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Modificação na Flauta do solex 32

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  • #16
    Quando aumentamos o diâmetro de um furo calibrado, seja ele um gicleur ou um tubo emulsificador (flauta), alteramos a vazão máxima do mesmo.

    Aumentando-a teremos uma área de passagem do fluído maior.
    Este comportamento de maior vazão será percebido em todas as rotações (principalmente em baixa e umpouco menos em alta).

    Quando mantemos o diâmetro do furo,e somente o tornamos cônico na parte externa da flauta, alteramos o que chamamos de coeficiente de vazão do orifício, praticamente um rendimento, podendo ser este valor desde 0 Furo entupido HEHEHE, até 100%, furo com perfil de entrada e de saída com contornos fluidodinâmicos. Neste caso o ganho será bem perceptivel em rotações média e principalmente em altas praticamente inexistindo ganho em baixa.
    Só para mostrar um exemplo:
    O venturi é um furo calibrado considerando-se o diâmero da garganta, por exemplo o venturi 24mm original da maioria dos solex 32 a gasolina possui diâmetro de garganta de 24mm.
    Ele possui contorno de entrada e de saída definidos para aumentar ao máximo sua eficiência fluidodinâmica em todas as vazões de ar, ou seja todas as rotações do motor.
    Se isto não fosse necessário, bastaria uma placa no carburador, com um furo de 24mm feito com uma broca na altura do injetor principal (bengalona).

    Este dispositivo de queda de pressão (semelhante ao venturi) chama-se "placa perfurada", e funciona com rendimento bem mais baixo, além de ter vazão variável em relação à velocidade do fluxo de ar, daí não poder ser utilizado em sistema de fluxo variável, principalmente ond queremos alta eficiência do sistema. Somente é usado em sistemas, onde além de queremos gerar uma tomada de vácuo, queremos uma restrição de pressão violenta (maior que no venturi) e restrição de vazão mais eficiente, para carburadores não serve.

    Assim podemos concluir que:

    1) A flauta original dos solex 32 PDSI e 30PIC (s), como tem os furos praticamente cilindricos, possuem diminuição da vazão na mesma em altos fluxos de ar (rotações elvadas ou em motores com comandos e/ou cilindradas maiores).
    2) Ao fazer furos cônicos sem alterar o diâmetro original, mantemos a condição de funcionamento em baixa original, ou seja mantemos o consumo e melhoramos a potência máxima inclusive com outras alterações no motor (comandos, cilindrada, turbo, etc).
    3) Aumentando o diâmetro dos furos, alteramos o comportamento desde baixa rotação até alta, porém não de forma linear, pois em alta ela irá oferecendo uma queda na vazão. Em casos em que a preparação não é tão forte, já é suficiente.
    4) Aumentando os furos e deixando-os cônicos com um diâmetro de broca 50% maior aproximadamente (esta medida não é tão crítica), temos a somatória de ganhos, basta ver as flautas dos webers!!
    5) Nas dicas que eu coloquei dos dois carburadores, fiz os dois procedimentos, cônico no solex 30 e furo passante de maior diâmetro no solex 32...
    6) Daí em diante valerá a criatividade, necessidade e bom senso de cada um... Boa sorte.

    []s,

    Master Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

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    • #17
      Postado originalmente por Master Vader
      Quando aumentamos o diâmetro de um furo calibrado, seja ele um gicleur ou um tubo emulsificador (flauta), alteramos a vazão máxima do mesmo.

      Aumentando-a teremos uma área de passagem do fluído maior.
      Este comportamento de maior vazão será percebido em todas as rotações (principalmente em baixa e umpouco menos em alta).

      Quando mantemos o diâmetro do furo,e somente o tornamos cônico na parte externa da flauta, alteramos o que chamamos de coeficiente de vazão do orifício, praticamente um rendimento, podendo ser este valor desde 0 Furo entupido HEHEHE, até 100%, furo com perfil de entrada e de saída com contornos fluidodinâmicos. Neste caso o ganho será bem perceptivel em rotações média e principalmente em altas praticamente inexistindo ganho em baixa.
      Só para mostrar um exemplo:
      O venturi é um furo calibrado considerando-se o diâmero da garganta, por exemplo o venturi 24mm original da maioria dos solex 32 a gasolina possui diâmetro de garganta de 24mm.
      Ele possui contorno de entrada e de saída definidos para aumentar ao máximo sua eficiência fluidodinâmica em todas as vazões de ar, ou seja todas as rotações do motor.
      Se isto não fosse necessário, bastaria uma placa no carburador, com um furo de 24mm feito com uma broca na altura do injetor principal (bengalona).

      Este dispositivo de queda de pressão (semelhante ao venturi) chama-se "placa perfurada", e funciona com rendimento bem mais baixo, além de ter vazão variável em relação à velocidade do fluxo de ar, daí não poder ser utilizado em sistema de fluxo variável, principalmente ond queremos alta eficiência do sistema. Somente é usado em sistemas, onde além de queremos gerar uma tomada de vácuo, queremos uma restrição de pressão violenta (maior que no venturi) e restrição de vazão mais eficiente, para carburadores não serve.

      Assim podemos concluir que:

      1) A flauta original dos solex 32 PDSI e 30PIC (s), como tem os furos praticamente cilindricos, possuem diminuição da vazão na mesma em altos fluxos de ar (rotações elvadas ou em motores com comandos e/ou cilindradas maiores).
      2) Ao fazer furos cônicos sem alterar o diâmetro original, mantemos a condição de funcionamento em baixa original, ou seja mantemos o consumo e melhoramos a potência máxima inclusive com outras alterações no motor (comandos, cilindrada, turbo, etc).
      3) Aumentando o diâmetro dos furos, alteramos o comportamento desde baixa rotação até alta, porém não de forma linear, pois em alta ela irá oferecendo uma queda na vazão. Em casos em que a preparação não é tão forte, já é suficiente.
      4) Aumentando os furos e deixando-os cônicos com um diâmetro de broca 50% maior aproximadamente (esta medida não é tão crítica), temos a somatória de ganhos, basta ver as flautas dos webers!!
      5) Nas dicas que eu coloquei dos dois carburadores, fiz os dois procedimentos, cônico no solex 30 e furo passante de maior diâmetro no solex 32...
      6) Daí em diante valerá a criatividade, necessidade e bom senso de cada um... Boa sorte.

      []s,

      Master Vader.
      Boa mestre!!!
      brigadu!!! mais vai mais uma!!!! rsrsrsr

      fazer este trabalho conico em todos, abrir os furos centrais e mais um no fundo da flauta, somado a uma borboleta de 35mm!!!!

      os venturis se trabalharmos com relacao maxima de 85% do tamanho da borboleta, seria de 29,75mm!!!

      muito grande no meu ver, mas se for uma de 27, ou abri-la para 28, teriamos uma dupla excelente de carburadores, naum teriamos???
      Novo projeto!
      1600 w140 4x2
      Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

      *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

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      • #18
        ????????

        isso qq eh só para alimentar um mileseis!!!!!!!!
        rsrrssrsrsrsrsr
        Novo projeto!
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        Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

        *Estamos trabalhando para andar na sua frente*

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        • #19
          Mestre, me da uma orientação.

          Fui tentar tirar a flauta de um dos meus carburadores hoje e ela não saiu de jeito nenhum: tentei WD40, óleo de freio e nada. Mas na tentativa de tira-la, acabei quebrando a parte dela que fica pra fora do alojamento da mesma. Tem algum problema nisso? Como não to conseguindo tira-la to pensando em fazer um furo no fundo dela sem retira-la, posso fazer o furo com uma broca maior? tipo 3mm ou 3,5mm já que não poderei alterar os furos laterais?

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          • #20
            Acabei de tirar o gicle dessinfonador do outro solex32 e a flauta também não quer sair, só que essa ainda ta inteira. Deixo as duas como estão (uma normal e a outra curta) ou encurto as duas? E quanto ao furo no fundo da flauta? Pode ser de qual medida no máximo?

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            • #21
              Postado originalmente por TI_fuka
              Boa mestre!!!
              brigadu!!! mais vai mais uma!!!! rsrsrsr

              fazer este trabalho conico em todos, abrir os furos centrais e mais um no fundo da flauta, somado a uma borboleta de 35mm!!!!

              os venturis se trabalharmos com relacao maxima de 85% do tamanho da borboleta, seria de 29,75mm!!!

              muito grande no meu ver, mas se for uma de 27, ou abri-la para 28, teriamos uma dupla excelente de carburadores, naum teriamos???

              Sim seria um ótimo par de carburadores e estes sem dúvida com potencial até superior aos solex40 dos Pumas.
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              • #22
                O fato de ter quebrado aquele pescocinho da flauta não interfere em nada.
                Inclusive eu nem o tinha desenhado nas ilustrações por que normalmente quebra mesmo. e quando naõ quebra eu arranco.
                Então o fato dele existir é pouco significativo, podendo ser retirado.
                Agora o furo na base de 3mm não é o mais interessante, pois vocênão ter´´a tanta progressividade no enchimento da flauta.
                Neste carburador o poço de alimentação éna realidade dentro da flauta e não fora, assim somente no final da flauta (a parte de baixo), teremos vazão de combustível maior para seu interior, quando no esquema que apresentei ela tem aumento em todo seu comprimento útil.

                deixe os carburadores um dia de molho com querosene e após isto dê umas batidas na flauta com um tarugo de diâmetro um pouco menor que suas cabeças, para tentar deslocá-las para baixo levemente. faça a rosca com um parafuso rosca soberba no furo superior e tente retirá-las. Na realidade a rosca somente no pecocinho normalmente rompe mesmo, e só quando você pega no corpo da flauta que se consegue retirá-las em carburadores mais rodados.
                Somente tome cuidado para não deformar em excesso a flauta apertando em demasia o parafuso, pois ela pode estourar lateralmente. pequena trinca pode ser consertada através de um pouco de estanho, mas danos maiores inutilizarão a flauta.

                Veja a ilustração anexa
                Arquivos Anexos
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                • #23
                  Acho que não vou mais tira-las pois se eu inutilizar alguma delas não terei como repor. Esses tubos misturadores e gicles sinfonadores nem constam em catalogo da solex. Já fiz os furos do fundo em 1,5mm (era a menor broca que eu tinha) sem tirar as flautas mas acho que vou parar por ai, pois posso acabar sem carburador. Mestre, valeu pela informação. Me deixou mais aliviado saber que o pescoço da flauta não causa problemas se for removido.

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                  • #24
                    Postado originalmente por JamesTKirk
                    Acho que não vou mais tira-las pois se eu inutilizar alguma delas não terei como repor. Esses tubos misturadores e gicles sinfonadores nem constam em catalogo da solex. Já fiz os furos do fundo em 1,5mm (era a menor broca que eu tinha) sem tirar as flautas mas acho que vou parar por ai, pois posso acabar sem carburador. Mestre, valeu pela informação. Me deixou mais aliviado saber que o pescoço da flauta não causa problemas se for removido.
                    Agora tire os cavacos que cairam no fundo do poço, através do furo do gicleur principal. (tire o gicleur antes).
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                    • #25
                      Retirei os cavacos Mestre. Depois que montei o carburador, estranhamente, as duas bombas de aceleração ficaram presas. Mais um pouco de trabalho e elas soltaram.

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                      • #26
                        Aqui em RC essas flautas custam em média R$18,00 reais cada.
                        Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                        Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                        volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                        VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                        Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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                        • #27
                          cabeçotes

                          Maurílio,
                          Acho q li q vc pos valvula de escape igual de admissao, é isso mesmo..
                          vc disse estar feliz com o consumo, de quanto seria, o q vc fez otimiza o consumo tb alem da performance, e se o comando for o w110...

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                          • #28
                            Eugênio, as minhas válvulas de escape são as antigas de admissão(35.5), e as de admissão são de inox de 40mm. O consumo gira em torno de 6/6.5 km/l e não sei se vc já viu em outro tópico, mas aqui onde moro a cidade é inteira quadriculada com quadras de 100 mts e poucas avenidas o que te obriga a parar a cada 100 mts e por 1ª,2ª,3ª toda hora , salvo algumas avenidas preferenciais, mas o povo não respeita as placas de PARE, no fim da quase na mesma, senão o consumo poderia até ser melhor. Quanto à pista(estrada), andando na faixa de 120/140/170 e as vezes até mais porque o motor aguenta e o câmbio é 31x 8 fez 8.5 km/l de álcool. Acredito que com W110 é até possível gastar menos pois ele não gira tanto quanto o W120 e se vc mantiver uma média entre 110 e 120km/h até o meu na pista faz 9.5/10 km/l de álcool, o difícil é para quem gosta de velocidade, andar nessa média. Para vc ter uma idéia, o meu carro original chegou a fazer 9.5/9.7 km/l indo para Campinas pela Anhanguera, que é uma pista plana e quase sem subidas andando a 80/90km/h acima disso já baixava para 8.5 a 110/120. As válvulas maiores fazem uma diferença enorme em relação ao consumo pois o motor respira melhor, mas tem de haver uma melhora tb na alimentação do motor
                            Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                            Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                            Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                            Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                            Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                            volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                            VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
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                            • #29
                              consumo

                              Pô! consumo de 6 por litro no alcool de um motor igual ao seu é magica! Se o meu der 8 na gasolina fico feliz demais pois um 1300 original bebe mais q isso...quero fazer meu motor pouco mexido pois quero equilibrio, no momento to preparando os cabeçotes, pus molas de opala e ia apenas polir dutos, mas esse negocio q vc fez me chamou atenção demais, mando então colocar 35,5 escape e 40 na admissão(inox)...lembrando que usarei as solex 32 originais porem zero e o w110 e aliviar volante em uns 1,6kg....outra coisa, um vira forjado retificado perde resistencia por causa da retifica...como feconhecer se o vira é forjado ou de ferro fundido....
                              Valeu!!!1:mrgreen:

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                              • #30
                                Quase todo aumento de potência, desde que usado com consciência gera economia tb pois com maior potência disponível vc acelera menos para manter a mesma velocidade, é lógico que se vc usar carburadores gigantes e com giclagem não correta este consumo com certeza vai piorar. Como seu carro é 1300, eu colocaria as 35,5 na admissão e deixaria as de 28mm no escape ou então trocaria as válvulas de admissão por 38 mm e deixaria no escape as de admissão do 1300 que são de 32mm me parece, porque senão pode ser que seu carro fique muito xoxo de baixa rotação. Vc aumentando as de admissão para 35,5 ou 38mm as de escape para 28 ou 32mm, colocando um W100/110 e acertando as flautas , giclagem correta, ponto uns 3 a 5° mais avançado que o original, desde que não grile, dupla carburação, porque sem ela vai ser difícil explorar o potencial das válvulas maiores, acho que vai ficar um motor da hora. Olha como é estranho, eu usava giclê principal 165 e fui aumentando e o carro ganhando rendimento e velocidade final, com principal de 180 já não estava rendendo como o 175, daí fiz as modificações nas flautas, lembrando que eu uso dupla solex 34,e fui aumentando a giclagem e pensando...nossa, vai beber pra caramba esse motor... hoje, pelos cálculos que o Vader me ensinou em relação a aumento de venturi partindo de uma giclagem/venturi anteriores, já estou com principal de 215 e o consumo não aumenta,liga na subida normalmente, não afoga,têm marcha lenta normal em 1000 rpm e uma final na casa dos 175/180 dependendo da pista pois o câmbio é longo e em pista onde tenha muita subida ele fica devendo uma 4ª mais curta apenas. Eu tenho um Passat 77 também, Eugênio que usava válvulas 38x33 e eu coloquei as do Santana 89 (40mm) só na admissão e melhorou tudo depois do acerto e inclusive o motor que tem exatamente a mesma cilindrada do meu a ar (1620 cc) anda na frente de muito carro novo 2.0 e tem consumo igual a este do meu golzinho a ar, sendo que o gol é até um pouco mais econômico. Quanto ao polimento dos dutos, se for usar gasolina, tudo que vc puder fazer para facilitar a admissão e escape vc deve fazer, pois se eu que só aumentei as válvulas dos dois motores já notei enorme diferença, imagine se fizer um trabalho no cabeçote mesmo. Só o acerto não têm mágica,eu já desmontei só os carburadores do Gol mais de 40 vezes, somente nessa nova configuração de bases 34mm sem contar as de quando eram 32, tem que ter uma paciência para para afinar motor....
                                Last edited by maurilio; 11-04-2007, 12:06 PM.
                                Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                                Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                                Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                                Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                                Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                                volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                                VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                                Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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