Neste tutorial irei explicar como trocar o cabo de embreagem do fusca.
Material necessário:
1- Erga o carro pela parte traseira lado do motorista e retire a roda, faça isso com um bom e confiável macaco no local correto, mas melhor ainda seria utilizar um cavalete. Não é necessário e nem recomendavel entrar em baixo do carro.
CUIDADO NESTA PARTE: Todo cuidado é pouco! Um deslize e você pode acabar se machucando gravemente (como por exemplo acabar com o braço decepado), além de poder fazer algo pior, danificar sériamente seu fusca. Tenha o manual do seu Fusca em mãos para colocar o macaco no lugar correto. Esteja em chão plano que não seja liso, mas que também não tenha irregularidades para que o macaco possa ficar firme. Veja com cuidado se o macaco esta bem prensado, e não vai escapar ou escorregar, certifique-se de que o carro esta com o freio de mão bem puxado e de preferência engatado, se puder coloque um tijolo nos pneus na frente e atras de forma a evitar a locomoção do véiculo.
2- Depois de tirar a roda, atras dela, bem no fundo você irá localizar um cabo de aço mais grosso que o normal (ou o que restou dele), este é o cabo da embreagem, repare que ele é preso graças à uma borboleta, solte a borboleta totalmente até retira-la, mas não puxe o cabo ainda (deixe-o solto). Se tiver dúvidas para achar esta borboleta faça uma pesquisa no youtube com as palavras "Regulagem da embreagem Tonella".
3- Solte os parafusos do flexível, uma espécie de borracha por onde o cabo sai. Depois puxe o flexível até que ele saia, ficando apenas o cabo saindo de um buraquinho. (Isso é necessário pois será muito difícil puxar o cabo la do pedal sem soltar isso)
4- Soltar os parafusos que prendem o jogo de pedais (este é o unico jeito). São dois parafusos localizados a direita dos pedais, eles estão presos ao túnel (aquele meio do carro), na horizontal. Soltar o cabo do acelerador, só puxar, ele é uma travinha que entra num pequeno orifício próximo ao acelerador....
5- Não é necessário soltar totalmente a porca da chapinha (localizada atras do pedal no assoalho) solte apenas um pouco de forma que o pedal caia levemente para frente (use a chave 12-13), solte totalmente se você tiver alguma dificuldade ou queira regular a inclinação do pedal. Sim é bem possível tirar os pedais SEM danificar nada e sem soltar a chapinha (mas se tiver dificuldades, poderá solta-las).
NOTA: A chapinha tem função de evitar que o pedal caia para frente, ficando encostado no assoalho, sem ela o pedal cai e o cabo novo sempre escapa.
NOTA2: Sim, eu estou dizendo para evitar soltar totalmente esta chapinha pois é chato coloca-la.
4- Se você notar seu pedal possui uma mola em formato circular entre o acelerador e o freio enrolada (parece um arame enrolado em circulo entre o freio e acelerador). No lado de cima este arame esta preso ao freio, logo ao lado do arame, quase invisivel, há uma chapinha, que você deve puxar com com a mão (normalmente consegue-se puxar com a mão) de forma que você consiga tirar a mola e o suporte que vai engatado ao freio. Você deverá forçar de forma que o suporte que vai no freio irá desencaixar do pedal, ao mesmo tempo em que puxa o jogo de pedais para a esquerda. (A frase parece difícil mas não é, gire os pedais em várias direções até que ele passe pelo furo no túnel)
5- Ok, depois de algumas horas você tirou os pedais.
Puxe o cabo da embreagem usando uma chave de fenda, no oríficio da cabeça do cabo. Enfie a mão dentro do túnel e note que a além de uma fenda na parte superior, um pequeno tubo redondo (um orifício) por onde passará o cabo novo)
6- Aproveite para lavar e engraxar os pedais.
7- Pegue o cabo novo passe pelo orificio sem ainda colocar o flexível (se desejar pode passar graxa).
Faça o cabo passar pelo flexível, encaixe o flexível, parafuse o flexível (não há segredo nesta parte, só não deixe ele com muita barriga por enquanto). Não precisa prender ainda a borboleta, mas estique-o até ali, gire algumas vezes o cabo para ver se não esta torcido.
8- Puxe o cabo novamente para fora do oríficio do túnel de forma que você consiga coloca-lo no encaixe que há no pedal. Note que quando o pedal cai para frente, o cabo da embreagem escapa... Isso será bastante doloroso. Mas você pode usar uma braçadeira acima do cabo no encaixe onde ele escapa: isso de nada influenciará no funcionamento da embreagem, e não auxiliará a segurar o cabo com o veículo pronto (pois aí o pedal ficará na posição correta e o cabo nem sequer encostará mais na braçadeira), mas facilitará o momento da instalação...!
9- Ok, encaixou, agora coloque os pedais de volta, do mesmo jeito que fez para tirar, sim com o mesmo processo que usou para tirar, mechendo pedal pra frente e para tras para que o mesmo passe pelo orificio (parece difícil mas não é, exceto que você tenha feito sem a braçadeira, o cabo da embreagem escapa, mas com paciência você também vai conseguir...)
10- Não aperte ainda a chapinha, deixe-a quase solta , mas peça para alguém segurar o pedal ou coloque uma caixa para que ele não desca demais (corre o risco de escapar o cabo).
11- Na parte traseira prenda a embreagem, pode-se ter a impressão que ele não vai encaixar, simplesmente, va inclinando o pedal suavemente, até que alcançado. Parafuse a borboleta, prendendo o cabo com um alicate, para que não torça, se torçer, vai estragar o cabo).
12- Desencline o pedal, note que nao foi preciso fazer força pois haverá uma folga (é um mistério... mas isso sempre acontece, se ficar duro, não force tire todo o cabo e coloque denovo, ou compre outro cabo).
Aperte a chapinha do assoalho que segura os pedais de forma que não voltem para frente!
13- Prenda o freio, coloque a chapinha que prende o freio, e finalmente prenda novamente a mola, do freio.
14- Regule a embreagem. Há vídeos no youtube ensinando à fazer isso é muito simples, você precisa deixar de forma que não fique muito dura, e que desengate o carro, quando você pisar na embreagem, se estiver raspando você aperta a borboleta...!!! - Muitas vezes o pau não esta no sincronizado mas mais na embreagem mal-regulada. Se tiver muito dura, tente soltar um pouco a borboleta, desde que não raspe para engatar as marchas. SEMPRE DEIXE UMA PEQUENA FOLGA NO CABO!!
15- Pronto... agora... prender o cabo do acelerador (peça para alguém apertar o acelerador lá no motor, de forma que o cabo entre no orifício....
16- Isso é tudo!
Material necessário:
- Cabo de Embreagem do Fusca 1300 à 1600 (69 em diante).
- Não insista com cabos de má-qualidade, nem se perceber que o cabo esta muito longe (pode ser falha de fabricação ou esta dobrado no tunel) Recomendo Fânia, Cabovel ou Efrari. Se quiser pode passar graxa nos cabos, isso ajuda na durabilidade deles.
- Chave em L com o tamanho 17 ou Chave pito 17. (Alicates de pressão, como o Worker já usei e deu certo, mas o espaço é horrível)
- Uma chave comum para porca tamanho 12-13.
- Braçadeira plástica (item não obrigatório, mas economiza horas de trabalho) - Ver item 8.
- Graxa resistente a água. (se houver infiltrações no assoalho isso ajuda).
- Um bom macaco, mas se possível um cavalete.
1- Erga o carro pela parte traseira lado do motorista e retire a roda, faça isso com um bom e confiável macaco no local correto, mas melhor ainda seria utilizar um cavalete. Não é necessário e nem recomendavel entrar em baixo do carro.
CUIDADO NESTA PARTE: Todo cuidado é pouco! Um deslize e você pode acabar se machucando gravemente (como por exemplo acabar com o braço decepado), além de poder fazer algo pior, danificar sériamente seu fusca. Tenha o manual do seu Fusca em mãos para colocar o macaco no lugar correto. Esteja em chão plano que não seja liso, mas que também não tenha irregularidades para que o macaco possa ficar firme. Veja com cuidado se o macaco esta bem prensado, e não vai escapar ou escorregar, certifique-se de que o carro esta com o freio de mão bem puxado e de preferência engatado, se puder coloque um tijolo nos pneus na frente e atras de forma a evitar a locomoção do véiculo.
2- Depois de tirar a roda, atras dela, bem no fundo você irá localizar um cabo de aço mais grosso que o normal (ou o que restou dele), este é o cabo da embreagem, repare que ele é preso graças à uma borboleta, solte a borboleta totalmente até retira-la, mas não puxe o cabo ainda (deixe-o solto). Se tiver dúvidas para achar esta borboleta faça uma pesquisa no youtube com as palavras "Regulagem da embreagem Tonella".
3- Solte os parafusos do flexível, uma espécie de borracha por onde o cabo sai. Depois puxe o flexível até que ele saia, ficando apenas o cabo saindo de um buraquinho. (Isso é necessário pois será muito difícil puxar o cabo la do pedal sem soltar isso)
4- Soltar os parafusos que prendem o jogo de pedais (este é o unico jeito). São dois parafusos localizados a direita dos pedais, eles estão presos ao túnel (aquele meio do carro), na horizontal. Soltar o cabo do acelerador, só puxar, ele é uma travinha que entra num pequeno orifício próximo ao acelerador....
5- Não é necessário soltar totalmente a porca da chapinha (localizada atras do pedal no assoalho) solte apenas um pouco de forma que o pedal caia levemente para frente (use a chave 12-13), solte totalmente se você tiver alguma dificuldade ou queira regular a inclinação do pedal. Sim é bem possível tirar os pedais SEM danificar nada e sem soltar a chapinha (mas se tiver dificuldades, poderá solta-las).
NOTA: A chapinha tem função de evitar que o pedal caia para frente, ficando encostado no assoalho, sem ela o pedal cai e o cabo novo sempre escapa.
NOTA2: Sim, eu estou dizendo para evitar soltar totalmente esta chapinha pois é chato coloca-la.
4- Se você notar seu pedal possui uma mola em formato circular entre o acelerador e o freio enrolada (parece um arame enrolado em circulo entre o freio e acelerador). No lado de cima este arame esta preso ao freio, logo ao lado do arame, quase invisivel, há uma chapinha, que você deve puxar com com a mão (normalmente consegue-se puxar com a mão) de forma que você consiga tirar a mola e o suporte que vai engatado ao freio. Você deverá forçar de forma que o suporte que vai no freio irá desencaixar do pedal, ao mesmo tempo em que puxa o jogo de pedais para a esquerda. (A frase parece difícil mas não é, gire os pedais em várias direções até que ele passe pelo furo no túnel)
5- Ok, depois de algumas horas você tirou os pedais.
Puxe o cabo da embreagem usando uma chave de fenda, no oríficio da cabeça do cabo. Enfie a mão dentro do túnel e note que a além de uma fenda na parte superior, um pequeno tubo redondo (um orifício) por onde passará o cabo novo)
6- Aproveite para lavar e engraxar os pedais.
7- Pegue o cabo novo passe pelo orificio sem ainda colocar o flexível (se desejar pode passar graxa).
Faça o cabo passar pelo flexível, encaixe o flexível, parafuse o flexível (não há segredo nesta parte, só não deixe ele com muita barriga por enquanto). Não precisa prender ainda a borboleta, mas estique-o até ali, gire algumas vezes o cabo para ver se não esta torcido.
8- Puxe o cabo novamente para fora do oríficio do túnel de forma que você consiga coloca-lo no encaixe que há no pedal. Note que quando o pedal cai para frente, o cabo da embreagem escapa... Isso será bastante doloroso. Mas você pode usar uma braçadeira acima do cabo no encaixe onde ele escapa: isso de nada influenciará no funcionamento da embreagem, e não auxiliará a segurar o cabo com o veículo pronto (pois aí o pedal ficará na posição correta e o cabo nem sequer encostará mais na braçadeira), mas facilitará o momento da instalação...!
9- Ok, encaixou, agora coloque os pedais de volta, do mesmo jeito que fez para tirar, sim com o mesmo processo que usou para tirar, mechendo pedal pra frente e para tras para que o mesmo passe pelo orificio (parece difícil mas não é, exceto que você tenha feito sem a braçadeira, o cabo da embreagem escapa, mas com paciência você também vai conseguir...)
10- Não aperte ainda a chapinha, deixe-a quase solta , mas peça para alguém segurar o pedal ou coloque uma caixa para que ele não desca demais (corre o risco de escapar o cabo).
11- Na parte traseira prenda a embreagem, pode-se ter a impressão que ele não vai encaixar, simplesmente, va inclinando o pedal suavemente, até que alcançado. Parafuse a borboleta, prendendo o cabo com um alicate, para que não torça, se torçer, vai estragar o cabo).
12- Desencline o pedal, note que nao foi preciso fazer força pois haverá uma folga (é um mistério... mas isso sempre acontece, se ficar duro, não force tire todo o cabo e coloque denovo, ou compre outro cabo).
Aperte a chapinha do assoalho que segura os pedais de forma que não voltem para frente!
13- Prenda o freio, coloque a chapinha que prende o freio, e finalmente prenda novamente a mola, do freio.
14- Regule a embreagem. Há vídeos no youtube ensinando à fazer isso é muito simples, você precisa deixar de forma que não fique muito dura, e que desengate o carro, quando você pisar na embreagem, se estiver raspando você aperta a borboleta...!!! - Muitas vezes o pau não esta no sincronizado mas mais na embreagem mal-regulada. Se tiver muito dura, tente soltar um pouco a borboleta, desde que não raspe para engatar as marchas. SEMPRE DEIXE UMA PEQUENA FOLGA NO CABO!!
15- Pronto... agora... prender o cabo do acelerador (peça para alguém apertar o acelerador lá no motor, de forma que o cabo entre no orifício....
16- Isso é tudo!
Comment