Introdução:
Se a sua segunda marcha esta escapando nem tudo esta perdido...
Antes de abrir o cambio e levar para frezar gostaria de compartilhar com todos a minha experiência.
Um pouco de história:
Meu fusca nunca parou em segunda desde que comprei, se colocasse a segunda e não segurasse bastava passar num buraco ou cair numa valeta q ela escapava. Pior ainda, se pisasse na embreagem e soltasse-a novamente, a segunda na mesma hora virava ponto morto como se fosse mágica. E que mágica desagradavel, no inicio quase bateram na minha traseira por causa dela.
Então vou contar minha experiência. Possuo no meu carro o cambio 8x33 e meu motor é o 1300L, não sei se é necessário ter essa configuração para essa dica funcionar, mas estou certo que não.
Bem analisando:
Nada de especial apenas um fusca 1300 com cambio de 1600 que escapa a segunda marcha e precisa frezar o cambio, com um dono negligente que não quer gastar para consertar o problema certo ? Errado!
Solução:
Vamos a solução que consegui, e não esta escapando a segunda de jeito nenhum, vim trabalhar em segunda o caminho todo de tão feliz que fiquei(quem estava atras não ficou tão feliz, mas etar o engenho), e ainda, peguei subidas buraco, pisei na embreagem soltei, engatei, re-engatei e la ficou a segunda engatadinha como mágica.
Gastos:
Dinheiro = R$ 0,00
Paciência = R$ 100.000,00
Mas com o tutorial vai ficar mais fácil, porque tive que tentar todas as posições possiveis do universo hehehe =] Então corrigindo:
Paciência = R$ 0,00
Veredito:
Ficou Perfeito não escapa mais de jeito nenhum, nem nas estradas esburacadas que ando mais de 10km. Pode pisar na embreagem e soltar com tudo que ela fica la engatadinha.
Ainda não encontrei uma lógica: Ainda não ficou claro para mim, mas funciona e tentei voltar como tava antes e voltou a escapar imediatamente, então percebi que achei a solução de um problema típico. Segue-se a solução:
(Teste o carro antes numa rua onde esteja escapando primeiro para que você usando-a novamente saiba se resolveu o problema)
Passo-a-Passo:
1 - Retire o tapete que fica sobre a alavanca de cambio.
2 - Tendo conseguido, vai ver uma chapinha perto da sua manopla de cambio com 2 parafusos 13. Pode usar alicate de pressão, pode usar chave 13, qualquer coisa desde que consiga girar o parafuso. Você acha a chave 12-13 em qualquer hiper-mercado.
3 - Solte os parafusos mas não até o fim apenas para que fique frouxo. Solte ambos.
4 - Movimente a chapinha na direção da terceira marcha (isso mesmo não é para movimentar na direção da segunda), va movimento ela suavemente para direita e para cima de forma que va em direção a terceira pode usar a própria manopla para faze-lo, com os parafusos no lugar ok?
5 - Aperte bem os parafusos.
6 - Verifique se é possível com o carro parado engatar todas as marchas e a ré.
Ficou um pouco mais duro para engatar certo? Tudo bem.
7 - Coloque no ponto morto e de a partida. De uma volta, coloque a segunda para trabalhar, nos buracos e nas subidas. Passse la na frente do mecânico e peça para ele dar uma volta com você, mande ele dirigir e tentar fazer a segunda escapar.
Deu certo? Conte sua experiência para sabermos se é mesmo uma solução genérica!!! Pois deu em outro fusca de um amigo meu.
Não deu certo? Tente com mais força empurrar a chapinha para direita e para cima, e aperte os parafusos novamente. Se ainda não: Chingue, pergunte, vou tentar ajuda-lo!
Solucionar um problema nem sempre é complicado!
Abraços à todos.
Se a sua segunda marcha esta escapando nem tudo esta perdido...
Antes de abrir o cambio e levar para frezar gostaria de compartilhar com todos a minha experiência.
Um pouco de história:
Meu fusca nunca parou em segunda desde que comprei, se colocasse a segunda e não segurasse bastava passar num buraco ou cair numa valeta q ela escapava. Pior ainda, se pisasse na embreagem e soltasse-a novamente, a segunda na mesma hora virava ponto morto como se fosse mágica. E que mágica desagradavel, no inicio quase bateram na minha traseira por causa dela.
Então vou contar minha experiência. Possuo no meu carro o cambio 8x33 e meu motor é o 1300L, não sei se é necessário ter essa configuração para essa dica funcionar, mas estou certo que não.
Bem analisando:
Nada de especial apenas um fusca 1300 com cambio de 1600 que escapa a segunda marcha e precisa frezar o cambio, com um dono negligente que não quer gastar para consertar o problema certo ? Errado!
Solução:
Vamos a solução que consegui, e não esta escapando a segunda de jeito nenhum, vim trabalhar em segunda o caminho todo de tão feliz que fiquei(quem estava atras não ficou tão feliz, mas etar o engenho), e ainda, peguei subidas buraco, pisei na embreagem soltei, engatei, re-engatei e la ficou a segunda engatadinha como mágica.
Gastos:
Dinheiro = R$ 0,00
Paciência = R$ 100.000,00
Mas com o tutorial vai ficar mais fácil, porque tive que tentar todas as posições possiveis do universo hehehe =] Então corrigindo:
Paciência = R$ 0,00
Veredito:
Ficou Perfeito não escapa mais de jeito nenhum, nem nas estradas esburacadas que ando mais de 10km. Pode pisar na embreagem e soltar com tudo que ela fica la engatadinha.
Ainda não encontrei uma lógica: Ainda não ficou claro para mim, mas funciona e tentei voltar como tava antes e voltou a escapar imediatamente, então percebi que achei a solução de um problema típico. Segue-se a solução:
(Teste o carro antes numa rua onde esteja escapando primeiro para que você usando-a novamente saiba se resolveu o problema)
Passo-a-Passo:
1 - Retire o tapete que fica sobre a alavanca de cambio.
2 - Tendo conseguido, vai ver uma chapinha perto da sua manopla de cambio com 2 parafusos 13. Pode usar alicate de pressão, pode usar chave 13, qualquer coisa desde que consiga girar o parafuso. Você acha a chave 12-13 em qualquer hiper-mercado.
3 - Solte os parafusos mas não até o fim apenas para que fique frouxo. Solte ambos.
4 - Movimente a chapinha na direção da terceira marcha (isso mesmo não é para movimentar na direção da segunda), va movimento ela suavemente para direita e para cima de forma que va em direção a terceira pode usar a própria manopla para faze-lo, com os parafusos no lugar ok?
5 - Aperte bem os parafusos.
6 - Verifique se é possível com o carro parado engatar todas as marchas e a ré.
Ficou um pouco mais duro para engatar certo? Tudo bem.
7 - Coloque no ponto morto e de a partida. De uma volta, coloque a segunda para trabalhar, nos buracos e nas subidas. Passse la na frente do mecânico e peça para ele dar uma volta com você, mande ele dirigir e tentar fazer a segunda escapar.
Deu certo? Conte sua experiência para sabermos se é mesmo uma solução genérica!!! Pois deu em outro fusca de um amigo meu.
Não deu certo? Tente com mais força empurrar a chapinha para direita e para cima, e aperte os parafusos novamente. Se ainda não: Chingue, pergunte, vou tentar ajuda-lo!
Solucionar um problema nem sempre é complicado!
Abraços à todos.
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