Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução?

    Introdução:
    Se a sua segunda marcha esta escapando nem tudo esta perdido...
    Antes de abrir o cambio e levar para frezar gostaria de compartilhar com todos a minha experiência.


    Um pouco de história:
    Meu fusca nunca parou em segunda desde que comprei, se colocasse a segunda e não segurasse bastava passar num buraco ou cair numa valeta q ela escapava. Pior ainda, se pisasse na embreagem e soltasse-a novamente, a segunda na mesma hora virava ponto morto como se fosse mágica. E que mágica desagradavel, no inicio quase bateram na minha traseira por causa dela.
    Então vou contar minha experiência. Possuo no meu carro o cambio 8x33 e meu motor é o 1300L, não sei se é necessário ter essa configuração para essa dica funcionar, mas estou certo que não.


    Bem analisando:
    Nada de especial apenas um fusca 1300 com cambio de 1600 que escapa a segunda marcha e precisa frezar o cambio, com um dono negligente que não quer gastar para consertar o problema certo ? Errado!


    Solução:
    Vamos a solução que consegui, e não esta escapando a segunda de jeito nenhum, vim trabalhar em segunda o caminho todo de tão feliz que fiquei(quem estava atras não ficou tão feliz, mas etar o engenho), e ainda, peguei subidas buraco, pisei na embreagem soltei, engatei, re-engatei e la ficou a segunda engatadinha como mágica.


    Gastos:
    Dinheiro = R$ 0,00
    Paciência = R$ 100.000,00
    Mas com o tutorial vai ficar mais fácil, porque tive que tentar todas as posições possiveis do universo hehehe =] Então corrigindo:
    Paciência = R$ 0,00


    Veredito:

    Ficou Perfeito não escapa mais de jeito nenhum, nem nas estradas esburacadas que ando mais de 10km. Pode pisar na embreagem e soltar com tudo que ela fica la engatadinha.
    Ainda não encontrei uma lógica: Ainda não ficou claro para mim, mas funciona e tentei voltar como tava antes e voltou a escapar imediatamente, então percebi que achei a solução de um problema típico. Segue-se a solução:

    (Teste o carro antes numa rua onde esteja escapando primeiro para que você usando-a novamente saiba se resolveu o problema)


    Passo-a-Passo:
    1 - Retire o tapete que fica sobre a alavanca de cambio.

    2 - Tendo conseguido, vai ver uma chapinha perto da sua manopla de cambio com 2 parafusos 13. Pode usar alicate de pressão, pode usar chave 13, qualquer coisa desde que consiga girar o parafuso. Você acha a chave 12-13 em qualquer hiper-mercado.

    3 - Solte os parafusos mas não até o fim apenas para que fique frouxo. Solte ambos.

    4 - Movimente a chapinha na direção da terceira marcha (isso mesmo não é para movimentar na direção da segunda), va movimento ela suavemente para direita e para cima de forma que va em direção a terceira pode usar a própria manopla para faze-lo, com os parafusos no lugar ok?

    5 - Aperte bem os parafusos.

    6 - Verifique se é possível com o carro parado engatar todas as marchas e a ré.
    Ficou um pouco mais duro para engatar certo? Tudo bem.

    7 - Coloque no ponto morto e de a partida. De uma volta, coloque a segunda para trabalhar, nos buracos e nas subidas. Passse la na frente do mecânico e peça para ele dar uma volta com você, mande ele dirigir e tentar fazer a segunda escapar.

    Deu certo? Conte sua experiência para sabermos se é mesmo uma solução genérica!!! Pois deu em outro fusca de um amigo meu.
    Não deu certo? Tente com mais força empurrar a chapinha para direita e para cima, e aperte os parafusos novamente. Se ainda não: Chingue, pergunte, vou tentar ajuda-lo!


    Solucionar um problema nem sempre é complicado!

    Abraços à todos.
    Last edited by 777User; 10-12-2012, 04:48 PM.
    Curitiba-PR
    Morando em: São Braz/Santa Felicidade

  • #2
    Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

    Resumindo.. ajustou a chapinha do trambulador. simples assim.

    Do it yourself !

    Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


    VW BRASILIA 1.600 AR.
    Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

    Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



    Comment


    • #3
      Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

      =] Sim bem simples fiz o tuto pensando também nos iniciantes e já coloquei também a posição que da certo que é na direção da terceira, como se fosse atrapalhar a segunda só que aí não escapa não soube explicar porque afinal é como se encaixasse menos qdo empurra na direção da tereira, só que acho que deve ser porque entra mais firme ou então conforme ela ia para tras ou para o lado esquerdo que deveria ser o correto ela acabava pegando uma região mais gasta da engrenagem e pulava fora, tem sentido essa teoria? =] ! =]
      Last edited by 777User; 10-12-2012, 08:09 PM.
      Curitiba-PR
      Morando em: São Braz/Santa Felicidade

      Comment


      • #4
        Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

        Postado originalmente por 777User Ver Post
        =] Sim bem simples fiz o tuto pensando também nos iniciantes e já coloquei também a posição que da certo que é na direção da terceira, como se fosse atrapalhar a segunda só que aí não escapa não soube explicar porque afinal é como se encaixasse menos qdo empurra na direção da tereira, só que acho que deve ser porque entra mais firme ou então conforme ela ia para tras ou para o lado esquerdo que deveria ser o correto ela acabava pegando uma região mais gasta da engrenagem e pulava fora, tem sentido essa teoria? =] ! =]
        posição da engrenagem, é dificil de ser, pois elas são de perfil circular e os dentes teoricamente são feitos igualmente na mesma medida, e o encaixe nunca é no mesmo lugar, mesmo que queira...

        muito provável que a regulagem da chapa guia estivesse atrapalhando no engate perfeito da marcha em questão, assim, não entrando totalmente na a luva na ranhura de engate e assim dependendo do solavanco a marcha não estando fixa no local projetado, escapava deixando assim o cambio em posição de neutro, esta segunda opção é a mais razoável de ser explicada.

        Recomendo que vc de uma examinada nos coxins de motor e no de cambio para ver se tem algum avariado pelos solavancos que vc diz que pegou por motivo das ruas mau conservadas(só examinar)e o coxim da alavanca(no varão embaixo do banco) pode ser que tbm esteja um pouco gasto e causando uma torção maior que o de um coxim novo(por garantia). Examinar sem desmontar só por desencargo de consciência.
        Anor Mecânico

        Reparação Automotiva
        Instalação de Acessórios
        Personalização de Motores
        Adaptação de Equipamentos
        Especializado em Antigos e VW ar

        Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
        e-mail: anor-mecanico@outlook.com

        Comment


        • #5
          Re: Dica: A segunda marcha escapa. Sera que tem solução sem abrir o câmbio?

          Antes a chapinha estava bem na direção da segunda, e tipo você podia empurrar a marcha na segunda mais que agora, só que aí que escapava, analisando o que você falou parece q sobrava posição de ponto morto só que mais pra esquerda. Pode ser ?

          Os mecânicos q olharam foram unanimes, teria que frezar o cambio para parar de escapar!
          Last edited by 777User; 12-12-2012, 02:49 PM.
          Curitiba-PR
          Morando em: São Braz/Santa Felicidade

          Comment

          Working...
          X