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Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

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  • Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

    Olá aos amigos interessados ;

    Muito resumidamente vou explicar o porque desta adaptação:

    Fiz meu motor com o amigo aqui do fórum, o The Retificador, que por sorte mora a uns 35 Km da minha cidade .
    Com aproximadamente 15.000 km rodados , caiu uma sede de válvula do cabeçote (que não foi feito na ocasião) ,
    e o motor trancou e eu levei pra ele fazer pra mim .
    Quando abrimos o motor vimos que os anéis estavam no osso... a cabeça dos pistões marrons de terra. Eu moro no sítio, pego 35 Km de estrada de chão todo santo dia.
    Estava usando aqueles filtros tipo os da Brasilia, aqueles da Filbrás, que são bonitos, mas o acabamento que deveria garantir a vedação é uma MMMMMMMMMM!!

    O motor:
    1300 Álcool, taxa 10,5:1 pra frente, bronzinas furadas, vira do 1600 antigo, escape 4x2 cruzado, carburação dupla, W100, Bobina Mi,
    Ignição hall, capela do tork, Bomba de óleo 30mm circulação externa, filtro de óleo, prisioneiros M8, trabalho nos dutos, sedes,
    válvulas e pistões (trabalho no cabeçote e pistões feito pelo amigo The Retificador, feito nesta ultima ''abrida'' de motor)e mais...

    Pra montar este sistema eu gastei uns R$170,00 . parece caro, mas paguei R$120 nos filtrinhos safados que permitiram que a poeira destruísse meu motor.

    Usei/Comprei:

    - Duas curvas 90 graus de borracha com 50 mm internos.
    Esta curva é a inferior do radiador do trator Ford 6610 ou do 6630. (R$11,00 cada).




    - 75 cm de mangueira de borracha com 50 mm internos, parede grossa, acho que é de radiador também. (Não sei a aplicação especifica desta mangueira,
    mas é o componente mais caro do conjunto, paguei R$100,00 o metro!!!!).

    -Umas 10 abraçadeiras metálicas grandes, que sirvam nas mangueiras. (R$1,50 cada).

    -Caixa de filtro do Celta, ano 2000 em diante. (R$50,00 em desmanche com a mangueira original do celta junto, mas esta não usa aqui na gambiarra).

    -Uma conexão em T, para mangueira 2 polegadas, com uma saída com rosca, pela foto Vcs vão ver melhor. (Não sei o preço pq estas conexões agente
    usa aqui em mangueiras de água, então já tinha uma nova em casa. Não precisa da parte que esta rosqueada nela na foto).





    - Umas 10 algemas de nylon. ( Fitas Hellerman )

    - 25 cm de cano PVC rígido de esgoto 50mm. (tinha em casa também e tem a parede bem fina e é bem rígido também).

    - Borracha da torre do amortecedor de uma Fiat Strada, aquela mole que vai no amortecedor.(Tinha em casa jogada também).
    Nas fotos vocês vão ver que a adaptação não é tão difícil, olhando as fotos consegue fazer igual fácil, só tem que tomar cuidado para colocar
    a conexão T um pouco para a direita para que ela desvie da mola da tampa do motor.

    O cano PVC 50 mm, eu usei da seguinte forma :
    Cortei pedaços de 4 a 5 cm para fazer a ligação entre as curvas e a mangueira . entram com bastante pressão, mas não custa colocar abraçadeiras dos dois lados, e o melhor é que o cano fica escondido dentro das mangueiras . É só pra emendar as mangueiras sem diminuir seu diâmetro interno.

    No meu caso, as tampas dos carburadores são diferentes. Uma tem a boca do carburador mais extensa que a outra, e a mangueira (aquela cara...)
    entra nas duas tampas .
    Mas quando eu apertava a abraçadeira na mais curta ela cuspia fora por a boca do carburador estar meio cônica de tanto tira e põe de filtro, e isso já não acontecia quando eu colocava diretamente a curva e apertava com abraçadeira, então cortei um pedacinho da curva de uns 3 a 4 cm e coloquei no carburador com a abraçadeira .
    Depois emendei com o cano PVC na mangueira para elevar o sistema acima da capela e de novo o cano PVC para emendar a curva, por isso que um lado nas fotos existem mais abraçadeiras que do outro.





    Do outro lado foi mais simples .
    A ordem ficou mangueira-pvc-curva, e não pedaço de curva-pvc-mangueira-pvc-curva...
    Após as curvas colocadas nos dois lados na altura correta, vamos fazer a ligação de um carburador no outro com a mangueira e com o T .
    Muita calma nessa hora para não cortar a mangueira num comprimento errado e perder o pedaço, pq ela é muito cara!!





    Emendamos de novo a curva na mangueira com o cano PVC indo um em direção ao outro, lembrando que no meio
    (mais a direita... por causa da mola do capô) temos que colocar a conexão de mangueira, então a parte horizontal das mangueiras
    tem que ser feita com dois pedaços da mangueira .
    Meça tudo certinho para não ocorrer de jogar dinheiro fora...

    A caixa de filtro do celta cabe exatamente em cima da torre de aceleração, encostada no alternador (onde encosta no alternador da pra
    bolar um pezinho fino de borracha parafusado na caixa de filtro com porquinha travante pra não ficar esfregando e acabar furando a caixa)
    A caixa LEVEMENTE apoiada sobre o distribuidor, nela tive que cortar duas travas que ficam na parte de trás da caixa (não da pra ver na foto)
    para que a caixa fique o mais próximo possível da capela .





    Como é uma adaptação , tive que prender com algemas de nylon furando com um prego quente a parte direita e esquerda da caixa
    (da pra ver bem o lugar nas fotos).
    Com o trampo pronto , percebi que do lado esquerdo (motorista) poderia ter furado mais para a esquerda do prolongamento,
    e colocado a caixa um pouco mais a direita para que ficasse menos ainda encostada no distribuidor, mas do jeito que fiz também ficou bom.

    Agora da boca de saída do filtro (ar já filtrado) até a boca da conexão azul de mangueira tive que colocar a mangueira enrugada do amortecedor da Fiat Strada, pq a mangueira cara não cabia nem no filtro e nem na conexão e também não aceita ser dobrada (fica meio desencontrada as duas entradas) .
    No meu caso prendi a mangueira enrugada na conexão azul com duas algemas de nylon, pq acabou minhas abraçadeiras metálicas e no filtro
    com a abraçadeira de inox original do filtro, ficou bom.

    Finalizado o serviço vocês vão ver que ficou tudo muito bem fixo e firme, mas ainda sim maleável para a vibração do motor.
    Já testei e aprovei o sistema usando em POEIRA E VIBRAÇÃO EXTREMA pq rodo muito no cascalho e em estrada de terra, nunca soltou nada.
    As mangueiras tem uma gordura interna que após uma semana de uso continuavam LIMPAS, provando que o filtro é eficaz, já que ali seria o primeiro lugar a grudar poeira por se meio engordurado.

    Testei no asfalto (tinha acabado de chover muito mesmo, por isso fiz isso) sem filtro, e depois com o filtro instalado, não percebi perda
    de rendimento nenhuma . nem em giro final e nem em aceleração
    Meu motor respondeu exatamente como se estivesse sem filtros, encostando 5500 rpms nas três primeiras marchas, alcançando 110 km/h
    em terceira com o giro subindo bem até os 5500 rpm, em quarta numa descida reta e bem ingrime o ponteiro ficou no meio da luz da bateria
    (velocimetro do modelo 1976) e subindo não baixou de 100km/h em quarta marcha.

    A média se manteve a mesma rodando com álcool purinho (8 km/l).
    Este sistema de filtro é mais fácil de tirar e por do que os que usava antes, é só cortar as algemas de nylon que prendem a caixa de filtro e soltar duas abraçadeiras (boca dos carburadores) e tirar tudo fora de uma só vez.

    Visualmente fica bem bonito, pra melhorar mais ainda pode pintar de preto a conexão azul.

    Este é o primeiro tutorial que tento fazer, tentei fazer da forma mais explicada possível mesmo se tratando de algo simples.
    Espero que seja útil a alguém, e desta forma tento contribuir com o fórum que contribuiu tanto para a montagem deste 1300 alcool aspiradinho,
    e continua contribuindo para um 1800 (78,4X85,5) que estou montando (ISSO CONTAGIA!!).

    Qualquer dúvida ou sugestão fiquem á vontade!!! Então vamos as fotos que tudo fica claro!
    Arquivos Anexos
    Last edited by marcos22; 19-01-2013, 05:50 PM.
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

    Estevão Consalter Junior

  • #2
    Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

    No final do ano passado, o Estevão, que conheci pelo fórum e já tinha feito a parte interna do motor 1300 dele, me procurou dizendo que o motor tinha travado.

    Logo desconfiei que tinha sido algo que caiu na cabeça do pistão, já que o motor não apresentou nenhum problema de lubrificação, e aconteceu do nada.

    Quando desmontamos o motor, vimos que a sede de admissão do 2º cilindro tinha caido na cabeça do pistão, e se chocou com a câmara, assim travando o motor, e a parte interna ( virabrequim ), nada sofreu.

    Depois de começar a examinar o motor, o mesmo apresentava sinais de que respirava muita poeira, anéis e camisas totalmente gastos, válvulas, sedes, nada sobrou.

    Feito o serviço, recomendei ao Estevão, se ele não quizesse fazer o motor a cada 6 meses, que troca-se urgente o sistema de filtro que ele usava, sugeri até que ele

    montasse aqueles à óleo, mas ele me surpreendeu com essa engenharia ai...rs

    Ficou bom o tutorial, e o filtro parece ser muito eficiente, faltou só a foto da obra por completo!

    Abraço,

    Saulo.

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    • #3
      Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

      Muito bem criado o sistema de admissão de ar, e feito com material que se encontra facilmente no mercado, realmente só faltou a imagem da obra completa, mas a riqueza de detalhes já pode-se fazer ideia de como pode ficar...
      Percebe-se que na foto nº3 tem uma mangueira sanfonada na derivação em "T" agora fica a critério do montador, clocar um filtro na entrada dela ou virar para dentro do compartimento de passageiros e captar o ar de lá de dentro mesmo!!!
      Anor Mecânico

      Reparação Automotiva
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      Personalização de Motores
      Adaptação de Equipamentos
      Especializado em Antigos e VW ar

      Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
      e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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      • #4
        Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

        Postado originalmente por Anor Ver Post
        Muito bem criado o sistema de admissão de ar, e feito com material que se encontra facilmente no mercado, realmente só faltou a imagem da obra completa, mas a riqueza de detalhes já pode-se fazer ideia de como pode ficar...
        Percebe-se que na foto nº3 tem uma mangueira sanfonada na derivação em "T" agora fica a critério do montador, clocar um filtro na entrada dela ou virar para dentro do compartimento de passageiros e captar o ar de lá de dentro mesmo!!!
        annor fiz isso e desisti nos testes.Foi um barulho horroroso de ar sendo sugado pelas solex,incomodo mesmo.Voltei pro motor mesmo pegando aquele ar não muito bom .É uma pena.Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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        • #5
          Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

          Postado originalmente por Antonio carlos Ver Post
          annor fiz isso e desisti nos testes.Foi um barulho horroroso de ar sendo sugado pelas solex,incomodo mesmo.Voltei pro motor mesmo pegando aquele ar não muito bom .É uma pena.Abraços
          É realmente tbm pensei nessa hipotese, mas não quis acrescentar o comentario, se com os filtros da Brasilia, nas duplas parece que já está sem os filtros mesmo com a tampa fechada ...

          de repente usar esse sistema de montagem e colocar um filtro por banho de óleo que é recomendado para condições extremas de poeira,no compartimento do motor mesmo, acredito que soluciona o problema.
          Anor Mecânico

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          • #6
            Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA



            Estão ai as fotos que faltaram, estava esperando aprovação pra poder postar.
            Obrigado a moderação pela adequação do post. E abraço a todos que gostaram!!
            Arquivos Anexos
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            Estevão Consalter Junior

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            • #7
              Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

              Postado originalmente por Anor Ver Post
              É realmente tbm pensei nessa hipotese, mas não quis acrescentar o comentario, se com os filtros da Brasilia, nas duplas parece que já está sem os filtros mesmo com a tampa fechada ...

              de repente usar esse sistema de montagem e colocar um filtro por banho de óleo que é recomendado para condições extremas de poeira,no compartimento do motor mesmo, acredito que soluciona o problema.
              Anor, não acredito que um filtro a banho de óleo seja superior em filtragem a este, estes filtros modernos vem numa caixa perfeita, se tampar de um lado e puxar o ar com a boca do outro sentirá formação de vácuo dentro da caixa do filtro. O resto é só a troca do elemento filtrante periodicamente, sem contar que assim não tem aquela melequera de óleo no cofre do motor...
              Abraço
              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

              Estevão Consalter Junior

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              • #8
                Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                esta caixa do corsa ou celta ficou boa pro que vc queria.O tamanho do tubo que ficou grande,o ideal é ser bem curta pra não restringir muito.No geral é só melhorar a fixação,pois estas braçadeiras dão um ar meio que ´´as pressas`` e aqui no fusca4ever a galera gosta de trampo bem feito e com smero.Não tem espaço no motor mesmo,mas vlw a ideia e agora é só aperfeiçoar ela.Abraços
                Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                • #9
                  Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                  Olá Estevão,
                  Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa da postagem, pois vai ajudar sim os amigos que querem "bloquear" a poeira extrema.
                  Como você sabe nem Jesus agradou a todos...
                  Concordo com o AC que deve ser bolado um suporte mais firme e eliminando as Hellerman pois elas ressecam com certa facilidade e frouxam também.
                  Assim como está é somente uma solução totalmente temporária, só pra ver se realmente ia aprovar.

                  Quanto aos filtros a óleo, ai posso opinar pois usava filtro único na época que tinha um só carburador e uso os marmitinha hoje que uso dupla.
                  Fotos pra vc ;)

                  Ah... e sem sujeira de óleo! é só colocar na quantia correta e manutenção constante. Muito mais trabalhoso que o seu filtro moderno mas fica um visual legal.
                  Questão de preferencia... eu prefiro assim.



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                  • #10
                    Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                    Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
                    Olá Estevão,
                    Primeiro quero te parabenizar pela iniciativa da postagem, pois vai ajudar sim os amigos que querem "bloquear" a poeira extrema.
                    Como você sabe nem Jesus agradou a todos...
                    Concordo com o AC que deve ser bolado um suporte mais firme e eliminando as Hellerman pois elas ressecam com certa facilidade e frouxam também.
                    Assim como está é somente uma solução totalmente temporária, só pra ver se realmente ia aprovar.

                    Quanto aos filtros a óleo, ai posso opinar pois usava filtro único na época que tinha um só carburador e uso os marmitinha hoje que uso dupla.
                    Fotos pra vc ;)

                    Ah... e sem sujeira de óleo! é só colocar na quantia correta e manutenção constante. Muito mais trabalhoso que o seu filtro moderno mas fica um visual legal.
                    Questão de preferencia... eu prefiro assim.




                    Esses que estão na dupla parecem ser à banho de óleo.
                    Ficaram show hein, muito bonito o acabamento deles na dupla.
                    Anor Mecânico

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                    • #11
                      Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                      Postado originalmente por Anor Ver Post
                      Esses que estão na dupla parecem ser à banho de óleo.
                      Ficaram show hein, muito bonito o acabamento deles na dupla.

                      Anor, os dois são a óleo... tanto o da dupla quanto o da simples mas sem sujeira pois é só colocar a quanitade correta de óleo.
                      Colocou um pouco a mais... já vira bagunça mesmo.
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                      • #12
                        Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                        Postado originalmente por Brasa74 Ver Post
                        Anor, os dois são a óleo... tanto o da dupla quanto o da simples mas sem sujeira pois é só colocar a quanitade correta de óleo.
                        Colocou um pouco a mais... já vira bagunça mesmo.
                        Haa, com certeza vira aquela meleira !!!
                        Conheço o procedimento, por isso que dei o pitaco par o nosso amigo antes, e sou adepto de usar se tivesse a facilidade de se encontrar por aqui em SP, mas nem os de Brasilia se encontra mais ...
                        No meu estou usando os redondinhos para elemento de papel, os que são originais da Brasilia, com as tampas cromadinhas, fica legalzinho, funcionando parece estar sem filtros(meu irmão que tinha perguntado outro dia se estava sem os filtros...). Não gosto de andar sem os filtros, mesmo que seja com elemento de papel, evita muita coisa, menos que entre água na hora de lavar, coisa que o a banho não acontece, que se entrar água, capaz de até ela fazer a função e filtrar tbm ...
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                        • #13
                          Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                          Postado originalmente por Anor Ver Post
                          ... Não gosto de andar sem os filtros, mesmo que seja com elemento de papel, evita muita coisa, menos que entre água na hora de lavar, coisa que o a banho não acontece, que se entrar água, capaz de até ela fazer a função e filtrar tbm ...
                          huahuahuahuauahuahua tá certo! vai que entra água ai o a banho de óleo já filtra a água também! huahuahuahua....
                          Cara... na época eu ia colocar os originais (com filtro de papel) mas um amigo me presenteou com estes que ele tinha guardados novos pintados com preto onix... lindos... ai não tive dúvida... troquei as tampas dos buras e coloquei estes.
                          Abraço!
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                          • #14
                            Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                            Eu uso os filtros de Brasilia com 2 elementos de fusca carburação simples (...bem maiores que os de brasa), um para cada Solex 32.
                            Os respiros de carter não estão conectados aos carburadores.
                            Tudo sempre limpinho, isento tanto de poeira quanto óleo.

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                            • #15
                              Re: Filtro de ar para carb dupla- PARA POEIRA EXTREMA

                              Ficou bem funcional a adaptação. Para o uso do filtro do celta a única coisa que eu diria, que como o amigo anda em extrema poeira, o ideal seria trocar sempre o elemento do filtro, pois a área de papel do filtro do celta é bem pequena, saturando rapidamente
                              Oficina Sandro Ramos
                              Especializada em injeção eletrônica
                              (Em Fusca, só para o gasto )

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