Postado originalmente por Beretta
Não sou especialista em aviação. Meu negócio é voar baixo... HEHEHEHE!!, mas pelo pouco que sei, existe uma limitação na rotação máxima de acionamento da hélice, sob pena de romper a camada limite do ar na ponta da hélice. Assim normalmente trabalha-se com a hélice girando na casa das 3000 - 4000rpm em aviões e demais aeronaves a hélice em geral.
No caso da sua aplicação 4200rpm
Quando se quer maior velocidade e força de empuxo, aumenta-se a hélice, passo da mesma, diâmetro, número de pás, etc, porém a rotação em geral não ultrapassa muito este valor.
Como seu sistema é de acionamento através de caixa de redução, pode-se ter um comando mais forte, fazendo-se a rotação da hélice chegar ao valor máximo de 4200rpm.
Assim com uma redução de 1,7:1 pode se ainda utilizar um comando W120, porém seu uso exige carburação dupla.
O ideal é o uso de um comando W100 ou W110 quando se escolhe a carburação simples.
O W110 permite a chegada de praticamente 4000 rpm (3900rpm) na hélice com uma redução de 1,6:1, e em cruzeiro trabalhando entre 2600 e 2700rpm, o motor ficará girando a 4240rpm em média, ou seja bem próximo da rotação de torque máximo para o W110 (4000rpm).
Não acho a idéia do pistão da S10 tão interessante, pelo pouco que ela vai auxiliar x o trabalho que dá.
Se conseguir um par de balancins de relação 1,25:1 acredito que vai gastar menor, sem ter que mecher em usinagem e obterá ganho de torque superior.
Taxa de compressão de 12:1 no álcool.
Assim minha receita seria um motor 1600cm3, com comando W110, balancins de relação 1,25:1 e redução na hélice de 1,6:1
As reduções acima de 1,6:1 não permitirão chegar na rotação máxima de hélice (4200rpm), diminuindo a velocidade de subida da aeronave.
Lembre que não sou especialista nestes bichos que não usam roda para se locomover, mas dou meus “chutes”.
[]s,
Master Vader.
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