Com esta modificação temos como utilizar o solex 32 em regimes de rotação bem mais altos sem que o mesmo "estrangule" o motor.
Para isto siga o roteiro abaixo.
A Flauta tem 10 furos laterias originalmente com 1,0mm de diâmetro, devendo 6 deles passar para 1,2mm e se abrir mais um desta mesma medida na parte inferior da flauta. Isto fará com que o limite de fornecimento de mistura para o sistema de alta (venturi), seja elevado a rotações maiores. Da forma original a mistura invariavelmente será empobrecida até chegar a condição de bloqueio do carburador (não chega mais mistura e independente do comando e da giclagem não conseguimos mais resultado).
Os furos que devem ser abertos são os 3 (de cada lado) centrais da flauta, ficando o primeiro e o ultimo (de cada lado ) inalterados.
O difícil é tirar a flauta do solex 32!!
Para isto deve-se tirar o gicleur dessifonador, que é aquele tampão cravado com a inscrição 100 (nos motores 1600 (gasolina e álcool) ou 50 nos 1300 a álcool). Este tampão para ser retirado, deve ser "arrombado" com um parafuso auto atarraxante (rosca soberba), e ao travar sua rosca no furo já arrombado, movimentando-se o parafuso ele sai do seu alojamneto.
Retire o tampão e guarde o pois será re-aproveitado.
Aí teremos acesso a parte superior da flauta. através de seu furo superior. Jogue um pouco de wd40 para ir soltando ela do seu alojamento, e também com um parafuso rosca soberba, parafuse neste furo, o batstante para poder puxá-la para fora. Normalmente ao atarrxar o parafuso ela começa a girar.
É um trabalho delicado, pois se detonar a flauta... Só vai achar outra em um outro carburador e para tirá-la será o mesmo procedimento.
retirada a flauta, execute os furos conforme o recomendado baseando-se pela figura anexa.
Monte a flauta no seu lugar original na mesma posição nos dois carburadores. Eu costumo montar com os furos apontados para as laterais do carburador.
Agora pegue o gicleur dessifonador (tampão) desvirginado , dê uma limada na sua superfície superior tirando as rebarbas que ficaram, e prenecha o furo com estanho (ferro de solda elétrico de 50Watts e estanho para solda eletrônioca 50/40 ou 63/37 servem sem problema. após preencher com estanho faceie sua superfície e faça um furocentral com broca de 1mm. Este furio pode ser com a broca na mão mesmo (com auxílio de um alicate para dar firmeza na broca), pois com furadeira, normalmente o furo fica mais largo que o desejado pela macies do estanho.
coloque o tampão em seu lugar original e com auxilio de um punção de leves cravadas na lateral do mesmo juntamente com a borda de seu alojamento do carburador para travá-lo em seu local.
Este é outro componente que se perdido só em outro carburador...
É interessante ter outros solex 32 mesmo que detonados para retirada destes componentes e ter um estoque sobressalente.
Tá feito um solex 32 que é o bixo... e que pode virar até 36, com desempenho (pela minha experiência) até superior ao solex 40 original.
Logicamente se fizermos o mesmo trabalho num solex 40, ele vai melhorar ( e muito).
[]s,
Master Vader.
Para isto siga o roteiro abaixo.
A Flauta tem 10 furos laterias originalmente com 1,0mm de diâmetro, devendo 6 deles passar para 1,2mm e se abrir mais um desta mesma medida na parte inferior da flauta. Isto fará com que o limite de fornecimento de mistura para o sistema de alta (venturi), seja elevado a rotações maiores. Da forma original a mistura invariavelmente será empobrecida até chegar a condição de bloqueio do carburador (não chega mais mistura e independente do comando e da giclagem não conseguimos mais resultado).
Os furos que devem ser abertos são os 3 (de cada lado) centrais da flauta, ficando o primeiro e o ultimo (de cada lado ) inalterados.
O difícil é tirar a flauta do solex 32!!
Para isto deve-se tirar o gicleur dessifonador, que é aquele tampão cravado com a inscrição 100 (nos motores 1600 (gasolina e álcool) ou 50 nos 1300 a álcool). Este tampão para ser retirado, deve ser "arrombado" com um parafuso auto atarraxante (rosca soberba), e ao travar sua rosca no furo já arrombado, movimentando-se o parafuso ele sai do seu alojamneto.
Retire o tampão e guarde o pois será re-aproveitado.
Aí teremos acesso a parte superior da flauta. através de seu furo superior. Jogue um pouco de wd40 para ir soltando ela do seu alojamento, e também com um parafuso rosca soberba, parafuse neste furo, o batstante para poder puxá-la para fora. Normalmente ao atarrxar o parafuso ela começa a girar.
É um trabalho delicado, pois se detonar a flauta... Só vai achar outra em um outro carburador e para tirá-la será o mesmo procedimento.
retirada a flauta, execute os furos conforme o recomendado baseando-se pela figura anexa.
Monte a flauta no seu lugar original na mesma posição nos dois carburadores. Eu costumo montar com os furos apontados para as laterais do carburador.
Agora pegue o gicleur dessifonador (tampão) desvirginado , dê uma limada na sua superfície superior tirando as rebarbas que ficaram, e prenecha o furo com estanho (ferro de solda elétrico de 50Watts e estanho para solda eletrônioca 50/40 ou 63/37 servem sem problema. após preencher com estanho faceie sua superfície e faça um furocentral com broca de 1mm. Este furio pode ser com a broca na mão mesmo (com auxílio de um alicate para dar firmeza na broca), pois com furadeira, normalmente o furo fica mais largo que o desejado pela macies do estanho.
coloque o tampão em seu lugar original e com auxilio de um punção de leves cravadas na lateral do mesmo juntamente com a borda de seu alojamento do carburador para travá-lo em seu local.
Este é outro componente que se perdido só em outro carburador...
É interessante ter outros solex 32 mesmo que detonados para retirada destes componentes e ter um estoque sobressalente.
Tá feito um solex 32 que é o bixo... e que pode virar até 36, com desempenho (pela minha experiência) até superior ao solex 40 original.
Logicamente se fizermos o mesmo trabalho num solex 40, ele vai melhorar ( e muito).
[]s,
Master Vader.
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