Seguinte galera, quando tinha meu motor 1500 original, queria melhorar o desempenho, porém, otimizar o consumo. Testei uma infinidade de calibragens e cheguei a conclusão de que é inversamente proporcional consumo x desempenho.
Resolvi criar então um bico auxiliar regulável que, juntamente com a calibragem original, porém, um pouco melhorada deram resultados excepcionais.
No carburador, usei gicleur principal 130, caneta 125 sem esfera e preparação by Vader, assim simples e que funcionava muito bem.
O ponto de ignição +- uns 8 graus mais adiantado que o original porque ao receber mais combustível em alto RPM, também precisa de um pouco mais de avanço.
Itens que usei para a montagem do injetor auxiliar:
- Conta-giros com shift light regulável (detalhe importante: o shift light deve ser aquele que acende a luz da caneta e permanece acesa)
-1 relé auxiliar (desses universais)
-1válvula solenóide 12v dessas usada para elevar a lenta dos motores com ar condicionado ( válvula tem que ser nf normalmente fechada)
-1 regulador de vazão (pode ser aqueles pneumáticos, com conectores para mangueira de 4mm)
-1 “T” com duas pontas para mangueira 8mm e uma para 4mm
Como instalar:
Primeiramente comecei com a instalação do conta-giros. Depois de instalá-lo, usei o sinal de 12v que é usado para ligar a caneta do shift light, na bobina do relé auxiliar.
No contato aberto do relé auxiliar liga-se a válvula solenóide e a caneta shift light.
Depois instalei a válvula solenóide e o regulador de vazão parafusados na capela do motor e fiz a seguinte ligação das mangueiras de combustível:
Cortei no meio a mangueira que sai da bomba de combustível e vai para o carburador, coloquei o “T”. Na ponta do “T” que ficou sobrando, conectei a mangueira de 4mm e conectei na entrada do regulador de vazão. Na saída do regulador, conectei a mangueira de 4mm e levei até a tampa do filtro de ar, onde instalei uma espécie de caninho torneado que leva o combustível até a boca do carburador.
Como regular:
Comecei escolhendo a faixa de rotação que achei ideal para enriquecer a mistura, (escolhi 3200rpm) mas isso vai da forma de dirigir de cada um.
Depois, abri o regulador de vazão e acelerando parado, fui abrindo até sentir que o motor estava afogando e fui retornando aos poucos até o motor ficar liso.Claro que esse ajuste foi parcial.
Andando com o carro, é que se faz o ajuste fino. Em segunda e terceira marchas, subi o giro até ultrapassar os 3200rpm e chegar pelo menos aos 4000rpm. De cara já notei que a resposta melhorou bastante. Parei no acostamento, abri um pouco mais o regulador e fui testar de novo...fui fazendo assim até achar a calibragem ideal.
Com esse sistema simples, é possível obter um motor econômico para o dia-a-dia e mais forte quando se requer a potência máxima do motor. O detalhe é que se pode acertar a rotação e a mistura sem desmontar nada e em poucos segundos...
Segue anexas algumas fotos para entender um pouco melhor a minha idéia:
Um abraço pessoal e espero ter ajudado.
Resolvi criar então um bico auxiliar regulável que, juntamente com a calibragem original, porém, um pouco melhorada deram resultados excepcionais.
No carburador, usei gicleur principal 130, caneta 125 sem esfera e preparação by Vader, assim simples e que funcionava muito bem.
O ponto de ignição +- uns 8 graus mais adiantado que o original porque ao receber mais combustível em alto RPM, também precisa de um pouco mais de avanço.
Itens que usei para a montagem do injetor auxiliar:
- Conta-giros com shift light regulável (detalhe importante: o shift light deve ser aquele que acende a luz da caneta e permanece acesa)
-1 relé auxiliar (desses universais)
-1válvula solenóide 12v dessas usada para elevar a lenta dos motores com ar condicionado ( válvula tem que ser nf normalmente fechada)
-1 regulador de vazão (pode ser aqueles pneumáticos, com conectores para mangueira de 4mm)
-1 “T” com duas pontas para mangueira 8mm e uma para 4mm
Como instalar:
Primeiramente comecei com a instalação do conta-giros. Depois de instalá-lo, usei o sinal de 12v que é usado para ligar a caneta do shift light, na bobina do relé auxiliar.
No contato aberto do relé auxiliar liga-se a válvula solenóide e a caneta shift light.
Depois instalei a válvula solenóide e o regulador de vazão parafusados na capela do motor e fiz a seguinte ligação das mangueiras de combustível:
Cortei no meio a mangueira que sai da bomba de combustível e vai para o carburador, coloquei o “T”. Na ponta do “T” que ficou sobrando, conectei a mangueira de 4mm e conectei na entrada do regulador de vazão. Na saída do regulador, conectei a mangueira de 4mm e levei até a tampa do filtro de ar, onde instalei uma espécie de caninho torneado que leva o combustível até a boca do carburador.
Como regular:
Comecei escolhendo a faixa de rotação que achei ideal para enriquecer a mistura, (escolhi 3200rpm) mas isso vai da forma de dirigir de cada um.
Depois, abri o regulador de vazão e acelerando parado, fui abrindo até sentir que o motor estava afogando e fui retornando aos poucos até o motor ficar liso.Claro que esse ajuste foi parcial.
Andando com o carro, é que se faz o ajuste fino. Em segunda e terceira marchas, subi o giro até ultrapassar os 3200rpm e chegar pelo menos aos 4000rpm. De cara já notei que a resposta melhorou bastante. Parei no acostamento, abri um pouco mais o regulador e fui testar de novo...fui fazendo assim até achar a calibragem ideal.
Com esse sistema simples, é possível obter um motor econômico para o dia-a-dia e mais forte quando se requer a potência máxima do motor. O detalhe é que se pode acertar a rotação e a mistura sem desmontar nada e em poucos segundos...
Segue anexas algumas fotos para entender um pouco melhor a minha idéia:
Um abraço pessoal e espero ter ajudado.
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