Muita gente acredita que carros novos não dão manutenção, isso é porque nunca os tiveram, eles dão manutenção também, e com freqüência similar à de um fusca, porém com preços muito mais amargos... Se ficar com raiva de saber que precisa levar ferramentas no fusca, não fique. É verdade que em outros carros você não precisa levar ferramentas, mas isso é porque elas geralmente não irão servir para nada quando o problema vier (e virá acompanhado de um sinal de menos e muito $)! Mas no fusca, você irá aprender mecânica brincando, graças à sua simplicidade!
Antes de qualquer coisa.
Todo carro quebra:
O que muda, sem dúvida, é o preço da manutenção. É claro que há carros que quebram mais que outros. Mas posso afirmar com a minha experiência, que muito carro zero é uma verdadeira bomba e que fusca é um carro bastante confiável se bem cuidado. E o fusca tem uma vantagem, com algumas ferramentas você mesmo poderá arruma-lo em problemas mais simples.
Ferramentas básicas que você pode ter no fusca se desejar:
-Lanterna: Se parar a noite na rua, pode ser um saco enxergar para trocar o pneu por exemplo. (R$ 10,00)
-Alicate de pressão Worker ou outro: É relativamente barato e solta quase qualquer porca ou parafuso (pegando pelas bordas). Demora um pouco para aprender a mecher. (R$ 12,00)
-Cabos de acelerador e embreagem: É provável que ainda sejam originais, e por isso há uma chance de estourar. (R$ 15,00)
-Chave L tamanho 17. Caso precise trocar o cabo de embreagem será necessário.
-Chave tamanho 12-13. Muitas partes do fuscão usam esta chave.
-Carregador de bateria - É muito barato (R$ 5,00) e costuma ter em redes de supermercados como Carrefour. Se esta com o dínamo quebrado, pode deixar a bateria carregando a noite e o carro andará no dia seguinte e ainda pegará algumas vezes, mas lembre-se de revisar o dínamo, claro!
-Estepe, macaco, e chave de roda - Isto é óbvio.
-Capa para cobrir o carro com espuma de ventilação (pode colocar uma espuminha no meio do carro, ela irá ajudar a absorver humidade) - isto irá aumentar a vida útil da lataria do carro.
-CORREIA (muito barato)
-MANGUEIRA 1,5m (muito barato)
-GALÃO COMBUSTIVEL (e um funil se você costuma esquecer de colocar gasolina).
Bateria acaba e o carro não da partida:
a) Vai ter que colocar alternador? Nada disso. Se o seu carro veio com dínamo e a luz da bateria apaga quando acelera, não precisa colocar alternador, mas se tem dinheiro é muito bom investir nessa tecnologia, pois é melhor que o dinamo. E se não apaga, normalmente será necessário apenas trocar as escovas. Mas é bom verificar se o veículo carrega a bateria quando acelera com um multímetro na posição 20 volts corrente contínua. A voltagem deve aumentar nos pólos da bateria quando acelera o carro para 13 ou 14V.
b) O toca-cd pode estar consumindo a bateria: Sim mesmo desligado os toca-cd consomem a bateria para manter a memória, e apesar de o consumo ser mínimo, é melhor substituí-lo por um toca-fitas. O toca-cd foi projetado para a era do alternador e o seu fusca usa dínamo. Usar um toca-fitas além de manter o carro original, certamente vai resolver seu problema, eu depois que coloquei o toca-fitas, nunca mais tive problemas (E isso faz vários meses!)
c) Curto circuito. Se possível verifique toda a fiação.
d) Luz interna: O botão deve ficar sempre no meio (que é desligado), mesmo que a luz não acenda pode existir um curto ali dentro.
e) Não deixe nenhum componente elétrico ligado com o carro desligado, tais como rádio, farol etc. Pois em carros com dínamo isto não é uma boa idéia!
f) Apesar de não ser muito boa idéia a longo prazo, se você não descobre onde esta o curto, pode temporariamente deixar o plug do negativo desparafusado, e você pode tirar sempre que desliga o carro - isto se ainda não descobriu o que esta consumindo a bateria parado, no meu era o toca-cd.
g) Verifique se o banco não da curto com a bateria, usei fita silver tape em baixo do banco para evitar curtos (não fica feio, pois não aparece, ficando realmente escondido). Usar um carpete de borracha com molas também da certo. Infelizmente baterias modernas não são feitas para o fusca ficando do lado errado podem encostar seus contatos no metal do banco, descarregando.
Parafusos emperrados:
Você pode prender o alicate de pressão atrás da chave que não vira de forma a aumentar o torque. Basta regula-lo como necessário. Já usei bastante como alavanca em chaves 12-13.
É claro que é importante substituir estes parafusos depois.
Foi perdendo velocidade, morreu e não pega mais:
- Pare de dar partida, e coloque gasolina no tanque (pois o cabo do marcador pode ter enroscado devido a algum objeto inadequado colocado no porta-mala - ele fica marcando que tem gasolina mas não tem). AINDA NÃO PEGA! CALMA: Você terá de dar várias partidas, pois o motor pegou ar, se fosse um carro zero teria queimado a bomba de combustível por falta de gasolina (Parabéns mecânico ganhou R$ 400), que sorte você tem em!?
- Caso ainda não pegue depois de sair o ar, cheque se a bobina que fica perto do motor esta quente se estiver espere esfriar e de partida, mas lembre-se de trocá-la, pois esta com problema. Se for um carro zero pegue o seu $$$$ e leve a um mecânico para trocar a injeção eletrônica ou algo caro.
- Se a bobina não estiver quente, e a partida funciona mas mesmo assim não pega, não insista para evitar danificar o motor e não de trancos... Se a partida parou de funcionar (o motor não tenta ligar) ficou sem bateria, neste caso aguardar 1 hora e um tranco pode ajudar.
- Por fim verifique se nenhum cabo esta solto e leve o carro à uma revisão (especialmente os da bobina). Abra o distribuidor e de uma limpada, é só puxar as travinhas do lado.
Revisão:
Como qualquer carro do mundo de uma pessoa que tenha zelo, fusca precisa de revisão uma vez por mês ou a cada dois meses, por isso, leve a um mecânico de confiança ou melhor ainda aprenda você mesmo à fazer revisão, sempre de forma a manter o carro em ordem. Mas lembre-se se o problema da sempre depois que leva no mecânico tendo que trocar peças desconfie. É claro que com o tempo você aprenderá tudo sobre ele devido à sua mecânica simples.
Cuidados com óleo:
O óleo mais recomendável para o fusca em nosso clima é o 20W50, e cuidados com anti-borra: apesar de ser bom em motores em novos começe colocando-o em doses homeopáticas misturado com outro óleo comum, pois devido ao acumulo de borra, ao usar um óleo deste tipo, a borra velha pode soltar-se e prender o motor danificando-o.
Vazamento de óleo quase nunca significa que o motor esta ruim e sim que há alguma junta ou componente com vazamento. Muitas vezes apesar de o vazamento parecer grande ele é pequeno, o que ocorre é que o óleo espalha na garagem... você pode notar isso quando ele demora para baixar o nível. Se o seu carro tem vazamento que demora para baixar verifique sempre o nível de óleo antes de sair de casa e quando tiver dinheiro arrume o vazamento. Mas se o nível de óleo abaixa rapidamente, então tenha cuidado redobrado.
"Calma vou colocar 4 litros proce assim demora mais pra vaza...né". Colocar óleo demais ou um pouco a mais é sempre uma péssima idéia em motores cansados, pois aumenta a pressão significativamente danificando o motor e aumentando vazamentos. O óleo também subirá com maior facilidade para a câmara de combustão, atrapalhando o funcionamento das velas. Recomendo que em motores cansados coloque na verdade ligeiramente abaixo do máximo para reduzir a queima de óleo, ENTRETANTO nunca abaixo ou próximo do mínimo.
Motor estourando:
Normalmente, você tem um problema simples de resolver, simplesmente substitua as velas. Se isso não resolver, pode ser problemas na regulagem do carburador ou algo no distribuidor/bobina. Limpe sempre os contatos com cuidado! Segundo o manual do veículo deve-se evitar pisar fundo de uma vez (pois isso só aumenta o consumo), pise sempre gradativamente e eu acrescento de minha parte: pisar gradativamente ajudará a manter suas velas limpas e até melhora-las.
Cuidados com gasolina:
Gasolina aditivada é a melhor opção, mas pode ser sua inimiga. Nunca encha o tanque com gasolina aditivada se você desconfia que há muita sujeira, pois pode piorar a situação. A gasolina aditivada pode soltar a sujeira do tanque e esta irá entupir as mangueiras fazendo o carro falhar ou até mesmo parar. Começe misturando a aditivada com a comum, de forma que ocorra uma limpeza gradativa e só depois migre para a gasolina aditivada, mas o mais recomendável mesmo seria limpar todo o sistema antes de migrar para a aditivada.
Nunca deixe acabar a gasolina, acabar a gasolina é uma péssima idéia, porque alem de pegar ar e exigir várias partidas(que podem esgotar a bateria), o tanque costuma precipitar as sujeiras ao fundo, e é justamente essa sujeira de anos que seu motor vai puxar danificando filtro, entupindo mangueiras ou até forçar sua bomba de gasolina. Na verdade é recomendável manter o carro sempre acima de meio tanque, pois isso ajuda a economizar gasolina (o motor funciona mais eficientemente) e as chances de uma sujeira de anos ser sugada é menor.
Cuidados com o mecânico:
"Revisão, fusca não precisa de revisão, fusca anda com arame de varal. Fusca é assim mesmo." CUIDADO, pois se é assim mesmo: significa provavelmente que os fuscas que ele arruma da problema, por isso ele não os arruma corretamente, conhecendo pouco o carro.
"Não compensa você trocar isso, ainda ta bão;". Porque não, você quer trocar, acha que esta ruim troque, o carro é seu e você conhece ele melhor que qualquer um, mas se a peça quebrar na rua não pense que ele virá te ajudar, portanto na dúvida sempre troque a peça que aparente problema, mesmo que seja nova e sempre por primeira linha.
Antes de qualquer coisa.
Todo carro quebra:
O que muda, sem dúvida, é o preço da manutenção. É claro que há carros que quebram mais que outros. Mas posso afirmar com a minha experiência, que muito carro zero é uma verdadeira bomba e que fusca é um carro bastante confiável se bem cuidado. E o fusca tem uma vantagem, com algumas ferramentas você mesmo poderá arruma-lo em problemas mais simples.
Ferramentas básicas que você pode ter no fusca se desejar:
-Lanterna: Se parar a noite na rua, pode ser um saco enxergar para trocar o pneu por exemplo. (R$ 10,00)
-Alicate de pressão Worker ou outro: É relativamente barato e solta quase qualquer porca ou parafuso (pegando pelas bordas). Demora um pouco para aprender a mecher. (R$ 12,00)
-Cabos de acelerador e embreagem: É provável que ainda sejam originais, e por isso há uma chance de estourar. (R$ 15,00)
-Chave L tamanho 17. Caso precise trocar o cabo de embreagem será necessário.
-Chave tamanho 12-13. Muitas partes do fuscão usam esta chave.
-Carregador de bateria - É muito barato (R$ 5,00) e costuma ter em redes de supermercados como Carrefour. Se esta com o dínamo quebrado, pode deixar a bateria carregando a noite e o carro andará no dia seguinte e ainda pegará algumas vezes, mas lembre-se de revisar o dínamo, claro!
-Estepe, macaco, e chave de roda - Isto é óbvio.
-Capa para cobrir o carro com espuma de ventilação (pode colocar uma espuminha no meio do carro, ela irá ajudar a absorver humidade) - isto irá aumentar a vida útil da lataria do carro.
-CORREIA (muito barato)
-MANGUEIRA 1,5m (muito barato)
-GALÃO COMBUSTIVEL (e um funil se você costuma esquecer de colocar gasolina).
Bateria acaba e o carro não da partida:
a) Vai ter que colocar alternador? Nada disso. Se o seu carro veio com dínamo e a luz da bateria apaga quando acelera, não precisa colocar alternador, mas se tem dinheiro é muito bom investir nessa tecnologia, pois é melhor que o dinamo. E se não apaga, normalmente será necessário apenas trocar as escovas. Mas é bom verificar se o veículo carrega a bateria quando acelera com um multímetro na posição 20 volts corrente contínua. A voltagem deve aumentar nos pólos da bateria quando acelera o carro para 13 ou 14V.
b) O toca-cd pode estar consumindo a bateria: Sim mesmo desligado os toca-cd consomem a bateria para manter a memória, e apesar de o consumo ser mínimo, é melhor substituí-lo por um toca-fitas. O toca-cd foi projetado para a era do alternador e o seu fusca usa dínamo. Usar um toca-fitas além de manter o carro original, certamente vai resolver seu problema, eu depois que coloquei o toca-fitas, nunca mais tive problemas (E isso faz vários meses!)
c) Curto circuito. Se possível verifique toda a fiação.
d) Luz interna: O botão deve ficar sempre no meio (que é desligado), mesmo que a luz não acenda pode existir um curto ali dentro.
e) Não deixe nenhum componente elétrico ligado com o carro desligado, tais como rádio, farol etc. Pois em carros com dínamo isto não é uma boa idéia!
f) Apesar de não ser muito boa idéia a longo prazo, se você não descobre onde esta o curto, pode temporariamente deixar o plug do negativo desparafusado, e você pode tirar sempre que desliga o carro - isto se ainda não descobriu o que esta consumindo a bateria parado, no meu era o toca-cd.
g) Verifique se o banco não da curto com a bateria, usei fita silver tape em baixo do banco para evitar curtos (não fica feio, pois não aparece, ficando realmente escondido). Usar um carpete de borracha com molas também da certo. Infelizmente baterias modernas não são feitas para o fusca ficando do lado errado podem encostar seus contatos no metal do banco, descarregando.
Parafusos emperrados:
Você pode prender o alicate de pressão atrás da chave que não vira de forma a aumentar o torque. Basta regula-lo como necessário. Já usei bastante como alavanca em chaves 12-13.
É claro que é importante substituir estes parafusos depois.
Foi perdendo velocidade, morreu e não pega mais:
- Pare de dar partida, e coloque gasolina no tanque (pois o cabo do marcador pode ter enroscado devido a algum objeto inadequado colocado no porta-mala - ele fica marcando que tem gasolina mas não tem). AINDA NÃO PEGA! CALMA: Você terá de dar várias partidas, pois o motor pegou ar, se fosse um carro zero teria queimado a bomba de combustível por falta de gasolina (Parabéns mecânico ganhou R$ 400), que sorte você tem em!?
- Caso ainda não pegue depois de sair o ar, cheque se a bobina que fica perto do motor esta quente se estiver espere esfriar e de partida, mas lembre-se de trocá-la, pois esta com problema. Se for um carro zero pegue o seu $$$$ e leve a um mecânico para trocar a injeção eletrônica ou algo caro.
- Se a bobina não estiver quente, e a partida funciona mas mesmo assim não pega, não insista para evitar danificar o motor e não de trancos... Se a partida parou de funcionar (o motor não tenta ligar) ficou sem bateria, neste caso aguardar 1 hora e um tranco pode ajudar.
- Por fim verifique se nenhum cabo esta solto e leve o carro à uma revisão (especialmente os da bobina). Abra o distribuidor e de uma limpada, é só puxar as travinhas do lado.
Revisão:
Como qualquer carro do mundo de uma pessoa que tenha zelo, fusca precisa de revisão uma vez por mês ou a cada dois meses, por isso, leve a um mecânico de confiança ou melhor ainda aprenda você mesmo à fazer revisão, sempre de forma a manter o carro em ordem. Mas lembre-se se o problema da sempre depois que leva no mecânico tendo que trocar peças desconfie. É claro que com o tempo você aprenderá tudo sobre ele devido à sua mecânica simples.
Cuidados com óleo:
O óleo mais recomendável para o fusca em nosso clima é o 20W50, e cuidados com anti-borra: apesar de ser bom em motores em novos começe colocando-o em doses homeopáticas misturado com outro óleo comum, pois devido ao acumulo de borra, ao usar um óleo deste tipo, a borra velha pode soltar-se e prender o motor danificando-o.
Vazamento de óleo quase nunca significa que o motor esta ruim e sim que há alguma junta ou componente com vazamento. Muitas vezes apesar de o vazamento parecer grande ele é pequeno, o que ocorre é que o óleo espalha na garagem... você pode notar isso quando ele demora para baixar o nível. Se o seu carro tem vazamento que demora para baixar verifique sempre o nível de óleo antes de sair de casa e quando tiver dinheiro arrume o vazamento. Mas se o nível de óleo abaixa rapidamente, então tenha cuidado redobrado.
"Calma vou colocar 4 litros proce assim demora mais pra vaza...né". Colocar óleo demais ou um pouco a mais é sempre uma péssima idéia em motores cansados, pois aumenta a pressão significativamente danificando o motor e aumentando vazamentos. O óleo também subirá com maior facilidade para a câmara de combustão, atrapalhando o funcionamento das velas. Recomendo que em motores cansados coloque na verdade ligeiramente abaixo do máximo para reduzir a queima de óleo, ENTRETANTO nunca abaixo ou próximo do mínimo.
Motor estourando:
Normalmente, você tem um problema simples de resolver, simplesmente substitua as velas. Se isso não resolver, pode ser problemas na regulagem do carburador ou algo no distribuidor/bobina. Limpe sempre os contatos com cuidado! Segundo o manual do veículo deve-se evitar pisar fundo de uma vez (pois isso só aumenta o consumo), pise sempre gradativamente e eu acrescento de minha parte: pisar gradativamente ajudará a manter suas velas limpas e até melhora-las.
Cuidados com gasolina:
Gasolina aditivada é a melhor opção, mas pode ser sua inimiga. Nunca encha o tanque com gasolina aditivada se você desconfia que há muita sujeira, pois pode piorar a situação. A gasolina aditivada pode soltar a sujeira do tanque e esta irá entupir as mangueiras fazendo o carro falhar ou até mesmo parar. Começe misturando a aditivada com a comum, de forma que ocorra uma limpeza gradativa e só depois migre para a gasolina aditivada, mas o mais recomendável mesmo seria limpar todo o sistema antes de migrar para a aditivada.
Nunca deixe acabar a gasolina, acabar a gasolina é uma péssima idéia, porque alem de pegar ar e exigir várias partidas(que podem esgotar a bateria), o tanque costuma precipitar as sujeiras ao fundo, e é justamente essa sujeira de anos que seu motor vai puxar danificando filtro, entupindo mangueiras ou até forçar sua bomba de gasolina. Na verdade é recomendável manter o carro sempre acima de meio tanque, pois isso ajuda a economizar gasolina (o motor funciona mais eficientemente) e as chances de uma sujeira de anos ser sugada é menor.
Cuidados com o mecânico:
"Revisão, fusca não precisa de revisão, fusca anda com arame de varal. Fusca é assim mesmo." CUIDADO, pois se é assim mesmo: significa provavelmente que os fuscas que ele arruma da problema, por isso ele não os arruma corretamente, conhecendo pouco o carro.
"Não compensa você trocar isso, ainda ta bão;". Porque não, você quer trocar, acha que esta ruim troque, o carro é seu e você conhece ele melhor que qualquer um, mas se a peça quebrar na rua não pense que ele virá te ajudar, portanto na dúvida sempre troque a peça que aparente problema, mesmo que seja nova e sempre por primeira linha.
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