Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Estudo] Weber central como TBI

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• [Estudo] Weber central como TBI

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8485

Estava pensando com meus botoes, o que limita eh o "teto" do motor da brasilia...

Usar este conjunto do link para fazer uma tbi.

Pelo diametro das duas borboletas atenderia a "vazao de ar" de um motor de ate 220 Hps.

Considerando meu setup modesto de 1.8 me atenderia com "louvor".

Imaginava fazer os "ports" dos injetores similar ao da komba injetada ou ate mandar fazer somente a parte central para substituir da komba para casar com a admissao kombi+flange especial + W44.

Sao ideias muito interessantes.

Existe ate a possibilidade de se fazer a flange para a W44 trabalhar deitada e resolver o problema de espaço.

Alguem sabe onde se regula a marcha lenta? Onde regula o "duto de ar" da ML ?

Vou amadurecer esta ideia (caso nao apareça compradores)

Last edited by Museu; 20-01-2011, 11:01 AM.

Re: [Estudo] Weber central como TBI

Museu,

Acho a idéia fantástica. será uma bela tbi. o problema maior seria o TPS,, talvez tenha que fazer a aceleração pelo MAP e não pelo TPS.

Na gringa, acho que tem esses pezinhos com os suportes para bicos injetores, o que facilitaria muito o projeto! Esses são dos Fuscas que saiam com a injeção eletrônica de fábrica(com aquele plenum no meio). Parece muito esses pezinhos do seu coletor, pode servir de inspiração. Dá uma olhada:
    http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VW-75...item2a0c508c20

Acho que ví uma vez nas lojas gringas pezinhos como os seus, só que com o suporte para o bico... Tem que dar uma caçada.

Forte abraço!
    Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

O projeto e bacana e sem muitos problemas pois daria para vc utilizar os coletores da Kombi e adaptar a 44 como corpo de borboletas, fixar o tps na ponta do eixo de borboletas, talvez prolongando-o e com relacao a altura vc podera fazer uma caixa de ar em cima da weber mais baixa e fazer uma ou duas saidas para colocar filtros ou filtro de ar mais baixo, lembrando que vc devera retirar venturis,boias e injetores do bura pois vao restringir um pouco mais a admissao de ar, em outras palavras, trabalhando com carburador oco como corpo de borboleta.
      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
      Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
      volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
      Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
        Museu,

Acho a idéia fantástica. será uma bela tbi. o problema maior seria o TPS,, talvez tenha que fazer a aceleração pelo MAP e não pelo TPS.

Na gringa, acho que tem esses pezinhos com os suportes para bicos injetores, o que facilitaria muito o projeto! Esses são dos Fuscas que saiam com a injeção eletrônica de fábrica(com aquele plenum no meio). Parece muito esses pezinhos do seu coletor, pode servir de inspiração. Dá uma olhada:
        http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VW-75...item2a0c508c20

Acho que ví uma vez nas lojas gringas pezinhos como os seus, só que com o suporte para o bico... Tem que dar uma caçada.

Forte abraço!
        Boooooa, triste de ver como "nossa" industria eh atrasada... em 77 os besourou ja eram injetados

Comment

Postado originalmente por maurilio
          O projeto e bacana e sem muitos problemas pois daria para vc utilizar os coletores da Kombi e adaptar a 44 como corpo de borboletas, fixar o tps na ponta do eixo de borboletas, talvez prolongando-o e com relacao a altura vc podera fazer uma caixa de ar em cima da weber mais baixa e fazer uma ou duas saidas para colocar filtros ou filtro de ar mais baixo, lembrando que vc devera retirar venturis,boias e injetores do bura pois vao restringir um pouco mais a admissao de ar, em outras palavras, trabalhando com carburador oco como corpo de borboleta.
          Acho que na brasilia o W44 so caberia "deitado"... certa vez desmontei uma e tirei o venturi... a "tbi" da weber fica dois degraus de 1mm, logo teria que usar uma fresa de topo para abrir, so nao sei se eh possivel se nao pegaria alguma galeria...

Comment

Postado originalmente por Museu
            Acho que na brasilia o W44 so caberia "deitado"... certa vez desmontei uma e tirei o venturi... a "tbi" da weber fica dois degraus de 1mm, logo teria que usar uma fresa de topo para abrir, so nao sei se eh possivel se nao pegaria alguma galeria...
            Sem problemas dele caber deitado, pois não vai passar combustível por ele mesmo. Seria o mesmo quase que instalar uma DCOE 44 no lugar da IDF 44. Vai dar certo sim sem problema algum a não ser alguma ajeitada para caber melhor e acionamento do acelerador, posição da borboleta etc.
            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,

Comment

É uma pena detonar uma 44 para isso. Já que vai adaptar, por que não uma borboleta única , maior?
              No final tudo dá certo!
              Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

Comment

2

Não entendo nada de injeção, mas foi a primeira coisa que pensei: Mas é coragem sacrificar um w44 ...

Se der certo, beleza, mas e se não dá??

boa sorte Museu
                Jéferson S.
                Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

Comment

Na boa Museu?

Acho a idéia péssima.... Weber é weber e injeção não precisa dessa "traquitana" no bom sentido... Digo isso porque um único corpo de borboleta moderno proporcional ao tamanho do seu motor e bem colocado vai ficar muito superior, melhor, mais confiável, mais bem adaptado, mais limpo e sem viagens mirabolantes....

Outra coisa são os coletores de kombi, que em minha opinião, para motores medios e grandes viram um anel no pescoço interrompendo o fluxo de respiração. Se for turbo e tiver pressão pior ainda pois escapa no acoplamento da junção... sejamos realistas que conseguimos fazer muito melhor que isso!

Tem um 2300 utilizando 2 weber como TBI aqui. Vai arrancar tudo fora, bonitinho mas ordinário, não fica compatível com o potencial e linearidade dos demais equipamentos alem de ter um ar de gambiarra para quem entende.

Boto fé que você fará muito melhor e mais bonito que isso!
                  Abraço
                  CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                  GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Tranquilo pessoal.

Toda sugestao ou critica eh muito bem vinda !!!!

Vi que uma TBI de 60mm (omega acho que eh esta medida) atende ate 207 HPs.

Seria algo mais "leve".

Cogitei a W44 por algo ja em maos.

Imagine a cena de um purista olhando para meu motor e vendo um weber canibalizada

Comment

Não observei que você já tinha! Vende ela!
                      Tem de omega, de GTI que é a mesma de MI, de Golf, ford motor grande... dá para você se divertir com as varias opções!

Abraço
                      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Postado originalmente por Museu
                        Tranquilo pessoal.

Toda sugestao ou critica eh muito bem vinda !!!!

Vi que uma TBI de 60mm (omega acho que eh esta medida) atende ate 207 HPs.

Seria algo mais "leve".

Cogitei a W44 por algo ja em maos.

Imagine a cena de um purista olhando para meu motor e vendo um weber canibalizada

A velho, cada um tem uma ideia na cabeça e opiniões bem diferentes. Eu tenho aqui em casa esses três tipos de motores citados abaixo. O futuro dos motores é a injeção eletrônica mesmo, gosto demais de carburadores e por isso tenho um par de solex 34 a álcool, dois TLDZ a álcool, uma 3E a álcool, uma Weber 44 IDF e um par de Weber 45 dcoe além de uma tbi de Kombi com os coletores e mais dois corpos de borboleta de 45 tipo dcoe esperando grana para após utilização dos 45 dcoe eu injetar o Ap 2156, mas por enquanto estou com a 44 IDF. Não quero vender, trocar...enfim nada...se eu quiser qualquer dia faço uma mesa para por em casa com vidro por cima e elas enfeitando o móvel. Uma borboleta maior realmente fará o mesmo efeito de duas 44 ma o visual ficará bonito na minha opinião, os coletores de Kombi, apesar de finos podem ser retrabalhados internamente e dão um torque bem legal no injetado. Falo pois usei um tempo nessa configuração e gostei bastante e agora uso dois corpos de 45 que me diminuiram um pouco o torque mas deram uma "respirada" melhor em alta, o efeito seria o mesmo se eu instalasse uma tbi de ômega no lugar da original de Kombi e mesmo assim eu quis testar e ver qual era a diferença. O carburador "seco" já esta na mão, tirar as peças internas e guardá-las não vai estragar o carburador,quando quiser utilizar novamente é so montar e o efeito será o mesmo...então a escolha é sua Museu, talvez o Pico esta errado em fazer este tipo de adaptação inclusive com solex 32 ? Se é que vcs conhecem este personagem ligado aos vw a ar nem que seja por matérias em revistas famosas ligadas ao mundo das preparações.

Comment

Postado originalmente por maurilio
                          ...então a escolha é sua Museu, talvez o Pico esta errado em fazer este tipo de adaptação inclusive com solex 32 ? Se é que vcs conhecem este personagem ligado aos vw a ar nem que seja por matérias em revistas famosas ligadas ao mundo das preparações.

Maurilio,
                          Já vi o Pico usar essa configuração da solex 32 inclusive em motores turbos. A minha dúvida é, onde ele montou os bicos injetores? Essa questão que me levou a montar o tópico sobre a montagem dos bicos em coletores originais(que da dupla carburação são de ferro fundido, exceto alguns raros coletores das Pumas que são de alumínio).

Abraço.

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                            Maurilio,
                            Já vi o Pico usar essa configuração da solex 32 inclusive em motores turbos. A minha dúvida é, onde ele montou os bicos injetores? Essa questão que me levou a montar o tópico sobre a montagem dos bicos em coletores originais(que da dupla carburação são de ferro fundido, exceto alguns raros coletores das Pumas que são de alumínio).

Abraço.
                            E aee Rafael, blz ? O Pico é muito caprichoso no acabamento dos seu motores , ele esconde até a turbina... mas acredito que para fazer um alojamento para os bicos, mesmo no coletor original, com ferramental apropriado não é tão complicado assim. Vc precisaria apenas fazer dois furos externos sem serem passantes e com sobra de material para o injetor e a borracha de vedação se encaixarem. Se a "parede" for fina nada impede de colocar uma bucha com o encaixe para o bico no local e pouco acima desses dois encaixes fazer um furo com rosca para colocar um parafuso e poder regular a flauta com pressão suficiente para não ficar vazando e isto não quer dizer que tenha que ficar prensado demais. Como ele não cobra muito barato para fazer seus retrabalhos é bem possível que ele tenha mandado fundir coletores especiais em alumínio mas vou ver se encontro nas minhas revistas alguma novidade a respeito e caso algum amigo tenha as fotos já escaneadas favor postar.
                            Abraço,

Comment

Museu,
                              Olha aqui as bases com suporte para bicos que havia comentado anteriormente:

retirei a foto desse link: http://www.thesamba.com/vw/classifie....php?id=612604 no qual se vê o coletor original usado nos Fuscas gringos, na década de 70 com injeção eletrônica.

Maurilio,
                              Achei essa foto de um motor do Pico da Rojão Racing, com bicos adaptados:

Ao que me parece, os suportes dos bicos foram soldados no coletor(não dá para ter certeza do material do coletor). Mas isso é discussão para outro tópico.

Mas vale notar no carburador da direita da foto. O pico conseguiu montar o TPS no eixo do carbura.... Muito legal!

Abraço a todos!

Megasquirting

284º

Comment

Working...
                              X