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Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

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  • Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

    Postado originalmente por lmartini(777User) no Buggy e Bar , depois de várias experiências com queda de performance no 1300, reunindo vários conhecimentos!

    Várias coisas vão influir no desempenho do seu carro.


    Uma recomendação: Jamais mecha no carburador do seu carro sem antes fazer uma revisão no sistema elétrico como especificado aqui mesmo que ele aparentemente funcione sem falhas, exceto que você saiba muito bem o que esta fazendo ou tenha feito uma revisão recentemente.
    Por que? O que pode ocorrer é que você pode conseguir regular o carro, desregulando-o, pois como o sistema elétrico estava funcionando incorretamente, o motor exigiu uma regulagem de compensação no carburador (que na verdade desregularia seu carro!)


    Revisão das peças do sistema elétrico para uma perfeita regulagem:
    ================================================== =============
    Este é o tópico principal para não se perder mais para frente!
    Antes de fazer qualquer ajuste no sistema elétrico é preciso revisar o sistema! Todas as peças que vou citar abaixo são muito simples de serem substituidas em casa, e são muito intuivas, alem de serem relativamente baratas, a regulagem delas que é mais complicada esta já na próxima parte do tópico.... em caso de duvidas pode perguntar e responderemos!

    1- Bobina: Se sua bobina é muito antiga e esta no carro a anos e nunca aconteceu de ela esquentar e apagar o carro mesmo em viagens longas talvez você possa continuar usando-a, mas se você sente que sua bobina pode ser substituída não é tão caro assim comprar uma, e não preciso ter conhecimento de mecânica para troca-la! Deve ter no máximo 10 anos para uma perfeita regulagem!
    Bobina que eu recomendo para um desempenho perfeito como de um fusca sáido da fábrica: Bosch K12V Azul (R$: 88,00)

    Bobina "original" (original apenas no catalogo, não é semelhante a antiga mas é muito boa)
    Bobina E12V Cinza (R$: 50,00)
    Bobina que você não deve usar no seu veículo:
    Bosch KW12V Vermelho (Não comprar em nenhuma hipótese exceto que você tenha pré-resistor, irá queimar o platinado)
    Bobina segunda linha para quem usa o carro em baixa velocidade e não pode gastar no momento (e também esta com o motor em perfeitas condições de refrigeração), se vai pegar estrada não recomendo:
    Marflex Amarela (R$ 30,00)

    2- Cabos de vela(conectados no distribuidor): Para uma perfeita regulagem devem ter em média 5 ou 7 anos ou estarem em boas condições apesar da idade(se marca for BOSCH ou NGK)
    Cabo Bosch Premium (R$ 22,00) - recomendavel para viagens longas e para quem tem o pé pesado!
    Cabo Marflex (R$ 7,00) - funciona bem se bem instalado.. um pouco mais dificil de encaixar, mas é um bom produto.

    3- Tampa do distribuidor: - Se quer conseguir chegar no desempenho prometido, melhor colocar uma tampa nova!
    Tampa Bosch (R$ 15-25,00) - melhor qualidade
    Tampa outras marcas (Vai achar por até R$5,00)

    DICA: Ao comprar a tampa deixe bem claro o ano e o modelo do seu fusca e compare a tampa atual com a que você comprou, se a diferença for muito grande desconfie, peça sempre a caixa do produto e consulte o modelo no site do fabricante.

    4- Rotor:
    Rotor Bosch (R$ 12,00)
    Rotor outras marcas (R$ até 5,00)

    5- Platinado: - Item indispensável para uma regulagem perfeita do seu motor e economia perfeita. Apesar de ser um item elétrico vai influenciar diretamente no carburador. É necessário regular o ponto após a troca, neste tópico ensinarei a fazer isso, então depois de compra-lo não troque-o, até la!
    Se nunca trocou com certeza já chegou a hora de trocar!
    Não recomendo platinado bosch pois não estão durando mais pelo preço...
    O platinado que esta durando mais (até mais que o bosch e é mais barato) é o ICESA (R$ 7,00)
    Se quiser pode optar por ignição eletrônica, uma ótima, barata e fácil de instalar em casa é a ignição eletrônica tonella. (R$ 60,00)

    6- Condensador - O platinado não funcionará corretamente e vai queimar se não tiver um ótimo e novo condensador!
    Esta peça torna-se desnecessária para quem usa ignição eletrônica.
    Utilize somente a marca BOSCH (R$ 7,00)


    7- Aterramentos: - Alem do estado aterramento da bateria(que é barato e não custa nada trocar), verifique o estado do aterramento do cambio, entrando embaixo do carro, dele depende o bom funcionamento da bobina e também a durabilidade de todo o sistema de ignição, que pode sobreaquecer durando menos sem isto.
    Por via das dúvidas pode adicionar um aterramento extra em outro parafuso do assoalho para o chassi, basta comprar uma malha de aterramento de cambio, o preço gira em torno de R$ 3,00 ou 5,00, com uma chave L 17 (Encontrada em vários hiper-mercados), você vai conseguir fazer o processo, basta soltar outro parafuso do cambio e deixar o aterramento original no lugar (não recomendo que mecha nele, apenas que adicione um extra, pois é muito simples e seguro!)

    8- Velas - Se NGK(melhor marca), devem ter no máximo 5 anos para uma perfeita regulagem
    Vela infelizmente no fusca só pode ser NGK outras não conseguem funcionar corretamente.
    Se tiver dificuldade para tirar a vela atual use spray WD40 com o motor frio!
    O jogo de velas custa (R$20,00 NGK) e a chave de vela para fusca (teste na vela antes de comprar, R$2,00)

    9- Regulador de voltagem:
    Use o seguinte vídeo para saber se precisa trocar o seu: (muito provavelmente não):
    http://www.youtube.com/watch?feature...BqKZcEfiU#t=0s

    10- Fiação
    Verifique o estado da fiação, com o motor frio, balance o chicote elétrico e veja se o motor falha (este chicote pode ser encontrado abaixo do carpet ou do carrapatinho geralmente do lado esquerdo do banco do passageiro ou em outra posição sempre embaixo de algum dos carpetes, que pode ser colado novamente com qualquer tipo de cola...)

    11- Contatos de bateria, contatos da caixa de fusivel
    Com uma lixa de água(R$ 2,00), e um limpa contato (R$7,00) borrife os contatos e lixee BEMMM suavemente para não gasta-los, aperte com alicate os terminais suavemente (va tirando um de cada vez para não se perder), de forma que eles entrem bem apertados e consigam um contato perfeito!
    Last edited by 777User; 23-11-2012, 03:04 PM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

  • #2
    Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

    Regulagem do sistema de ignição e regulagem de ponto:
    ==================================================
    Antes de tocar no carburador é melhor fazer uma boa regulagem do ponto e troca do platinado.

    Para trocar o platinado
    http://pt.scribd.com/doc/3819960/Tro...do-e-Regulagem

    Para regular o ponto siga os seguintes passos:
    (Usar a chave 10 do tipo L)
    1. Coloque o volante do motor com a marca da polia voltada para cima (empurre o carro em 4a. marcha ou gire a polia com cuidado). Olhando de cima, a marcação da polia (pequeno corte em "V"), deve ficar alinhada com a emenda das carcaças do bloco do motor. Nesta posição o rotor deve estar apontando "mais ou menos" para o cabo do cilindro no. 1. e um traço do rotor coincide também com uma ranhura no corpo do distribuidor. OK?
    2. DESENGRENE O CARRO E PUXE O FREIO DE MÃO para que o volante motor NÃO saia da posição.
    3. Com o distribuidor ainda sem a tampa, afrouxe um pouco a porca do parafuso que prende a base do distribuidor, apenas o necessário para que você consiga gira-lo um pouco.
    4. Retire o cabo que entra na bobina.
    5. LIGUE a chave de ignição SÓ PARA ACENDER o painel, certo?
    6. Agora D-E-V-A-G-A-R gire o rotor no sentido HORÁRIO até que o platinado fique completamente fechado - a regulagem anterior do platinado é importante por isso. Se aquela estiver fora, o ponto já começa a ficar fora aqui.
    7. Quando ele ficar todo fechado, novamente D-E-V-A-G-A-R gire no sentido ANTI-HORÁRIO até sair uma centelha entre os contatos do platinado . Vai fazer um barulhinho -click (este o processo de aumento do valor da centelha pela interrupção do condutor que tinha falado). Se você passar dessa posição volte o distribuidor um pouco e faça o movimento de novo D-E-V-A-G-A-R. Quando saltar a centelha PRONTO, está no ponto estático.
    8. Aperte a porca com o cuidado de não tirar do ponto.


    Para uma performance adaptada a gasolina com 25% de alcool, o ponto do veículo precisará ser corrigido. Depois do processo você terá de fazer também o ajuste do ponto dinâmico como abaixo:
    1. Com tudo montado, afrouxe novamente a porca de fixação do distribuidor, só o necessário para girar o distribuidor e ligue o motor.
    2. CUIDADO: Agora, com o MOTOR FUNCIONANDO gire D-E-V-A-G-A-R o distribuidor (segura pela base e CUIDADO com a CORREIA) no sentido HORÁRIO até que a rotação DIMINUA um pouco (quanto mais girar neste sentido mais diminuiu a rotação até começar a chocalhar). A partir deste ponto, gire no sentido ANTI-HORÁRIO até que a rotação volte a subir e atinja uma rotação máxima onde, se continuar a girar neste sentido, vai começar a "bater pino". O ponto dinâmico é o ponto em que se obtém o limite rotação sem o início da batida de pino.
      Se você achar que este é ponto, DESLIGUE o motor e aperte a porca do distribuidor.
    3. Para COMPROVAR se este ponto está certo, existe 3 meios:
      1o. Ligue novamente o motor. Ele deve pegar "no estalo" (só não pega no "estalo"se o carburador estiver com problemas e fora da regulagem da mistura e da marcha lenta). NÃO pode girar pesado. Se girar pesado, é porque o ponto está muito adiantado. Afrouxe a porca e dê um toque no giro para o sentido horário. Ligue novamente. Tem que ligar no "estalo".
      2o. Ligue o carro, puxe o freio de mão e tente sair de 3a. soltando a embreagem D-E-V-A-G-A-R até a rotação começar a diminuir quase perto do motor "morrer". NÃO pode ser ouvido nenhum barulho de "batida de pino". Se ouviu, é porque o ponto ainda está um pouco adiantado. Afrouxe a porca e novamente atrase um pouco o ponto.
      3o. É o teste de rua. Ande com o carro e veja se ele está desenvolvendo bem ou está "preso".



    Se ouvir barulho de metal batendo significa apenas que o ponto esta muito adiantado e isso apenas vai atrapalhar a performance do carro (mas não vai estragar a curto prazo), verifique quando o carro faz força numa subida por exemplo! Se fizer volte bem pouquinho o ponto até achar a posição ideal.

    Tendo feito isso verifique todos os apertos de todos os cabos de vela, devem estar bem apertados(pode fazer bastante força), se necessário lixe suavemente os contatos de velas. O contato mais problemático é o que vai na bobina, se necessário puxe a borracha de proteção e conecte diretamente no fundo da bobina fazendo força e depois empurre o isolamentopara proteção!)

    O carburador é capaz de adiantar suavemente o ponto, abra o distribuidor e verifique se ele é capaz de adiantar o ponto chupando pelo caninho preto que vai do distribuidor ao carburador(desconecte-o com força do carburador e chupe), se não estiver funcionando não tem problema, pois não é um item assim tão importante, mas conecte-o onde estava. Se estiver funcionando e você fez o ajuste dinâmico mas escuta um barulho de metal batendo quando o carro faz força pode ter que atrasar um pouquinho o ponto!

    Isto é o que você precisa para o sistema elétrico! Funcionar, sim é só isso!


    Regulagem e limpeza do carburador:
    ==================================================
    CUIDADO: ESTAS REGULAGENS VÃO APENAS ATRAPALHAR CASO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO TENHA SIDO REVISADO E REGULADO CONFORME ACIMA, MAS DO CONTRARIO SEU CARRO VAI TER UM DESEMPENHO EXCELENTE!
    Para regulagem do carburador use os seguintes vídeos (Marcelo Tonella):

    http://www.youtube.com/watch?v=Gy_qtsg32es
    http://www.youtube.com/watch?v=iofLZGCY8aY
    http://www.youtube.com/watch?v=CcxmQp6JqAY
    http://www.youtube.com/watch?v=y9RGrsTDcwc
    http://www.youtube.com/watch?v=B29Dim3hF00
    http://www.youtube.com/watch?v=_XMpcYV83fA

    E agora? Depois das regulagens acima vou dar algumas dicas:

    1-Se não vai trocar todas as peças do carburdor, troque ao menos a agulha, a bóia e as juntas do carburador (preço total: R$ 25,00)
    2-Caso o carburador não esteja vedando, e mesmo trocando a bóia e a agulha ele vaza, use uma borracha de vedação (um anel oring de injeção eletrônica, leve a agulha para encontrar um anel adequado, você vai entender o que é agulha depois de assistir os vídeos acima!)



    Teste seu carro !
    Você vai perceber que o carro vai ficar muito veloz, pegar no estalo sem necessidade de acelerar e ainda não vai cheirar gasolina.
    Se ainda cheira gasolina, troque todo o sistema de respiro e verifique tudo novamente!
    Troque o óleo por 20W50 novinho e peça para trocar também a peneirinha do óleo para ficar tudo novinho, saia na estrada e começe andando devagar a 80, depois de morno, reduza até parar num lugar seguro, arranque fundo... mas não estique demais a primeira e a segunda,
    Mas estique sua terceira marcha, até mais ou menos 75 ou se seu motor estiver novo 80km/h, coloque a quarta marcha e curta, alguns momentos, faça isso numa via em que a velocidade permitida seja 100km/h, e procure ficar próximo do acostamento em caso de necessidade de parada! USe uma pista de uma mão só que não tenha caminhões, se necessário use um horário em que a pista esta vazia como 6 horas da manhã!

    Curta seu motor BOXER agora à toda, tenho um fusca: depois das regulagens acima (um 1300L), tem chego a 140 em linha reta perfeita, e até canta pneu na hora de arrancar, acredito que todos vão conseguir resultados semelhantes! Claro, muito muito cuidado pivos novos , embuchamento novo, suspensão nova, tudo novo na hora de passar de 100, alem disso, cuidado MUITO CUIDADO com multas e acidentes, quero dormir tranquilo estas regulagens são para seu fusca responder e te salvar nas horas q vc precisar, mas não são para você correr demais ok?

    Se o carro não melhorou:
    1- Verifique se a ordem de ignição não esta errada. Existe uma ordem de ignição errada pode fazer um motor funcionar sem falhas, mas quando vai tentar passar de 90 não consegue! (ordem dos cabos de vela)
    2- Verifique tudo novamente, mas um item importante, o cabo do acelerador deve ser novo e ter certa "tensão" no carburador, isto é ele deve estar bem conectado e atravessando pelo menos um palito o "quebra-galho" (peça que conecta o cabo do acelerador no carburador.)
    3- Compre uma bomba de combustível nova (custa R$30,00 da Brosol), isto vai garantir que não temos um problema com o fluxo de gasolina, também verifique se não há tubulação entupida.
    4- Verifique a regulagem de valvulas de acordo com o vídeo do tonella.
    5- Verifique se não há fumaça com muita pressão saindo do respiro de óleo, nesse caso você pode ter perda de compressão no motor, mas um pouco de fumaça não chegará a atrapalhar.

    Poste seu resultado!
    Last edited by 777User; 08-12-2012, 06:17 PM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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    • #3
      Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

      Para ler este tópico completo suba até o início...
      Curitiba-PR
      Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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      • #4
        Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

        Bacana seu topico, um resumo MUITO util de uma mazela comum nos nossos carrinhos,parabens!!!

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        • #5
          Re: Regulando e Afinando seu 1300 e 1500 para ele passar dos 110km/h! (carb única)

          Opa vlw! =]
          Curitiba-PR
          Morando em: São Braz/Santa Felicidade

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