Amigos,
estou postando como eu fiz para melhorar a iluminação das lanternas do meu fusquinha.
Pensei em utilizar as lampadas de led, mas não obtive boas referencias neste tipo de lampada.
Um dos problemas nos nossos besouros é a iluminação das lanternas e dos farois. Farol é para uma outra oportunidade.
Nosos carros pelo projeto antigo.... tem uma deficiência na iluminação. Quando observamos carros modernos as lanternas tem uma iluminação maravilhosa. Isto ocorre pelo projeto das lanternas. Exemplo: a estrutura é cromada aumentando a projeção da luz. Outro fator é o acrilico da lente. Normalmente é liso.
Material necessário:
No meu caso fio, soquete tipo universal de 2 polos
Fita isolante;
Alicate de bico fino;
Cola tipo super bonder;
Papel aluminio;
Lente nova unicolor (vermelha).
Chave de fenda ou phillips (depende da sua lanterna.
Mas vamos as fotos do processo....
Antes de mexer. Esta lente tem aproximadamente 1 ano e meio de uso. Note que no projeto original a iluminação é jogada para baixo pois a seta fica na parte superior.
No meu caso a chapa estrutural e que reflete a luz está sem brilho.
1° passo após desmontar.
Marcar os fios para facilitar a montagem.
2° passo:
Abrir com o alicate o soquete da seta para entrar no lugar o soquete universal.
3° passo:
colar o papel aluminio em toda a estrutura de forma a melhorar o fator "reflexo" da luz. Se tivesse tempo para mandar cromar acredito que o resultado ficaria melhor.
4° passo;
montar. Aí vem o pulo do gato. Este truque era feito na década de 80 nas lanternas fáfa. Como eu instalei soquete universal de 2 polos na seta passarei a ter 2 ligaçoes na seta ficando assim:
SETA - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para seta (iluminação mais forte)
FREIO - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para freio (iluminação mais forte)
Ou seja quando ligo a lanterna acende as 2 lampadas na fase "lanterna". Cada 2° estagio da lampada individualmente serve uma para a seta e outra para o freio.
Resultado final - apenas a lanterna ligada.
Para comparar:
Existe uma pequena diferença de luminosidade quando da 1ª foto e da 2ª.
Mas posso garantir que a diferença na lun]minosidade é muito grande. Pessoalmente gostei do resultado, pois sou melhor visto de noite.
estou postando como eu fiz para melhorar a iluminação das lanternas do meu fusquinha.
Pensei em utilizar as lampadas de led, mas não obtive boas referencias neste tipo de lampada.
Um dos problemas nos nossos besouros é a iluminação das lanternas e dos farois. Farol é para uma outra oportunidade.
Nosos carros pelo projeto antigo.... tem uma deficiência na iluminação. Quando observamos carros modernos as lanternas tem uma iluminação maravilhosa. Isto ocorre pelo projeto das lanternas. Exemplo: a estrutura é cromada aumentando a projeção da luz. Outro fator é o acrilico da lente. Normalmente é liso.
Material necessário:
No meu caso fio, soquete tipo universal de 2 polos
Fita isolante;
Alicate de bico fino;
Cola tipo super bonder;
Papel aluminio;
Lente nova unicolor (vermelha).
Chave de fenda ou phillips (depende da sua lanterna.
Mas vamos as fotos do processo....
Antes de mexer. Esta lente tem aproximadamente 1 ano e meio de uso. Note que no projeto original a iluminação é jogada para baixo pois a seta fica na parte superior.
No meu caso a chapa estrutural e que reflete a luz está sem brilho.
1° passo após desmontar.
Marcar os fios para facilitar a montagem.
2° passo:
Abrir com o alicate o soquete da seta para entrar no lugar o soquete universal.
3° passo:
colar o papel aluminio em toda a estrutura de forma a melhorar o fator "reflexo" da luz. Se tivesse tempo para mandar cromar acredito que o resultado ficaria melhor.
4° passo;
montar. Aí vem o pulo do gato. Este truque era feito na década de 80 nas lanternas fáfa. Como eu instalei soquete universal de 2 polos na seta passarei a ter 2 ligaçoes na seta ficando assim:
SETA - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para seta (iluminação mais forte)
FREIO - 1ª fase para lanterna (iluminação mais fraca) e 2ª fase para freio (iluminação mais forte)
Ou seja quando ligo a lanterna acende as 2 lampadas na fase "lanterna". Cada 2° estagio da lampada individualmente serve uma para a seta e outra para o freio.
Resultado final - apenas a lanterna ligada.
Para comparar:
Existe uma pequena diferença de luminosidade quando da 1ª foto e da 2ª.
Mas posso garantir que a diferença na lun]minosidade é muito grande. Pessoalmente gostei do resultado, pois sou melhor visto de noite.
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