Postado originalmente por lmartini(777User) no Buggy e Bar , depois de várias experiências com queda de performance no 1300, reunindo vários conhecimentos!
Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.
Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
Por que? O que pode ocorrer é que você pode conseguir regular o carro, desregulando-o, pois como o sistema elétrico estava funcionando incorretamente, o motor exigiu uma regulagem de compensação no carburador (que na verdade desregularia seu carro!)
Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem:
================================================== =============
Este é o tópico principal para não se perder mais para frente!
Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!
1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem!
Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00)
Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa)
Bobina E12V Cinza (R$: 50,00)
Bobina que você não deve usar no seu veículo:
Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado)
Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo:
Marflex Amarela (R$ 30,00)
2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK)
Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado!
Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.
3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova!
Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade
Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00)
DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.
4- Rotor:
Rotor Bosch (R$ 12,00)
Rotor outras marcas (R$ até 5,00)
5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la!
Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar!
Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço...
O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00)
Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)
6- Condensador - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador!
Esta peça torna-se desnecessária para quem usa ignição eletrônica.
Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00)
7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto.
Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)
8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem
Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente.
Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio!
O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)
9- Regulador de voltagem:
Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
http://www.youtube.com/watch?feature...BqKZcEfiU#t=0s
10- Fiação
Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)
11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel
Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.
Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
Por que? O que pode ocorrer é que você pode conseguir regular o carro, desregulando-o, pois como o sistema elétrico estava funcionando incorretamente, o motor exigiu uma regulagem de compensação no carburador (que na verdade desregularia seu carro!)
Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem:
================================================== =============
Este é o tópico principal para não se perder mais para frente!
Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!
1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem!
Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00)
Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa)
Bobina E12V Cinza (R$: 50,00)
Bobina que você não deve usar no seu veículo:
Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado)
Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo:
Marflex Amarela (R$ 30,00)
2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK)
Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado!
Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.
3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova!
Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade
Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00)
DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.
4- Rotor:
Rotor Bosch (R$ 12,00)
Rotor outras marcas (R$ até 5,00)
5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la!
Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar!
Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço...
O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00)
Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)
6- Condensador - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador!
Esta peça torna-se desnecessária para quem usa ignição eletrônica.
Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00)
7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto.
Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)
8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem
Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente.
Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio!
O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)
9- Regulador de voltagem:
Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
http://www.youtube.com/watch?feature...BqKZcEfiU#t=0s
10- Fiação
Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)
11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel
Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
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