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TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por ulysses fernandes chagas
Trimilika,
Tira duas duvidas por favor,
Ano passado quando fiz a retifica do meu motor, o cara que retificou deixou um pequeno vazamento na polia!
Como faço para retirar este vazamento?
Terei que abrir o motor? trocar a polia? R - depende se o alojamento da pulia (carcaça)tiver com 50,5 e a pulia for 49,9, é só tirar uma polia e colocar a outra,porem se a medida do alojamento na carcaça naum for redondo 50,5,ai o certo é : desmontar o motor levar a carcaça p a retifica p passar o alojamento da pulia p 50,5,ai vc usa a polia 50,4 que ja tem p vender original de ferro,agora se for pulia menor ,tem q mandar fazer com a medida 50,4
porem experimenta fazer a saida do respiro do motor maior, la ilustrei aí em algum tópico meu com fotos e explicação (bug - drag)
Tenho vazamento nas capas de tucho do lado direito também, como faço para retirar estes vazamentos?
Compensa colocar aquelas capas de tuchos " preparadas/diferentes" ??? R - compensa pq aí vc nem precisa tirar o motor do carro muito menos tirar os cabeçótes,vc só tira os balanceros e as varetas,puxa as capas velhas por baixo,e ja coloca as elasticas com mola e pronto,recoloca as varetas e os balanceros e regula as valvulas e ta pronto,só presta atenção,no sentido das capas de tuchos elasticas e nos encaixes das borrachas
Abraços,
OBS: A qualidade do material Técnico disponivel neste forum acho que cresceu 50% após este Passo a passo, parabens é realmente um Dom de Deus! R - obrigado vc é gentil
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
E ai galera, vou postar uma dica pra vocês que um amigo me passou e o Marcelo trimilika me confirmou e ainda deu um pouco mais de informações na dica.
É o seguinte, quando montarem toda a primeira banda do motor pra conferir se a engrenagem do virabrequim e do comando de válvulas não tem nenhum machucado ou se a engrenagem do comando de válvulas está do tamanho errado (grande demais) vocês montam tudo e pegam as bielas que ficariam para a outra parte do bloco e giram o virabrequim, caso o comando de valvulas pule de cima das bronzinas ou uma das duas engrenagens está machucada ou a engrenagem do comando de válvulas é grande demais.
Caso o comando de válvulas pule em qualquer posição, toda hora, é a engrenagem dele que é grande demais e deverá ser trocada por uma de diâmetro menor.
Se o comando de vávulas pular apenas de vez em quando, é uma das duas ou as duas engrenagens que estão com machucados, e a dica é tirar o virabrequim e o comando de válvulas e procurar os machucados nas engrenagens, onde tiver machucado, pegue uma lima triangular pequena e dê uma limadinha de leve pra tiar o machucado.
(O trimilika disse que geralmente é a engrenagem do vira que tá machucada por causa que alguém veio e deu martelada nela, daí machuca.)
Depois de tirar o machucado passe água, seque bem direitinho e depois passe óleo e tá tudo resolvido!
Acho que seria uma boa colocar essa dica no tutorial logo antes de quando o trimilika diz pra fechar o bloco.
Obrigado a todos, em especial ao Marcelo, e boas montagens, pois eu já estou montando o meu! hehehe, pelo menos o bloco eu fecho essa semana, o restó só deus dirá pois preciso importar válvulas do motor que aqui estão caras demais.
Abração galera!
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
depois de limar
lave bem com gasolina
depois bata bastante agua com pressaum
depois enxugue bem
de preferencia com ar comprimido (compressor)
depois vc passa óleo
e monta de novo
e por fim teste de novo
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Pô Trimilika, agora tu escancarou de vez o quanto és um cara bacana, esse tutorial era tudo que os entusiastas do VW a Vento gostariam de ver.
O meu já imprimi colorido e coloquei numa pasta daquelas com sacos plásticos pra poder folear na bancada com os dedo engraxado, hahaeuiaheiuaehiuaeh!!
Na capa tá:
"Montagem do motor a vento, by Trimilika"
Já troquei idéia contigo no msn, sou o cara do comando w120 aquele que a retifica montou a engrenagem na posição errada, desmontei todo ele essa semana e se as valvulas não empenaram vou montar ele amanhã e domingo!!
Valeu cara!!
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Vou ser mais um a parabenizá-lo!!! Tópico muito bom. Trimilika quando da montagem de uma das bandas da carcaça geralmente passo um óleo bem grosso ou graxa nos tuchos da outra parte, pra quando a gente for juntar as bandas os tuchos não cairem.
Gostaria de tirar uma dúvida: Nos viras de curso você faz algum trabalho nos furos de lubrificação? Já ouvi falar que os furos dos viras forjados são para bronzinas gringas, isso procede?
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por Vmag
Vou ser mais um a parabenizá-lo!!
Tópico muito bom. R- obrigado ,á todos nós
Trimilika quando da montagem de uma das bandas da carcaça geralmente passo um óleo bem grosso ou graxa nos tuchos da outra parte, pra quando a gente for juntar as bandas os tuchos não cairem. R- isso mesmo
Gostaria de tirar uma dúvida: Nos viras de curso você faz algum trabalho nos furos de lubrificação? R- não faço nada ,só dou uma polida,lavo e monto
Já ouvi falar que os furos dos viras forjados são para bronzinas gringas, isso procede? R - desconheço essa informação e ólha q eu monto e uso vira cursado a anos e faço motor q é p judiar mesmo ,alem do limite, tanto com vira forjado (turbo ,aspro, nitro) e com vira fundido (aspro e tmb em turbo com pouca press)
Parabéns novamente!!! R- muito obrigado
Abraço Vitor
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Trimilika, nos comandos ENGLE vem uma graxinha vermelha sintética pra besuntar os cames e os tuchos, na falta dela o q se usa???
Doriana, helmanns, maionegs?
Desculpe a brincadeira, mas é q no meu caso tive que abrir o motor e fechar novamente e eu só botei bastante óleo mas como ainda não coloquei as camisas ainda posso pincelar o produto nos tuchos e cames.
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
bem trimilika! desde agradeço pelas as informaçoes!
mais tenho uma duvida:me explica ai melhor como regular as vauvulas usando a polia orginal, nao entendi direito!
o ponto de descanço e tal!
desculpe pelo o incomodo hehehehee!
Pedro Avelino (o\_!_/o)
-fusca amarelo ap 1.6 aro 17
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por Giuliano MO
Trimilika, nos comandos ENGLE vem uma graxinha vermelha sintética pra besuntar os cames e os tuchos, na falta dela o q se usa???
Doriana, helmanns, maionegs?
Desculpe a brincadeira, mas é q no meu caso tive que abrir o motor e fechar novamente e eu só botei bastante óleo mas como ainda não coloquei as camisas ainda posso pincelar o produto nos tuchos e cames.
calma
naum precisa esquentar a JÁCA !
naum precisa desmontar nada !
vc fez certinho !
óleo ou graxa comum neles e tchaw!
e vc sabia q até doriana serviria na falta de óleo e graxa ?
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por Pedroavelino
bem trimilika! desde agradeço pelas as informaçoes!
mais tenho uma duvida:me explica ai melhor como regular as vauvulas usando a polia orginal, nao entendi direito!
o ponto de descanço e tal!
desculpe pelo o incomodo hehehehee!
ok
vamo lá !
todo comando tem seu ponto morto,ou ponto de descanço dos cames.
oq é isso?
é quando o motor está no seu ponto de explosão
p aquele determinado cilindro
é quando o came do comando esta fora de sua rampa,
e as valvulas estão por alguns graus fechadas
lebrando q:
motores 4 tempos =
1* tempo -ADMITE a mistura ar combustivel
2* tempo -COMPRIME a mistura ar combustivel
3* tempo - DETONAÇÃO ,inflama toda a mistura comprimida (fogo)
4* tempo - EXAUSTÃO,joga p fora toda a mistura detonada
então,
quando o motor está no tempo de comprimir determinado cilindro,
as valvulas daquele determinado cilindro tem q estar fechadas,
se naum naum comprimi,
é nessa hora q o comando esta no ponto de descanço do came,
ou na parte morta,
as valvulas se encontram fechadas,
é aí o ponto certo p vc regular a folga de valvula,
como a ordem de explosão do fusca é:
1-4-3-2
se vc colocar a marca da pulia na imenda da carcaça
claro q na parte superior da pulia!,
vai ter q estar assim o tempo do motor:
1*
ou o 1* cilindro está no tempo de compressão,
(valvulas fechadas por alguns graus )
e o 3* cilindro esta em balanço
2*
ou o contrário:
o 1* cilindro está em balanço e o
3* cilindro em tempo de explosão
(valvulas fechadas por alguns graus)
como saber?
simples !
tira as tampas de valvulas,
e gira a pulia até a marca ficar na imenda da carcaça do motor,
parte superior
quando vc fizer isso,
vc vira 10 minutos a pulia p a esquerda e volta p meio e vira 10 minutos a pulia p a direita,
fazendo um balanço de 20 minutos divididos em 10 minutos p cada lado simultaneamente,
quando vc fizer esse movimento, para a esquerda e para adireita,
verifica se os balanceros do 1* cilindro fazem o movimento de balanço,
entre o balancero de da valvula de admição e de escapamento do mesmo cilindro,no caso o 1*
se fizer,
é pq o 1* cilindro esta em tempo de balanço das valvulas
ou cruzamento das mesmas,
aí é pq o 3* cilindro esta em ponto de compressão,
conclusão !
é o 3* cilindro q está no ponto p regular as valvulas,
aí é só vc seguir a ordem de explosão
se vc regulou o 3* cilindro
dá meia volta na pulia no sentido horário ,
até a marca da pulia ficar no meio da carcaça,
só q agora na parte de baixo ,ou seja ,
a marca da pulia vai ficar p baixo na outra extremidade da carcaça
mas no meio delas tmb ,na junção,
aí vc vai regular o 2* cilindro
terminou o 2*
meia volta de novo sentido horário até a marca da pulia ficar no meio da carcaça mas na parte de cima agora
regula o 1*
terminou
meia volta na polia sentido horário até a marca da pulia ficar p baixo
regula o 4* e pronto
p garantir o serviço
vc repassa tudo de novo p conferir se precisa de algum ajuste
se caso os balanceiros do 1* cilindro
naum fizerem os movimentos de balanço
e sim o do 3* cilindro,
é pq o 1* cilindro é q esta no ponto de compressão
e consequentemente no ponto p vc regular as valvulas do 1* cilindro
aí é só fazer como eu disse ai em cima mas seguindo a ordem de explosão do motor
1-4-3-2
sentido horário
ou 1-2-3-4 sentido anti horário
naum me vai se confundir e misturar o sentido de rotação q vc vai escolhre p virar a polia !
no sentido q vc começar vai ter q terminar !
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por trimilika
ok
vamo lá !
todo comando tem seu ponto morto,ou ponto de descanço dos cames.
oq é isso?
é quando o motor está no seu ponto de explosão
p aquele determinado cilindro
é quando o came do comando esta fora de sua rampa,
e as valvulas estão por alguns graus fechadas
lebrando q:
motores 4 tempos =
1* tempo -ADMITE a mistura ar combustivel
2* tempo -COMPRIME a mistura ar combustivel
3* tempo - DETONAÇÃO ,inflama toda a mistura comprimida (fogo)
4* tempo - EXAUSTÃO,joga p fora toda a mistura detonada
então,
quando o motor está no tempo de comprimir determinado cilindro,
as valvulas daquele determinado cilindro tem q estar fechadas,
se naum naum comprimi,
é nessa hora q o comando esta no ponto de descanço do came,
ou na parte morta,
as valvulas se encontram fechadas,
é aí o ponto certo p vc regular a folga de valvula,
como a ordem de explosão do fusca é:
1-4-3-2
se vc colocar a marca da pulia na imenda da carcaça
claro q na parte superior da pulia!,
vai ter q estar assim o tempo do motor:
1*
ou o 1* cilindro está no tempo de compressão,
(valvulas fechadas por alguns graus )
e o 3* cilindro esta em balanço
2*
ou o contrário:
o 1* cilindro está em balanço e o
3* cilindro em tempo de explosão
(valvulas fechadas por alguns graus)
como saber?
simples !
tira as tampas de valvulas,
e gira a pulia até a marca ficar na imenda da carcaça do motor,
parte superior
quando vc fizer isso,
vc vira 10 minutos a pulia p a esquerda e volta p meio e vira 10 minutos a pulia p a direita,
fazendo um balanço de 20 minutos divididos em 10 minutos p cada lado simultaneamente,
quando vc fizer esse movimento, para a esquerda e para adireita,
verifica se os balanceros do 1* cilindro fazem o movimento de balanço,
entre o balancero de da valvula de admição e de escapamento do mesmo cilindro,no caso o 1*
se fizer,
é pq o 1* cilindro esta em tempo de balanço das valvulas
ou cruzamento das mesmas,
aí é pq o 3* cilindro esta em ponto de compressão,
conclusão !
é o 3* cilindro q está no ponto p regular as valvulas,
aí é só vc seguir a ordem de explosão
se vc regulou o 3* cilindro
dá meia volta na pulia no sentido horário ,
até a marca da pulia ficar no meio da carcaça,
só q agora na parte de baixo ,ou seja ,
a marca da pulia vai ficar p baixo na outra extremidade da carcaça
mas no meio delas tmb ,na junção,
aí vc vai regular o 2* cilindro
terminou o 2*
meia volta de novo sentido horário até a marca da pulia ficar no meio da carcaça mas na parte de cima agora
regula o 1*
terminou
meia volta na polia sentido horário até a marca da pulia ficar p baixo
regula o 4* e pronto
p garantir o serviço
vc repassa tudo de novo p conferir se precisa de algum ajuste
se caso os balanceiros do 1* cilindro
naum fizerem os movimentos de balanço
e sim o do 3* cilindro,
é pq o 1* cilindro é q esta no ponto de compressão
e consequentemente no ponto p vc regular as valvulas do 1* cilindro
aí é só fazer como eu disse ai em cima mas seguindo a ordem de explosão do motor
1-4-3-2
sentido horário
ou 1-2-3-4 sentido anti horário
naum me vai se confundir e misturar o sentido de rotação q vc vai escolhre p virar a polia !
no sentido q vc começar vai ter q terminar !
muto boa a explicação!
Agora nao tem com se enrrolar hehehh!
Trimilika meu amigo, qual lga de valvulas vc recomenda para um motor 1600 a gasolina original monocarborado?
Esperrando o resto do passo a passo!
PARABENS!!!
Pedro Avelino (o\_!_/o)
-fusca amarelo ap 1.6 aro 17
Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento
Postado originalmente por trimilika
ok
vamo lá !
todo comando tem seu ponto morto,ou ponto de descanço dos cames.
oq é isso?
é quando o motor está no seu ponto de explosão
p aquele determinado cilindro
é quando o came do comando esta fora de sua rampa,
e as valvulas estão por alguns graus fechadas
lebrando q:
motores 4 tempos =
1* tempo -ADMITE a mistura ar combustivel
2* tempo -COMPRIME a mistura ar combustivel
3* tempo - DETONAÇÃO ,inflama toda a mistura comprimida (fogo)
4* tempo - EXAUSTÃO,joga p fora toda a mistura detonada
então,
quando o motor está no tempo de comprimir determinado cilindro,
as valvulas daquele determinado cilindro tem q estar fechadas,
se naum naum comprimi,
é nessa hora q o comando esta no ponto de descanço do came,
ou na parte morta,
as valvulas se encontram fechadas,
é aí o ponto certo p vc regular a folga de valvula,
como a ordem de explosão do fusca é:
1-4-3-2
se vc colocar a marca da pulia na imenda da carcaça
claro q na parte superior da pulia!,
vai ter q estar assim o tempo do motor:
1*
ou o 1* cilindro está no tempo de compressão,
(valvulas fechadas por alguns graus )
e o 3* cilindro esta em balanço
2*
ou o contrário:
o 1* cilindro está em balanço e o
3* cilindro em tempo de explosão
(valvulas fechadas por alguns graus)
como saber?
simples !
tira as tampas de valvulas,
e gira a pulia até a marca ficar na imenda da carcaça do motor,
parte superior
quando vc fizer isso,
vc vira 10 minutos a pulia p a esquerda e volta p meio e vira 10 minutos a pulia p a direita,
fazendo um balanço de 20 minutos divididos em 10 minutos p cada lado simultaneamente,
quando vc fizer esse movimento, para a esquerda e para adireita,
verifica se os balanceros do 1* cilindro fazem o movimento de balanço,
entre o balancero de da valvula de admição e de escapamento do mesmo cilindro,no caso o 1*
se fizer,
é pq o 1* cilindro esta em tempo de balanço das valvulas
ou cruzamento das mesmas,
aí é pq o 3* cilindro esta em ponto de compressão,
conclusão !
é o 3* cilindro q está no ponto p regular as valvulas,
aí é só vc seguir a ordem de explosão
se vc regulou o 3* cilindro
dá meia volta na pulia no sentido horário ,
até a marca da pulia ficar no meio da carcaça,
só q agora na parte de baixo ,ou seja ,
a marca da pulia vai ficar p baixo na outra extremidade da carcaça
mas no meio delas tmb ,na junção,
aí vc vai regular o 2* cilindro
terminou o 2*
meia volta de novo sentido horário até a marca da pulia ficar no meio da carcaça mas na parte de cima agora
regula o 1*
terminou
meia volta na polia sentido horário até a marca da pulia ficar p baixo
regula o 4* e pronto
p garantir o serviço
vc repassa tudo de novo p conferir se precisa de algum ajuste
se caso os balanceiros do 1* cilindro
naum fizerem os movimentos de balanço
e sim o do 3* cilindro,
é pq o 1* cilindro é q esta no ponto de compressão
e consequentemente no ponto p vc regular as valvulas do 1* cilindro
aí é só fazer como eu disse ai em cima mas seguindo a ordem de explosão do motor
1-4-3-2
sentido horário
ou 1-2-3-4 sentido anti horário
naum me vai se confundir e misturar o sentido de rotação q vc vai escolhre p virar a polia !
no sentido q vc começar vai ter q terminar !
muito esclarecedor meu amigo!
Obrigado mesmo.
Trimilika q folga vc recomenda para um motor 1600 original a gasolina mono carborado?
0,5?
Esperando o resto do passoapasso!
Parabens!!!
Pedro Avelino (o\_!_/o)
-fusca amarelo ap 1.6 aro 17
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