Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #91
    Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

    Nossa! Tá perfeito isso.....era tudo oq eu precisava para desmontar e montar o meu em janeiro. Já tinha boa idéia do que fazer e de como fazer, mas me sentia muito inseguro para fazer de primeira. Agora as pequenas dúvidas foram solucionadas! Só esperar terminar tudo e em janeiro meter a mão na massa!

    Juntando esse tópico com os outros sobre lubrificação, preparação de carburadores e tantos outros pelo fórum, vou conseguir montar um motor forte e confiável, e depois dessa aula, fazendo TUDO em casa!

    Comment


    • #92
      Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

      Amigo Trimilika,

      Alguma dica em relacao a instalacao do comando?

      Estou seguindo seu tutorial e junto com um amigo mecanico não profissional (Prof. do Senai) estamos encarando esse desafio.

      Fechamos o bloco e durante o teste, viramos o motor pelo volante na mao e notamos que o comando estava prendendo além do normal, eu como leigo seguiria a montagem ja que virava na mao, mas ele achou melhor abrir e verificar.

      Neste ponto ainda nao tinha sentido a orelha crescer porque desmontamos tudo e a montagem estava correta. Folga axial perfeitamente testada antes de fechar as metades e depois, antes do torque. Mas o comando marcou um pouco as bronzinas dos 3 mancais e em diagonal, ou seja, um pouco na metade direita superior e um pouco na metade esquerda inferior; sinalizando que estava com o colo "apertado" demais. Seguimos o torque padrão da tabela teorica VW entao nao foi torque demais.

      O que deveria ser feito neste ponto?

      A retifica (Samacar) mediu o comando com 25,00mm; foi dito por eles que a especificação vai de 24,95 a 24,99.

      Agora, neste ponto acho que a orelha comecou a tomar forma. Solicitei o polimento para remocao de 1 centesimo, eles removeram 4 e ainda deixaram a superficie irregular, com ondulacoes visiveis ao toque.

      Ontem fiz a prova no bloco e com pouca lubrificacao pode-se perceber uma folga lateral.

      GOZEI LITROS AO VER A CARA DO CAMARADA QUE TA ME AJUDANDO AO OLHAR A BAGAÇA. Concluo entao que meus atos levaram a morte de um Engle TCS10 Zero KM.

      Abraço, belo topico. Obrigado
      Last edited by hjn; 28-10-2011, 01:38 PM.
      Hamilton Nicoletti
      Santo André - SP
      1969 EFI 5 speed
      1915T
      1968 RAT Coming...

      Comment


      • #93
        Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

        Postado originalmente por hjn
        Amigo Trimilika,

        Alguma dica em relacao a instalacao do comando?

        Estou seguindo seu tutorial e junto com um amigo mecanico não profissional (Prof. do Senai) estamos encarando esse desafio.

        Fechamos o bloco e durante o teste, viramos o motor pelo volante na mao e notamos que o comando estava prendendo além do normal, eu como leigo seguiria a montagem ja que virava na mao, mas ele achou melhor abrir e verificar.

        Neste ponto ainda nao tinha sentido a orelha crescer porque desmontamos tudo e a montagem estava correta. Folga axial perfeitamente testada antes de fechar as metades e depois, antes do torque. Mas o comando marcou um pouco as bronzinas dos 3 mancais e em diagonal, ou seja, um pouco na metade direita superior e um pouco na metade esquerda inferior; sinalizando que estava com o colo "apertado" demais. Seguimos o torque padrão da tabela teorica VW entao nao foi torque demais.

        O que deveria ser feito neste ponto?

        A retifica (Samacar) mediu o comando com 25,00mm; foi dito por eles que a especificação vai de 24,95 a 24,99.

        Agora, neste ponto acho que a orelha comecou a tomar forma. Solicitei o polimento para remocao de 1 centesimo, eles removeram 4 e ainda deixaram a superficie irregular, com ondulacoes visiveis ao toque.

        Ontem fiz a prova no bloco e com pouca lubrificacao pode-se perceber uma folga lateral.

        GOZEI LITROS AO VER A CARA DO CAMARADA QUE TA ME AJUDANDO AO OLHAR A BAGAÇA. Concluo entao que meus atos levaram a morte de um Engle TCS10 Zero KM.

        Abraço, belo topico. Obrigado
        entaum
        oq deve estar acontecendo com certeza,
        é q essas maledetas dessas engrenagens do comando q ta vindo,naum ta STD,os dentes ,ta mais grosso,aí agente vai montar com a engrenagem do vira STD,e fica apertado pacas,

        faz o seguinte
        faz um ensaio só com o comando na carcaça

        assim :
        tira o vira da carcaça e os tuchos da carcaça da parte q vai sair,
        passa óleo nas bronzinas do comando e coloca só o comando no lugar,
        coloca a carcaça sem cola é lógico,
        aperta as porcas de 17 só ,no torque certo,

        aí vc pega uma chave de fenda grande e de ponta larga
        e vira o comando pelo buraco da bomba de óleo alí pelo
        rasgo do comando q fica no eixo,
        ele tem q virar livrinho,

        se ele tiver virando livre,
        e a inhaca da engrenagem do comando q ta apertando a engrenagem do vira

        se naum tiver virando livre,
        vc vê se naum é as bronzinas do mancal do comando ,
        q ta muito justa as LATERAIS dela,
        qualquer coisa é só vc dar uma plainada nas laterais das bronzinas do comando ,
        como ?

        1* pega a bronzina do comando aquela q tem a lateral de encosto,
        e temta encaixar ela no comando ,
        faz isso com as duas partes
        de repente é ali q ta a zica
        se for é fácil

        pega um vidro reto claro,
        uma folha de lixa 320
        um pouco de diesel ,
        pega a bromzina de mancal do comando aquelas q tem a lateral ,
        esfrega ela um pouco no na lixa q esta sobre o vidro e testa de novo
        na mão,
        ela tem q ficar livrinha no comando,
        licha as duas partes de cada uma

        se for a engrnagem q ta apertando a do vira
        é facil tmb
        leva seu vira na retifica
        pede p o pessoal tirar a engrenagem atual sem e4stragar a bronzina sua,
        e pede p eles uma engrenagem um ponto com o dente mais fino q a STD,
        acho q é -1
        pergunta qual é a engrenagem q o dente é um pouco mais fino q a STD

        feito isso ja era tmb

        quanto a seu comando
        se a medida foi p saco,
        manda passar ele p 0,25 nos mancais dele ,
        compra as bronzinas do comando p comando com mancal 0,25 e pronto ,ta zzerado de novo

        marca meu telefone
        qualquer coisa na hora vc me liga q eu te ajudo
        0xx35-9142-0977
        trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
        escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
        www.trimilika.kit.net
        www.trimilika1.hpg.ig.com.br
        trimilika1@hotmail.com.br
        tel 035-91420977 poços de caldas MG

        Comment


        • #94
          Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

          Fala Trimilika!

          Tem algum macete para se alinhar o disco e o plato da embreagem sem precisar dessa ferramenta aqui:



          Já vi meu mecânico alinhando sem precisar dessa ferramenta, mas acabei me esquecendo como foi.
          Fusca4ever

          E também Puma4ever!! ;)

          Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

          Comment


          • #95
            Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

            Postado originalmente por bolo
            Fala Trimilika!

            Tem algum macete para se alinhar o disco e o plato da embreagem sem precisar dessa ferramenta aqui:



            Já vi meu mecânico alinhando sem precisar dessa ferramenta, mas acabei me esquecendo como foi.
            tem sim
            usa uma chave L de 10 ou de 11 mm q dá
            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
            www.trimilika.kit.net
            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
            trimilika1@hotmail.com.br
            tel 035-91420977 poços de caldas MG

            Comment


            • #96
              Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

              Blz! Outra duvida.

              Tem como adaptar aquelas travas de teflon do pino de pistão para se por no pistão 85,5mm. Na ancona só vendem as do modelo 90,5mm para cima.
              Fusca4ever

              E também Puma4ever!! ;)

              Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

              Comment


              • #97
                Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                Postado originalmente por bolo
                Blz! Outra duvida.

                Tem como adaptar aquelas travas de teflon do pino de pistão para se por no pistão 85,5mm. Na ancona só vendem as do modelo 90,5mm para cima.
                tem
                MÁS, MÁS
                o mais certo é vc pegar uma de amostra e levar o pistaum e o pino junto á um torneiro e péde p ele fazer parecido de teflon tmb p esse pino e pistaum seu de 85,5
                trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                www.trimilika.kit.net
                www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                trimilika1@hotmail.com.br
                tel 035-91420977 poços de caldas MG

                Comment


                • #98
                  Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                  O que seria esse mas mas?
                  Fusca4ever

                  E também Puma4ever!! ;)

                  Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

                  Comment


                  • #99
                    Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                    Postado originalmente por bolo
                    Blz! Outra duvida.

                    Tem como adaptar aquelas travas de teflon do pino de pistão para se por no pistão 85,5mm. Na ancona só vendem as do modelo 90,5mm para cima.
                    Comprei as travas pra pistão de 85,5 no Fuscanet porque sai mais barato do que fazer no torneiro.
                    MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                    Ignition: COP(Coil On Plug)
                    AFR controller: JAW Wideband
                    Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                    Comment


                    • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                      Uma dúvida. Eu tenho um virabrequim de 86mm, colo Chevy, engraxado, guardado num saco plástico em uma caixa, deitado. Gostaria de saber se ele empena se ficar deitado e qual seria a melhor forma de armazená-lo. Obrigado.

                      Comment


                      • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                        Postado originalmente por kfederal
                        Uma dúvida. Eu tenho um virabrequim de 86mm, colo Chevy, engraxado, guardado num saco plástico em uma caixa, deitado. Gostaria de saber se ele empena se ficar deitado e qual seria a melhor forma de armazená-lo. Obrigado.
                        se a caixa for aquela original de isopor q vem (que o vira fica apoiado tmb pelos mancais centrais) póde deixar deitado
                        senão,o cero e vc deixar ele apoiado sobre o volante (vertical)
                        é oq dizem !
                        trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                        escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                        www.trimilika.kit.net
                        www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                        trimilika1@hotmail.com.br
                        tel 035-91420977 poços de caldas MG

                        Comment


                        • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                          muito massa seu post e quero te dizer q estou fazendo como vc passou pois desmontei meu fusca todo e estou fazendo tudo desde a mecanica a funilaria e espero me sair bem na mecanica com suas dicas...

                          jah pensou em vender seus maçetes?
                          tipo mercado livre?....

                          abraços

                          Comment


                          • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                            Postado originalmente por newpuny
                            muito massa seu post e quero te dizer q estou fazendo como vc passou pois desmontei meu fusca todo e estou fazendo tudo desde a mecanica a funilaria e espero me sair bem na mecanica com suas dicas...

                            jah pensou em vender seus maçetes?
                            tipo mercado livre?....

                            abraços
                            opa,
                            gostei da foto do seu avatar
                            esse fusca era do teleco da equipe auto zoom nos anos 70
                            o 90 era do teléco e o 29 era do guaraná,
                            tem um colega nosso q fez a réplica dee p correr

                            ok abraço
                            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                            www.trimilika.kit.net
                            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                            trimilika1@hotmail.com.br
                            tel 035-91420977 poços de caldas MG

                            Comment


                            • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                              Trimilika. Qual é o macete para tirar aquela bronzina meia lua do virabrequim e as bronzinas do comando. To tentando tirar para troca-las mas está muito difícil, parece que estão coladas.

                              Tirei uma das meia lua do vira utilizando uma chavinha de fenda naquele rasgo que tem na bronzina rente a face da carcaça e fiz uma alavanca, mas acabou fazendo uma pequena marquinha na quina da carcaça aonde apoiei a bronzina (acho melhor enviar uma foto), é troço pequeno mas fiquei meio cabrero de tirar sem ter um macete.

                              Não quero danificar a carcaça pois quando desmontei o motor estava tudo em pleno funcionamento, só um dos cabeçotes que deu problema, mas o resto estava bom, ai aproveitei para partir e trocar o comando.
                              Fusca4ever

                              E também Puma4ever!! ;)

                              Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

                              Comment


                              • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                                trimilika,...
                                para aumentar a taxa de compressão de um 1300, tem como, preencher a camara do cabeçote?
                                teria como trocar os pistões a gasolina por um plano?
                                obrigado.

                                Comment

                                Working...
                                X