EXCLUSIVO, 4 EVER !!!!!!!!!
pessoal resolvi a pedidos por mp
abrir um tópico p dar uma noção aos interessados
leigos ou novatos ou aquem interressar
um passo a passo BASICÃO p montar um motor a vento
(veja bem ! naum é segredo de preparação!)
vou tentar fazer o mais rapido possivel
conforme minhas condições e tempo esse tópico
não sei se tem em outra seção um tópico assim
mas como eu só frequento essa seção,
vi que não tinha e a pedidos
resolvi tentar fazer o tópico ,
e é de motor Á VENTO !!!!!
bom vou começar só com a montagem
então o motor ja esta todo desmontado retificado
ou tudo zero conforme o necessario
tudo lavado
1* passo
-monte uma bancada auxiliar
p vc poder expor as péças ordenadas e limpas
p vc naum
se perder
passar raiva
perder tempo
pq isso ?
pq vc vai usar essa bancada auxiliar
só para expor as péças ja limpas e organizadas
e se vc preferir ja na sequencia de montagem
fica mais
-fácil
-organizado
-limpo
-asseado
-avista sua e do cliente
- e vc fica com a bancada principal só p ferramentas
e eventual necessidade de usá-la sem misturar com as péças do motor
segue foto
depois dou sequencia no tópico conforme eu for montando o motor
(esse motor é um 1900 turbo tudo zero)
bem como eu disse
naum estou mostrando mascetes de montagem ,
muitos e muitos mascetes não estão postados aqui,
e sim o basico do basico
só q mastigadão p qualquer pessoa com a alguma noção de mecanica!
isso não quer dizer q qualquer um póde só atravez deste tópico,
se meter a montar um motor sem ter noção !muito cuidado !
montar motor é coisa séria e existe muitas manhâs ,mascetes,
na hora de montar
e o principal montar bem !
agora com fotos menores pq são 112 fotos só p fechar o bloco
ai quem quizer ,clica nas fotos q elas aparecem ampliadas
bom
2* passo
preparar o lugar aonde vc vai montar o motor
sujiro perto das bancadas de péças e de ferramentas
3* passo
fixar a carcaça no cavalete de montar motor
ja aproveitando p ficar mais comodo e pratico
ja acopla a outra metade da carcaça de modo
a ficar filé p trabalhar reparem ...
4* passo
colocar os pininhos trava das bronzinas nos mancais centrais
4 pinos em uma metade da carcaça (mancal)
e 1 pino na outra metade da carcaça (mancal)
obs:
não vai se confundir e colocar os pinos no furo do canal de óleo
que ta do lado do furo do pino ! presta atenção ! segue foto
5* passo
medir a altura q os pinos ficam p fora
pq á altura naum póde ser maior q 2,5 -2,6 mm
se for maior ele aperta a bronzina e deforma a mesma
causando aperto no vira e consequentemente o travamento (fundi)
o mancal quando funcionar,
por isso deve se ter muita atenção com esses quesitos,
quando se retifica a carcaça
retira-se material do mancal
e o furo do pinio fica mais raso
consequentemente ele o pino fica mais p fora
onde era de 2,5mm a altura passa p 2,75 a 3mm
ai ferrou ,aperta e zica
a maioria das retificas naum adequam o furo p ficar com 2,5mm
por isso o montador tem q CONFERIR TUDO ,
naum importa q veio da retifica
aliáz ,por causa disso mesmo
o preparador q é responsavel em conferir tudo,
naum os funcionarios da retifica
q aliaz ,é obrigação deles fazerem e mandarem tudo nas especificações
corretas,mas sabemos q não é assim q acontece
e se vc naum confere,come bóla e pronto
da zica e o prejuizo vem na sequencia
6* PASSO
coloque as 2 bronzinas meia lua,do mancal central
uma em cada parte da carcaça
7* passo
vamos montar o vira
com o vira apoiado no volante sobre a bancada
ponta p cima claro !
começaremos pela ponta do vira
colocaremos a bronzina maior 1*,
reparem q ela tem posição,
o furo do pino trava p baixo ou
p o lado do volante
lubrificamos a bronzina e o mancal do vira com óleo
e colocamos a bronzina
depois partimos p as engrenagens do vira com os calços e travas
prestem atenção pq tem ordem de montagem nessa parte
da direita p esquerda
1* a engrenagem de ferro com o lado escariado p baixo
e os pics do ponto p cima
2* o calço espaçador
3* a engrenagem de metal (que toca o distribuidor)
4* a trava
5* a arruela defletora com o lado concavo p cima
6* a chaveta da pulia
e tmb na posição de montagem
segue fotos
agora como fazer p colocar as engrenagens ?
vamos uma por vez
1* a engrenagem de ferro
vamos precisar dilatá-la com calor
o modo mais pratico de fazer isso
é vc usar o fogão de casa mesmo
oq naum precisa avermelhar ela
até pq destempera
é só dar uma temperatura p ela dilatar
tipo uns 4 minutos no fogo alto do fogão ja dá
vc pega dois pregos grandes ou qualquer coisa de ferro e ajeita
na grelha do fogão em cima do fagareiro
de um jeito q a engrenagem naum caia e receba o fogo no centro
p o todo
vc ja aproveita e coloca ela com o lado escariado p baixo
nessa hora do fogão ,e com o lado do rasgo da chaveta p frente
p vc vir com o alicate e pegá-la nessa posição
ai é só colocar no vira e dixar descer
segue fotos
agora vamos colocar o espaçador,
com a mão mesmo vc coloca ele,
só cuidado q a engrenagem de ferro ta quente
aproveitando o fogo aceso do fogão
ja coloca a engrenagem de metal p esquentar
ai vc repete o processo
com o rasgo da chaveta p frente no foggão
p vc pegar com o alicate nessa posição,
essa engrenagem naum tem lado
tipo pra cima ou p baixo como a de ferro,
espera um pouco p dilatar
pega com o alicate e coloca no vira
agora a trava
agora a bronzina menor
q tem lado tmb
o furo do pino p baixo
óleo nela e no vira
agora a arruéla defletora
naum vai montar do lado errado
olha a foto como é q vai !
e na sequencia ja coloca a chaveta da pulia
pessoal resolvi a pedidos por mp
abrir um tópico p dar uma noção aos interessados
leigos ou novatos ou aquem interressar
um passo a passo BASICÃO p montar um motor a vento
(veja bem ! naum é segredo de preparação!)
vou tentar fazer o mais rapido possivel
conforme minhas condições e tempo esse tópico
não sei se tem em outra seção um tópico assim
mas como eu só frequento essa seção,
vi que não tinha e a pedidos
resolvi tentar fazer o tópico ,
e é de motor Á VENTO !!!!!
bom vou começar só com a montagem
então o motor ja esta todo desmontado retificado
ou tudo zero conforme o necessario
tudo lavado
1* passo
-monte uma bancada auxiliar
p vc poder expor as péças ordenadas e limpas
p vc naum
se perder
passar raiva
perder tempo
pq isso ?
pq vc vai usar essa bancada auxiliar
só para expor as péças ja limpas e organizadas
e se vc preferir ja na sequencia de montagem
fica mais
-fácil
-organizado
-limpo
-asseado
-avista sua e do cliente
- e vc fica com a bancada principal só p ferramentas
e eventual necessidade de usá-la sem misturar com as péças do motor
segue foto
depois dou sequencia no tópico conforme eu for montando o motor
(esse motor é um 1900 turbo tudo zero)
bem como eu disse
naum estou mostrando mascetes de montagem ,
muitos e muitos mascetes não estão postados aqui,
e sim o basico do basico
só q mastigadão p qualquer pessoa com a alguma noção de mecanica!
isso não quer dizer q qualquer um póde só atravez deste tópico,
se meter a montar um motor sem ter noção !muito cuidado !
montar motor é coisa séria e existe muitas manhâs ,mascetes,
na hora de montar
e o principal montar bem !
agora com fotos menores pq são 112 fotos só p fechar o bloco
ai quem quizer ,clica nas fotos q elas aparecem ampliadas
bom
2* passo
preparar o lugar aonde vc vai montar o motor
sujiro perto das bancadas de péças e de ferramentas
3* passo
fixar a carcaça no cavalete de montar motor
ja aproveitando p ficar mais comodo e pratico
ja acopla a outra metade da carcaça de modo
a ficar filé p trabalhar reparem ...
4* passo
colocar os pininhos trava das bronzinas nos mancais centrais
4 pinos em uma metade da carcaça (mancal)
e 1 pino na outra metade da carcaça (mancal)
obs:
não vai se confundir e colocar os pinos no furo do canal de óleo
que ta do lado do furo do pino ! presta atenção ! segue foto
5* passo
medir a altura q os pinos ficam p fora
pq á altura naum póde ser maior q 2,5 -2,6 mm
se for maior ele aperta a bronzina e deforma a mesma
causando aperto no vira e consequentemente o travamento (fundi)
o mancal quando funcionar,
por isso deve se ter muita atenção com esses quesitos,
quando se retifica a carcaça
retira-se material do mancal
e o furo do pinio fica mais raso
consequentemente ele o pino fica mais p fora
onde era de 2,5mm a altura passa p 2,75 a 3mm
ai ferrou ,aperta e zica
a maioria das retificas naum adequam o furo p ficar com 2,5mm
por isso o montador tem q CONFERIR TUDO ,
naum importa q veio da retifica
aliáz ,por causa disso mesmo
o preparador q é responsavel em conferir tudo,
naum os funcionarios da retifica
q aliaz ,é obrigação deles fazerem e mandarem tudo nas especificações
corretas,mas sabemos q não é assim q acontece
e se vc naum confere,come bóla e pronto
da zica e o prejuizo vem na sequencia
6* PASSO
coloque as 2 bronzinas meia lua,do mancal central
uma em cada parte da carcaça
7* passo
vamos montar o vira
com o vira apoiado no volante sobre a bancada
ponta p cima claro !
começaremos pela ponta do vira
colocaremos a bronzina maior 1*,
reparem q ela tem posição,
o furo do pino trava p baixo ou
p o lado do volante
lubrificamos a bronzina e o mancal do vira com óleo
e colocamos a bronzina
depois partimos p as engrenagens do vira com os calços e travas
prestem atenção pq tem ordem de montagem nessa parte
da direita p esquerda
1* a engrenagem de ferro com o lado escariado p baixo
e os pics do ponto p cima
2* o calço espaçador
3* a engrenagem de metal (que toca o distribuidor)
4* a trava
5* a arruela defletora com o lado concavo p cima
6* a chaveta da pulia
e tmb na posição de montagem
segue fotos
agora como fazer p colocar as engrenagens ?
vamos uma por vez
1* a engrenagem de ferro
vamos precisar dilatá-la com calor
o modo mais pratico de fazer isso
é vc usar o fogão de casa mesmo
oq naum precisa avermelhar ela
até pq destempera
é só dar uma temperatura p ela dilatar
tipo uns 4 minutos no fogo alto do fogão ja dá
vc pega dois pregos grandes ou qualquer coisa de ferro e ajeita
na grelha do fogão em cima do fagareiro
de um jeito q a engrenagem naum caia e receba o fogo no centro
p o todo
vc ja aproveita e coloca ela com o lado escariado p baixo
nessa hora do fogão ,e com o lado do rasgo da chaveta p frente
p vc vir com o alicate e pegá-la nessa posição
ai é só colocar no vira e dixar descer
segue fotos
agora vamos colocar o espaçador,
com a mão mesmo vc coloca ele,
só cuidado q a engrenagem de ferro ta quente
aproveitando o fogo aceso do fogão
ja coloca a engrenagem de metal p esquentar
ai vc repete o processo
com o rasgo da chaveta p frente no foggão
p vc pegar com o alicate nessa posição,
essa engrenagem naum tem lado
tipo pra cima ou p baixo como a de ferro,
espera um pouco p dilatar
pega com o alicate e coloca no vira
agora a trava
agora a bronzina menor
q tem lado tmb
o furo do pino p baixo
óleo nela e no vira
agora a arruéla defletora
naum vai montar do lado errado
olha a foto como é q vai !
e na sequencia ja coloca a chaveta da pulia
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