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Adaptando GSXR TB

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  • Adaptando GSXR TB

    Galera estou começando a projetar a adaptação dos TB da GSXR 600 para meu Fusca
    De inicio tenho essas imagens que encontrei


    Qual modelo é desse coletor de admissão?


    Coletor sendo retrabalhado para receber a conecção do TB


    Vou usar uma Megasquirt 1 v2.2 pra controlar os 8 bicos, alguém já fez serviço parecido?
    Andei lendo que os bicos de cima só funcionam em altas rotações, é possivel fazer isso?
    Fusca 85 1600 Alcool Original

  • #2
    Re: Adaptando GSXR TB

    Coletor para motor type 4, das ultimas kombis gringas e porsche 914.
    Este motor não é fabricação nacional.
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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    • #3
      Re: Adaptando GSXR TB

      resumindo, não da certo no fusca?
      Fusca 85 1600 Alcool Original

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      • #4
        Re: Adaptando GSXR TB

        Esse coletor não, talvez um de weber:



        Se não der, tem q fabricar...

        Valeu
        Fusca 1500 1974 Verde Hippie
        1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
        "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

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        • #5
          Re: Adaptando GSXR TB

          Postado originalmente por alanbique

          Se não der, tem q fabricar...

          Valeu
          Foi mais ou menos isso que me fez desistir de usar minhas 4 borboletas de Yamaha R1 no meu carro. Teria que fazr coletores, de geometria meio complexa pra dar tudo certo.

          Julio,

          Meça a distancia entre o centro de cada par de borboletas que você tem. Essa mesma distancia, nas webber são de 90mm(se eu não estiver enganado, vou conferir depois). assim, dará para conferir.

          No meu caso, fiz a mesma medida(distancia entre os dentros das borboletas das TBis de R1) e não deu o memso valor que as de webber, logo, não daria para usar o coletor delas, teria que fazer um novo, do zero. E como não tenho onde dobrar tubos desse tamanho, acabei desistindo e usando só duas das tbis, adaptadas no coletor original, no centro(lembra um pouco os motores que usam só uma webber central).

          abraço e boa sorte cara!
          Aos que não atualizaram ...

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          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

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          • #6
            Re: Adaptando GSXR TB





            Se Não der pra montar direto em cima do coletor, to pensando em montar com uma borracha mais longa mesmo, até pensei em colocar os 4 juntos no centro e liga-los através de uma borracha até os cabeçotes.
            Será que tem algum problema no combustível percorrer dentro de uns 70 cm de duto de borracha?
            Fusca 85 1600 Alcool Original

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            • #7
              Re: Adaptando GSXR TB

              Júlio,

              Pelo que ví, a distancia entre o centro de cada borboleta sua é de 70mm. Ainda não achei nos meus arquivos o desenho da base das webber, mas essa distancia é 90mm, quase certeza.

              Acho que daria pra pegar um coletor de webber, cortar abaixo da flange, de modo achegar numa seção onde a distnacia entre os centros dos dutos ficam distantes em 70mm. Mas coletor de Webber é caro, e se fizer isso, pode ser que a borboleta fique pegando na capela... Muita complicação. A melhor idéia seria conseguir uns tubos e tentar fazer, com muito carinho, mesmo que fique meio retão o duto, melhor que nada. Se tiver como fazer curva, melhor ainda.

              Colocar as 4 tbis no meio, com coletores muito longos não ficaria muito legal. Ficaria tudo meio amontoado alí no centro e tal. E teria que fazer um suporte rígido pra elas, se fosse usar mangueiras de lá até no cabeçote. E por ser mangueira de borracha, com o calor e o motor aspirando a mistura, elas podem tentar "retrair" estrangulando um pouco o fluxo. Tem mangueiras bem rígidas quanto a isso, mas perde a maleabilidade que você precisaria.

              Minha dica é conseguir uns tubos de alumínio ou aço e tentar fazer os coletores do zero, com o motor todo montado para ver onde você terá espaço pra alojar elas. Vai dar trabalho mas vai ficar legal!

              Pense com calma em como será o acionamento também. Se for por veretas, como nas solex 32, terá que prender as tbis no coletor de maneira mais rígida(originalmente nas motos, usam só uma borrachinha própria pra isso). No acionamento com varetas, se as tbis estiverem ligadas ao coletor só por essas borrachas, quando acelerar as tbis irão inclinar, não acionando elas direito. Minha dica é bolar um aiconamento com cabo. Daí é só ter um suporte pro conduíte fixado nas tbis, e o cabo acionando os eixos. Assim não terá esse problema do acionamento.

              Abraço e precisando, só perguntar.

              PS: A qualidade dessas tbis de motos grandes é incrível! As da R1 também são fabricadas pela Mikuni, como as suas.
              Aos que não atualizaram ...

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              • #8
                Re: Adaptando GSXR TB

                PS: A qualidade dessas tbis de motos grandes é incrível! As da R1 também são fabricadas pela Mikuni, como as suas.
                Andei pesquisando e pessoal usa bastante em carro turbo+ nitro O__O
                Instalando o Nitro no lugar da primeira banca de bicos, bem legal ^^
                Fusca 85 1600 Alcool Original

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                • #9
                  Re: Adaptando GSXR TB

                  Outra ideia que tive


                  Qual coletor seria esse? o da kombi injetada?
                  A ideia é colocar os 4 TB igual essa foto, atras do motor
                  Last edited by julio.g5; 14-07-2011, 11:10 PM.
                  Fusca 85 1600 Alcool Original

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                  • #10
                    Re: Adaptando GSXR TB

                    Postado originalmente por julio.g5
                    Qual coletor seria esse? o da kombi injetada?
                    A ideia é colocar os 4 TB igual essa foto, atras do motor
                    Julio,

                    Esse coletor branco no motor com capela do gol a ar(pintada de azul) é o da Kombi injetada sim.

                    As borbolets no cetro, se for duas, ficam legais. Vão lembrar os coletores gringos, com uma webber central. O maior problema é no acionamento. Usei setup é parecido e tive problemas justamente no acionamento. Fiz em cima de um coletor d solex H30 PIC e não ficou legal. O ideal seria fazer um coletor do zero.

                    Abraço e boa sorte no projeto!
                    Aos que não atualizaram ...

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                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

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                    • #11
                      Re: Adaptando GSXR TB

                      E ai Julio td blz,

                      tava dando uma olhada no seu topico, e achei bem interessante o tipo de adaptação que esta tentando fazer, estive pensando o seguinte não sei se daria certo, mas é uma ideia, e se usar só a parte que vai no cabeçote da injeção da kombi e onde tem a junção de borracha usar a ideia do Rafael de canos de aluminio, e mandar dobrar quatro canos em L e adaptar as tbis ali no centro parecendo um quadrijet , sera que nao funcionaria??
                      Eu acho que ficaria bem legal, a facilitaria o acionamemto, bom pelo menos eu acho, pois nao sou muito expert na area, mas fica ai a ideia.

                      Bruno
                      VW FUSCA 1600L - 1985 - BRANCO
                      MOTOR 1600 TORK ALCOOL ORIGINAL + BOBINA MI + ESCAPAMENTO PUMA
                      GUARDANDO $$ PARA DEIXAR O XODÓ MAIS FORTINHO
                      (COMANDO EAGLE W-125 + DUPLA SOLEX 40)

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                      • #12
                        Re: Adaptando GSXR TB

                        Postado originalmente por nhoque
                        E ai Julio td blz,

                        tava dando uma olhada no seu topico, e achei bem interessante o tipo de adaptação que esta tentando fazer, estive pensando o seguinte não sei se daria certo, mas é uma ideia, e se usar só a parte que vai no cabeçote da injeção da kombi e onde tem a junção de borracha usar a ideia do Rafael de canos de aluminio, e mandar dobrar quatro canos em L e adaptar as tbis ali no centro parecendo um quadrijet , sera que nao funcionaria??
                        Eu acho que ficaria bem legal, a facilitaria o acionamemto, bom pelo menos eu acho, pois nao sou muito expert na area, mas fica ai a ideia.

                        Bruno
                        fiz um dezenho no paint pra ilustrar mais ou menos o que tinha pensado, ficou meia boca o desenho, mas da pra ter uma ideia, sera que nao daria certo?
                        Arquivos Anexos
                        VW FUSCA 1600L - 1985 - BRANCO
                        MOTOR 1600 TORK ALCOOL ORIGINAL + BOBINA MI + ESCAPAMENTO PUMA
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                        • #13
                          Re: Adaptando GSXR TB

                          Fim de ano chegou, e o 13º salário também, vamos ver se consigo concluir o projeto
                          Fusca 85 1600 Alcool Original

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                          • #14
                            Re: Adaptando GSXR TB

                            Postado originalmente por nhoque
                            fiz um dezenho no paint pra ilustrar mais ou menos o que tinha pensado, ficou meia boca o desenho, mas da pra ter uma ideia, sera que nao daria certo?
                            Os 90 graus não ajudam e dobrar tubo de aluminio em 90 nao tem como , teria de cortar dois 45° e soldar , mas tudo tem jeito eu usaria tubos retos com angulos nas flanges

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                            • #15
                              Re: Adaptando GSXR TB

                              Achei esse em preço bom .
                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...asiliapuma-_JM

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