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Melhorando o acoplamento do varão

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  • #16
    Re: Melhorando o acoplamento do varão

    Postado originalmente por Marco.Grings
    Eu deixei os 2 furos dos parafusos que prendem a peça, aqueles com cabeça cônica, alinhados. Acredito que seja o melhor jeito. Na verdade elas ficam alinhadas com a peça desmontada, aí é só furar. Experimenta no teu câmbio jet, mas vou dizer que eu notei um pouco de ruído vindo dessa "modificação".

    Mas tu chegou a ver no link que postei lá no começo, é uma peça só de metal. Imagina com aquilo então...

    Abraço.

    Beleza, entendido

    Vou fazer uma hora sem compromisso, num fds que esteja de coceira só pra ver... Até por que na real assim como está, já tenho que regular o câmbio jet bem justo pra não ficar fazendo ruído (meu câmbio já tá meio batido)

    Aquele de metal é pra aqueles super fuscas que tem um puta motorzão! Qualquer ruído que apareça na alavanca, o barulho do motor mata
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

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    • #17
      Re: Melhorando o acoplamento do varão

      Postado originalmente por Marco.Grings
      Bom, pessoal. O título do tópico e as fotos que colocarei são suficientes para entender o que eu fiz.

      Tive a idéia de fazer essa alteração pois procurando na internet, encontrei essas 2 opções que fariam a mesma coisa:

      http://produto.mercadolivre.com.br/M...anghia-sp2-_JM

      http://www.fuscanet.com/cupla-uretan...jo-p-1057.html

      Caras, comparadas ao UM REAL que gastei nos 2 parafuso M5 x 25mm com porca.

      Fica ótimo para quem usa câmbio jet ou alavancas de engate rápido (Empi Trigger, Empi T, Scat, Bugpack).

      Antes:






      Depois:





      Após instalar a Empi Trigger, notei que ela tem uma mola que empurra a alavanca para a direita. Então, mesmo quando engatava 1ª ou 2ª, a alavanca parecia estar em 3ª ou 4ª, respectivamente, por conta da falta de rigidez desse acoplamento. Agora não mais. A precisão do engate das marchas ficou bem melhor.

      Espero que seja de alguma valia para os amigos. Pela facilidade de fazer, e a diferença de valor.
      Caracas.... é isso que tenho que fazer...uso a alavanca da EMPI... sempre engata a 1 e as vezes entra a 3 e quando a 2 entra a 4.

      Nuss.. vou arrumar um geito para fazer...
      FUSGRIND 1600 TURBO BY TRIMILIKA
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      • #18
        Re: Melhorando o acoplamento do varão

        Marco,

        Legal a sua idéia. Pelo que ví, ele mata aquela "folga lateral" que a alavacna tem, quando engatada em alguma marcha. Percebe-se ela ao manejar a alavanca de um lado pro outro, enquanto a marcha está engatada. Seria essa a função dessa melhoria?

        Seria legal tentar arrumar porcas auto-travantes. Como os parafusos não ficam tão apertados, com a vibração as porcas comuns podem se afrouxar.

        Pra quem não conhece, olha aí uma porca auto-travante:


        Abraço e parabéns pelo tutorial!
        Last edited by Rafael_MO; 10-02-2012, 12:37 AM.
        Aos que não atualizaram ...

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        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

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        • #19
          Re: Melhorando o acoplamento do varão

          Pois é, Jeferson, essa de metal é pra quem tá na seção Insanidade

          Fusgrind. Foi por esse motivo que você descreveu que eu coloquei esses parafusos. Eu tirei o banco traseiro, abri aquela tampa, e fui cambiando e olhando. É totalmente visível a torção da peça. Me passou pela cabeça que comprando uma nova resolveria, mas acho que não duraria muito e estaria do mesmo jeito, e ainda custaria umas 20 x mais...

          Rafael, muito bem pensado. Se alguém for fazer também, utilizem essas porcas travantes. Eliminará a chance do parafuso se soltar.
          É pra eliminar a torção mesmo. Como comentei acima, a torção é visível, podem conferir. Já tô no 4º dia (eu acho), e desde lá não aconteceu nenhuma vez de entrar a marcha errada ( sem duplo sentido)...

          Abraços.
          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
          1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
          1976 1600 Turbo

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          • #20
            Re: Melhorando o acoplamento do varão

            vo fazer esse esquema pro meu fusca ja falei com meu primo pra pegar esse acoplamento q ele tem na ksa dele jogado meu pai comprou os parafusos pra mim....acho q agora tarde ou segunda faço isso q amanhã e domingo vo ta num apuro fdp
            Azulzinho 76 1300 "o viagra"
            Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
            visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
            Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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            • #21
              Re: Melhorando o acoplamento do varão

              Postado originalmente por Rafael_MO
              Marco,

              Legal a sua idéia. Pelo que ví, ele mata aquela "folga lateral" que a alavacna tem, quando engatada em alguma marcha. Percebe-se ela ao manejar a alavanca de um lado pro outro, enquanto a marcha está engatada. Seria essa a função dessa melhoria?

              Seria legal tentar arrumar porcas auto-travantes. Como os parafusos não ficam tão apertados, com a vibração as porcas comuns podem se afrouxar.

              Pra quem não conhece, olha aí uma porca auto-travante:


              Abraço e parabéns pelo tutorial!
              sera q na falta de porca travante pode usar uma gota de trava roscas é uma boa pq tinha um problema com esse acoplamento eu apertava os parafusos q tem nele ele afrouxava e naum tava espanado daí resolvi comprar trava rosca e pingar uma gota em cada parafuso ficou bom nunca mais fez isso faz uns 2 meses q fiz isso...
              Azulzinho 76 1300 "o viagra"
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              visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
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              • #22
                Re: Melhorando o acoplamento do varão

                acabei de terminar o acoplamento do varão ficou melhor ficou mais duro o cambio saíu aqela folga q tinha só tem a normal agora ficou melhor pra engatar eu achei gastei 1 real em parafusos e porcas naum testei na rua só na garagem mais ja vi diferença ah pra prender as porcas usei trava rosca pra naum ter perigo de se soltar
                Azulzinho 76 1300 "o viagra"
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                • #23
                  Re: Melhorando o acoplamento do varão

                  Postado originalmente por Marco.Grings
                  Pois é, Jeferson, essa de metal é pra quem tá na seção Insanidade

                  Fusgrind. Foi por esse motivo que você descreveu que eu coloquei esses parafusos. Eu tirei o banco traseiro, abri aquela tampa, e fui cambiando e olhando. É totalmente visível a torção da peça. Me passou pela cabeça que comprando uma nova resolveria, mas acho que não duraria muito e estaria do mesmo jeito, e ainda custaria umas 20 x mais...

                  Rafael, muito bem pensado. Se alguém for fazer também, utilizem essas porcas travantes. Eliminará a chance do parafuso se soltar.
                  É pra eliminar a torção mesmo. Como comentei acima, a torção é visível, podem conferir. Já tô no 4º dia (eu acho), e desde lá não aconteceu nenhuma vez de entrar a marcha errada ( sem duplo sentido)...

                  Abraços.
                  Talvez isso ja me ajude muito... vou comprar um acoplamento novo mais esses parafusos e fazer... e por para ver como fica.

                  tambem preciso reforçar os meus conxis... mas teria que tirar o motor fora ae por em quanto não...
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                  • #24
                    Re: Melhorando o acoplamento do varão

                    boa tarde pessoal bom ontem a tarde saí dar uma volta com o fusca com o novo aclopamento do varão notei uma diferença mais enorme msmo pra engatar agora parece cambio de outro carro se engata ele com o dedo só q pra mim a segunda e a 4ª ficou mais pra frente acho q é a chapa guia q tem q regular ela mais ficou bom recomendo fazer nos fuscas mesmo sem cambiojet...
                    Azulzinho 76 1300 "o viagra"
                    Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
                    visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
                    Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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                    • #25
                      Re: Melhorando o acoplamento do varão

                      Ola pessoal, uma duvida,
                      eu olhei no meu fusca este acoplamento, ele tem folga, mas para que serve a folga, se nos tiramos ela?
                      Fusca 1975 Bege
                      Motor Tork 1600 com Carburador Solex H30 PIC

                      Contato: rafaelmarx89@gmail.com

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                      • #26
                        Re: Melhorando o acoplamento do varão

                        Postado originalmente por rafaelmarx89
                        Ola pessoal, uma duvida,
                        eu olhei no meu fusca este acoplamento, ele tem folga, mas para que serve a folga, se nos tiramos ela?
                        meu caro.. folga não serve pra nada.. somente pra atrapalhar a sua vida.

                        se tem folga nesse componente é desgaste ou outro fator.

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



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                        • #27
                          Re: Melhorando o acoplamento do varão

                          Postado originalmente por marcos22
                          meu caro.. folga não serve pra nada.. somente pra atrapalhar a sua vida.

                          se tem folga nesse componente é desgaste ou outro fator.
                          Pra atrapalhar nas trocas de marcha, mas dar um pouco de conforto, diminuindo a transmissão de vibração do conjunto motor e câmbio. Mas dá pra conviver com esse "desconforto".
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                          • #28
                            Re: Melhorando o acoplamento do varão

                            Não consegui ver as fotos! Alguém pode postar novamente? Obrigado

                            Comment


                            • #29
                              Re: Melhorando o acoplamento do varão

                              Postado originalmente por mister_d
                              Não consegui ver as fotos! Alguém pode postar novamente? Obrigado
                              Já alterei os links. Problemas no Picasa...
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                              • #30
                                Re: Melhorando o acoplamento do varão

                                Eu fiz no meu acoplamento que estava já em final de carreira e ficou muito bom.
                                Agora que substituí a bucha do varão nem parece mais o mesmo cambio.

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