Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparacao Trike

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Postado originalmente por Beretta
    Ola pessoALL.. sou novo poraqui, cheguei agora...

    Eu e um amigo torneiro montamos um trike apartir de fotos e uma planta, pra quem não conhece o trike é um carinho triciclo com uma asa delta, pra voar mesmo... hehehehe, www.vwtrike.com.br ..

    Meu pai tem um que ele comprou com motor vw ar, que voa muito bem, segundo o cara que vendeu pro meu pai o motor só tem os pistoes de 1 mm cabeçote com duas entradas um carburador só, e realmente voa bem com dois, piloto e carona...

    Eu quero prepara um motor pra colocar no meu, minhas ideias e duvidas...

    Quero gastar pouco pois tenho que comprar uma asa ainda...
    Pensei em colocar os pistoes da s10, achei usados aqui em uma retifica, como li aqui no forum vi que os da s10 2.4 tem 87,5 mm só que os que eu achei tem 87 dá pra abrir facil as camisas, ainda sobra 2,5 mm em cima, o que eu vi é que a altura da cabeça do pistao medida do pino é 12 mm menor que a fusca, como fazer ? cortar a camisa e as varetas ? esse pistoes devem ser da s10 2.2, os da s10 2.4 são mais altos ?

    O comando pensei em colocar w110 ou w120.

    Carburador gostaria de colocar um só.

    Tenho facilidade de serviços em retifica e torno e conseguir peças em desmanches.

    Pelo fato da helice ser ligada direto no eixo, preciso de torque não de rpm a mais, pois tenho que trabalhar no maximo a 4500 por limitaçoes da helice, sendo isso na decolagem depois em velocidade de cruzeiro algo em torno de 2800 a 3200...

    Gostaria de uma receita de bolo.. heheheh:mrgreen:

    Se posivel com peças de outros carros, facil em desmanches..

    Desde já agradecido.

    Não sou especialista em aviação. Meu negócio é voar baixo... HEHEHEHE!!, mas pelo pouco que sei, existe uma limitação na rotação máxima de acionamento da hélice, sob pena de romper a camada limite do ar na ponta da hélice. Assim normalmente trabalha-se com a hélice girando na casa das 3000 - 4000rpm em aviões e demais aeronaves a hélice em geral.
    No caso da sua aplicação 4200rpm
    Quando se quer maior velocidade e força de empuxo, aumenta-se a hélice, passo da mesma, diâmetro, número de pás, etc, porém a rotação em geral não ultrapassa muito este valor.
    Como seu sistema é de acionamento através de caixa de redução, pode-se ter um comando mais forte, fazendo-se a rotação da hélice chegar ao valor máximo de 4200rpm.
    Assim com uma redução de 1,7:1 pode se ainda utilizar um comando W120, porém seu uso exige carburação dupla.
    O ideal é o uso de um comando W100 ou W110 quando se escolhe a carburação simples.
    O W110 permite a chegada de praticamente 4000 rpm (3900rpm) na hélice com uma redução de 1,6:1, e em cruzeiro trabalhando entre 2600 e 2700rpm, o motor ficará girando a 4240rpm em média, ou seja bem próximo da rotação de torque máximo para o W110 (4000rpm).
    Não acho a idéia do pistão da S10 tão interessante, pelo pouco que ela vai auxiliar x o trabalho que dá.
    Se conseguir um par de balancins de relação 1,25:1 acredito que vai gastar menor, sem ter que mecher em usinagem e obterá ganho de torque superior.
    Taxa de compressão de 12:1 no álcool.
    Assim minha receita seria um motor 1600cm3, com comando W110, balancins de relação 1,25:1 e redução na hélice de 1,6:1
    As reduções acima de 1,6:1 não permitirão chegar na rotação máxima de hélice (4200rpm), diminuindo a velocidade de subida da aeronave.
    Lembre que não sou especialista nestes bichos que não usam roda para se locomover, mas dou meus “chutes”.

    []s,

    Master Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #17
      Postado originalmente por Beretta
      Ola pessoALL.. sou novo poraqui, cheguei agora...

      Eu e um amigo torneiro montamos um trike apartir de fotos e uma planta, pra quem não conhece o trike é um carinho triciclo com uma asa delta, pra voar mesmo... hehehehe, www.vwtrike.com.br ..

      Meu pai tem um que ele comprou com motor vw ar, que voa muito bem, segundo o cara que vendeu pro meu pai o motor só tem os pistoes de 1 mm cabeçote com duas entradas um carburador só, e realmente voa bem com dois, piloto e carona...

      Eu quero prepara um motor pra colocar no meu, minhas ideias e duvidas...

      Quero gastar pouco pois tenho que comprar uma asa ainda...
      Pensei em colocar os pistoes da s10, achei usados aqui em uma retifica, como li aqui no forum vi que os da s10 2.4 tem 87,5 mm só que os que eu achei tem 87 dá pra abrir facil as camisas, ainda sobra 2,5 mm em cima, o que eu vi é que a altura da cabeça do pistao medida do pino é 12 mm menor que a fusca, como fazer ? cortar a camisa e as varetas ? esse pistoes devem ser da s10 2.2, os da s10 2.4 são mais altos ?

      O comando pensei em colocar w110 ou w120.

      Carburador gostaria de colocar um só.

      Tenho facilidade de serviços em retifica e torno e conseguir peças em desmanches.

      Pelo fato da helice ser ligada direto no eixo, preciso de torque não de rpm a mais, pois tenho que trabalhar no maximo a 4500 por limitaçoes da helice, sendo isso na decolagem depois em velocidade de cruzeiro algo em torno de 2800 a 3200...

      Gostaria de uma receita de bolo.. heheheh:mrgreen:

      Se posivel com peças de outros carros, facil em desmanches..

      Desde já agradecido.
      Caro colega, primeiramente um Bom Dia e u Feliz Ano novo...creio que sua idéia é um sonho bastante empolgante, porêm você deveria considerar os fatores de segurança primeiramente, com que diz respeito ao projeto deste belo artefato de engenharia...
      Tive acompanhado o seu "Zé" da Samacar montando um motor Trike para um cliente aqui de São Paulo, e em se tratando de aviação preconiza-se o sistema safe to safe(um proteção atrelado a outra), este motor tinha algumas peças muito desejadas por mim e pela galera do Forum aqui e de outros também...

      Carcaça AutoLinea

      Virabrequim forjado e Flanjeado

      Brozinas Chevy Brasil(Não tenho certeza do nome).

      Cabeçotes de 8 aletas em estado bruto, totalmente trabalhados, duas velas por cilindro(sistema de segurança caso falte um centelhador), valvulas de inox, molas duplas, balanceiros 1:1( se Zé falou que não usou 1:25 por causa do Lift do comando).

      Kit de pistão forjado 94,0mm MAHLE 1.9 / 2.3

      Bielas forjadas Powertech

      Regulador de valvulas ''patinha de elefante''

      Ignição Eletrônica(4 Sensor Hall no Distribuidor)

      Kit de pistão forjado 94,0mm MAHLE 1.9 / 2.3

      Bomba de óleo circulação Schadek engrenagem 30mm

      Pirometro com sensor nas velas...

      E ai vai...O motor antes de ser instalado ficaria num dinamometro por 90 horas initerruptas para teste.
      Pense se realmente vale a pena se arriscar com peças recondicionadas, ou adaptações não (testadas anteriormente como bem sucedidas), este motor é totalmente concebido para ir no máximo a 3000RPM(para decolar e manter sua autonomia nos céus a baixos 2500RPM)...totalmente planejado...
      Tenho que tirar fotos do mesmo.
      Espero ter ajudado...
      A para os curiosos, vi um cabeçote de um cliente do Sul do país, usinado em Aluminio naval, com dutos de refrigeração a água, vávulas de titânio, projeto de ponto, realmente preciso tirar algumas fotos...Abraços!!!

      Comment


      • #18
        Olá, Distephanos,

        vc trabalha na Samacar, ou tem bastante acesso lá?

        Edu
        schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
        ( em breve de volta a Santo André - SP ),

        Edkäfer,

        OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

        Comment


        • #19
          Edu, não sei mto bem como é feito, mas ja vi em varios motores da aviação especial......
          Antes de saber a faixa de torque q vc quer seu motor tem q saber a helice, a rotaçao da mesma e o passo, dai vc monta o motor do jeito q vc quizer.....
          Acho q com um motor q coloque a helice para girar a 3000RPM ja esta bom demais, no avião q eu voo a RPM de decolagem é 2300RPM e a de cruzeiro 2100RPM, mas não sei as especificações de helice e motor, mas esse é realmente de aviação......
          Abraço

          Comment


          • #20
            FAla galera,
            Tirando conclusões sobre o que o Distephanos disse, o cara quer manter o motor a 3000rm(ou sej,a não usa redução do motor pra hélice), pra dar confiabilidade a ele, jah que não vai encarar altas rotações..
            Interessante, mas ahco que tera que mandar fazer um comando que dê potencia e torque máximo nessa faixa de rotação.
            Eu apostaria masi em um motor 1600 aspirado leve, com um W100(Potencia máxima às 6000rpm e torque máximo a 3800rpm)....
            Ou sej,a come sse comando, para se largar com potencia máxima, teria que se usar uma rotação de 2:1, para que a hélice gire à 3000rpm...
            Ai que tá, to na dúvida se é melhor a hélice largar com toruqe máximo ou potencia máxima...Alguem sabe?
            Abraço moçada.

            PS: dados retirados da planilha do Vader!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por Master Vader
              Não sou especialista em aviação. Meu negócio é voar baixo... HEHEHEHE!!, mas pelo pouco que sei, existe uma limitação na rotação máxima de acionamento da hélice, sob pena de romper a camada limite do ar na ponta da hélice. Assim normalmente trabalha-se com a hélice girando na casa das 3000 - 4000rpm em aviões e demais aeronaves a hélice em geral.
              No caso da sua aplicação 4200rpm
              Quando se quer maior velocidade e força de empuxo, aumenta-se a hélice, passo da mesma, diâmetro, número de pás, etc, porém a rotação em geral não ultrapassa muito este valor.
              Como seu sistema é de acionamento através de caixa de redução, pode-se ter um comando mais forte, fazendo-se a rotação da hélice chegar ao valor máximo de 4200rpm.
              Assim com uma redução de 1,7:1 pode se ainda utilizar um comando W120, porém seu uso exige carburação dupla.
              O ideal é o uso de um comando W100 ou W110 quando se escolhe a carburação simples.
              O W110 permite a chegada de praticamente 4000 rpm (3900rpm) na hélice com uma redução de 1,6:1, e em cruzeiro trabalhando entre 2600 e 2700rpm, o motor ficará girando a 4240rpm em média, ou seja bem próximo da rotação de torque máximo para o W110 (4000rpm).
              Não acho a idéia do pistão da S10 tão interessante, pelo pouco que ela vai auxiliar x o trabalho que dá.
              Se conseguir um par de balancins de relação 1,25:1 acredito que vai gastar menor, sem ter que mecher em usinagem e obterá ganho de torque superior.
              Taxa de compressão de 12:1 no álcool.
              Assim minha receita seria um motor 1600cm3, com comando W110, balancins de relação 1,25:1 e redução na hélice de 1,6:1
              As reduções acima de 1,6:1 não permitirão chegar na rotação máxima de hélice (4200rpm), diminuindo a velocidade de subida da aeronave.
              Lembre que não sou especialista nestes bichos que não usam roda para se locomover, mas dou meus “chutes”.

              []s,

              Master Vader.
              Outra possibilidade,seria com o acionamento direto da hélice, aí precisamos do comando mais manso possível e então entra em cena um 116 da Kombi injetada ou até mesmo e muito melhor por sinal o FK41 de 269 graus e lift de 0,51" com balancim de 1,4:1 (~13mm).
              Este comando gera pico de potência ao redor de 5000rpm, o que traduzido para efeitos de velocidade Média de pistão (proporcional a velocidade média de escoamento nas válvulas de admissão pelo índice de Mach) = 11,5m/s que é bastante segura (limite de resistência dos materiais utilizados permite até 20m/s em geral).
              Mantendo-se a VMP neste valor, ou seja mesmo índice de Mach e rendimentos fornecidos pelo comando e balancins, com um vira forjado de 82mm conseguimos o mesmo 11,5m/s a exatas 4200rpm.
              Isto é exatamente a rotação máxima de utilização da hélice citada no site
              www.vwtrike.com.br/reducao_sincronizada.htm
              Assim este motor teria kit original 1600 cm3 de 85,5mm moderno,
              cabeçotes do moderno sem alteração das válvulas exceto no assentamento 45x44 graus, virabrequim forjado (a seguir explico o motivo) de 82mm, comando FK41 com balancins 1,4:1 e demais detalhes semelhantes Às outras receitas, inclusive com sistema duplo de ignição por questões de segurança.

              O problema de um motor VW a ar girar ao redor de 3000rpm constantemente, é seu projeto original. esta rotação é basicamente a rotação crítica dada pelo design (comprimento principalmente) do virabrequim.
              Assim num uso aeronautico, em que a rotação de cruzeiro é praticamente constante, a vida útil do virabrequim e portanto do motor pode ser reduzida por uma quebra do mesmo.
              Logicamente aumentando-se o coeficiente de segurança deste virabrequim, utilizando uma peça forjada (somente por este aspecto), aumenta a confiabilidade do projeto, além de possibilitar que não se utilize redução.

              Este motor geraria sua potência máxima ao redor de 4200rpm e torque ao redor de 2700rpm ou a rotação de cruzeiro.

              Como se tratará de um motor 1.9, pode-se esperar uma potência de 90cv @ 4200rpm, porém com muito torque 17 a 18 kgf.m @ 2500~2700rpm.
              Se for com o 116, acredito que a potência cairia (bem como o torque) uns 20% (~70cv)

              []s,

              Master Vader.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment

              Working...
              X