Oi
Primeiramente, queria avisar que não sou profissional e não tenho ferramentas especiais. Apenas tenho um pouco de paciência para fazer certas coisas. Decidi eu mesmo trocar a borboleta + eixo + buchas no meu 30 Pic fazendo junto um tutorial pra quem quiser se arriscar a fazer o mesmo. Fiquei meio chulo quando um torneiro amassou a rosca dos prisioneiros de um 30pics quando mandei fazer esse serviço há tempos, então desta vez resolvi meter a mão na massa...
Sintomas de folga no eixo:
Marcha lenta irregular
difícil regulagem
Consumo alto (em casos de extrema folga)
Borra de gasolina na parte externa do carburador, próximo ao eixo
E vamo nessa:
O kit (no meu caso comprei numa loja especialista em carburadores):
As buchas vêm bem justas, de modo que não se consegue passar elas pelo eixo... então o que fiz foi o seguinte, coloquei uma bucha na parafusadeira, e fui girando ela no eixo usando pasta de esmerilhar válvulas, até que ela transpassasse o inicio do eixo... Assim ela já gastou o suficiente para chegar ao outro lado do eixo (cuide para deixar ela bem FIRME, girando pesado pra vedar, depois com a lubrificação vai girar melhor). Marque essa primeira bucha, ela vai ficar encaixada do lado da bomba de aceleração (direito)!!!
Depois basta fazer o mesmo com a outra bucha, apenas o suficiente para que ela entre na ponta do eixo, já que ela não vai passar dali!
Foto do procedimento (tem que ter um pouco de paciência):
Também é possível lixar o eixo, colocando ele na parafusadeira (ou furadeira que gire devagar) , e passando uma lixa de modo bem uniforme até que as buchas entrem
Feito isso, vamos retirar o eixo velho!
Desmonte todo o carburador, tire tudo fora, o corpo dele livre pra poder trabalhar
Os parafusos que seguram a borboleta original, não saem de jeito nenhum com chave de fenda (não adianta nem tentar, pode arranhar o carburador caso a chave de fenda escape), então o jeito é meter broca nos parafusos (broca 3mm):
Quando notar que a broca ultrapassou a região do centro do eixo, aí sim pode tirar o resto do parafuso com uma chave de fenda...
Ok, tirados os parafusos, o negócio é tirar a borboleta. empurre ela de CIMA PARA BAIXO, nunca ao contrario... usei uma ripinha de madeira para empurrar, e batidas de leve...
após é só observar se não ficou alguma rebarba de metal no eixo que possa impedir dele sair...
Estando ele livre de coisas do tipo, basta puxar pelo lado da bomba de aceleração...
Agora temos que retirar as buchas velhas!!!
Cuidar: a bucha não fica em toda a extensão do seu alojamento. Logo que ela chega ao seu fim, existe um espaço vazio na circunferência da sua "casa". É essa parte que será usada para tirar a bucha. No meu caso, usei um parafuso comprido, de modo que ele vá de um lado a outro assim:
Agora note: a cabeça dele deve "encaixar" na parte da circunferência vazia, se apoiando assim na bucha:
Você vai forçar o parafuso para qualquer lado de modo que ele permaneça apoiado na bucha, pronto, só bater (DEVAGAR!!) na ponta da rosca do parafuso que a bucha vai saindo
Só repetir o procedimento do outro lado
Agora é o momento pra fazer um belo polimento por dentro (massa de polir nº 2 é uma boa), para tirar toda a carbonização e deixar liso (facilita o fluxo). Já aproveita e faz o mesmo na borboleta nova!!
ok, feito isso vamos colocar as buchas novas!
Fiz uma "ferramenta" pra me ajudar nessa tarefa. não há necessidade disso, mas apenas recomendo: use como apoio um pedaço de madeira, não bata direto com o martelo na bucha!!!!
Olha a dica:
Esquente o carburador (no meu caso tava 38º, coloquei no sol...), e esfrie as buchas no congelador... Isso ajuda a ter um encaixe suave!
Se quiser (pra garantir) passe um filete de cola para juntas ali nos alojamentos do carburador antes de colocar as ditas!
Ok, carburador quente, buchas frias, não tem erro, só colocar as danadas pra dentro (Repito: sempre batendo de LEVE!)
no lugar:
Beleza, agora basta colocar o eixo, cuidando a posição (colocar ele pelo lado da bomba de aceleração), já pode colocar óleo nas duas pontas antes de colocá-lo!!!
Agora a borboleta! Por ser nova, vai entrar macia...
Cuidar, ela tem posição certa! Notar vai ver que as bordas tem ângulos diferentes, de modo que fica fechada, ocorre uma perfeita vedação com o carburador!!! Caso não aconteça isso, a posição está incorreta!!
Aí tá a danada no lugar, note que tem um "0" nela... Aqui no meu caso ficou posicionado para o lado da frente do carburador, e virado para baixo (note a perfeita vedação):
Se tiver uma cola trava rosca, use nos parafusos e aperte bem (mas bem mesmo!!!!)
Agora basta fazer aquela limpeza no capricho em todo o carburador, para tirar limalhas e etc. Use algum spray desengripante, ajuda muito!
Só montar, colocar no lugar, regular e curtir
OBSERVAÇÕES:
Note se o eixo não ficou muito pesado ao girar, a ponto de a mola não conseguir puxá-lo! Se sim, sente-se confortavelmente no sofá, e comece a abrir e fechar a borboleta, até que fique mais macio...
Sempre que possível, na hora de bater em alguma coisa no carburador (instalar as buchas por exemplo) não o apoie em nada, segure-o no ar mesmo, ou o apoie na sua cintura... Isso evita entortamentos
Analise se realmente vale a pena fazer isso no seu carburador. Caso ele esteja muito judiado, troque preferencialmente por um novo ou recondicionado com garantia!!
As buchas de reposição são diferentes das originais. Elas se assentam apenas em um anel que elas contêm na borda. Esse anel ficará voltado pra fora. Isso serve para facilitar o alinhamento, e não compromete a durabilidade e nem vedação.
Bucha nova na esquerda, velha na direita:
Espero que isso possa ser útil para alguém que queira se aventurar nisso...
AVISO: se não tem paciência, nem tente, terás sérios problemas
Qualquer complemento eu posto depois!!
abraços
Primeiramente, queria avisar que não sou profissional e não tenho ferramentas especiais. Apenas tenho um pouco de paciência para fazer certas coisas. Decidi eu mesmo trocar a borboleta + eixo + buchas no meu 30 Pic fazendo junto um tutorial pra quem quiser se arriscar a fazer o mesmo. Fiquei meio chulo quando um torneiro amassou a rosca dos prisioneiros de um 30pics quando mandei fazer esse serviço há tempos, então desta vez resolvi meter a mão na massa...
Sintomas de folga no eixo:
Marcha lenta irregular
difícil regulagem
Consumo alto (em casos de extrema folga)
Borra de gasolina na parte externa do carburador, próximo ao eixo
E vamo nessa:
O kit (no meu caso comprei numa loja especialista em carburadores):
As buchas vêm bem justas, de modo que não se consegue passar elas pelo eixo... então o que fiz foi o seguinte, coloquei uma bucha na parafusadeira, e fui girando ela no eixo usando pasta de esmerilhar válvulas, até que ela transpassasse o inicio do eixo... Assim ela já gastou o suficiente para chegar ao outro lado do eixo (cuide para deixar ela bem FIRME, girando pesado pra vedar, depois com a lubrificação vai girar melhor). Marque essa primeira bucha, ela vai ficar encaixada do lado da bomba de aceleração (direito)!!!
Depois basta fazer o mesmo com a outra bucha, apenas o suficiente para que ela entre na ponta do eixo, já que ela não vai passar dali!
Foto do procedimento (tem que ter um pouco de paciência):
Também é possível lixar o eixo, colocando ele na parafusadeira (ou furadeira que gire devagar) , e passando uma lixa de modo bem uniforme até que as buchas entrem
Feito isso, vamos retirar o eixo velho!
Desmonte todo o carburador, tire tudo fora, o corpo dele livre pra poder trabalhar
Os parafusos que seguram a borboleta original, não saem de jeito nenhum com chave de fenda (não adianta nem tentar, pode arranhar o carburador caso a chave de fenda escape), então o jeito é meter broca nos parafusos (broca 3mm):
Quando notar que a broca ultrapassou a região do centro do eixo, aí sim pode tirar o resto do parafuso com uma chave de fenda...
Ok, tirados os parafusos, o negócio é tirar a borboleta. empurre ela de CIMA PARA BAIXO, nunca ao contrario... usei uma ripinha de madeira para empurrar, e batidas de leve...
após é só observar se não ficou alguma rebarba de metal no eixo que possa impedir dele sair...
Estando ele livre de coisas do tipo, basta puxar pelo lado da bomba de aceleração...
Agora temos que retirar as buchas velhas!!!
Cuidar: a bucha não fica em toda a extensão do seu alojamento. Logo que ela chega ao seu fim, existe um espaço vazio na circunferência da sua "casa". É essa parte que será usada para tirar a bucha. No meu caso, usei um parafuso comprido, de modo que ele vá de um lado a outro assim:
Agora note: a cabeça dele deve "encaixar" na parte da circunferência vazia, se apoiando assim na bucha:
Você vai forçar o parafuso para qualquer lado de modo que ele permaneça apoiado na bucha, pronto, só bater (DEVAGAR!!) na ponta da rosca do parafuso que a bucha vai saindo
Só repetir o procedimento do outro lado
Agora é o momento pra fazer um belo polimento por dentro (massa de polir nº 2 é uma boa), para tirar toda a carbonização e deixar liso (facilita o fluxo). Já aproveita e faz o mesmo na borboleta nova!!
ok, feito isso vamos colocar as buchas novas!
Fiz uma "ferramenta" pra me ajudar nessa tarefa. não há necessidade disso, mas apenas recomendo: use como apoio um pedaço de madeira, não bata direto com o martelo na bucha!!!!
Olha a dica:
Esquente o carburador (no meu caso tava 38º, coloquei no sol...), e esfrie as buchas no congelador... Isso ajuda a ter um encaixe suave!
Se quiser (pra garantir) passe um filete de cola para juntas ali nos alojamentos do carburador antes de colocar as ditas!
Ok, carburador quente, buchas frias, não tem erro, só colocar as danadas pra dentro (Repito: sempre batendo de LEVE!)
no lugar:
Beleza, agora basta colocar o eixo, cuidando a posição (colocar ele pelo lado da bomba de aceleração), já pode colocar óleo nas duas pontas antes de colocá-lo!!!
Agora a borboleta! Por ser nova, vai entrar macia...
Cuidar, ela tem posição certa! Notar vai ver que as bordas tem ângulos diferentes, de modo que fica fechada, ocorre uma perfeita vedação com o carburador!!! Caso não aconteça isso, a posição está incorreta!!
Aí tá a danada no lugar, note que tem um "0" nela... Aqui no meu caso ficou posicionado para o lado da frente do carburador, e virado para baixo (note a perfeita vedação):
Se tiver uma cola trava rosca, use nos parafusos e aperte bem (mas bem mesmo!!!!)
Agora basta fazer aquela limpeza no capricho em todo o carburador, para tirar limalhas e etc. Use algum spray desengripante, ajuda muito!
Só montar, colocar no lugar, regular e curtir
OBSERVAÇÕES:
Note se o eixo não ficou muito pesado ao girar, a ponto de a mola não conseguir puxá-lo! Se sim, sente-se confortavelmente no sofá, e comece a abrir e fechar a borboleta, até que fique mais macio...
Sempre que possível, na hora de bater em alguma coisa no carburador (instalar as buchas por exemplo) não o apoie em nada, segure-o no ar mesmo, ou o apoie na sua cintura... Isso evita entortamentos
Analise se realmente vale a pena fazer isso no seu carburador. Caso ele esteja muito judiado, troque preferencialmente por um novo ou recondicionado com garantia!!
As buchas de reposição são diferentes das originais. Elas se assentam apenas em um anel que elas contêm na borda. Esse anel ficará voltado pra fora. Isso serve para facilitar o alinhamento, e não compromete a durabilidade e nem vedação.
Bucha nova na esquerda, velha na direita:
Espero que isso possa ser útil para alguém que queira se aventurar nisso...
AVISO: se não tem paciência, nem tente, terás sérios problemas
Qualquer complemento eu posto depois!!
abraços
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