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Duvidas no meu 1600 com W100

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  • #61
    Postado originalmente por JamesTKirk
    Com certeza Mestre, ainda tenho um grande trabalho pela frente!!!
    Vou seguir suas dicas rigorosamente e se andar mais, sem alterar muito o consumo, blz!

    Quando eu disse que fico recalcado em ver a temperatura maior que 100ºC, digo porque na maior parte do tempo, andando no transito mesmo que pesado, tempo quente e forçando o carro, a temperatura não passa de 100ºC por nada! Agora se eu dirigir a 110Km/h em velocidade constante, carro leve, tempo frio, a temperatura passa facil facil dos 100ºC. Concluo então que andamos a maior parte do tempo com nossos fuscas fora da temperatura ideal de trabalho.

    Quanto a temperatura, já estou com o ponto à 10º e amanha vou percorrer um bom trecho da Av. Brasil praticamente sozinho na pista (30Km) e vou poder ver à que temperatura o motor vai chegar.
    Se aquecer demais, parto para as dicas antes de instalar um radiador de óleo.

    O seu comentário a respeito da temperatura do óleo é verdade, mas isto ocorre em todo motor. O problema ao meu ver, é que a temperatura, mesmo numa condição de alta exigência não chegue sequer aos 100°Celsius. ainda tem preparador que se gaba de ter instalado 2 ou 3 radiadores externos, carter seco, reservatório com 20litros de óleo atrás do banco traseiro (isto é caso verídico...) e que a temperatura do óleo mesmo em exigências mais fortes nunca ultrapassa os 90° Celsius...
    P... ignorância deste preparador.
    Se algum dia eu falasse algo assim, seria motivo de profunda vergonha com certeza para aqueles que me ensinaram algo sobre preparação.
    É um p... contrasenso, pois o preparador põe 10:1 de taxa na gasolina, ou 16:1 no álcool (é sério), e depois trem que colocar 3 radiadores...Ganha de uma lado no rendimento térmico e perde-se em dobro (ou mais) no outro.
    Falta de teoria (boas leituras na área já ajudam), para estes grandes deuses da preparação automotiva (inclusive do besouro).
    "Meto o pau" mesmo!!
    Em geral são de uma arrogancia absurda, fazem até o carro andar bem, mas com erros absurdos para quem entende de motor.
    Só consegume durabilidade a custo de exageros como os 3 radiadores no Fusca, taxa de compressão de 6:1 num motor turbo a álcool, etc...
    Quando os mais céticos diziam:
    Os engenheiros da VW trabalham ano após ano no motor do Fusca para melhorar suas características e estes mecânicos metidos a entendidos (com referência aos preparadores), querem mudar tudo em uma semana...
    Eles no fundo estavam certos.
    Um cirurgião cardíaco não vai fazer uma cirurgia, sem antes ter estudado a fundo o funcionamento de todas as "cavidades" , válvulas, atrios, ventrículos e demais "peças" do coração. Se fizer pode até dar certo, mas é questão de sorte, além de saber até quando o paciente vai "durar".
    Os preparadores de hoje em dia, (salvo poucas excessões), são açougueiros cardíacos, que cobram em US$, suas preciosas horas de mão de obra...

    []s,

    Master Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #62
      Hoje de manha, voltando do trabalho, meu carro com as modificações citadas nos posts anteriores acelerou facíl até os 140Km/h e foi alem até um pouco antes da luz do óleo (+-152Km/h) [meu velocimetro é de 140Km/h] e mantive essa velocidade alguns minutos sem problemas. As retomadas de velocidade foram absurdas. O unico incoveniente nisso foi a temperatura que ficou cravada nos 130ºC mas não chegou a acender a luz do óleo em marcha lenta. Ele também morreu depois que tirei o pé do acelerador após ficar um bom tempo em alta velocidade mas isso ele sempre faz e acredito que o carro de muita gente deve fazer tb.
      Tava vendo o tópico no standart place sobre gicle de ar e reparei que mudei meu gicle principal para 125 (1600) mas o de ar ainda estava o do 1500 e a diferença é grande (130Z-1500 ; 90-1600). Agora que já sei que esta errado vou troca-lo também e pela explicação do tópico, acredito que vai enriquecer mais a mistura em médias-altas rotações.
      Last edited by JamesTKirk; 20-11-2006, 06:53 PM.

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      • #63
        Postado originalmente por JamesTKirk
        Hoje de manha, voltando do trabalho, meu carro com as modificações citadas nos posts anteriores acelerou facíl até os 140Km/h e foi alem até um pouco antes da luz do óleo (+-152Km/h) [meu velocimetro é de 140Km/h] e mantive essa velocidade alguns minutos sem problemas. As retomadas de velocidade foram absurdas. O unico incoveniente nisso foi a temperatura que ficou cravada nos 130ºC mas não chegou a acender a luz do óleo em marcha lenta. Ele também morreu depois que tirei o pé do acelerador após ficar um bom tempo em alta velocidade mas isso ele sempre faz e acredito que o carro de muita gente deve fazer tb.
        Tava vendo o tópico no standart place sobre gicle de ar e reparei que mudei meu gicle principal para 125 (1600) mas o de ar ainda estava o do 1500 e a diferença é grande (130Z-1500 ; 90-1600). Agora que já sei que esta errado vou troca-lo também e pela explicação do tópico, acredito que vai enriquecer mais a mistura em médias-altas rotações.
        Parece que você estáno caminho certo...
        []s,

        Master Vader.
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        • #64
          Postado originalmente por JamesTKirk
          Hoje de manha, voltando do trabalho, meu carro com as modificações citadas nos posts anteriores acelerou facíl até os 140Km/h e foi alem até um pouco antes da luz do óleo (+-152Km/h) [meu velocimetro é de 140Km/h] e mantive essa velocidade alguns minutos sem problemas. As retomadas de velocidade foram absurdas. O unico incoveniente nisso foi a temperatura que ficou cravada nos 130ºC mas não chegou a acender a luz do óleo em marcha lenta. Ele também morreu depois que tirei o pé do acelerador após ficar um bom tempo em alta velocidade mas isso ele sempre faz e acredito que o carro de muita gente deve fazer tb.
          Tava vendo o tópico no standart place sobre gicle de ar e reparei que mudei meu gicle principal para 125 (1600) mas o de ar ainda estava o do 1500 e a diferença é grande (130Z-1500 ; 90-1600). Agora que já sei que esta errado vou troca-lo também e pela explicação do tópico, acredito que vai enriquecer mais a mistura em médias-altas rotações.


          Meus kros,

          lendo este tópico, percebir que algo em particular me chamou a atenção.
          hj a tarde circulando por uma via expressa resolvir pela primeira vez pissar tudo no meu simples possante (1600,carb simples, igniç eletr.,escap 4x1) e ele chegou a uns 120 e permaneceu por pouco tempo ate perder rendimento e ao pissar na embreagem para aliviar ele morreu .conduzir ate um local seguro e percebir que a partida estava diferente. ao estacionar percebir vazamento de óleo.
          Seria este fato normal ou algo mais serio!?

          desd jah vlw!!!

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          • #65
            Postado originalmente por JamesTKirk
            Hoje de manha, voltando do trabalho, meu carro com as modificações citadas nos posts anteriores acelerou facíl até os 140Km/h e foi alem até um pouco antes da luz do óleo (+-152Km/h) [meu velocimetro é de 140Km/h] e mantive essa velocidade alguns minutos sem problemas. As retomadas de velocidade foram absurdas. O unico incoveniente nisso foi a temperatura que ficou cravada nos 130ºC mas não chegou a acender a luz do óleo em marcha lenta. Ele também morreu depois que tirei o pé do acelerador após ficar um bom tempo em alta velocidade mas isso ele sempre faz e acredito que o carro de muita gente deve fazer tb.
            Tava vendo o tópico no standart place sobre gicle de ar e reparei que mudei meu gicle principal para 125 (1600) mas o de ar ainda estava o do 1500 e a diferença é grande (130Z-1500 ; 90-1600). Agora que já sei que esta errado vou troca-lo também e pela explicação do tópico, acredito que vai enriquecer mais a mistura em médias-altas rotações.
            Parabéns , pelo jeito você está muito feliz com o rendimento do seu Fusca.
            Eu to comprando os cabeçotes para montar meu 1600 com w100 e dupla carburação. E fico ansioso só em ler seus comentários.

            Abraço
            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
            1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
            "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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            • #66
              Alambique, meu fusca era um 1500 com cabeçote de uma entrada e carburação simples. Eu ia retifica-lo todo e deixar 1500 mesmo porque meu pai tem uma brasilia 1600 com um carburador e eu não sentia diferença nenhuma de potência. Só que eu tava cansado de eventualmente levar coro de alguns carros e também sofria para ralar os 1.0 (quando conseguia), foi ai que eu conheci o Fusca4ever e após ler varios tópicos não tive duvida: 1600 com W100!!!
              Gastei aproximadamente R$1350,00 com peças e mão de obra mas não me arrependo nem um pouco. Já tive a felicidade de ralar um astra sedan 1.8 de uma colega minha (pelo menos até o final da segunda) e o carro nem tava acertado (ainda não está) e essa mania que as pessoas tem de sempre que veem um fusca tentarem ultrapassar não tá funcionando com o meu não.
              Domingo de manhã indo pro trabalho um celta 1.0 VHC Flex ainda perto da minha casa, tentou me ultrapassar mas não conseguiu de jeito nenhum (as retomadas são sofriveis, já as minhas...); o cara ficou com tanta raiva que quando o transito ficou lento ele pegou a faixa exclusiva de ônibus e ainda tomou uma multa do radar para poder me passar!!!

              O pessoal aqui onde moro me chamavam de mentiroso, que fusca não anda, que é carro velho e não adianta preparar. Agora quando veem eu passando perguntam: Colocou motor de Santana? (Arghhhh). Eu digo não, só troquei o comando. Ai peguntam que comando...

              Posso resumir pra vc: Coloque um W100 e será muito feliz, eu garanto!
              Mantive as molas de valvulas originais e um carburador só mas mesmo assim...
              Nem consigo imaginar como seria com dois carburadores...
              Last edited by JamesTKirk; 22-11-2006, 12:07 AM.

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              • #67
                Guto, ao meu entender, o fato de você ter dirigido da maneira descrita não seria suficiente para acontecer um vazamento de óleo. Seu carro já deveria estar vazando óleo mas como ele andou em alta velocidade por um tempo o óleo pode ter aquecido e afinado um pouco aumentando o vazamento. Isso já aconteceu comigo quando meu radiador de óleo tava rachado e minha tampa do motor ficava toda suja de óleo por dentro.
                Com o motor muito quente a partida não é fácil (pelo menos no meu caso), mas sempre pega.
                Tenta passar mais detalhes do motor para o pessoal poder te ajudar melhor.

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                • #68
                  Postado originalmente por JamesTKirk
                  Alambique, meu fusca era um 1500 com cabeçote de uma entrada e carburação simples. Eu ia retifica-lo todo e deixar 1500 mesmo porque meu pai tem uma brasilia 1600 com um carburador e eu não sentia diferença nenhuma de potência. Só que eu tava cansado de eventualmente levar coro de alguns carros e também sofria para ralar os 1.0 (quando conseguia), foi ai que eu conheci o Fusca4ever e após ler varios tópicos não tive duvida: 1600 com W100!!!
                  Gastei aproximadamente R$1350,00 com peças e mão de obra mas não me arrependo nem um pouco. Já tive a felicidade de ralar um astra sedan 1.8 de uma colega minha (pelo menos até o final da segunda) e o carro nem tava acertado (ainda não está) e essa mania que as pessoas tem de sempre que veem um fusca tentarem ultrapassar não tá funcionando com o meu não.
                  Domingo de manhã indo pro trabalho um celta 1.0 VHC Flex ainda perto da minha casa, tentou me ultrapassar mas não conseguiu de jeito nenhum (as retomadas são sofriveis, já as minhas...); o cara ficou com tanta raiva que quando o transito ficou lento ele pegou a faixa exclusiva de ônibus e ainda tomou uma multa do radar para poder me passar!!!

                  O pessoal aqui onde moro me chamavam de mentiroso, que fusca não anda, que é carro velho e não adianta preparar. Agora quando veem eu passando perguntam: Colocou motor de Santana? (Arghhhh). Eu digo não, só troquei o comando. Ai peguntam que comando...

                  Posso resumir pra vc: Coloque um W100 e será muito feliz, eu garanto!
                  Mantive as molas de valvulas originais e um carburador só mas mesmo assim...
                  Nem consigo imaginar como seria com dois carburadores...
                  é bem isso mesmo, as pessoas que acham q entendem nao botao fé no Boxer, ja cansei de tentar explicar.... agora so falo que é 1300 orige, qdo eu montar o meu vou dizer q é 1600cc Original, nao vale apena.... agente nao pode contar os "segredos" do lado negro!!!
                  WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

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                  • #69
                    eu aloprei comprei um W120

                    para quem me conheci aqui no forum sou o dono do puminha Eleonor. bem estou solicitando uma ajuda, comprei o comando da samcam com angulo de permanencia de 294º (o w120) ja estou providenciando dois carburadores de opala (conhecido como solex 40) no meu caso são as weber pé de ferro. o meu volante do motor foi aliviado em 2Kg. as minhas duvidas são:
                    1º- sera que estas weber pé de ferro dão conta do recado sem perder a baixa com o comando
                    2º- qual as regulagem de valvulas, e qual o avanço

                    obrigado pela atenção

                    Comment


                    • #70
                      Postado originalmente por Marcosky313
                      para quem me conheci aqui no forum sou o dono do puminha Eleonor. bem estou solicitando uma ajuda, comprei o comando da samcam com angulo de permanencia de 294º (o w120) ja estou providenciando dois carburadores de opala (conhecido como solex 40) no meu caso são as weber pé de ferro. o meu volante do motor foi aliviado em 2Kg. as minhas duvidas são:
                      1º- sera que estas weber pé de ferro dão conta do recado sem perder a baixa com o comando
                      2º- qual as regulagem de valvulas, e qual o avanço

                      obrigado pela atenção
                      as solex 40 sao um otimo investimento para os 1600 com comando... elas fazem seu papel !!
                      as valvulas regule com 0,10 , pode dexar o avanço em 20 graus.. e deslizar o a vacuo..
                      seus pistao é gasolina ou alcool
                      qual a taxa.?

                      abraços

                      Comment


                      • #71
                        Pessoal, tem alguma vantagem em desligar o avanço a vácuo no meu motor?

                        Comment


                        • #72
                          O avanço a vacuo soh atua quando vc esta em velocidade de cruzeiro (constante) com o acelerado bem leve, gerando vacuo no coletor. Nesta situação o ponto é adiantado (pelo vacuo), garantindo dirigibilidade e economia. Não vejo vantagens em desliga-lo para uma utilzação normal (civilizada), entretanto, depende do seu nivel de preparação, como dirige e equipamentos que utiliza. Alguns preparadores dispensam, como disse, nada contra, pois alguns visam somente o desempenho.

                          Comment


                          • #73
                            Postado originalmente por fuzaro turbo
                            as solex 40 sao um otimo investimento para os 1600 com comando... elas fazem seu papel !!
                            as valvulas regule com 0,10 , pode dexar o avanço em 20 graus.. e deslizar o a vacuo..
                            seus pistao é gasolina ou alcool
                            qual a taxa.?

                            abraços
                            meus pistões são a gasolina, utilizando a tabela do Vader vou aumentar a taxa para 8:1 atualmente é 7,1:1.
                            a sim estava me esquecendo, vou colocar as molas do opala e as varetas de acionamento dos balancim são em aço.
                            tudo isso já tenho em casa só estou esperando começar 2007 para jogar o motor no chão e passa-lo para o "lado negro da força".
                            outra coisa, tem como colocar as valvulasde admissão e escape do opala ou outro carro? pois acho as valvulas do fusca muito pequenas. sei que as novas valvulas serão trabalhadas no torno bem como o cabeçote
                            Last edited by Marcosky313; 23-11-2006, 08:12 AM.

                            Comment


                            • #74
                              Postado originalmente por FUSCA95
                              O avanço a vacuo soh atua quando vc esta em velocidade de cruzeiro (constante) com o acelerado bem leve, gerando vacuo no coletor. Nesta situação o ponto é adiantado (pelo vacuo), garantindo dirigibilidade e economia. Não vejo vantagens em desliga-lo para uma utilzação normal (civilizada), entretanto, depende do seu nivel de preparação, como dirige e equipamentos que utiliza. Alguns preparadores dispensam, como disse, nada contra, pois alguns visam somente o desempenho.
                              Corretíssimo, mas tem mais um ponto:

                              Em baixas cargas (pé em cima), a mistura fivcando mais pobre, exige avanço maior, sob pena da mistura somente queimar no escape.
                              Daí com misturas relativamente pobres em médias rotações e com baixa carga (típicas de carburadores que utilizam válvula de máxima e / ou gicler suplementar "econostat"), passa a ser recomendado manter o avanço a vácuo. Quando a mistura tende a ser levemente rica mesmo nestas condições, temos elevada velocidade de propagação da chama, evitando uma necessidade de avanços maiores.
                              Vou além... Num motor cuja mistura é sempre levemente rica (visando desempenho), o avanço a vácuo atrapalha, podendo gerar alguma detonação nesta faixa de utilização.
                              Porém é muito fácil de analizar. Se o motor melhorar com avanço a vácuo em rotações de baixa a média em cargas de aceleração parciais, mantenha-o, pois a mistura nesta condição é ligeiramente pobre (priorizando o consumo), agora, se começar a grilar, ou demonstrar pequenas irregularidades (por contragolpes), desligue-o.

                              Na definição de um sistema de injeção ou carburador, acabamos definindo o tipo de avanço.
                              Se priorizarmos o consumo em condições de uso mais leve, necessitaremos de avanço a vácuo além do centrífugo, ou controlado via MAP, além do sensor de Rotação no caso de injeção, agora se o objetivo é desempenho máximo em cada faixa de rotações e de carga, o avanço deverá ser somente centrífugo, ou via RPM na injeção.

                              []s,

                              Master Vader.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

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                              • #75
                                Quando eu utilizava o ponto incial entre 18-20º o avanço a vacuo fazia diferença em baixas e medias rotações, mas com esse avanço o motor vibrava muito em medias e altas rotações. Por isso atualmente uso +-10º pq o motor fica bem liso em toda faixa de utilização. Vou aumentar novamente o ponto e desligar o avanço a vácuo pra ver como fica.

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