Fala pessoal, tudo joia?
O nosso amigo felipedmori confiou a mim a responsabilidade e honra de fazer um tutorial e testar o Cambio Jet de plástico da EMPI. então, vamos lá.
AVISO: Essa instalação é muito simples. Esse tutorial é longo pois preferi explicar tudo aos mínimos detalhes. Mas repito, a instalação não é nenhum bixo de sete cabeças, e é rápida.
O kit do Cambio Jet é composto de:
1) Base de plástico;
2) "cogumelo" de plástico;
3) Dois parafusos (mais longos que os originais);
4) Manual em inglês.
Tais componentes podem ser vistos na imagem abaixo.
Ferramental necessário:
1) Chave 13mm;
2) Estopa ou retalho de tecido, para limpar as peças;
3) Estilete ou faca;
Procedimento:
1) Retire o kit da embalagem e com a ajuda da faca(ou estilete), separe o "cogumelo" de da base plástica. No kit de alumínio, essas duas partes são separadas.
2) Retire a manopla (bola) do cambio. Com ela no lugar não há como instalar o kit cambio Jet. mais para frente será explicado o porquê.
3) Com a chave de 13 mm, retire os dois parafusos da base da alavanca de cambio. Antes disso, talvez você terá que retirar parte da forração interna alí do túnel central do chassis.
4) Segure a alavanca e a levante. Assim virá ela, a base da alavanca e talvez(muito provavelmente) a mola. Separe no canto. Assim, você verá a chapa guia:
Repare que pelo vazado da chapa guia, pode-se ver dentro do túnel central uma espécie de "cachimbo" com um rasgo. É nesse "cachimbo" que a esfera metálica na ponta inferior da alavanca de cambio se aloja.
OBS: Repare na posição em que essa chapa esta! Se a montar invertida, não conseguirá engatar a ré! Cuidado!!!
5) Separe as peças que estão junto a alavanca(base e mola). Limpe todas as peças, que provavelmente estarão com graxa, sabe-se lá de que ano. hahahhahahaha. Pra isso, use a estopa ou os retalhos de pano.
6) Agora, segure a alavanca e deslize o "cogumelo" de plástico, sentido ponta roscada(para a manopla/bola do câmbio) até o pé da alavanca. Estou apontando para o tal "cogumelo de plástico:
7) Repare que o "cogumelo" irá se apoiar sobre uma parte parecida(só que de metal) própria da alavanca. Assim:
8 ) Deslize a base da alavanca por ela e depois, a coifa de borracha e por fim, a manopla. Na outra ponta(a que tem uma espécie de esfera da qual sai uma pequena haste) coloque a mola. Por causa dessa haste, provavelmente terá um pouco de dificuldade, mas nada complicado. Logo, Você terá em mãos algo assim:
Continua....
O nosso amigo felipedmori confiou a mim a responsabilidade e honra de fazer um tutorial e testar o Cambio Jet de plástico da EMPI. então, vamos lá.
AVISO: Essa instalação é muito simples. Esse tutorial é longo pois preferi explicar tudo aos mínimos detalhes. Mas repito, a instalação não é nenhum bixo de sete cabeças, e é rápida.
O kit do Cambio Jet é composto de:
1) Base de plástico;
2) "cogumelo" de plástico;
3) Dois parafusos (mais longos que os originais);
4) Manual em inglês.
Tais componentes podem ser vistos na imagem abaixo.
Ferramental necessário:
1) Chave 13mm;
2) Estopa ou retalho de tecido, para limpar as peças;
3) Estilete ou faca;
Procedimento:
1) Retire o kit da embalagem e com a ajuda da faca(ou estilete), separe o "cogumelo" de da base plástica. No kit de alumínio, essas duas partes são separadas.
2) Retire a manopla (bola) do cambio. Com ela no lugar não há como instalar o kit cambio Jet. mais para frente será explicado o porquê.
3) Com a chave de 13 mm, retire os dois parafusos da base da alavanca de cambio. Antes disso, talvez você terá que retirar parte da forração interna alí do túnel central do chassis.
4) Segure a alavanca e a levante. Assim virá ela, a base da alavanca e talvez(muito provavelmente) a mola. Separe no canto. Assim, você verá a chapa guia:
Repare que pelo vazado da chapa guia, pode-se ver dentro do túnel central uma espécie de "cachimbo" com um rasgo. É nesse "cachimbo" que a esfera metálica na ponta inferior da alavanca de cambio se aloja.
OBS: Repare na posição em que essa chapa esta! Se a montar invertida, não conseguirá engatar a ré! Cuidado!!!
5) Separe as peças que estão junto a alavanca(base e mola). Limpe todas as peças, que provavelmente estarão com graxa, sabe-se lá de que ano. hahahhahahaha. Pra isso, use a estopa ou os retalhos de pano.
6) Agora, segure a alavanca e deslize o "cogumelo" de plástico, sentido ponta roscada(para a manopla/bola do câmbio) até o pé da alavanca. Estou apontando para o tal "cogumelo de plástico:
7) Repare que o "cogumelo" irá se apoiar sobre uma parte parecida(só que de metal) própria da alavanca. Assim:
8 ) Deslize a base da alavanca por ela e depois, a coifa de borracha e por fim, a manopla. Na outra ponta(a que tem uma espécie de esfera da qual sai uma pequena haste) coloque a mola. Por causa dessa haste, provavelmente terá um pouco de dificuldade, mas nada complicado. Logo, Você terá em mãos algo assim:
Continua....
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