Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas no meu 1600 com W100

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Postado originalmente por JamesTKirk
    Acabei de desmontar o distribuidor, fechar os batentes (fechei o suficiente para diminuir a folga do centrífugo a metade), montei novamente e nada. Continua a mesma "trepidação" de antes.

Mestre, do motor antigo só veio as latas da ventuinha, o carburador (zero na caixa), o alternador e o distribuidor. Mas pensando bem, teve mais um componente da ignição que ficou, as velas. Tão quase novas já que as troquei por causa do grau térmico como voce sugeriu. Já usei 2 jogos de velas nesse carro e o motor sempre deu esse problema. Será que pode ser problema das velas, no caso, defeito de fábrica? Acho que isso não é tão incomum de acontecer. Medi com um multimetro a resistencia das velas que tirei do carro e para minha surpresa 3 delas não há nenhuma resistencia e 1 apresentou 30Mohms!!!! Acho que isso não deve ser normal na velas. Pode ser que as que estejam no meu carro também estejam com problemas e isso corrobora com a sua ideia de que o problema é a ignição.
    Pode ser:
    Se suas velas não são resistivas, a resistência entre o terminal e o eletrodo central deve ser bem baixa (alguns Ohms), quando são resistivas a resistência fica na casa de alguns Kilo Ohms.

Minha sugestão continua muito ligada ao avanço, pleo fato de que voc~e disse que atrasando bastante o ponto (0graus em marcha lenta), em alta ele fica ok.. É isto mesmo ou eu estou me equivocando. Se for, e você chegou a este resultado sem trocar as velas, é o avanço que está excessivo.
    As molas do centífugo estão tensionadas na montagem, ou alguma apresenta alguma folga, permitindo que o contrapeso se movimente mesmo sem tracioná-las. Se tiver alguma folga, o avanço será muito rápido e superio ao que deveria ocorrer.
    Tente antes de mudar as velas, atrasar o ponto para algo intermédiario, como 5 ou 6 graus, e ver se em alta ele melhora. Se melhorar o caminho é a mudança do avanço, se nada (nada mesmo) acontecer, passe para outro item.
    Com certeza é algo que você trouxe do outro motor, agora vela com circuito aberto, influencia de uma forma geral todas as faixas de rotação, e não só em altas.
    Acho menos provável elas que o avanço.
    Você tem uma pistola de ponto para ver como o avanço está se comportando?
    Ia ajudar bastante...
    A tremida do seu motor é típica de contra golpes...

Vamos continuar...
    Vai ficar bom pode ter certeza,

[]s,

Master Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

• Os pesos, quando se inclina o distribuidor bruscamente, andam sozinhos (não muito). Tem problema? o que posso fazer?
      Se for o caso, vou tentar conseguir um distribuidor emprestado para testar.
      Por via das duvidas, vou comprar um jogo novo de velas e vou com o multimetro até a loja pra conferir se tão 100%.
      Meu carro nunca teve uma marcha lenta legal, parece sempre que ta com entrada de ar, e nunca teve um funcionamento 100% "liso" se comparado com outros motores à ar mal cuidados (o da brasilia do meu pai por exemplo). Por isso pensei nas velas também.
      Quanto ao avanço, depois que reduzi bastante os batentes, ele continuou "trepidando" e mesmo em alta rotação onde o avanço passou a ser limitado (devido aos batentes fechados) ele continuou trepidando.
      Mestre, vamos continuar sim, acho que no final vai tudo certo. Compartilho da mesma opinião que você de que o problema é ignição.
      Já to pensando em tentar fazer uma filmagem com audio para mandar pro pessoal observar e dar sugestões mas acho que a qualidade não vai ficar 100%.
      Mestre, se possível, da uma sugestão de marcas e modelos de velas pro meu motor.

Comment

Os pesos, quando se inclina o distribuidor bruscamente, andam sozinhos (não muito). Tem problema? o que posso fazer?
        Se for o caso, vou tentar conseguir um distribuidor emprestado para testar.
        Por via das duvidas, vou comprar um jogo novo de velas e vou com o multimetro até a loja pra conferir se tão 100%.
        Meu carro nunca teve uma marcha lenta legal, parece sempre que ta com entrada de ar, e nunca teve um funcionamento 100% "liso" se comparado com outros motores à ar mal cuidados (o da brasilia do meu pai por exemplo). Por isso pensei nas velas também.
        Quanto ao avanço, depois que reduzi bastante os batentes, ele continuou "trepidando" e mesmo em alta rotação onde o avanço passou a ser limitado (devido aos batentes fechados) ele continuou trepidando.
        Mestre, vamos continuar sim, acho que no final vai tudo certo. Compartilho da mesma opinião que você de que o problema é ignição.
        Já to pensando em tentar fazer uma filmagem com audio para mandar pro pessoal observar e dar sugestões mas acho que a qualidade não vai ficar 100%.
        Mestre, se possível, da uma sugestão de marcas e modelos de velas pro meu motor.
        Os pesos não podem se movimentar somente com a movimentação do corpo do distribuidor. isto significa que a s molas não estão exercendo nenhuma pressão na condição de repouso.
        Quanto as velas, devme ser BP5Hs da NGK se os cabeçotes forem para rosca curta (8 aletas ) até 1983 ou BP5ES da NGK se forem os cabeçotes modernos (6 aletas).
        Lembro que você comentou que um cabo apresenta falha na isolação. apesra de não acreditar queseja isto, concordo com sua substituição.
        Antes tente fazer um teste num local escuro, e veja se ao acelerar até ele começar a trepidar, percebe fuga de corrente em algum cabo, tampa de distribuidor, ou na própria bobina. Muitas vezes no escuro percebe-se facilmente as centelhas pulando por pontos indevidos.

[]s,

Master Vader.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW

Comment

• Capitão Kirk!!

estavadando uma lida geral neste tópico e vi que você utilizava velas do motor a álcool no seu carro. É isto ainda??
          Se for, troque-as pelas BP5HS e comece o teste tudo de novo.

[]s,

Master Vader.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW

Comment

• Tem um tempo que eu troquei as velas, coloquei as antigas para gasolina depois que o voce recomendou.
            Quanto a essa falha de isolação não é um cabo só não, não sei quantos são mas é mais de um. Pensei nas velas já que como algumas estão com o circuito aberto fica mais fácil haver fugas de corrente e se a corrente ta pulando pelo cabo, ela não ta chegando na vela como deveria. O pior é que os cabos são novos, comprei esse ano, é NGK.
            To pensando em fazer esse teste da centelha hj pra ver qual é.
            Quanto as molas do distribuidor, acho dificil encontrar pra vender. Será que da pra adaptar alguma ou só outro distribuidor mesmo?
            Last edited by JamesTKirk; 31-12-2006, 11:50 AM.

Comment

Tem um tempo que eu troquei as velas, coloquei as antigas para gasolina depois que o voce recomendou.
              Quanto a essa falha de isolação não é um cabo só não, não sei quantos são mas é mais de um. Pensei nas velas já que como algumas estão com o circuito aberto fica mais fácil haver fugas de corrente e se a corrente ta pulando pelo cabo, ela não ta chegando na vela como deveria. O pior é que os cabos são novos, comprei esse ano, é NGK.
              To pensando em fazer esse teste da centelha hj pra ver qual é.
              Quanto as molas do distribuidor, acho dificil encontrar pra vender. Será que da pra adaptar alguma ou só outro distribuidor mesmo?
              DAs molas dá pra fazer o seguinte:
              É meio gambi, mas acaba resolvendo.
              corte os dois elos que servem para prendê-la em seus pontos e dobre os primeiros elos seguintes, ela acabrá ficando levemente mais curta, matando a folga que existe hoje. O meu distribuidor atual eu tive que fazer isto, além de trocar uma das molas, a do peso maior por uma mola de caneta esferográfica daquela que a gente aperta o botão. cortei ela no tamanho que eu queria, dobrei as pontas para qiue ela ficasse levemente tensionada na montagem e montei. Pode não ser o ideal, mas como eu queria mudar a curva do meu distribuidor, deixando-o mais lento um pouco na subida de avanço, consegui o que precisava. Melhor que estas maluquices, só uma ignição mapeada...

[]s,

Master Vader.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW

Comment

• Tá anotado mestre. Vou trocar essas velas e depois "tentar a sorte" com as molas do distribuidor.
                Acho que estamos no caminho certo!
                Last edited by JamesTKirk; 31-12-2006, 12:31 PM.

Comment

• Abri novamente o distribuidor e tirei as molas dos pesos e tentei dar pressão nelas pois fiquei com medo de corta-las e não conseguir coloca-las no lugar ou deixar o avanço muito pesado. Eu simplesmente entortei para fora os apoios das molas e com isso acabei esticando elas um pouco, inclusive uma delas quebrou aquele suporte de plastico, mas devido ao amasso no apoio, não ta com risco de pular.
                  Após as alterações, montei tudo, coloquei o ponto inicial em 15º e dei a partida. Realmente melhorou bastante, eu diria 80%, mas quando o giro ta muito alto ainda tá "trepidando", mas bem pouco.
                  Agora acho que são só alguns detalhes pra ficar 100%. To pensando agora, o que faço pra ficar 100%. Se eu deixo o avanço inicial um pouco menor, mas ai ele vai ficar fraco em baixa; ou se eu altero as molas dos pesos mais uma vez, ai ele vai ficar com a curva de avanço mais "lenta".
                  Hj vou ver tb se troco as velas.

Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram com meu motor, sejam com sugestões ou observações.

É mestre, você realmente estava no caminho certo. Agradeço muito a sua ajuda e a sua persistencia com esse problema do meu carro. Valeu mesmo.

Comment

Abri novamente o distribuidor e tirei as molas dos pesos e tentei dar pressão nelas pois fiquei com medo de corta-las e não conseguir coloca-las no lugar ou deixar o avanço muito pesado. Eu simplesmente entortei para fora os apoios das molas e com isso acabei esticando elas um pouco, inclusive uma delas quebrou aquele suporte de plastico, mas devido ao amasso no apoio, não ta com risco de pular.
                    Após as alterações, montei tudo, coloquei o ponto inicial em 15º e dei a partida. Realmente melhorou bastante, eu diria 80%, mas quando o giro ta muito alto ainda tá "trepidando", mas bem pouco.
                    Agora acho que são só alguns detalhes pra ficar 100%. To pensando agora, o que faço pra ficar 100%. Se eu deixo o avanço inicial um pouco menor, mas ai ele vai ficar fraco em baixa; ou se eu altero as molas dos pesos mais uma vez, ai ele vai ficar com a curva de avanço mais "lenta".
                    Hj vou ver tb se troco as velas.

Agradeço a todos que de alguma forma me ajudaram com meu motor, sejam com sugestões ou observações.

É mestre, você realmente estava no caminho certo. Agradeço muito a sua ajuda e a sua persistencia com esse problema do meu carro. Valeu mesmo.
                    Tente deixar em 12 graus inicial.
                    Se não der perda em baixa e melhorar em alta, fique por aí.
                    Se continuar trepidando em alta ou amarrar em baixa, continue aumentando levemente a carga da mola(s).

[]s,

Master Vader.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW

Comment

• Pessoal, acabei de adquirir uma dupla de variant por R$130,00 modelo SOLEX 32/34 PDSI. Desmontei todas e estavam sem nenhuma folga, só tive um problema com um gicle de ar que quebrou dentro do carburador mas vou tira-lo amanha. Uma curiosidade é que cada um veio com um venturi. Um de 24mm e outro de 26mm. Como eles tem que ser iguais pergunto aos entendidos: qual o melhor de usar? Alguem pode me explicar como retira-los? Na planilha do Vader, existem recomendações de gicles para ambos os venturis, mas não sei se é pra carburadores com ou sem econostat (Os meus não tem!!!).
                      Quem for adquirir uma dupla, saiba que se for de motores planos o acionamento é diferente, mas eu consegui com um mecanico os acionamentos de fusca.
                      Também comprei as torres grandes de ferro fundido, R$70,00 o par.

Quanto ao avanço, resolvi 100% o problema quando desmontei novamente o distribuidor e retirei +- 1 elo e meio de cada mola. Acredito que o problema de muita gente aqui do site que troca o comando e não consegue fazer o motor subir de giro seja culpa das molas do distribuidor cansadas.
                      Last edited by JamesTKirk; 26-01-2007, 10:20 PM.

Comment

• Pessoal se alguem souber como se retira o venturi do solex 32 por favor me diga; estou dependendo disso para coloca-los no lugar!
                        E se possivel, me digam o que é melhor de usar: venturis de 24 ou 26mm.

Comment

• tem um parafuso do lado
                          vc tira ele e o venturi vai fika solto
                          ai é só bater pra ele sair pra cima q ele sai..
                          abraços;;

Comment

Pessoal, acabei de adquirir uma dupla de variant por R$130,00 modelo SOLEX 32/34 PDSI. Desmontei todas e estavam sem nenhuma folga, só tive um problema com um gicle de ar que quebrou dentro do carburador mas vou tira-lo amanha. Uma curiosidade é que cada um veio com um venturi. Um de 24mm e outro de 26mm. Como eles tem que ser iguais pergunto aos entendidos: qual o melhor de usar? Alguem pode me explicar como retira-los? Na planilha do Vader, existem recomendações de gicles para ambos os venturis, mas não sei se é pra carburadores com ou sem econostat (Os meus não tem!!!).
                            Quem for adquirir uma dupla, saiba que se for de motores planos o acionamento é diferente, mas eu consegui com um mecanico os acionamentos de fusca.
                            Também comprei as torres grandes de ferro fundido, R$70,00 o par.

Quanto ao avanço, resolvi 100% o problema quando desmontei novamente o distribuidor e retirei +- 1 elo e meio de cada mola. Acredito que o problema de muita gente aqui do site que troca o comando e não consegue fazer o motor subir de giro seja culpa das molas do distribuidor cansadas.

W100 com gasolina...
                            Eu usaria venturis 24mm e gicleurs na casa dos 160 à 165 principal e 110 à 115 no ar.
                            Para tirar os venturis, além de soltar os parafusos laterais, deve-se soltar as bases (borboletas) presas por dois parafusos (fenda). Tira-se as borboletas e os venturis sãem por baixo.
                            Note que os venturis tem um recorte na parte superior para encaixar no injetor principal.

Com venturi 26mm você jogará a curva de torque e de potência umas 500 rpm para cima, o que pode até ser interessante se você for utilizar o carro mais na estrada. A perda de torque com esta configuração existe, porém será praticamente imperceptível pelo comando que você usa (um dos melhores para VW a ar), super eficiente no aspecto torque.

Em relação à sua pergunta sobre o compressor caseiro, eu acabei fazendo cagada e apaguei indevidamnete sua mensagem particular, mas já comento que sua idéia está 95% correta...
                            só faltou um detalhe pelo que me recordo da teoria aplicada.
                            Vou fazer um apanhado do que me recordo que voc~e escreveu (se puder mandar de novo responderei em cima dela) e te envio.

[]s,

Master Vader
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW

Comment

• Os carburadores estão desmontados, ja tirei esse parafuso e o venturi não quer sair. Parece que foi colocado com veda junta. Provavelmente terei que corta-lo. Vou começar a procurar em lojas pelo venturi de 24mm mas não sei se e um item facil de achar. Os gicles vou comprar hj.
                              Esqueci de perguntar, qual o melhor valor para o gigle de ar e para o tubo injetor da bomba de aceleração. E uma outra pergunta, os mecanicos que conheço falam para eu nao utilizar marcha lenta eletrica nos carburadores, falam pra usar da comum mesmo. O que vcs acham disso. O que voces usam.

Mestre, to repassando a msg novamente.

Comment

• Não to conseguindo tirar o venturi de 26mm. Ia tentar serra-lo, mas não vai dar certo. Vou ter que trocar o de 24mm por um de 26mm. Achei por R$15,00 cada.
                                Caso eu tenha que manter os venturis em 26mm qual seria a melhor giclagem?

Comment

Working...
                                X