mais "explosivo" depois dos 120Km/h e foi assim até mais de 140Km/h!!!

Valeu mesmo pela dica, nunca vi meu carro com tanta disposição em alta!

Só que por estar mais pesado e o tempo aqui no Rio deve estar beirando os 40ºC hoje, ou +, cheguei em casa com o motor a 120ºC. Mais uma vez só não esquentou mais por falta de espaço e tempo. Mas estou para trocar o óleo e como é a segunda vez que voce me recomenda esse oleo, dependendo do preço, vou usa-lo!

Mais uma vez, valeu mesmo pela ajuda.
                        Coisas do lado negro meu caro...

[]s,

Master Vader.
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW

Comment

Eu nem vou contar procês o que alguns emeios trocados com Marcelo fizeram no meu originalzinho...... hheheheh.!!!!

Comment

Mestre Vader, se você der mais umas dicas desse tipo vai ser dificil alguem pegar meu fusca!!

Se eu ao invés de alargar a entrada dos furos de 1mm para 1,6mm eu abrisse os furos totalmente em 1,6 (ou +), haveria mais algum ganho em torque ou potência?

Mestre Vader, você comentou numa mensagem anterior que dependendo do tipo do óleo não há nenhum problema em atingir os 130º ou mais. Mas a essa temperatura, as folgas do motor não ficam alteradas? Não pode haver mais desgaste?
                            Se não me engano, nos carros à agua, a temperatura de trabalho algumas vezes não passa de 100ºC (pelo menos no Corsa 1.0 que eu tinha), por isso fico meio recalcado de ver meu motor a mais de 100ºC.

Comment

Mestre Vader, se você der mais umas dicas desse tipo vai ser dificil alguem pegar meu fusca!!

Se eu ao invés de alargar a entrada dos furos de 1mm para 1,6mm eu abrisse os furos totalmente em 1,6 (ou +), haveria mais algum ganho em torque ou potência?

Mestre Vader, você comentou numa mensagem anterior que dependendo do tipo do óleo não há nenhum problema em atingir os 130º ou mais. Mas a essa temperatura, as folgas do motor não ficam alteradas? Não pode haver mais desgaste?
                              Se não me engano, nos carros à agua, a temperatura de trabalho algumas vezes não passa de 100ºC (pelo menos no Corsa 1.0 que eu tinha), por isso fico meio recalcado de ver meu motor a mais de 100ºC.
                              VoCê está falando da temperatura do líquido de arrefecimento (no caso do Corsa).
                              Só para falarmos do Corsa (o qual conheço bem), a temperatura do líquido de arrefecimento em algumas versões chegava a 116 graus sem problemas. A temperatura do óleo no mesmo motor fica sempre na faixa de 10 graus acima!!!
                              portanto apesar de serem fluidos que acabam trocando calor, pelas suas características, mesmo sendo monitorados num mesmo instante e num mesmo motor, apresentarão temperaturas diferentes, sempre maior no óleo que na água.
                              Portanto óleo lubrificante a 120 ° Celsius não é sintoma de superaquecimento, mas de motor trabalhando numa condição ideal de rendimento térmico.
                              Se trabalhasse a 90°, a viscosidade cinemática, estaria até um pouco mais alta, porém as perdas de energia térmica seriam tantas, que apesar de eventualmente ter até bom desempenho, o consumo de combustível seria alto.
                              Mesmo o Fusca que tem um sistema de arrefecimento simples, proporciona o trabalho do motor em temperaturas desta magnitude.
                              Somente se chegar a 130 ° Celsius, devemos começar a nos preocupar, inicialmente mudando o óleo e utilizando um de alta tecnologia (o 5W30 Sl Havoline Energy é meu favorito), se não for suficente, diminuir um pouco o avanço (sem perda de desempenho contudo), se não conseguirmos... enriquecer um pouco a mistura (ganhando desempenho) e se também não for possível, aí sim aumentar a troca de calor, com um radiador externo por exemplo.

Quanto aos furos da flauta, dá para fazer sim, mas aí fica no campo experimental, pois o máximo que eu fiz em solex H30PIC foi o que eu te passei.
                              De preferência, arranje outra flauta de reserva, para caso da experiência der errado.
                              Vá de forma progressiva (este é o método que eu uso).
                              E aumente o diâmetro dos furos centrais para 1,6mm fazendo-os cônicos também por exemplo com uma broca de 2,0mm. Teste o carro.
                              Melhorou...
                              Continue...
                              Faça agora nos 2 furos logo abaixo dos dois do centro...
                              Melhorou...
                              Nos dois logo acima do centro...
                              Vá fazendo isto de forma progressiva, até o ponto que você perceber um equilíbrio, ou até piora.
                              Então a receita ideal da flauta é a imediatamente anterior.
                              Repita na flauta que estava original a penultima tentativa e pronto.

Quando você disse que ele ficou meio estranho em baixa, eu até sabia que isto aconteceria, pois com a utilização de folgas assímetricas entre admissão e escape, temos também ângulos de permanência assimétricos.
                              Com folga maior na admissão que no escape (0,15mm x 0,05mm), o diagrama do W100 fica mais ou menos 270° na admissão e 282 no escape, jogando a curva de torque mais para cima.
                              Dá para fazer o contrário, por exemplo 0,05mm na admissão e 0,15mm no escape priorizando força em baixa.
                              Outra tentativa, é utilizar 0,05mm em todas as válvulas para aproveitar ao máximo o perfil do W100.
                              Folgas execssivas somente trazem desperdícios!!!!
                              Nesta última sugestão, deve-se melhorar um pouco em baixa, sem prejuízo em alta, matando um pouco a impressão que ele muda tanto de comportamento acima de 120km/h.

Você ainda tem um belo trabalho pela frente para acertá-lo...
                              Boa sorte.

[]s,

Master Vader.
                              Last edited by Master Vader; 18-11-2006, 05:22 PM.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW

Comment

Com certeza Mestre, ainda tenho um grande trabalho pela frente!!!
                                Vou seguir suas dicas rigorosamente e se andar mais, sem alterar muito o consumo, blz!

Quando eu disse que fico recalcado em ver a temperatura maior que 100ºC, digo porque na maior parte do tempo, andando no transito mesmo que pesado, tempo quente e forçando o carro, a temperatura não passa de 100ºC por nada! Agora se eu dirigir a 110Km/h em velocidade constante, carro leve, tempo frio, a temperatura passa facil facil dos 100ºC. Concluo então que andamos a maior parte do tempo com nossos fuscas fora da temperatura ideal de trabalho.

Quanto a temperatura, já estou com o ponto à 10º e amanha vou percorrer um bom trecho da Av. Brasil praticamente sozinho na pista (30Km) e vou poder ver à que temperatura o motor vai chegar.
                                Se aquecer demais, parto para as dicas antes de instalar um radiador de óleo.
                                Last edited by JamesTKirk; 18-11-2006, 05:39 PM.

Comment

Working...
                                X