Olá aos amigos interessados ;
Muito resumidamente vou explicar o porque desta adaptação:
Fiz meu motor com o amigo aqui do fórum, o The Retificador, que por sorte mora a uns 35 Km da minha cidade .
Com aproximadamente 15.000 km rodados , caiu uma sede de válvula do cabeçote (que não foi feito na ocasião) ,
e o motor trancou e eu levei pra ele fazer pra mim .
Quando abrimos o motor vimos que os anéis estavam no osso... a cabeça dos pistões marrons de terra. Eu moro no sítio, pego 35 Km de estrada de chão todo santo dia.
Estava usando aqueles filtros tipo os da Brasilia, aqueles da Filbrás, que são bonitos, mas o acabamento que deveria garantir a vedação é uma MMMMMMMMMM!!
O motor:
1300 Álcool, taxa 10,5:1 pra frente, bronzinas furadas, vira do 1600 antigo, escape 4x2 cruzado, carburação dupla, W100, Bobina Mi,
Ignição hall, capela do tork, Bomba de óleo 30mm circulação externa, filtro de óleo, prisioneiros M8, trabalho nos dutos, sedes,
válvulas e pistões (trabalho no cabeçote e pistões feito pelo amigo The Retificador, feito nesta ultima ''abrida'' de motor)e mais...
Pra montar este sistema eu gastei uns R$170,00 . parece caro, mas paguei R$120 nos filtrinhos safados que permitiram que a poeira destruísse meu motor.
Usei/Comprei:
- Duas curvas 90 graus de borracha com 50 mm internos.
Esta curva é a inferior do radiador do trator Ford 6610 ou do 6630. (R$11,00 cada).
- 75 cm de mangueira de borracha com 50 mm internos, parede grossa, acho que é de radiador também. (Não sei a aplicação especifica desta mangueira,
mas é o componente mais caro do conjunto, paguei R$100,00 o metro!!!!).
-Umas 10 abraçadeiras metálicas grandes, que sirvam nas mangueiras. (R$1,50 cada).
-Caixa de filtro do Celta, ano 2000 em diante. (R$50,00 em desmanche com a mangueira original do celta junto, mas esta não usa aqui na gambiarra).
-Uma conexão em T, para mangueira 2 polegadas, com uma saída com rosca, pela foto Vcs vão ver melhor. (Não sei o preço pq estas conexões agente
usa aqui em mangueiras de água, então já tinha uma nova em casa. Não precisa da parte que esta rosqueada nela na foto).
- Umas 10 algemas de nylon. ( Fitas Hellerman )
- 25 cm de cano PVC rígido de esgoto 50mm. (tinha em casa também e tem a parede bem fina e é bem rígido também).
- Borracha da torre do amortecedor de uma Fiat Strada, aquela mole que vai no amortecedor.(Tinha em casa jogada também).
Nas fotos vocês vão ver que a adaptação não é tão difícil, olhando as fotos consegue fazer igual fácil, só tem que tomar cuidado para colocar
a conexão T um pouco para a direita para que ela desvie da mola da tampa do motor.
O cano PVC 50 mm, eu usei da seguinte forma :
Cortei pedaços de 4 a 5 cm para fazer a ligação entre as curvas e a mangueira . entram com bastante pressão, mas não custa colocar abraçadeiras dos dois lados, e o melhor é que o cano fica escondido dentro das mangueiras . É só pra emendar as mangueiras sem diminuir seu diâmetro interno.
No meu caso, as tampas dos carburadores são diferentes. Uma tem a boca do carburador mais extensa que a outra, e a mangueira (aquela cara...)
entra nas duas tampas .
Mas quando eu apertava a abraçadeira na mais curta ela cuspia fora por a boca do carburador estar meio cônica de tanto tira e põe de filtro, e isso já não acontecia quando eu colocava diretamente a curva e apertava com abraçadeira, então cortei um pedacinho da curva de uns 3 a 4 cm e coloquei no carburador com a abraçadeira .
Depois emendei com o cano PVC na mangueira para elevar o sistema acima da capela e de novo o cano PVC para emendar a curva, por isso que um lado nas fotos existem mais abraçadeiras que do outro.
Do outro lado foi mais simples .
A ordem ficou mangueira-pvc-curva, e não pedaço de curva-pvc-mangueira-pvc-curva...
Após as curvas colocadas nos dois lados na altura correta, vamos fazer a ligação de um carburador no outro com a mangueira e com o T .
Muita calma nessa hora para não cortar a mangueira num comprimento errado e perder o pedaço, pq ela é muito cara!!
Emendamos de novo a curva na mangueira com o cano PVC indo um em direção ao outro, lembrando que no meio
(mais a direita... por causa da mola do capô) temos que colocar a conexão de mangueira, então a parte horizontal das mangueiras
tem que ser feita com dois pedaços da mangueira .
Meça tudo certinho para não ocorrer de jogar dinheiro fora...
A caixa de filtro do celta cabe exatamente em cima da torre de aceleração, encostada no alternador (onde encosta no alternador da pra
bolar um pezinho fino de borracha parafusado na caixa de filtro com porquinha travante pra não ficar esfregando e acabar furando a caixa)
A caixa LEVEMENTE apoiada sobre o distribuidor, nela tive que cortar duas travas que ficam na parte de trás da caixa (não da pra ver na foto)
para que a caixa fique o mais próximo possível da capela .
Como é uma adaptação , tive que prender com algemas de nylon furando com um prego quente a parte direita e esquerda da caixa
(da pra ver bem o lugar nas fotos).
Com o trampo pronto , percebi que do lado esquerdo (motorista) poderia ter furado mais para a esquerda do prolongamento,
e colocado a caixa um pouco mais a direita para que ficasse menos ainda encostada no distribuidor, mas do jeito que fiz também ficou bom.
Agora da boca de saída do filtro (ar já filtrado) até a boca da conexão azul de mangueira tive que colocar a mangueira enrugada do amortecedor da Fiat Strada, pq a mangueira cara não cabia nem no filtro e nem na conexão e também não aceita ser dobrada (fica meio desencontrada as duas entradas) .
No meu caso prendi a mangueira enrugada na conexão azul com duas algemas de nylon, pq acabou minhas abraçadeiras metálicas e no filtro
com a abraçadeira de inox original do filtro, ficou bom.
Finalizado o serviço vocês vão ver que ficou tudo muito bem fixo e firme, mas ainda sim maleável para a vibração do motor.
Já testei e aprovei o sistema usando em POEIRA E VIBRAÇÃO EXTREMA pq rodo muito no cascalho e em estrada de terra, nunca soltou nada.
As mangueiras tem uma gordura interna que após uma semana de uso continuavam LIMPAS, provando que o filtro é eficaz, já que ali seria o primeiro lugar a grudar poeira por se meio engordurado.
Testei no asfalto (tinha acabado de chover muito mesmo, por isso fiz isso) sem filtro, e depois com o filtro instalado, não percebi perda
de rendimento nenhuma . nem em giro final e nem em aceleração
Meu motor respondeu exatamente como se estivesse sem filtros, encostando 5500 rpms nas três primeiras marchas, alcançando 110 km/h
em terceira com o giro subindo bem até os 5500 rpm, em quarta numa descida reta e bem ingrime o ponteiro ficou no meio da luz da bateria
(velocimetro do modelo 1976) e subindo não baixou de 100km/h em quarta marcha.
A média se manteve a mesma rodando com álcool purinho (8 km/l).
Este sistema de filtro é mais fácil de tirar e por do que os que usava antes, é só cortar as algemas de nylon que prendem a caixa de filtro e soltar duas abraçadeiras (boca dos carburadores) e tirar tudo fora de uma só vez.
Visualmente fica bem bonito, pra melhorar mais ainda pode pintar de preto a conexão azul.
Este é o primeiro tutorial que tento fazer, tentei fazer da forma mais explicada possível mesmo se tratando de algo simples.
Espero que seja útil a alguém, e desta forma tento contribuir com o fórum que contribuiu tanto para a montagem deste 1300 alcool aspiradinho,
e continua contribuindo para um 1800 (78,4X85,5) que estou montando (ISSO CONTAGIA!!).
Qualquer dúvida ou sugestão fiquem á vontade!!! Então vamos as fotos que tudo fica claro!
Muito resumidamente vou explicar o porque desta adaptação:
Fiz meu motor com o amigo aqui do fórum, o The Retificador, que por sorte mora a uns 35 Km da minha cidade .
Com aproximadamente 15.000 km rodados , caiu uma sede de válvula do cabeçote (que não foi feito na ocasião) ,
e o motor trancou e eu levei pra ele fazer pra mim .
Quando abrimos o motor vimos que os anéis estavam no osso... a cabeça dos pistões marrons de terra. Eu moro no sítio, pego 35 Km de estrada de chão todo santo dia.
Estava usando aqueles filtros tipo os da Brasilia, aqueles da Filbrás, que são bonitos, mas o acabamento que deveria garantir a vedação é uma MMMMMMMMMM!!
O motor:
1300 Álcool, taxa 10,5:1 pra frente, bronzinas furadas, vira do 1600 antigo, escape 4x2 cruzado, carburação dupla, W100, Bobina Mi,
Ignição hall, capela do tork, Bomba de óleo 30mm circulação externa, filtro de óleo, prisioneiros M8, trabalho nos dutos, sedes,
válvulas e pistões (trabalho no cabeçote e pistões feito pelo amigo The Retificador, feito nesta ultima ''abrida'' de motor)e mais...
Pra montar este sistema eu gastei uns R$170,00 . parece caro, mas paguei R$120 nos filtrinhos safados que permitiram que a poeira destruísse meu motor.
Usei/Comprei:
- Duas curvas 90 graus de borracha com 50 mm internos.
Esta curva é a inferior do radiador do trator Ford 6610 ou do 6630. (R$11,00 cada).
- 75 cm de mangueira de borracha com 50 mm internos, parede grossa, acho que é de radiador também. (Não sei a aplicação especifica desta mangueira,
mas é o componente mais caro do conjunto, paguei R$100,00 o metro!!!!).
-Umas 10 abraçadeiras metálicas grandes, que sirvam nas mangueiras. (R$1,50 cada).
-Caixa de filtro do Celta, ano 2000 em diante. (R$50,00 em desmanche com a mangueira original do celta junto, mas esta não usa aqui na gambiarra).
-Uma conexão em T, para mangueira 2 polegadas, com uma saída com rosca, pela foto Vcs vão ver melhor. (Não sei o preço pq estas conexões agente
usa aqui em mangueiras de água, então já tinha uma nova em casa. Não precisa da parte que esta rosqueada nela na foto).
- Umas 10 algemas de nylon. ( Fitas Hellerman )
- 25 cm de cano PVC rígido de esgoto 50mm. (tinha em casa também e tem a parede bem fina e é bem rígido também).
- Borracha da torre do amortecedor de uma Fiat Strada, aquela mole que vai no amortecedor.(Tinha em casa jogada também).
Nas fotos vocês vão ver que a adaptação não é tão difícil, olhando as fotos consegue fazer igual fácil, só tem que tomar cuidado para colocar
a conexão T um pouco para a direita para que ela desvie da mola da tampa do motor.
O cano PVC 50 mm, eu usei da seguinte forma :
Cortei pedaços de 4 a 5 cm para fazer a ligação entre as curvas e a mangueira . entram com bastante pressão, mas não custa colocar abraçadeiras dos dois lados, e o melhor é que o cano fica escondido dentro das mangueiras . É só pra emendar as mangueiras sem diminuir seu diâmetro interno.
No meu caso, as tampas dos carburadores são diferentes. Uma tem a boca do carburador mais extensa que a outra, e a mangueira (aquela cara...)
entra nas duas tampas .
Mas quando eu apertava a abraçadeira na mais curta ela cuspia fora por a boca do carburador estar meio cônica de tanto tira e põe de filtro, e isso já não acontecia quando eu colocava diretamente a curva e apertava com abraçadeira, então cortei um pedacinho da curva de uns 3 a 4 cm e coloquei no carburador com a abraçadeira .
Depois emendei com o cano PVC na mangueira para elevar o sistema acima da capela e de novo o cano PVC para emendar a curva, por isso que um lado nas fotos existem mais abraçadeiras que do outro.
Do outro lado foi mais simples .
A ordem ficou mangueira-pvc-curva, e não pedaço de curva-pvc-mangueira-pvc-curva...
Após as curvas colocadas nos dois lados na altura correta, vamos fazer a ligação de um carburador no outro com a mangueira e com o T .
Muita calma nessa hora para não cortar a mangueira num comprimento errado e perder o pedaço, pq ela é muito cara!!
Emendamos de novo a curva na mangueira com o cano PVC indo um em direção ao outro, lembrando que no meio
(mais a direita... por causa da mola do capô) temos que colocar a conexão de mangueira, então a parte horizontal das mangueiras
tem que ser feita com dois pedaços da mangueira .
Meça tudo certinho para não ocorrer de jogar dinheiro fora...
A caixa de filtro do celta cabe exatamente em cima da torre de aceleração, encostada no alternador (onde encosta no alternador da pra
bolar um pezinho fino de borracha parafusado na caixa de filtro com porquinha travante pra não ficar esfregando e acabar furando a caixa)
A caixa LEVEMENTE apoiada sobre o distribuidor, nela tive que cortar duas travas que ficam na parte de trás da caixa (não da pra ver na foto)
para que a caixa fique o mais próximo possível da capela .
Como é uma adaptação , tive que prender com algemas de nylon furando com um prego quente a parte direita e esquerda da caixa
(da pra ver bem o lugar nas fotos).
Com o trampo pronto , percebi que do lado esquerdo (motorista) poderia ter furado mais para a esquerda do prolongamento,
e colocado a caixa um pouco mais a direita para que ficasse menos ainda encostada no distribuidor, mas do jeito que fiz também ficou bom.
Agora da boca de saída do filtro (ar já filtrado) até a boca da conexão azul de mangueira tive que colocar a mangueira enrugada do amortecedor da Fiat Strada, pq a mangueira cara não cabia nem no filtro e nem na conexão e também não aceita ser dobrada (fica meio desencontrada as duas entradas) .
No meu caso prendi a mangueira enrugada na conexão azul com duas algemas de nylon, pq acabou minhas abraçadeiras metálicas e no filtro
com a abraçadeira de inox original do filtro, ficou bom.
Finalizado o serviço vocês vão ver que ficou tudo muito bem fixo e firme, mas ainda sim maleável para a vibração do motor.
Já testei e aprovei o sistema usando em POEIRA E VIBRAÇÃO EXTREMA pq rodo muito no cascalho e em estrada de terra, nunca soltou nada.
As mangueiras tem uma gordura interna que após uma semana de uso continuavam LIMPAS, provando que o filtro é eficaz, já que ali seria o primeiro lugar a grudar poeira por se meio engordurado.
Testei no asfalto (tinha acabado de chover muito mesmo, por isso fiz isso) sem filtro, e depois com o filtro instalado, não percebi perda
de rendimento nenhuma . nem em giro final e nem em aceleração
Meu motor respondeu exatamente como se estivesse sem filtros, encostando 5500 rpms nas três primeiras marchas, alcançando 110 km/h
em terceira com o giro subindo bem até os 5500 rpm, em quarta numa descida reta e bem ingrime o ponteiro ficou no meio da luz da bateria
(velocimetro do modelo 1976) e subindo não baixou de 100km/h em quarta marcha.
A média se manteve a mesma rodando com álcool purinho (8 km/l).
Este sistema de filtro é mais fácil de tirar e por do que os que usava antes, é só cortar as algemas de nylon que prendem a caixa de filtro e soltar duas abraçadeiras (boca dos carburadores) e tirar tudo fora de uma só vez.
Visualmente fica bem bonito, pra melhorar mais ainda pode pintar de preto a conexão azul.
Este é o primeiro tutorial que tento fazer, tentei fazer da forma mais explicada possível mesmo se tratando de algo simples.
Espero que seja útil a alguém, e desta forma tento contribuir com o fórum que contribuiu tanto para a montagem deste 1300 alcool aspiradinho,
e continua contribuindo para um 1800 (78,4X85,5) que estou montando (ISSO CONTAGIA!!).
Qualquer dúvida ou sugestão fiquem á vontade!!! Então vamos as fotos que tudo fica claro!
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