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Segurança básica - como revisar

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  • Segurança básica - como revisar

    (peço que façam criticas no tópico para que eu possa estar colocando mais coisas).

    INDICE:
    A. PAINEL
    B. ITENS BÁSICOS DE SEGURANÇA
    C. LOCOMOÇÃO, FRENAGEM E ESTABILIDADE
    D. PERIGOS DO SISTEMA ELÉTRICO
    Last edited by 777User; 09-10-2012, 10:24 AM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

  • #2
    Re: Segurança básica - como revisar

    A. PAINEL:

    IMPORTANTE:
    ==========

    1. Antes de qualquer coisa gostaria de enfatizar que se a luz da bateria esta acesa com o carro em altas rotações, pode não ser problema no carrregamento, mas uma falha no sistema de refrigeração (a correia esta arrebentada e por isso não há refrigeração). Abra o capô do motor e verifique com muito carinho e zelo antes de começar a usar seu carro, a correia do motor deve estar no lugar e em perfeito estado.
    2. Todo e qualquer comportamento diferente no painel deve ser tratado com extrema seriedade, pois não observa-lo pode não só danificar seu veículo, mas provocar graves acidentes. Mesmo o nível de combustivel pode fazer a diferença entre a vida e a morte numa ultrapassagem por exemplo.
    3. Observe atentamente a tabela da luz de seta, pois ela ajuda a evitar acidentes (sim a luz da seta é capaz de te avisar de uma forma sútil alguns problemas no sistema).
    4. Se possível memorize os pontos em negrito das tabelas de luz de óleo e bateria, eles estão enfatizando os problemas e evitam acidentes.


    Luz do indicador de seta:


    Luz da pressão de óleo:


    Luz da bateria veículos antigos ou com dinamo:


    Luz da bateria (veículos mais novos ou veículos antigos com alternador):
    Last edited by 777User; 02-10-2012, 12:03 PM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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    • #3
      Re: Segurança básica - como revisar

      B. ITENS BÁSICOS DE SEGURANÇA:

      Cinto de segurança:

      Item óbvio: A maioria das pessoas que tem um fusca joga o cinto por cima ou nunca regula o cinto, deixando-o bastante froxo, é exatamente o mesmo que não usar o cinto. Na batida acabam gravemente feridas, enquanto a pessoa do outro carro que esta de cinto, sai ilesa.

      Kit de primeiros socorros:
      Deve ser novo e de boa qualidade, incluindo uma tesoura resistente (para cortar o cinto em caso de capotamento).
      O Lugar deste kit é no porta-luvas.

      Verifique o pisca-alertas e garanta ter um triangulo no porta-malas.
      Triangulo no porta malas...

      Extintor de incêndio nas condições exigidas pela lei e em local acessível.
      Verifique sempre a pressão e a data de validade do extintor.

      Estepe em bom estado
      O estepe deve ser um pneu e roda de bom estado, pois além de perigoso pode acabar lhe rendendo uma multa.

      Macaco compatível com o veículo
      Muitos macacos não cumprem o que prometem e ficam impossibilitados de erguer a traseira do carro, verifique.
      Nunca fique numa posição em que caso o macaco escape, ele possa te acertar.

      Chave de roda, alavanca
      A chave de roda você vai usar para trocar o pneu, afroxe os parafusos (1 volta) antes de erguer o carro para evitar que ele caia do macaco com o esforço. Tenha certeza que o macaco ergueu o carro o suficiente antes de tirar o pneu, pois pode não caber o estepe.
      A alavanca pode ser uma barra de ferro em forma de cano ou cano de ferro velho, onde caiba a traseira da sua chave de roda, caso o borracheiro tenha exagerado no aperto...!
      Last edited by 777User; 02-10-2012, 12:10 PM.
      Curitiba-PR
      Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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      • #4
        Re: Segurança básica - como revisar

        C. LOCOMOÇÃO, FRENAGEM E ESTABILIDADE:

        Motor:
        1- Se as mangueiras estão velhas podem romper-se e vazar em cima do distribuidor provocando um incêndio que não pode ser apagado nem mesmo com extintor, verifique. Isto pode acontecer em qualquer carro, mas como o fusca é um carro que muitas vezes não recebeu manutenção dos seus antigos donos, este pode ser um ponto de risco. As mangueiras devem ter braçadeiras. Mas se elas não tem, troque-as antes de colocar.
        2- Filtro de gasolina grandão não recomendo: O filtro é pequeno e não encosta no distribuidor.
        3- A correia: Se não estiver no lugar e em bom estado, não de partida pois ela é usada para refrigeração do motor.
        4- O filtro de ar: Se não estiver no lugar e em bom estado, substitua imediatamente.
        5- Objetos estranhos: Eles podem cair perto da correia cortando-a.
        6- Nível de óleo/troca de óleo : Troque o óleo a cada 3000km ou a cada 6 meses (o que vier primeiro). Use exatamente 2,5L de óleo 20W50 para motor a gasolina. Não recomendo uso de óleo anti-borra em veículos que não foi feita limpeza prévia do motor (pois ele pode apenas piorar a situação). Verifique o nível de óleo na vareta antes de dar a partida, não deve estar abaixo do mínimo e nem acima do máximo.
        7- Se nunca foi revisado, peça a um mecânico para revisar os cabos de velas e sistema de ignição para evitar faíscas fora do motor.

        Garanta peças originais:
        Não deixe o mecânico colocar uma peça que é tão boa quanto a original, exceto que você tenha certeza absoluta que ela é melhor (do que a original). Por que em carros novos se coloca peça original e no fusca vamos colocar tudo o mais baratinho possível e """", e depois que der problema sair na rua reclamar de fusca?
        Procure no mercado livre peças originais se preciso, mas use peças originais e não vai ter dores de cabeça durante um longooo tempo!

        Volante e sistema de direção:
        Deve ser leve e não fazer barulhos ou rangidos, o volante deve estar em boas condições.
        Fusca é carro como qualquer outro, não puxa para direita nem para esquerda, deve-se fazer alinhamento, pode-se usar os vídeos do tonella disponíveis no youtube (digite: tonella sistema de direção).

        A 100km/h, como se comporta seu carro?
        Se a resposta é: "Como se fosse sair voando"... Algo não esta certo, não pense que os fuscas já saiam assim de fábrica. Pode ser desde um problema na suspensão como um problema de pressão de pneu. Mas aqui quero falar de dois itens importantes: Barra estabilizadora traseira: É item original da maioria dos modelos, verifique no manual, se se aplicar para o seu instale a barra se tiver sido retirada, além de proteger as coifas de desgaste prematura vai melhorar o veículo na estrada.
        Tem pneus de marcas diferentes entre si! e ainda vai sair na rua reclamar da estabilidade do fusca? Ta. Então se você vai testar a estabilidade de um carro do ano, você vai instalar pneus de 20 anos atras (usados) e ainda por cima de marcas diferentes, o que você espera que vai acontecer!? Pense nisso....

        Pneus:
        Como dito anteriormente pneus devem ser da mesma marca e desenho, ao menos os pares dianteiros e traseiros!
        Primeiramente cheque a pressão dos pneus, o recomendado no manual (para o pneu original) é :
        16lb na frente e 20lb atras. O veículo é muito leve e não necessita de altas pressões nos pneus, sobretudo os da frente, ou você terá problemas sérios de estabilidade.
        Olhe os pneus com muito zelo, normalmente a parte mais interna do pneu, pode estar gasta e você nunca ter percebido, se este é o caso, troque o pneu. Se houver malha metalica ou bolha aparecendo coloque o estepe imediatamente e va para um borracheiro pois ele pode estourar.
        Passe as mãos nos pneus por inteiro se sentir qualquer objeto cortante, pode ser malha metalica rompendo, troque imediatemente pelo estepe e va até um borracheiro.
        Se possível use pneu original, mas isso vai depender do uso que você faz do carro, e sua necessidade, eu uso 185/65 R15, se vai usar um pneu mais largo ainda que isso, cuidado redobrado com a suspensão do veículo e pivos (podem quebrar).

        Tanque de gasolina:
        Verifique se as mangueiras de respiro do tanque são novas e possuem braçadeiras. Elas são uma peça muito barata e fáceis de serem trocadas, numa capotagem, a gasolina irá passar para estas mangueiras e não deve vazar. Procure pelo T do sistema de respiro do tanque, ele deve estar limpo e seco, troque-o se necessário.
        Verifique se não há vazamentos, sobretudo em cima do cilindro de freio, pois ali há fiação usadas para indicar a frenagem. Se houver vazamento de gasolina ali não ligue o carro, nem mesmo na ignição. O tanque é barato e relativamente fácil de ser substituído em casa.

        Modelos a partir de 77: Direção retratil deve estar funcional:
        Cheque se o garfo da direção retratil esta funcional, muitos ao perceberem a direção retratil ficam sem entender nada, e decidem amarra-la com medo que o garfo se solte...... esta é a função do garfo... se soltar na batida para que a direção não te esmague. É lógico que a direção tem que estar de tal forma que o garfo esteja encaixado até o fim.

        Cabo do acelerador tem que ser novo e não pode ser qualquer um, tem que ser original (marca: FANIA): Pode parecer até um item meio desnecessário de segurança. Imagine então que você esta fazendo uma ultrapassagem de um caminhão, vem um carro de frente você esta quase na frente do caminhão terminando a ultrapassagem você vira.... e estourou o cabo do acelerador.
        Se você não esta usando o cabo original (fânia), não saia na estrada, pois este é um item do qual depende sua vida (engraxe sempre o cabo, com graxa azul mobil resistente a água). Se não pode retirar o cabo para lubrificar, lubrifique com graxa branca de orificio em spray pelo tubo. Não é recomendavel usar lubrificante spray pois ele limpa a graxa.
        Preço de um cabo de acelerador de marca boa: max15,00

        Freios:

        O freio do fusca é como o freio de um carro novo, apesar de não ter servo freio tem que ser fácil de freiar, se tem que apertar demais bom fazer sangria ou trocar a parte afetada do sistema. Se ve "agua misteriosa' embaixo do carro em todo lugar que estaciona pode ser fluido de freio, fique atento.!
        Mangueiras de freio não podem estar velhas ou ressecadas!
        O freio de mão tem que estar também em perfeito estado e freiando fortemente: Ele não é bom para freiar o carro em movimento, mas pode ajudar a salvar sua vida se o outro deixar de funcionar, mas não é porque tem freio de mão que pode ficar tranquilo, ele não é feito para freiar o carro e sim para estacionar, por isso preocupe-se com o cilindro de freio e com o fluido de freio.
        Cilindro duplo de freio é original de muitos modelos porque se arriscar e colocar um cilindro que não é duplo?
        O nível de fluído de freio não pode ser até a boca, tem que ser na medida certa, na marca indicativa ou de acordo com manual que você acha na internet. Use o fluido de freio recomendado no manual do veículo.
        Verifique o cilindro de freio: As mangueiras dele e as que vão para as rodas devem ter braçadeiras apertadas e estarem em bom estado. Não coloque braçadeiras se notar que as mangueiras estão muito velhas, substitua-as, e só depois coloque as braçadeiras.
        -> As mangueiras desse sistema não devem ficar sem as braçadeiras devido a alta pressão que é exercida nelas.

        Suspensão:
        Fuscas 1300 e anteriores:
        Erga o carro e puxe o pneu no sentido contrário na frente, verifique se ele não tem jogo e não inclina, se inclinar precisa revisar o sistema de suspensão.
        1300 com pivô, 1300L, 1500 e 1600
        Quebra de pivô é rara, na maioria das vezes ela ocorre com o veículo em descidas em baixa velocidade, porque o peso esta concentrado, em alta velocidade o ar faz com que o carro fique mais "leve", mas isso não impede que o pivô quebre se estiver muito velho e cause um acidente grave!
        Pivô enferrujado deve ser substituido por um novo e não é caro, por 25 reais você compra um bom pivo para seu fusca.
        Last edited by 777User; 02-10-2012, 12:04 PM.
        Curitiba-PR
        Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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        • #5
          Re: Segurança básica - como revisar


          D. OS PERIGOS DO SISTEMA ELÉTRICO:


          A lataria do veículo é negativa:
          Cuidado: Fios desencapados ao encostar na lataria produzem faísca elétrica e descarregam a bateria.

          Evite curtos e panes na Bateria:
          Existem baterias que são especificas para o fusca, e possuem os polos invertidos, ao usar um tipo diferente de bateria você esta facilitando a ocorrencia de um curto circuito com o metal do banco traseiro (que é negativo), provocando um incendio dificil de ser apagado e que fatalmente vai se espalhar pelo carro (ou em casos melhores apenas a descarga da bateria). Se este é o caso aconselho que você troque sua bateria por uma padrão. Mas independente do modelo de bateria que vai usar é bom isolar o polo positivo de forma que ele não encoste em nenhuma parte da lataria do carro, pois isto produzirá o curto. O polo negativo (que é ligado na lataria, não tem problemas com isso)
          Não aceite o que o vendedor de baterias vai dizer, aceite apenas o que é correto para o seu veículo. Se ao encostar o positivo, você ver saltar uma faísca ainda que pequena (estando tudo desligado), significa sem sombra de dúvidas que existe algo consumindo bateria(circuito fechado), como um toca-cds que consome a bateria mesmo desligado (o que não prejudica e é normal em carros com alternador, mas em carro com dinamo infelizmente o toca-cd deve ser acionado somente com a ignição ou via interruptor mesmo gastando pouco, o tempo que permanece gastando já vai influenciar a carga da bateria a ponto de ficar sem partida). Também pode ser curto no sistema ou algo que não esta desligando, cuidado!
          Compre um multimetro, é muito barato, e colocando nos polos da bateria você poderá saber:
          11-12V - Descarregada.
          12V ou mais - Carga mínima para partida.
          13V - Carga ok.
          Compre um carregador de bateria se desejar, vende em redes de hiper-mercados e não é caro.

          Faróis, luzes de seta, lanterna e outros:

          Verifique todo o sistema, se acende e se lampadas precisam ser substituídas.

          Fusíveis:

          Devem ser usadas as especificações corretas. Verifique se não há circuito fechado em um dos fusíveis usando fios ou metais (na falta de fusíveis, donos antigos podem ter usado um pedaço de lata, arame(enrolado) ou fio para fechar o circuito, o que pode ser perigoso e causar incendio)

          Cabos desemcapados devem ser corrigidos.
          Fita isolante 3M resistente à fogo custa 3,00 e esta disponível em qualquer hiper-mercado, se encontrar qualquer fio solto(sem função) ou desencapado encape-o com zelo, se desejar pode depois de encapar passar uma camada de fita silver tape para evitar entrada de água ou gasolina. Começe checando os fios de seta pois passam perto do tanque, depois todos os fios que entram na caixa de fusível e também perto da bateria, do motor e do assoalho (lado interno, normalmente em baixo dos tapetes)
          Verifique os cabos do cilindro de freio pois passam embaixo do tanque de gasolina (para ve-lo basta retirar a roda dianteira do lado do motorista).

          Luzes do painel:
          Todas devem estar funcionais, por motivos óbvios como você viu na parte anterior deste artigo.

          Luz de iluminação interna:
          Retire a iluminação interna (puxando a lente da mesma no teto), verifique se não há curto-circuito ou fio mal-encapado!
          Nem parece ser um item se segurança, mas ele pode te ajudar a encontrar algo necessário num momento crítico durante a noite.
          Last edited by 777User; 02-10-2012, 12:04 PM.
          Curitiba-PR
          Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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